Mercado PET: Tenha sua marca própria e não fique de fora Capscast E03 T03

Publicado por Isac Eugenio em

Da esqueda para a direita: Marlon, diretos da Rede Animale, Vinicius Guzzo e Julio.

Neste episódio do Capscast, o nosso podcast que aborda a salada de frutas que é o mercado digital, foi abordado o assunto sobre o mercado de suplementos para a linha pet, um mercado em ascensão com a possibilidade de tirar muito proveito.

Como host, tivemos host é o Vinicius, co-host Julio e como convidado, trouxemos o Marlon, um dos gestores da Rede Animale.

Início

Marlon entrou no segmento veterinário há quatro anos e um dos motivos foi a análise de mercado. Ele e sua irmã são advogados de formação, advogaram por 10 anos, mas, em busca de estabilidade, encontraram no mercado pet o que buscavam.

A experiência do Marlon no mercado pet começou em julho de 2019, quando, com sua irmã, abriu a Rede Animale, e em dezembro do mesmo ano veio a Covid-19. 

Marlon destaca que a pandemia proporcionou um crescimento para o mercado veterinário voltado à saúde do animal, excluindo serviços na loja como banho e tosa e comércio de produtos para o pet.

Isso porque a loja, durante a pandemia, não era considerada serviço essencial, portanto não podia operar devido ao lockdown.

Um dos pontos positivos que se originou foi o agendamento de serviços para animais no veterinário, que, antes da pandemia, tinha-se o costume de chegar com o animal de estimação e realizar um procedimento, como castrar, por exemplo, sem realizar o agendamento.

Em Canoas, cidade do Rio Grande do Sul, onde está localizado o negócio de Marlon, a Rede Animale foi uma das pioneiras a trabalhar com agendamento.

Rede Animale

O trabalho da Rede Animale é voltado para o lado preventivo. A ideia inicial não era abrir uma clínica veterinária e sim um plano de saúde pet, apesar de um ter um plano de saúde pet próprio da Rede Animale, a clínica também se consolidou.

A clínica surgiu porque, durante as análises de mercado, verificou-se que para manter qualidade, controle e prontuário, seria preciso realizar o atendimento deste plano concentrado em uma rede própria.

Um dos fatores que ajudaram a superação da pandemia pela Rede Animale foi o crescimento da adoção de animais de estimação durante a pandemia.

Outro mercado que expandiu durante a pandemia foi o de creche para pets, isso porque, durante a pandemia, os donos criaram rotinas com os animais que, no pós-pandemia, não pôde mais ser seguida, logo, o cuidado com o pet que tinha anteriormente não seria possível, assim a solução foi colocar os pets na creche.

Sobre as dores de donos de pets, Marlon explica que variam muito conforme a raça e localização, mas, por exemplo, cachorros de apartamento tendem a ser mais ansiosos porque não possuem um pátio para brincar e tendem geralmente a passear menos, diferentemente de cães de casas que possuem um pátio.

Assim, a ansiedade pode acarretar perda de pelo, sudorese, feridas e obesidade.

O problema da obesidade é que as pessoas não a enxergam mais como patologia que, inclusive, pode gerar outras patologias. Como exemplo, para compensar o bichinho, damos um petisco, estamos comendo uma fruta ou algum alimento e também damos para o animal.

Com o passar do tempo e ausência de caminhadas, acarreta obesidade no animal de estimação.

Nos Estados Unidos há um nicho voltado para a longevidade do animal de estimação, Vinicius perguntou se há este nicho aqui no Brasil.

De acordo com Marlon, aqui no Brasil há veterinários gerontólogos, os especialistas em envelhecimento animal, mas o nicho de longevidade animal ainda não se desenvolveu no Brasil.

Atuação do negócio atual

Atualmente, a Rede Animale, não possui banho e tosa e a loja é restrita a medicação e prescrição, contudo, no horário comercial há três veterinários trabalhando e, no plantão, mais cinco, ainda há veterinários especialistas que trabalham terceirizados.

Um ponto muito interessante que vale ser ressaltado foi o destaque de Marlon para a diferença entre produto e serviço. 

Enquanto podemos comprar o mesmo produto em lojas diferentes com apenas a diferença de preço, o serviço é prestado de forma particular entre os profissionais, ou seja, o modo que um profissional exerce um serviço é diferente do modo que outro profissional presta.

Um serviço de qualidade tem o preço a ser pago, sendo necessário trabalhar essa percepção no cliente, o que é difícil.

Serviços são personalizados e particulares, cada profissional desenvolve de um jeito.

Foque em emoções

Se você quer ter produtos para a linha pet com a sua marca, foque em emoções do consumidor.

O animal de estimação possui um apelo emocional muito grande para o dono, e por isso é importante focar nas emoções do dono, no afeto e na ligação humana que ele possui com o pet.

O pet entra na família como um membro dela, então, focar neste aspecto do consumidor é muito importante para as vendas, onde há sentimento envolvido, há investimento.

Podemos exemplificar como um dono de pet que trabalha e o animal está ficando ansioso devido à ausência do sono. Uma solução para este problema pode ser suplementos naturais para pets que melhoram a ansiedade.

Pets no Brasil

Atualmente, a população de pets no Brasil é de 167,6 milhões, portanto, há um volume muito expressivo para trabalhar no nicho de produtos para animais de estimação.

Entre 2021 e 2022, a população de cães cresceu 3,25% e a população de gatos cresceu 6%.

Os países com mais tutores de pets são os Estados Unidos, ocupando a primeira posição, a China logo em seguida e o Brasil, na terceira posição.

Dados importantes

Em 2022, o mercado veterinário pet faturou 41,96 bilhões de Reais, 80% deste faturamento vem do pet food, como ração, petiscos, biscoitos e outros alimentos consumidos para animais.

No e-commerce pet, em 2020, com a pandemia, houve um aumento de 9% para 36,6%, portanto, podemos concluir que o mercado pet cresceu, e no Brasil, ainda há muito para ser explorado, portanto, há muito espaço neste mercado para novos empreendimentos.

Capsexpress e o mercado pet

A Capsexpress está de portas abertas para trabalhar e fabricar sua ideia de suplementos para o mercado pet. Portanto, se você deseja entrar neste mercado promissor através dos seus produtos, com a sua marca, para animais de estimação, não hesite em entrar em contato conosco.

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Isac Eugenio

Redator SEO desde 2022 e copywriter desde 2021, trabalhei com diversos profissionais escrevendo para diferentes canais de comunicação, como Instagram, YouTube, TikTok, páginas de vendas, páginas de captura e blog de conteúdo. Atualmente, sou o redator SEO da Capsexpress.

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