Como utilizar a inteligência artificial para criar conteúdos e otimizar seu tempo

A inteligência artificial não é uma inimiga, pelo contrário, é um avanço que, ao longo dos anos, vem se aperfeiçoando e hoje conseguimos utilizar para determinados fins, desde obter respostas a criar vídeos. Cada uma tem o seu propósito, e também é possível utilizar a inteligência artificial para criar conteúdos e otimizar o seu tempo.

Como utilizar a inteligência artifical para criar conteúdos e otimizar seu tempo

Há os que dizem que a inteligência artificial é uma inimiga, pois as pessoas estão usando em demasia sem transmitir aos usuários a essência que o negócio possui, e há verdade nisso. Muitos utilizam o Chat GPT, por exemplo, para criar textos para publicações e artigos de blog sem revisar e fazer ajustes, e isso é um erro.

Não se deve pedir algo para a inteligência artificial e usar como está. Afinal, ela não é um ser humano, não é possível pedir para que escreva algo que um ser humano escreveria.

No entanto, é possível utilizar a inteligência artificial para criar conteúdos de forma que ela sirva como um norte a seguir, uma direção para a criação dos conteúdos.

Saiba que toda ferramenta que otimiza o tempo e permite que a identidade do negócio seja utilizada é benéfica aos processos criativos.

O Chat GPT, por exemplo, amplamente chamado de inteligência artificial, é altamente benéfico para servir como um direcionamento para ter ideias e criar conteúdos. A ideia de ficar pesquisando vários conteúdos de forma manual ficou no passado.

Hoje, com um prompt, é possível obter várias ideias de conteúdos que se conectam com o seu público, de forma rápida e gratuita.

O que fazer e o que não fazer com a inteligência artificial para criar conteúdos

Após essa breve introdução e antes de iniciarmos o conteúdo em si, você precisa entender o que fazer e o que não fazer ao utilizar a inteligência artificial para criar conteúdos. Assim, você garante conteúdos autênticos e com a essência do seu negócio.

O que não fazer com a inteligência artificial para criar conteúdos

1 – Pedir para que crie conteúdos grandes inteiros

A inteligência artificial não consegue criar conteúdos grandes inteiros de forma a apenas solicitar por algum prompt. Informações erradas estarão presentes e, muito provavelmente, o conteúdo terá menos palavras que o necessário.

Ainda, é possível identificar conteúdos que foram criados pela inteligência artificial, principalmente o Chat GPT, visto que seus textos tendem a ter muitos “Não somente, como também”, “mas também”, e muitos adjetivos, de certa forma, desnecessários.

Pense: você tem uma forma de escrever, o Chat GPT também, e essa forma de o Chat GPT escrever acaba com a identidade do seu negócio.

É possível identificar isso de forma escancarada no LinkedIn, a rede social corporativa, onde as pessoas, até presidentes de empresas, publicam com textos escritos pelo Chat GPT. É fácil identificar, e quem identifica sabe que não é um texto original.

2 – Não conferir informações

A inteligência artificial é uma aliada na criação de conteúdos. No entanto, devido à constante evolução, é normal que informações estejam erradas, e, para quem publica conteúdos que precisam de estudos externos vinculados, experimentos, fontes e dados, a inteligência artificial pode dar um tiro no seu pé.

Muitas das vezes ela pode dizer “Um estudo confirmou que foi feito isso e os resultados foram esses”, e, quando vai pesquisar sobre esse estudo ou até perguntar a fonte para a inteligência artificial… Cadê o estudo?

Na verdade, o estudo existe, mas não se refere exatamente àquele propósito, objetivo ou obteve os resultados descritos pelo Chat GPT.

Então, é preciso conferir as informações antes de publicar o seu conteúdo, para que não fique um conteúdo falso. Principalmente para quem é de áreas sensíveis, como saúde e dinheiro, informações incorretas podem gerar sérios problemas à presença digital do seu negócio.

3 – Não reescrever partes do texto com a identidade do seu negócio

Os textos fornecidos pela inteligência artificial não possuem a identidade do seu negócio, e, se você começar a utilizá-los como são entregues, as pessoas vão perceber que o seu negócio não está se comunicando mais com elas.

Assim, é preciso fazer ajustes nos textos e reescrever de forma que o conteúdo se conecte com o seu público.

O que fazer com a inteligência artificial para criar conteúdos

1 – Pedir temas de conteúdos para os diferentes canais de comunicação

A fim de alimentar as redes sociais do seu negócio, peça temas para a inteligência artificial sobre os serviços ou produtos que o seu negócio oferece.

Ela vai listar muitos temas, a depender do prompt que você inserir, e assim você filtra os mais interessantes ao seu negócio.

2 – Peça para conferir erros de digitação

Não é preciso mais ficar horas e horas corrigindo manualmente conteúdos e textos, a inteligência artificial faz isso para você!

Com um prompt, por exemplo, “Corrija erros de digitação, gramaticais e ortográficos sem mudar palavras de lugar, adicionar palavras ou mudar a estrutura do texto, apenas corrija erros de digitação, gramaticais e ortográficos”, é possível obter conteúdos corretos. Em seguida, você só revisa e publica.

3 – Peça para escrever parágrafos

É interessante pedir para escrever parágrafos sobre determinados tópicos do conteúdo a fim de possuir mais ideias e direcionamento de dissertação para o tópico em questão, mas, claro, lembre-se de revisar e reescrever.

Esses parágrafos são ótimos para enriquecer o seu conteúdo, principalmente para artigos de blog que precisam de uma dissertação mais profunda.

Como utilizar a inteligência artificial para criar conteúdos e otimizar o seu tempo

1 – Peça temas de conteúdos

Pedir temas de conteúdos ao utilizar a inteligência artificial para criar conteúdos vai otimizar bastante o seu tempo.

Ao invés de passar horas pensando em ideias, você pode simplesmente informar o nicho, público-alvo e objetivo para obter várias sugestões de temas relevantes.

Por exemplo, se você trabalha com suplementos para emagrecimento, pode pedir: “Me dê 10 ideias de conteúdos para Instagram focados em mulheres que querem emagrecer com saúde.”

A IA, como o Chat GPT, pode gerar ideias que você não teria pensado sozinho e ajudar a variar os formatos, como carrosséis, vídeos curtos, reels, artigos ou stories. Após receber as ideias, faça os ajustes necessários.

Prompt inteligencia artifial para obter ideias de conteúdos
Resultado do prompt inteligencia artifial para obter ideias de conteúdos
Continuação do resultado do prompt inteligencia artifial para obter ideias de conteúdos

2 – Peça tópicos relevantes para um conteúdo

Para obter mais ideias criativas sobre um determinado conteúdo que você está escrevendo, peça tópicos para abordar, como no exemplo abaixo.

Em seguida, selecione os tópicos mais interessantes e insira tópicos relevantes próprios que você deseja abordar.

Prompt para a inteligência artifical criar parágrafos de conteúdos
Resultado do prompt para a inteligência artifical criar parágrafos de conteúdos
Resultado do prompt para a inteligência artifical criar parágrafos de conteúdos

3 – Peça à inteligência artificial para incrementar o seu texto

Outra maneira de usar a inteligência artificial para criar conteúdos é pedir para que ela incremente seus textos para que fiquem mais completos. Em seguida, você revisa, reescreve com as suas palavras, faz os ajustes necessários e pronto, o seu texto está incrementado.

Prompt dissertação de conteúdo

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