Como fazer marketing para dropshipping nacional – Aumente o seu faturamento

Publicado por Isac Eugenio em

Imagem de marketing para dropshipping nacional.

Vender produtos na internet através do dropshipping nacional é uma das melhores formas de ganhar dinheiro com produtos físicos, e muitos empreendedores aderem ao dropshipping devido às vantagens que apresenta, contudo, é preciso saber fazer o marketing para dropshipping nacional e conseguir vender os produtos.

Neste conteúdo você vai descobrir como fazer marketing para o dropshipping nacional e vender seus produtos.

Breve introdução sobre o dropshipping nacional

O dropshipping é muito escolhido porque não é preciso possuir estoque do produto, apenas é necessário encontrar um fornecedor, fazer parceria com ele e divulgar os produtos dele em seu e-commerce, assim, sempre que uma venda for realizada, você compra o produto e envia os endereços para o fornecedor realizar o envio.

Portanto, o estoque e envio ficam por conta do fornecedor, sendo preciso apenas comprar o produto do fornecedor e enviar os dados para a entrega.

É um modelo de negócios rentável, visto que você não possui custos com estoque, não precisando de um espaço físico para armazenar os produtos, o que entra diretamente na economia de dinheiro.

Outra vantagem do dropshipping nacional é o tempo que o prazo que o consumidor precisa aguardar para receber a compra, prazo este muito menor quando comparado ao dropshipping internacional, e como estamos em solo brasileiro, não há taxas de importação.

Importância do marketing para o dropshipping 

Quem possui um negócio de dropshipping precisa ter em mente que o trabalho que possui é divulgar os produtos que vende através do dropshipping, logo, o marketing é fundamental e primordial para qualquer profissional de dropshipping.

Com o marketing você atrai os clientes, constrói o posicionamento do seu e-commerce, gera o reconhecimento de marca e vende de forma escalada.

Público-alvo do seu negócio

Antes de divulgar é preciso saber para quem divulgar, ou seja, quem compra de você.

A definição do público-alvo é muito importante para qualquer negócio, isso porque os trabalhos realizados no marketing serão feitos conforme o público-alvo, ou seja, o que vai ser desenvolvido é para atingir o público comprador.

Objetivos do marketing para dropshipping nacional

Para trabalhar com marketing para o seu negócio de dropshipping nacional é preciso possuir objetivos, afinal, toda campanha de marketing possui algum objetivo.

De acordo com o que se deseja atingir com a campanha, os objetivos podem ser diferentes. 

Apesar de vender ser o objetivo final, não necessariamente precisa ser o inicial, por exemplo, ao realizar uma campanha de marketing para captar leads, o objetivo inicial é captar leads para, posteriormente, vender para eles após um processo de aquecimento desses leads.

Podemos listar alguns objetivos, como:

Atrair público para alguma rede social

Crescer nas plataformas que seu e-commerce está presente pode ser um objetivo que se deseja alcançar, logo, promover o seu negócio por anúncios e conteúdos dentro da rede social para atrair seu público-alvo e conquistar seguidores é uma forma de aumentar o número de seguidores, a venda acontece depois.

Conquistar leads

Trabalhar com leads pode ser um estágio avançado para alguns empreendedores, porém, conquistar leads e manter uma lista de contatos de email é uma forma de aumentar as vendas do seu negócio de dropshipping.

Isso porque, após o aquecimento destes leads, é possível vender para eles.

Realizar vendas diretas

É possível fazer anúncios de vendas diretas dos seus produtos para quem procura por eles, por exemplo, se você vende no nicho de ferramentas e utilidades um kit de ferramentas para ter em casa, pode realizar um anúncio para o produto com as palavras-chave que o público comprador dele utiliza para buscá-lo.

É possível fazer anúncios diretos em algumas plataformas como o Google e o Facebook, que, aliás, o Facebook funciona bastante.

Os objetivos podem ser vários, depende do que se deseja alcançar com o marketing e a respectiva campanha que o acompanha.

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    Como fazer marketing para dropshipping nacional

    Imagem representando dropshipping.

    1 – Defina os canais de comunicação

    Em quais canais de comunicação o seu e-commerce vai estar presente? Além da loja online que constitui um site, o seu negócio vai ter um blog para publicar conteúdo, uma página no Instagram, no Facebook, um canal no YouTube e vai utilizar alguma outra plataforma?

    É muito importante definir os canais de comunicação, se você não sabe por onde começar, o recomendado é utilizar as seguintes plataformas:

    Ao utilizar essas quatro plataformas, é possível trabalhar com o marketing de conteúdo de forma otimizada porque as estratégias serão voltadas para elas, inclusive, uma plataforma pode servir de complemento para outra, apenas para o Facebook que não é muito eficaz, ele é mais utilizado para anúncios.

    2 – Crie conteúdo para o blog

    Ao possuir um site para vender os produtos, é importante ter uma parte deste site destinada aos conteúdos. Os conteúdos são essenciais para vender na internet, seja produtos físicos ou digitais.

