O guia para otimizar campanhas de tráfego pago e obter melhores resultados
Otimizar campanhas de tráfego pago é uma ação que todos que possuem um negócio, bem como gestores de tráfego pago, devem fazer.
Investir dinheiro em publicidade é uma das ações fundamentais para obter resultados cada vez melhores, resultados estes que, se fossem obtidos apenas pelo orgânico, levaria muito tempo.
O investimento em publicidade online aumenta cada vez mais. No Brasil, entre janeiro e junho de 2023, R$ 16,4 bilhões foram movimentados com publicidade online.
Empresas que investem em tráfego pago e possuem resultados tem em comum a realização de otimizações das campanhas online, pois apenas assim obtêm resultados cada vez melhores.
Uma campanha de tráfego não nasce e fica do jeito que nasceu para sempre, ela evolui, mas para isso é preciso otimizar.
Sumário
Por que é importante otimizar campanhas de tráfego pago?
Ao otimizar as campanhas de tráfego pago do seu negócio, recursos são direcionados de forma mais eficiente para o que realmente vai proporcionar resultados.
Ou seja, otimizar campanhas de tráfego pago é identificar e realizar melhorias nos anúncios ativos do seu negócio na plataforma (por exemplo, Google ADS), e assim obter melhores resultados.
Além disso, é possível corrigir erros que não estão proporcionando resultados satisfatórios.
O tráfego pago está incluído no marketing digital, e como em todas as áreas compreendidas pelo marketing digital, realizar melhorias e otimizações é de extrema importância para o sucesso do negócio.
Benefícios em otimizar campanhas de tráfego pago
Aumento da relevância dos anúncios
Campanhas otimizadas proporcionam maior relevância para os anúncios do seu negócio porque, uma vez identificado o público, é possível coletar mais dados sobre ele ao decorrer do funcionamento da campanha.
Dessa forma, com mais dados sobre seus clientes, é possível realizar anúncios mais relevantes que sejam mais alinhados com os interesses que eles possuem.
Redução de custos
Com a campanha performando, coletando dados dos usuários que converteram para o objetivo, seja captar lead, remarketing, venda direta, ou outro, você paga menos e obtém resultados melhores.
Isso se deve porque a campanha vai ficando mais inteligente com o passar do tempo em que vai rodando.
Ou seja, com mais dados é possível fazer otimizações de segmentação, aproveitar a inteligência da campanha e, ao investir, você investe menos e obtém melhores resultados, visto que a campanha foi otimizada e sua inteligência aproveitada.
Aprimoramento da experiência do usuário
A experiência do usuário é um fator fundamental para qualquer negócio porque ela determina, entre muitos pontos, a satisfação do usuário.
Ao otimizar campanhas de tráfego pago, é possível aprimorar a experiência do usuário através da relevância dos anúncios, da otimização dos conteúdos dos anúncios, do aprimoramento da navegação e, consequentemente, do impacto do anúncio.
É preciso impactar positivamente os usuários, e a experiência do usuário está diretamente relacionada a isto.
Aprenda agora como otimizar campanhas de tráfego pago para obter melhores resultados!
1 – Do início – A Estratégia
Analise os objetivos
Para otimizar campanhas de tráfego pago, primeiramente é preciso analisar os objetivos que elas possuem.
Suas campanhas correspondem aos objetivos a que se destinam? Objetivos estes que podem ser:
- Captação de leads;
- Vendas diretas;
- Remarketing;
- Tráfego para uma página ou plataforma;
- Curtidas;
- Seguidores;
- Mensagens no WhatsApp;
- Outros.
Ao realizar esta análise será possível seguir para os outros passos, afinal, nada melhor que visualizar como as coisas estão funcionando para, aí sim, aprimorar elas.
Entenda seu público alvo (sério)
Fazer campanhas de tráfego pago é destinar anúncios para o público que você deseja impactar, ou seja, o seu público comprador.
Contudo, é preciso entender que logo de início é fundamental segmentar seu público de forma mais otimizada possível, pois assim você economiza um bom dinheiro já de início e destina a campanha para o público certo.
