Como captar leads? Veja 6 passos para fazer uma excelente captação de leads para seu produto online

Publicado por Capsexpress em

O que muitos infoprodutores e afiliados não sabem, principalmente quando começam, é como captar leads. 

Para os infoprodutores e afiliados, possuir uma lista de emails com leads engajados é excelente para as vendas, contudo, para possuir leads engajados que abram os emails, interajam e comprem o produto nos emails de oferta, é necessário estratégia e trabalho.

Há de se considerar que alguns passos precisam ser seguidos para a construção de uma lista de emails eficaz, com o intuito de captar o lead, aquecê-lo e converter o lead em comprador. 

Os passos para a captação de leads devem ser seguidos a fim de construir uma lista de emails que, ao programar os emails com base na estratégia, os e-mail fazem o trabalho de aquecer o lead e convertê-lo.

Neste artigo vamos te mostrar 6 passos para fazer uma excelente captação de leads para o seu produto online. O que vamos te mostrar vai te ensinar a captar bons leads e convertê-los ao máximo possível nos emails de oferta.

Passo 1 – Tenha uma isca digital

A isca digital é o começo de tudo, você pode estar presente nos mais diversos canais de comunicação, contudo, sem uma isca digital não vai adiantar possuir público nos multicanais, afinal, sem a isca fica difícil convencer alguém a deixar o contato de email para você mandar emails.

Muito importante ressaltar que quando o lead deixa o contato, ele já espera que você vai mandar emails a fim de vender, portanto a isca deve ser um material excelente e a promessa na página de captura (vamos falar sobre ela também) deve ser direta e forte, deve convencer o lead a deixar o contato.

Entregar uma isca digital, seja um ebook, uma vídeo aula, um minicurso e dentre outros modelos, serve como uma troca com o seu lead, funciona da seguinte forma: o lead recebe a isca digital no email e deixa o contato dele para isso e para receber seus emails.

Se você é afiliado, é possível que o produtor, ou seja, quem criou o produto que você divulga tenha alguma(s) isca(s) pronta para você utilizar em suas campanhas de email marketing.

Contudo recomendamos que você crie a sua do zero para diferenciar dos demais, não só por já ser algo pronto, os motivos vão mais a fundo, como o lead já ter recebido a mesma isca de outra pessoa, a isca pronta pode não condizer com a pegada do seu negócio online.

Também com uma isca criada por você, sua comunicação é mais direta e a transparência do seu negócio é passada para o lead com mais clareza e melhor identificação.

Portanto, se você trabalha como afiliado, recomendamos que crie sua isca digital do zero.

Se você não sabe criar uma isca digital, recomendamos a leitura do nosso artigo “O que é isca digital? Veja os tipos mais simples e eficazes que você pode fazer”.

Passo 2 – Trabalhe na sua página de captura (landing page)

A página de captura, ou landing page, é o lugar em que seu lead vai cair e ter o primeiro contato com sua isca digital, importante ressaltar que ele não terá acesso à ela sem antes colocar seu email.

A landing page é como se fosse a página de vendas do produto, porém a isca é de graça, na landing page não há botões de compra, ela não é o lugar ideal para divulgar seu produto.

O que muitos afiliados e infoprodutores fazem, principalmente quando estão começando no mercado, é inserir o link de botão de compra do produto em todos os lugares possíveis esperando uma venda, mas não é assim que funciona.

O seu objetivo com a landing page é convencer o lead a colocar os dados dele para receber a isca digital por email e receber seus emails.

A copy, ou seja, a parte escrita da landing page deve ser certeira, direta ao ponto e forte a fim de convencer o lead a deixar o contato.

Porém, bem como a copy, o design, o visual de sua landing page também deve ser bem trabalhado, quando o visual é atraente, chamativo e profissional, os esforços para captar o lead reduzem, afinal, o visual é o primeiro contato que algúem tem com um negócio online.

Tanto a copy como o design de sua landing page devem ser bem trabalhados.

Instruções para você ter uma ótima página de captura:

Prometa e cumpra

Logo no início da sua landing page, de preferência na headline principal, deixe claro qual a promessa principal da sua isca, ou seja, o objetivo final. O que sua isca vai fazer para ajudar o lead? 

E lembre-se que a promessa deve ser cumprida através do conteúdo da isca.

Deixe claro que é 100% grátis

Logo na headline principal, junto com o texto que nela contém informe que é de graça, e se possível destaque isso. Reforce isso ao longo da página também, mas não deve ser de forma exagerada.

Não coloque botões de compra.

Seu intuito não é vender agora, mas sim captar o email de leads para mandar a isca digital, aquecê-lo e convertê-lo;

Não coloque links que levam o lead a sair da sua landing page 

Links como blog, YouTube, Instagram, e outros. Você quer que ele fique ali, veja a página e deixe o email, não que ele saia para outro lugar sem deixar o contato. Se quiser colocar deixe para o final da página, no rodapé, e que não seja gritante.

Descreva sua isca na página. 

Afinal, o que ela contém? Use o formato ao seu favor, se for ebook, descreva o que cada capítulo possui e como vão te ajudar, se for um minicurso faça o mesmo para cada aula e/ou módulos, e assim por diante. 

Descrevendo detalhadamente, o lead verá que sua isca digital tem valor e ele está recebendo isso de graça.




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Passo 3 – Monte uma estratégia de email marketing

Antes de sua estrutura para captar leads ir ao ar, você deve montar uma estratégia de email marketing.

Essa estratégia será a responsável por aquecer o lead, nela você vai elaborar todos os emails (ou no mínimo a grande maioria) que o seu lead irá receber até receber o email de oferta final.