    Os conteúdos do blog devem ser alinhados aos interesses do seu público, por exemplo, uma loja de roupas online pode criar conteúdos sobre construção de looks, roupas para cada ocasião, e outros temas relevantes para o público.

    Conteúdos atraem visitantes que são convertíveis em clientes. Além disso, publicar conteúdos gera visibilidade e transmite credibilidade, afinal seu negócio não apenas vende, mas possui o objetivo de informar, ensinar e com isso agrega positivamente os visitantes e compradores.

    Indo mais além, criar conteúdos sobre os produtos que vende também é importante para vender mais, isso porque, assim que o usuário realizar a busca pelo nome do produto, seu conteúdo pode aparecer para ele, e dessa forma pode comprar através do seu conteúdo e conhecer sua loja.

    3 – Trabalhe nos conteúdos para as outras plataformas

    As outras plataformas, como o Instagram e o YouTube, também precisam de conteúdos relevantes e que estejam alinhados com o interesse do seu público e conteúdos relacionados aos produtos.

    Por serem plataformas que prezam pelo visual, criar conteúdos relacionados aos produtos é fortemente indicado, já que é possível mostrá-los com mais detalhes.

    Por exemplo, em um vídeo para o YouTube, ao mostrar o produto em questão, manuseie o produto, aborde as características, funcionamento, mostre os detalhes, e, em suma, enriqueça o vídeo com informações importantes sobre o produto.

    Neste caso é preciso ter o produto em mãos, caso não seja viável comprar todos os produtos que vende, se o fornecedor possuir algum material de divulgação e nele conter vídeos do produto, utilize os vídeos do material e narre, após faça uma boa edição.

    Preze pelo visual, trabalhe com as características visuais e ferramentas disponíveis, crie boas publicações para o Instagram e vídeos com qualidade para o YouTube.

    4 – Faça reaproveitamento de conteúdo

    Reaproveitar os conteúdos é uma estratégia que funciona bastante para as mídias digitais onde os conteúdos são publicados.

    O reaproveitamento de conteúdo consiste em reutilizar em outra plataforma um conteúdo publicado em uma, por exemplo, uma postagem no Instagram pode se tornar um vídeo para o YouTube com as devidas adaptações.

    5 – Deixe claro que os produtos são do Brasil

    Deixe, em sua loja virtual, a informação de que todos os produtos são enviados do Brasil, afinal, você trabalha com dropshipping nacional, e essa informação pode evitar que compras sejam perdidas e promove as vendas mais reapidamente.

    6 – Trabalhe com captação de leads

    Para negócios pequenos e principalmente para os que estão começando, captar leads pode não ser viável, principalmente pelo investimento que precisa ser realizado na plataforma de captação de email.

    Porém, para contornar isso, capte o WhatsApp dos compradores e crie grupos no WhatsApp da sua loja, assim você possui os contatos no WhatsApp e pode enviar novidades por lá.

    Se seu negócio possui capital para realizar o investimento na captação de leads, então é interessante trabalhar com emails, assim, enviar conteúdos, novidades e promoções pode ser realizado por lá.

    7 – Invista em anúncios

    Os anúncios são importantes para promover seu negócio e vender, inclusive, como abordado anteriormente, é possível vender os produtos diretamente por anúncios.

    Podem ter o objetivo de conquistar seguidores, atrair leads, atrair visitantes para a rede social, para o conteúdo e realizar vendas diretas dos seus produtos.

    Os anúncios podem ser realizados no Google ADS, atingindo plataformas do Google, como YouTube, rede de pesquisa do Google e Gmail. 

    No Meta ADS é possível atingir o Instagram e o Facebook, sendo o Facebook excelente para realizar anúncios diretos, ou seja, divulgar o produto e enviar o usuário diretamente para a página de vendas.

    Não deixe de realizar anúncios, eles possuem um grande poder de promover as vendas dos produtos que você divulga.

    Conclusão

    O dropshipping nacional é uma maneira de trabalhar com produtos físicos sem possuir estoque, evitando problemas relacionados à logística. 

    No dropshipping nacional, os fornecedores estão em solo brasileiro, o que evita ainda mais problemas de logística e otimiza o tempo de entrega ao comprador, inclusive, é mais fácil de realizar contato com os fornecedores.

    Para vender no dropshipping nacional, você, dropshipper, precisa de realizar o marketing, afinal, o produto só será vendido se as pessoas o conhecerem, e é isso que o marketing faz.

    Neste conteúdo você pôde aprender o que é preciso para realizar um bom marketing para seu negócio de dropshipping nacional e ficar preparado para vender.

    Categorias: Dropshipping

    Isac Eugenio

    Redator SEO desde 2022 e copywriter desde 2021, trabalhei com diversos profissionais escrevendo para diferentes canais de comunicação, como Instagram, YouTube, TikTok, páginas de vendas, páginas de captura e blog de conteúdo. Atualmente, sou o redator SEO da Capsexpress.

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