Apesar de segmentar o público logo de início, ainda assim a campanha vai destinar seus anúncios para usuários que não vão converter, mas ao segmentar, ela destina com menor frequência.
Assim, ao realizar os posteriores trabalhos de otimização em segmentação, seria uma “otimização de otimização”, afinal, o público já foi otimizado antes de subir a campanha.
Por isso é preciso estudar e entender seu público antes de subir uma campanha. Quanto mais dados relevantes você possuir sobre o seu público, melhor a campanha vai performar.
Faça segmentações eficazes
Segmentações eficazes são divisões que você pode fazer em suas campanhas para otimizar ainda mais o público-alvo e obter melhores resultados.
Para um melhor entendimento, se você está anunciando um produto para pessoas do gênero masculino entre 18 a 40 anos, como suplementos, roupas, acessórios, realize a divisão deste público.
Então, uma divisão possível de ser feita para um mesmo anúncio em uma campanha (o anúncio fica duplicado, porém, com dados diferentes) é:
Note que ao fazer isso, você realiza uma segmentação eficaz, pois variáveis como interesses, estado civil, idade e outras que julgar importantes influenciam na campanha.
Ao realizar segmentações eficazes, você reduz a quantidade de usuários que não possuem interesse no seu produto, mas que a campanha entregaria o anúncio para eles e ainda consegue destinar o orçamento.
Por exemplo, é possível dividir o orçamento igual ou destinar uma parte maior a um anúncio e uma parte menor a outro anúncio.
Dependendo do que está vendendo e do seu público, é possível realizar mais de uma segmentação eficaz.
Escolha as palavras-chave corretamente
Palavras-chave são os termos que os usuários buscam nas plataformas onde as campanhas estão rodando, então, quando pesquisarem por uma palavra-chave, seu anúncio aparece para eles.
Por exemplo, ao realizar a busca pela palavra-chave “encapsulado para ganho de massa muscular”, alguns anúncios vão aparecer, e seu anúncio pode estar ali.
Para escolher excelentes palavras-chave, realize a escolha com base no funil de vendas, ele é a ferramenta que descreve a jornada de compra do seu público e as palavras-chave para seus anúncios precisam ser mapeadas.
Analise e defina um orçamento
As campanhas de tráfego pago precisam de um orçamento que condiz com o objetivo esperado e com o número de pessoas que se deseja impactar, além disso, os custos variam com as palavras-chave.
Portanto, é preciso definir de maneira correta o orçamento das campanhas de modo que ela consiga rodar e atingir o que se espera.
Analise o orçamento atual e compare com os resultados obtidos. Se preciso, aumente o orçamento para atingir mais pessoas do seu público, ou diminua e destine-o às palavras-chave que estão performando bem (veja a seguir).
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2 – Configurações
Utilize a correspondência de palavras-chave
A correspondência de palavras-chave é como um controle para a campanha entregar seu anúncio.
Há dois tipos mais comuns e correspondência de palavras-chave, a ampla e a exata.
A correspondência ampla vai fazer sua campanha entregar o anúncio para pessoas que buscaram pelo termo exato e por termos semelhantes.
Já a correspondência exata vai fazer com que a campanha entregue os anúncios apenas para quem pesquisou exatamente a palavra-chave.
Para otimizar campanhas de tráfego pago, confira quais palavras-chave estão performando bem e quais não estão, otimize as que não estão performando e, se preciso, exclua elas para não gastar dinheiro com cliques desqualificados.
Aprimore a relevância dos anúncios
O usuário precisa ser impactado pelos anúncios que seu negócio está fazendo, e nada melhor que trabalhar nisso através da relevância.
Para isso, otimize criativos, ou seja, crie imagens e vídeos atraentes para os anúncios que possuem mídias, trabalhe bastante no visual, se possível, contrate um designer gráfico para esta tarefa.
Já para a parte de texto é preciso realizar uma otimização de copy, isto é, aprimorar a parte escrita dos anúncios para que gerem um maior impacto nos usuários, principalmente para anúncios de apenas textos.
