Etapas do marketing digital: Conheça e aumente os resultados do seu negócio
O marketing digital está presente em todos os lugares na internet, se você abrir o seu Instagram, por exemplo, vai encontrar bastante conteúdos publicitários como anúncios, conteúdos práticos, vídeos de vendas e muitos outros.
O mesmo ocorre em outras plataformas, como o Google, onde se você pesquisar por algo vai encontrar anúncios patrocinados nos resultados de busca.
Isso é o marketing digital, de forma generalizada dizendo, estratégias voltadas para atrair usuários e convertê-los, e o resultado final sucede estapas que precisam ser seguidas.
Mas o que poucas pessoas sabem é o que é preciso para operar o marketing digital do negócio que possuem, seja físico ou digital, afinal, todo negócio deve estar presente na internet, isso já deixou de ser uma opção.
Como as pessoas estão na internet, é preciso atingi-las para que seja possível fazê-las comprar de você, e a conversão é feita através do marketing digital.
Sumário
O que é marketing digital
Marketing digital é um conjunto de estratégias que visam alcançar o seu público-alvo através de canais de comunicação e tem por objetivo a conversão do público-alvo, ou seja, torná-lo cliente.
O marketing digital pode ser feito através de:
- Redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube, Linkedin, e outras.
- Blogs e sites através de, principalmente, conteúdos escritos
- Email marketing para atrair leads, aquecê-los e convertê-los
Portanto, a ideia de marketing digital ser apenas trabalhar pela internet é muito mais ampla que o conhecimento que a maioria possui.
Contudo, para uma boa eficácia do marketing digital é preciso conhecer as etapas que antecedem a realização dos trabalhos, assim você consegue passar por cada uma delas e, assim, obter os melhores resultados do marketing digital em seu negócio.
Etapas do marketing digital
1 – Conserve as ideias
Tudo começa a partir das ideias. As ideias são pontos de partida para um bom marketing digital, sejam elas a ideia do seu negócio, da sua logo e até mesmo dos seus conteúdos.
A mensagem que queremos transmitir para você é que as ideias não podem ser descartadas, trabalhe nas ideias a fim de lapidar elas e conseguir extrair o máximo possível de bons resultados provenientes delas.
Por exemplo, quando obter uma ideia de um conteúdo para o Instagram do seu negócio não a descarte, trabalhe nela, anote-a em algum lugar se não puder levar adiante no momento, e posteriormente continue com ela.
2 – Faça pesquisas
As pesquisas são fundamentais para atingir bons resultados no marketing digital do seu negócio. Isso porque elas são uma forma de validação do que você vai fazer.
- Qual seu público-alvo?
- Quais conteúdos criar?
- Quais tipos de conteúdos o seu público mais consome?
- Quais as dores do seu público?
- O que o seu público busca?
- Determinado conteúdo possui volume de buscas?
Essas perguntas são respondidas através de pesquisas, e qualquer dúvida relacionada a construção do marketing digital do seu negócio deve ser respondida através de pesquisas.
Pesquise também o que os concorrentes estão fazendo para você inovar, ou seja, fazer diferente, qual o público que compra deles, o que tem no produto deles que faz as pessoas passarem o cartão para você oferecer a mais, essas pesquisas são de grande importância para o seu negócio.
3 – Trace estratégias
As estratégias para o marketing digital do seu negócio são as que vão definir o caminho a seguir para atingir os resultados esperados. Dentre elas, tarce:
- Estratégias de conteúdo para os canais de comunicação;
- Estratégias de email marketing;
- Estratégias de anúncios;
- Estratégias de vendas;
- Estratégias de captação de leads.
É de extrema importância saber o caminho a seguir, afinal, sem uma direção não chegamos a lugar nenhum, então não saia publicando conteúdos e tomando ações sem embasamento, é muito arriscado para qualquer negócio que visa atingir bons resultados através do marketing digital fazer “qualquer coisa” na base do achismo.
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4 – Analise o que foi feito
Até aqui, se você passou pelas etapas anteriores, há muitas coisas que precisam ser feitas, afinal, ideias foram selecionadas, pesquisas foram realizadas e estratégias foram traçadas.
Com isso, é preciso analisar tudo o que foi elaborado para garantir que todos os elementos estão em conformidade com o objetivo de proporcionar um excelente marketing digital para o seu negócio.
Durante as análises é possível encontrar alguns pontos que não estão de acordo com o objetivo, sendo possível desenvolver uma solução ou refazer o que não está em conformidade, por isso a análise é importante.
Também é comum passar um bom tempo realizando as análises, então não se preocupe se precisar passar alguns dias analisando, isso é de extrema importância para o marketing digital do seu negócio.
5 – Coloque em prática
Aqui é hora de colocar em prática o que você desenvolveu durante as etapas anteriores.
A prática engloba a criação de conteúdo, publicação, execução das estratégias, gestão das redes sociais e, em suma, tudo o que foi planejado.
Certifique-se de não pular nada do que foi planejado porque, como dito anteriormente, o marketing digital é um conjunto de estratégias que visam promover o seu negócio nos meios que ele está inserido.
6 – Faça acompanhamento e otimizações
Você já fez um planejamento antes de executar as estratégias, e antes de executar as estratégias já passou pela análise, porém, ao colocar em prática, no decorrer dos trabalhos, as otimizações serão necessárias de serem feitas.
Acontece que sempre é possível melhorar o que estamos fazendo, e no marketing digital, o acompanhamento permite realizar mais pesquisas que sejam relevantes, otimizar conteúdos e estratégias, fatores estes fundamentais para garantir bons resultados das etapas do marketing digital em seu negócio.
Os indicadores vão te mostrar o que é preciso otimizar, no Instagram, por exemplo, se o seu alcance diminui e o engajamento também, é sinal de que o seu conteúdo não está relevante para o seu público, com isso é preciso fazer novas pesquisas, traçar novas estratégias e criar novos conteúdos.
7 – Realize investimentos
Com o passar do tempo e dos trabalhos, os resultados virão, e uma das etapas do marketing digital é investir nele.
Alguns exemplos de investimentos são ferramentas melhores, como uma plataforma de email marketing com mais recursos, investir em anúncios, em uma equipe para cuidar do marketing digital e em equipamentos como câmeras e microfones.
Conclusão
As etapas do marketing digital mostradas aqui representam o que deve ser seguido para alcançar os melhores resultados possíveis através da promoção do seu negócio nos meios digitais.
Um bom marketing não é feito de achismos, e sim de estratégias. É preciso trabalhar para traçar as melhores estratégias possíveis e obter os resultados que prometes.
Para você conseguir bons resultados através do marketing digital do seu negócio siga as 7 etapas mostradas neste conteúdo, será de extrema importância para o seu negócio.
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