6 Estratégias eficazes para validar uma ideia de negócio

Publicado por Capsexpress em

Imagem de lâmpada - Validar ideia de negócio.

Quando uma ideia de negócio vem à mente, é preciso estudá-la e trabalhar nela para verificar se é viável ou não, ou seja, é preciso validar uma ideia de negócio antes de investir nela.

Quem nunca pensou em uma ideia de negócio? Por vezes estamos fazendo algo e uma ideia surge em mente, ou então presenciamos algum fato que faz uma lâmpada acender em nossa cabeça e pode ser que dali venha muito dinheiro.

Contudo, as ideias de negócios podem ser viáveis ou não, mas antes é preciso verificar por completo essa viabilidade para, posteriormente, investir.

O que é uma validação

A validação é a verificação se algo vai funcionar conforme o esperado e o que há em mente, portanto, é o momento de conferir se a sua ideia possui sentido sair do papel ou não.

Ao possuir uma ideia de negócios e lapidar ela, é preciso seguir estratégias para validar a ideia de negócio porque é somente assim que o capital não será investido às cegas.

Conheça os benefícios principais em validar uma ideia de negócio

Redução de riscos financeiros

Ao validar uma ideia de negócio, primeiramente é evitado um investimento que não resultaria em retorno e, em seguida, caso a ideia seja viável, é possível identificar onde mais quantidade de capital vai precisar ser destinada.

Assim você evita perder dinheiro com uma ideia que não traria retorno ou sabe exatamente onde e quanto investir para fazer o negócio começar com o pé direito.

Identificação de demandas

Ao possuir uma ideia de negócio, ela precisa suprir demandas que os consumidores terão.

Quando estratégias para validar uma ideia de negócio são traçadas, é possível identificar se a demanda realmente existe, quais demandas existem, se será possível suprir elas, como suprir e quanto vai custar.

Pode ser que uma ideia venha à mente, mas a demanda para ela nem existe, ou seja, é muito baixa, muito nichada, não compensando o investimento.

Economia de tempo

Nos negócios, tempo é dinheiro. Ao validar uma ideia de negócio, o tempo é economizado porque durante a validação são identificadas falhas e como as contornar.

Logo, desde o início do negócio (caso seja viável), muitas falhas são evitadas e contornadas, economizando tempo.

Outro fator que contribui para a economia de tempo é a possibilidade de enxergar o que será preciso fazer para atingir o resultado esperado, assim, é possível otimizar antes de começar o negócio, reduzindo o tempo para atingir o resultado esperado.

Problema e solução

Sempre que um negócio é criado, ele é criado para resolver problemas que pessoas possuem e estão dispostas a pagar para obterem a resolução.

Quando é feito um trabalho para confirmar a viabilidade da ideia de negócio, é possível identificar se realmente as pessoas possuem aquele problema e se estão dispostas a pagar para o resolver.

Todo negócio sólido no mercado passou por uma validação prévia antes de sair do papel.

É preciso, portanto, atentar ao problema principal, estudá-lo e conferir se a solução proposta na ideia de negócio é viável ou não e se realmente as pessoas pagariam por ela.

Aqui fica uma orientação valiosa e muito importante, não pense logo de início na solução do problema, pense no problema, assim é possível realizar de forma eficaz a validação da ideia.

Como validar uma ideia de negócio com 6 estratégias

1 – Faça uma pesquisa de mercado

Nada melhor para entender em qual mercado sua ideia faz parte do que estudar este mercado.

Uma pesquisa de mercado tem a finalidade de entender a demanda, a concorrência e até mesmo as tendências para o futuro da sua ideia de negócio.

O mercado é um lugar altamente competitivo, pois os consumidores que o compõem estão cada vez mais exigentes, portanto, não é qualquer ideia que vai vender.

Inovar é importante para entrar no mercado, portanto, oferecer mais do mesmo não vai funcionar. 

Dizemos isso porque pode ser que sua ideia seja excelente, mas, dependendo, ela já esteja no mercado.

2 – Procure oportunidades no mercado

O mercado está repleto de oportunidades e lacunas não preenchidas que a sua ideia de negócio pode aderir.

Sua ideia de negócio pode aproveitar alguma oportunidade e utilizá-la para fazer dinheiro.

Quando oportunidades são buscadas, a visão amplia e novas ideias podem vir à mente, ou pode ser que você agregue a sua ideia algo a mais que vai fazer sentido tirar do papel.

3 – Conheça o público que vai comprar do seu negócio

Você só vai ganhar dinheiro se o seu negócio vender para alguém, por isso é importante conhecer o público que vai comprar do seu negócio.

Uma orientação excelente é criar uma persona, ou seja, o cliente representado na forma mais perfeita possível.

Pessoas possuem interesses, dores e desejos, mas todas compram por um simples motivo, a necessidade.

Estude os seguintes tópicos do seu público:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Renda;
  • Estado civil;
  • Local onde mora;
  • Interesses;
  • O que consomem na internet.

Estes são os tópicos principais para estudar e entender seu público antes de oferecer uma solução para o problema que possuem, e ao validar uma ideia de negócio, é preciso levar em conta o público comprador.

4 – Estude o produto ou serviço

O produto ou serviço que você vai vender precisa estar conforme a demanda da ideia e precisa atender às expectativas do usuário.

Estudar o produto ou serviço consiste em fazer uma análise detalhada de custos, composição, produção, resultados esperados e prazo para entrega.

Se possível, desenvolva um protótipo do produto para ver como ele vai se comportar durante o uso (dependendo da natureza dele).

Na grande maioria das vezes, fabricar um protótipo sai caro, então, faça o máximo possível nas análises teóricas e estude a fundo o produto.

5 – Identifique pontos fortes e fracos na ideia

A identificação dos pontos fortes e fracos trarão uma visão aprofundada, sendo possível propor melhorias, realizar descartes de ideias, elementos e ações que não trarão resultados.

Deste modo, os pontos fortes e fracos auxiliam bastante ao validar uma ideia de negócio porque promovem um conhecimento sobre o negócio, problema que vai ser solucionado e como vai ser solucionado.

Além disso, eles também dirão até quando sua ideia precisa ser lapidada, afinal, muitos pontos fracos poderão trazer mais dores de cabeça e prejuízo.

Assim, melhorá-los será altamente benéfico. 

6 – Descubra o investimento inicial que precisará ser realizado

Começar um negócio necessita de investimento, e para validar uma ideia de negócio, uma das ações fundamentais é descobrir o investimento inicial que vai precisar ser realizado para operar o negócio.

Para descobrir o investimento inicial, coloque na ponta do lápis:

  • Custos de produção;
  • Custos de logística;
  • Custos de fabricação;
  • Custos de matéria-prima;
  • Custos de marketing;
  • Custos administrativos;
  • Outros custos que dependem do negócio.

Lembre-se de que cada negócio é único e os custos iniciais dependem de diversos fatores.

O ideal é você mapear durante a validação da viabilidade da sua ideia de negócio os custos iniciais para colocar ele em operação.

Considerações finais

Validar uma ideia de negócio é crucial para conferir a viabilidade da retirada dele do papel.

Sem realizar essa conferência de viabilidade, você pode perder muito dinheiro e passar por muitas frustrações, afinal, uma ideia que não possui viabilidade é uma ideia que, ao ser implantada, trará prejuízos.

Neste conteúdo, você pôde conferir 6 estratégias para validar uma ideia de negócio que precisam ser realizadas.

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