Aprenda o que é conteúdo evergreen e como criar

Publicado por Isac Eugenio em

A criação de conteúdo para os meios digitais sofreu evoluções com o passar do tempo no marketing digital, mas um conteúdo que mesmo com o passar do tempo continua válido é essencial para a consolidação do marketing do seu negócio.

Imagem de folhas verdes com o texto "O que é conteúdo evergreen e como criar?"

Estamos falando do conteúdo evergreen. Se você não sabe o que é conteúdo evergreen, neste artigo, além de entender o que é, vai aprender como fazer.

O que é conteúdo evergreen

Imagem de lupa em computador representando conteúdo de valor.

O conteúdo evergreen, traduzindo “ever” sempre e “green” verde, é o conteúdo otimizado para as buscas orgânicas em plataformas como o Google (pare este é preciso ter um blog) e YouTube (para este é preciso ter um canal no YouTube) que continua válido por todo o tempo. Portanto, sua validade é indeterminada e sua relevância sempre estará presente.

O nome já diz tudo, “conteúdo sempre verde”, ou seja, é o conteúdo que sempre trará significância para quem o consome.

Quando você pesquisa no Google, por exemplo, “Como escrever bons emails de vendas” e cai em um artigo de blog, este artigo é um artigo evergreen, podem se passar 2, 4, 6 anos que ainda vai continuar funcionando para quem deseja escrever bons emails de vendas e vender através deles.

Benefícios do conteúdo evergreen

Imagem representando benefícios.

1 – Consolidação a longo prazo

A consolidação do seu negócio através do marketing de conteúdo pelo conteúdo evergreen é potencializada e claro, no longo prazo.

Isso porque sempre haverá pessoas buscando pelo termo no qual seu conteúdo foi otimizado para aparecer nos resultados de pesquisa, aqui o SEO é muito importante, com isso, a longo prazo, seu negócio pode se tornar referência no meio de atuação.

2 – O conteúdo evergreen proporciona tráfego constante

Complementando o que foi dito anteriormente, o tráfego constante se dá devido às pesquisas pelo que o conteúdo entrega, e mesmo que relativamente baixas, pois pode depender de nicho e tema, o conteúdo evergreen sempre trará pessoas a mídia digital no qual está publicado.

Lembre-se, tráfego constante não significa tráfego alto, mas sim visitantes no conteúdo.

3 – Conversões

Como sempre haverá pessoas consumindo o conteúdo, as conversões se tornam constantes, visto que, se o conteúdo resolve um problema que sempre vai existir e neste conteúdo há um produto que vai ajudar quem passa por este problema, então vendas ocorrerão.

4 – Ativo digital valioso

O conteúdo evergreen é um tipo de ativo digital e, se feitas as manutenções corretamente, pode se tornar um ativo digital valioso por ser um conteúdo duradouro.

5 – É possível reutilizá-lo

É possível reutilizar o conteúdo evergreen em plataformas que não são otimizadas para o conteúdo evergreen, como, por exemplo, utilizar o tema de um artigo de blog para uma postagem sucinta no Instagram, e assim gerar valor, mesmo que não para sempre, ao seu público do Instagram.

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    Como criar conteúdo evergreen

    Imagem de conteúdo evergreen, criação.

    A criação de conteúdo evergreen não tem segredo, contudo, para criar bons conteúdos evergreens, algumas orientações precisam ser seguidas. Confira-as!

    1 – Opte por temas longevos

    Por mais que pareça óbvio, ao criar conteúdos, verá que não é tão óbvio assim. A premissa principal para criar conteúdo evergreen é utilizar temas que daqui a alguns anos estarão presentes.

    Um exemplo disso é “como criar um site para trabalhar com dropshipping”, este é um tema longevo, as pessoas sempre buscarão como fazer a criação de site fazer dropshipping.

    Agora, um tema não longevo, seguindo a mesma linha de raciocínio, seria “como trabalhar com dropshipping em 2024”. Este é um tema sazonal, após 2024 as pessoas não se interessarão mais por este conteúdo, ele será válido durante um ano apenas e logo em seguida cairá em desuso.

    Portanto, atente-se aos termos dos temas, eles precisam ser longevos.

    2 – Faça uso do genérico

    Utilize a genericidade a seu favor. Apesar de não gostarmos de exemplos genéricos em determinadas situações, no conteúdo evergreen a genericidade é aliada.

    Portanto, evite detalhes bastante específicos e só os utilize quando realmente for preciso, isso porque, ao utilizar informações bastante específicas, elas podem mudar, com isso o conteúdo começa a perder valor e a essência evergreen.

    3 – Evite utilizar tópicos passageiros

    Outra orientação muito importante é não utilizar ou ao menos evitar tópicos de eventos passageiros que estão acontecendo e logo vão acabar, ou que já aconteceram e não há previsão para acontecer novamente.

    O conteúdo evergreen caracteriza-se por ser perene, logo, eventos passageiros que duraram curtos períodos podem não contribuir para o conteúdo evergreen.

    4 – Faça pesquisas aprofundadas

    Quanto mais informações relevantes seu conteúdo possui, mais valor ele terá ao passar dos anos, e isso se deve ao fato de que conteúdos com mais informações perenes ajudam mais aos usuários.

    Portanto, conteúdos com mais qualidade se tornam mais atrativos aos usuários e proporcionam mais resultados ao longo dos anos. 

    5 – Atualize o conteúdo 

    Aqui estamos falando especificamente de artigos para blogs, já que vídeos no YouTube não são possíveis de editar após postado.

    Por mais que o conteúdo seja evergreen, atualizar com novas informações é essencial. Isso faz com que seu conteúdo sempre tenha valor aos usuários.

    6  – Utilize exemplos

    Você já deve ter percebido que neste conteúdo e nos outros aqui da Capsexpress, pelo menos em sua grande maioria, sempre utilizamos exemplos.

    A finalidade disso é transmitir a informação com mais clareza ao usuário, e para o conteúdo evergreen, as exemplificações são excelentes para agregar valor, além disso, faz com que o usuário se identifique com o conteúdo, e por ser perene, as pessoas sempre vão buscar por ele e se identificar com os exemplos, logo, terão mais clareza.

    Conclusão

    O conteúdo evergreen é excelente para sempre atrair novos usuários uma vez que é um conteúdo que não perde valor, portanto, sempre vai agregar positivamente quem o consome.

    Investir neste tipo de conteúdo é investir em retorno a longo prazo e consolidação ao negócio. 

    Com este conteúdo, você pôde ver que o conteúdo evergreen é, sem dúvidas, um ativo digital valioso, propiciando retorno a longo prazo e contribuindo para o crescimento do negócio. Além disso, conferiu algumas orientações para criar os seus conteúdos evergreen que, com certeza, farão total diferença em seu negócio.

    Categorias: Marketing

    Isac Eugenio

    Redator SEO desde 2022 e copywriter desde 2021, trabalhei com diversos profissionais escrevendo para diferentes canais de comunicação, como Instagram, YouTube, TikTok, páginas de vendas, páginas de captura e blog de conteúdo. Atualmente, sou o redator SEO da Capsexpress.

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