E-mails que convertem (muito): entenda a melhor sequência de e-mails para vender
Para o seu negócio alcançar ótimos resultados através do marketing digital, é essencial adotar uma sequência de e-mails para vender de forma eficaz. Isto é o que você está prestes a conferir.
Podemos afirmar que o e-mail é um canal valioso para vender e que está longe de chegar ao fim. Utilizar o e-mail marketing para vendas é fundamental para qualquer negócio que deseja vender mais no ambiente digital.
Sumário
Elementos de e-mails eficazes
Design responsivo e de fácil entendimento
O primeiro ponto que deve ser levado em consideração antes de aplicar a sequência de e-mails para vender que você já vai conferir é o design responsivo aliado com a facilidade de entendimento.
Os elementos do e-mail precisam funcionar bem em qualquer dispositivo, seja smartphones, tablets ou computadores, além disso, não podem estar dispostos de modo confuso.
Ou seja, as imagens, textos e links devem estar dispostos de forma entendível, sem gerar confusão e não podem ser em demasia, sendo necessário encontrar um equilíbrio entre os elementos. Além do mais, é preciso seguir as boas práticas de e-mail marketing.
Linha de assunto bem trabalhada
A linha de assunto é onde o assunto do e-mail é abordado. Exemplificando, ao enviar um e-mail para um colega de trabalho contendo o relatório de um determinado mês sobre vendas, na linha de assunto deve conter “Relatório de vendas do mês tal”.
No e-mail marketing funciona da mesma maneira, então, se você enviar um e-mail com um conteúdo sobre aumentar as vendas através do Instagram, por exemplo, na linha de assunto é possível inserir algo como “Fazer isso faz com que suas vendas pelo Instagram aumentem em 60%”.
Note que deve ser uma linha de assunto voltada para o lado publicitário, enfatizando o que o lead irá ganhar, afinal, e-mail marketing é utilizar o e-mail para vender.
Conteúdos dos e-mails relevantes
E-mails precisam possuir conteúdos relevantes para que os leads percebam o valor que possuem e sempre abram seus e-mails. Afinal, enviando apenas conteúdos de valor, voltarão sempre para consumir.
Portanto, sempre envie conteúdos que sejam do interesse dos leads, levando em consideração o funil de vendas, e crie conteúdos para seus e-mails para cada etapa do funil.
Chamada para ação objetiva
Não perca tempo quanto à chamada para a ação, ela deve ser objetiva, refletindo o que o lead vai fazer ao clicar nela.
Chamadas para ação podem ser acessar um conteúdo de blog, conferir um infográfico, assistir um vídeo no YouTube, assistir a uma aula ao vivo e comprar.
Ao escrever a chamada para ação, invista no lado emotivo do lead. Então, ao invés de escrever “Clique para assistir ao vídeo”, escreva “Assistir ao vídeo gratuito para (benefício do conteúdo do vídeo).”
Ou então, no e-mail de vendas, ao invés de escrever “Comprar (o produto) agora”, escreva “Garantir o (benefício do produto) agora com (oferta, se houver, como desconto)”.
Entendendo a sequência de e-mails para vender
1 – E-mail de boas-vindas
No e-mail de boas-vindas, você apresenta seu negócio, quem você é, o que faz e o que o lead vai ganhar ao acompanhar seu negócio. É o primeiro passo essencial na sequência de e-mails para vender.
O e-mail de boas-vindas estabelece o início de um relacionamento com o lead e é o responsável por promover o engajamento inicial. Dessa forma, é a melhor oportunidade para causar uma excelente impressão no lead. Logo, possuir uma sequência de e-mail para vender eficaz começa com um e-mail de boas-vindas bem elaborado.
O e-mail de boas-vindas deve conter:
- Mensagem inicial;
- Introdução à sua marca e seu negócio;
- Expectativas que precisam ser criadas no lead;
- Links úteis do seu negócio: perfil do Instagram, canal do YouTube, blog e outras redes sociais.
2 – E-mails de aquecimento
Os e-mails de aquecimento servem para criar nos leads o hábito de abrir seus e-mails, portanto, precisam possuir conteúdos que incentivem as interações contínuas. Esses e-mails são essenciais para uma sequência de e-mail para vender, pois mantêm os leads envolvidos e interessados.
Ou seja, eles possuem a finalidade de manter o interesse do lead em seus e-mails, construindo e fortalecendo o relacionamento dos seus assinantes com os seus conteúdos e preparando-os para o e-mail de vendas.