Ao fazer isso, você impacta muito mais os usuários atingidos pelos seus anúncios e obtém cliques mais qualificados.
Aprimore as páginas de destino
Trabalhar nas páginas de destino para onde seus anúncios levam os usuários é uma ação muito importante que deve ser tomada ao otimizar campanhas de tráfego pago.
A landing page de captura de email, por exemplo, é crucial para captar os leads, pois o usuário só vai se tornar lead se, primeiramente, for impactado pelo seu anúncio e, posteriormente, for impactado pela landing page.
Para anúncios de vendas diretas, a página de vendas é crucial para fazer o usuário passar o cartão.
Portanto, trabalhar nas páginas de destino a fim de otimizar é essencial e não pode ser deixado de lado.
3 – Monitoramento
Acompanhe as métricas
Métricas precisam ser acompanhadas para identificar o que está indo bem e o que não está, e assim, otimizar.
Confira abaixo as principais métricas dos seus anúncios que devem ser acompanhadas:
- CTR (Taxa de clique): O número de cliques que seu anúncio recebeu dividido por quantas vezes ele foi exibido, ou seja, número de cliques/Impressões.
- Taxa de conversão: A porcentagem que mostra as conversões;
- CPC (Custo por clique): o quanto você está pagando por cada clique;
- ROI (retorno sobre investimento): Ganho investido menos o valor investido dividido pelo valor investido multiplicado por 100, ou seja, (ganho – investimento)/investimento x 100.
Utilize as tags de conversão
As tags de conversão variam de plataforma para plataforma, mas elas nada mais são que códigos que a plataforma proporciona para cada anúncio e você os insere nas páginas de destino.
Assim, é possível identificar as conversões obtidas e a campanha ainda aprende para qual público destinar os anúncios.
Isso acontece porque há este código mostrando a ela quem comprou, e como as pessoas que compraram possuem interesses em comum, seus anúncios são mostrados para essas pessoas.
Faça testes
Os testes são muito importantes para aperfeiçoar campanhas de tráfego pago, pois com eles é possível experimentar diferentes tipos de anúncios e identificar o que mais converte.
Então, teste diferentes versões de anúncios com textos diferentes, criativos diferentes e horários diferentes nas plataformas que seu negócio anuncia.
Em seguida, deixe rodar por um prazo de, no mínimo, maior que uma semana. Após, identifique os anúncios que mais convertem e utilize-os.
Identifique o desempenho por dispositivo
Os anúncios nas plataformas se comportam de maneiras diferentes nos variados dispositivos, como smartphones, tablets e desktops.
É preciso identificar em quais dispositivos seus anúncios mais convertem e investir neles.
Mesmo que a maioria das pessoas prefiram realizar compras por celulares que computadores, conforme o estudo Pagamentos Móveis e Comércio no Brasil, da Mobile Time/Opinion Box, ainda há pessoas que compram por computadores e tablets.
Indo mais além, vai depender do tipo de produto que você vende e para qual público vende. Estes fatores são essenciais, visto que diferentes públicos possuem comportamentos diferentes.
Faça o monitoramento contínuo
Monitorar suas campanhas continuamente é essencial para não jogar dinheiro fora e continuar otimizando a fim de distinguir o que funciona e o que não funciona, investir e obter cada vez melhores resultados.
Portanto, não deixe de monitorar continuamente seus anúncios para, sempre que for preciso, otimizar suas campanhas de tráfego pago.
Uma boa orientação é criar relatórios mensais e comparar os resultados, assim, você possui de forma mais clara as informações de que precisa para realizar os aprimoramentos.
Se atualize
Estar dentro das boas práticas de anúncios das plataformas é essencial para continuar anunciando e obter boas performances dos seus anúncios.
As plataformas não permitem qualquer tipo de anúncio, e ainda há as mais rígidas quando comparadas com outras.
Logo, sempre que possível, estude e se atualize sobre as boas práticas das plataformas e não faça anúncios que vão contra as diretrizes.
Em casos extremos, é possível que você seja banido de anunciar na plataforma para sempre.
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