Para elaborar a estratégia, você deve ter em mente que primeiramente o seu lead deve receber a isca, depois você deve mandar emails para o seu lead a fim de aquecê-lo.

Nestes emails é preciso enviar conteúdos gratuitos como vídeos do seu canal do YouTube, artigos do seu blog, alguma postagem informativa do Instagram e outras palatformas.

Emails informativos também funcionam, ou seja, emails com o intuito de informar apenas, e por fim, seu lead receberá seu email de oferta.

Atente-se que a copy dos emails deve ser bem trabalhada.

Passo 4 – Trabalhe com tráfego pago

O tráfego pago é um ótimo aliado para captar emails. Ao utilizar o tráfego pago, é possível fazer anúncios em diversas plataformas digitais a fim de captar o email do leals. Alguns exemplos são:

  • Fazer anúncio no Google através do Google ADS direto para a página de captura;
  • Veicular o anúncio de um vídeo no YouTube através do Google ADS com a finalidade de captar emails;
  • Realizar anúncios no Facebook e Instagram através do Facebook ADS com um postagem que leva para o link da página de captura;
  • Não deixe de utilizar o tráfego pago. Destinar uma verba para fazer anúncios para captar emails não trará retorno de imediato, contudo você captou mais leads e, assim que receberem o email de oferta, você terá muito mais chances de realizar mais vendas.

Passo 5 – Divulgue a isca em conteúdos gratuitos nas suas mídias digitais

Divulgar a isca em conteúdos gratuitos é uma ótima maneira de conseguir mais e mais leads, e o motivo principal é que, como o conteúdo é grátis, ele vai ficar no ar para sempre (literalmente), e mais e mais pessoas poderão colocar seus emails para receber a isca, isso funciona bastante principalmente para vídeos no YouTube, para artigos de blog também, mas no YouTube a comunicação é mais direta que em um blog, até mesmo por se tratar de vídeos.

Agora, falando do Instagram, nele é possível deixar a isca no link da bio e fazer chamadas nas postagens para o lead pegar a isca, o que também funciona bastante.

Portanto, divulgue sua isca em diversos conteúdos gratuitos nas mídias digitais que você está presente, assim a quantidade de leads que você virá a possuir tenderá a aumentar, e isto aliado ao tráfego pago pode lhe trazer resultados bastante satisfatórios.

Passo 6 – Trabalhe na página de vendas do produto

Chegamos ao último passo deste artigo onde te ensinamos como captar leads.

Este passo é muito importante e não deve ser ignorado, aliás, nenhum dos passos anteriores devem ser ignorados.

Afinal, a página de vendas é o lugar onde o seu email de oferta vai levar seu lead, e ter todo um trabalho profissional que exigiu muito esforço, estudo e dedicação para captar leads mas no final não ter uma ótima página de vendas para mandá-lo com a finalidade de comprar seu produto pode lhe trazer péssimos resultados.

Se, em uma landing page, onde o seu lead vai receber algo de graça, a construção dela deve ser ótima, aqui na página de vendas a construção deve ser excelente, afinal, apesar de você vender um produto muito bom (sim, seu produto deve ser muito bom), quem está prestes a comprar sabe que vai custar dinheiro.

Funciona assim, todos temos o lado emocional e o lado lógico. Antes do seu lead passar o cartão ele vai se perguntar, indiretamente que seja “Isso vai me custar dinheiro, porque eu devo comprar isso?”.

O lado emocional de querer comprar também se manifesta, seu lead está com desejo de comprar algo que o vai ajudar, mas o lado lógico coloca uma objeção ou várias objeções, e você deve quebrar essas objeções do seu lead na página de vendas.

Abaixo, listamos algumas orientações para ter uma excelente página de vendas:

  • Faça uma forte chamada na headline principal;
  • Quebre objeções ao longo da página de vendas;
  • Descreva com bastante detalhes o que é o seu produto e o que ele faz, item por item (use o formato a seu favor);
  • Coloque botões de compra ao longo da página de vendas (não precisa exagerar, mas no mínimo no início, meio e fim da página);
  • Tenha um visual excelente;
  • A copy deve ser chamativa, descritiva, informal (não é para ter erros de português, é para não cansar a leitura) e persuasiva;
  • De preferência dê as caras (se mostre) em um vídeo logo no início da página de vendas, isso trará mais confiança para o seu lead comprar de você;
  • Se você possui depoimentos de quem comprou o produto, coloque-os na página de vendas;
  • Deixe uma forma de contato, de preferência WhatsApp, assim se seu ead possuir alguma dúvida ele poderá tirar com você ou com alguém de sua equipe.

E muito importante! Se você é afiliado também é interessante que você construa uma página de vendas sua e o seu link de afiliado seja o do checkout do produto na plataforma em que se encontra, para isso você o deve colocar nos botões de compra.

Entretanto, se a página de vendas é muito boa, se é excelente, talvez você não precise se dar ao trabalho de construir uma do zero, e sim utilizar a do produtor, mas para isso avalie todas as circunstâncias.

Conclusão

Este artigo responde a pergunta principal do título “Como captar leads?”.

Para captar leads não há uma ação apenas a ser feita, e sim deve-se tomar diversas ações nas quais mostramos aqui em passos. Você acabou de conferir os 6 passos principais para captar leads e convertê-los. 

Seguindo todos os passos que mostramos aqui, colocando-os em prática, sem dúvidas você vai captar leads para seu produto online, seja você produtor ou afiliado.

Categorias: Marketing

Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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