Incluir e-mails de aquecimento em sua sequência de e-mails é fundamental para que seus leads permaneçam ativos e continuem recebendo suas mensagens.
A fim de construir uma sequência de e-mails para vender de forma eficaz, os e-mails de aquecimento precisam conter:
- Conteúdos valiosos e relevantes;
- Links para acessar conteúdos em outras plataformas;
- Conteúdos exclusivos escritos diretamente nos e-mails;
- Convites para interações, como participar de webinars, aulas ao vivo, responder perguntas;
- Histórias de sucesso e estudos de caso. Essas provas sociais agregam um valor imenso para o usuário;
- Chamadas para ação que incentivem a continuidade do relacionamento.
Também, podemos destacar que desempenham um papel crucial na educação dos leads, fazendo-os compreender o valor do seu produto e como ele resolve os problemas.
Ao fornecer informações detalhadas, conteúdos e outros, os leads enxergam o impacto positivo do que o seu negócio oferta, e isso é muito importante para criar a percepção de valor.
Além do mais, os e-mails de aquecimento tornam seus leads conscientes, fazendo com que vejam sua marca como um negócio de confiança e credibilidade. A criação e aumento da confiança são fundamentais para converter leads em clientes, afinal, só compramos de quem confiamos.
3 – E-mail de vendas
O e-mail de venda nada mais é que o e-mail final enviado para os leads para que comprem o produto que seu negócio vende.
Ele possui uma ação específica, a ação de compra, e já é feito visando o direcionamento dos leads para uma etapa específica do funil de vendas, a conversão final.
Ao apresentar uma oferta pelo e-mail, o máximo de leads possível se converte em clientes, dando continuidade ao engajamento que foi criado e trabalhado através de e-mails anteriores.
É preciso manter uma comunicação contínua durante essa etapa a fim de garantir que os leads permaneçam conectados e interessados até a conversão.
Além de impulsionar as vendas, os e-mails de venda final são uma excelente oportunidade para obter feedback dos clientes.
Após a compra, você pode solicitar avaliações sobre o processo de compra e, também, sobre o produto.
Assim, é possível utilizá-los como provas sociais para publicar em outras plataformas e vender por elas.
E-mails de vendas finais devem conter:
- Título chamativo
- Introdução convincente
- Oferta especial
- Prova social
- Chamada para ação (CTA) clara e bem trabalhada;
- Informações de garantia
- Agradecimento
Medindo o sucesso da campanha de e-mail marketing – Métricas importantes
Taxa de Abertura
A taxa de abertura dos e-mails mede a porcentagem de destinatários que abriram seus e-mails.
Uma taxa de abertura alta indica que as linhas de assunto estão atraentes ao clique. Por outro lado, taxas de abertura baixas indicam que as linhas de assunto necessitam de melhorias.
Taxa de Cliques
A métrica de taxa de cliques indica a porcentagem de destinatários que clicaram em links dentro dos e-mails.
É uma métrica muito importante porque, ao possuir uma taxa de cliques baixa, o conteúdo dos e-mails, imagens e chamadas para ação precisam de melhorias.
Taxa de Conversão
Essa métrica indica a porcentagem de leads que realizaram a ação desejada nos e-mails, como a compra, por exemplo, mas pode ser clicar em um link para assistir um vídeo no YouTube, acessar um artigo de blog, e outras ações.
Se as indicações de taxa de conversão estiverem baixas, melhore a oferta otimizando a copy e o visual do e-mail. Outro recurso é simplificar o processo de venda, diminuindo o caminho e tornando-o mais simples, sem muitos requisitos.
Conclusão
Uma sequência de e-mails para vender mais faz parte de uma estratégia poderosa que precisa ser entendida para transformar leads em clientes. Cada etapa desta sequência foi abordada neste conteúdo.
Medir o sucesso da campanha de e-mail marketing através de métricas é essencial, além de permitir otimizar conforme os números por elas indicados.
Implementar uma sequência de e-mails para vender melhora as taxas de conversão, trabalha e agrega positivamente para o relacionamento com os clientes, promove a fidelidade e alavanca o crescimento do seu negócio.
Logo, o investimento de tempo e recursos na criação de uma estratégia eficaz de e-mail marketing é uma das melhores formas de aumentar as vendas e alcançar o sucesso a longo prazo.
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