Todo negócio já passou ou vai passar (talvez este seja o seu caso) por uma mudança de preços nos produtos a fim de garantir participação de mercado e entrega de qualidade máxima aos clientes. Apesar de ser um assunto chato de se tratar com os clientes, é necessário e fundamental para qualquer negócio crescer estrategicamente, por isso, confira como aumentar o preço do produto sem perder clientes, pelo contrário, ganhar mais clientes.

Há uma grande diferença entre apresentar preço e benefício, e muitas empresas focam em preço, principalmente as que estão começando ou que são de pequeno porte, assim, caem no conto de que quanto menor o preço, mais clientes o negócio terá.
A ideia principal aqui que precisa ser entendida é que preço não é um fator único na decisão de compra, mas claro, um produto que custa em média R$ 100,00 a R$ 150,00 no mercado dificilmente venderá a R$ 300,00, pois há uma discrepância muito grande nos valores.
O que é preciso levar em consideração, antes de tudo, é que as pessoas compram pensando no que vão receber em troca, e não estamos falando de dinheiro, mas sim o motivo que levou a pessoa a comprar, ou seja, o que ela espera com o produto.
Para os negócios, chega uma hora em que o crescimento começa a fazer diferença, e para acompanhar o mercado, atender os clientes da melhor forma possível, vender mais e garantir qualidade máxima, é preciso aumentar os valores dos produtos, e com isso também é necessário saber lidar com os clientes fiéis que já compram de você.
Além disso, rejeições de compras acontecerão devido ao aumento do preço, mas nada que não será contornado, afinal, o preço está aumentando e novos clientes vão entrar.
Antes de começarmos a abordar diretamente as estratégias, saiba que, apesar de que clientes que já compram deixarão de comprar, é preciso fazer, ao máximo, para retê-los em seu negócio e continuar comprando, então não aumente os preços e deixe esses clientes sem nenhum respaldo, tente dar um desconto, fazer promoções e, em suma, facilitar um pouco para o lado dele (você vai descobrir como fazer isso).
Já que passou pela importante introdução deste conteúdo, confira agora como aumentar o preço dos produtos sem perder clientes!
Sumário
1 – Não seja radical no aumento de preços
O primeiro passo que você precisa dar para aumentar o preço do produto sem perder clientes é não ser radical na elevação do preço, e isso consiste em entender que, se o seu negócio precisa de um aumento alto nos preços dos produtos, então o problema pode estar na administração do seu negócio.
E se este for o caso, então é hora de rever o que está acontecendo, verificar os gastos e realizar uma reestruturação.
No entanto, se o aumento precisa ser feito para garantir posicionamento estratégico e mais lucro, então atente-se que aumentar o preço de forma drástica é inviável, vai assustar os consumidores e você vai perder vendas.
Negócios precisam lucrar cada vez mais, e depois de um tempo operando, adquirindo experiência e aperfeiçoando a qualidade dos produtos, chega uma hora que é preciso aumentar os preços, afinal, quem não quer ganhar mais principalmente depois de adquirir experiência em determinado ramo? Mas este aumento deve ser lógico e condizente com a realidade.
2 – Faça uma pesquisa de mercado e analise preços praticados
Se para construir o seu negócio você realizou uma pesquisa de mercado, para aumentar o preço dos produtos é preciso fazer outra a fim de entender como os concorrentes estão posicionados, quais preços praticam e, em seguida, realizar o aumento de preço.
Isso porque não basta apenas aumentar o preço dos produtos sem nenhum parâmetro. Talvez um produto que você iria aumentar mais o preço pode ser vendido por um valor menor e compensar a diferença em outro(s) produto(s), a depender da procura que possuem no mercado.
3 – Entenda onde o seu negócio quer chegar, analise os preços que você pratica e trace um aumento estratégico de preços
Entender o que deseja alcançar é fundamental para saber quanto se deve aumentar em cada produto, e com a pesquisa de mercado feita, você já possui uma ideia dos preços possíveis de serem praticados no mercado.
É importante destacar que, não é porque um produto pode ser vendido a R$ 200,00 no mercado que você vai aumentá-lo de R$ 100,00 para R$ 200,00. Há todo um trabalho estratégico por trás, como você pode ver. Ainda, mesmo que seja possível praticar preços elevados em determinados produtos, há vários fatores que influenciam como tempo de mercado da empresa, reputação, tradição e outros porquês.
Outro ponto é que, aumentar drasticamente o preço dos produtos para mais distante da realidade faz com que o produto seja difícil de vender, o que leva à insustentabilidade do negócio.
4 – Alinhe com seus vendedores antes de fazer qualquer promoção com os preços reajustados
Antes de fazer peças publicitárias, alinhe com seus vendedores sobre o aumento de preços e deixe claro que é necessário. Assim, juntos, poderão traçar novas estratégias de vendas, sejam online e físicas, caso o seu negócio possua um espaço físico.
Dessa forma, é possível maximizar os trabalhos para aumentar o preço do produto sem perder clientes, de forma que os seus vendedores estarão por dentro dos processos e conhecerão os objetivos que precisam ser alcançados.
5 – Não faça comunicados públicos sobre aumento de preços
Fazer comunicados sobre o aumento de preços, de forma pública, não é uma boa estratégia. Afinal, quem comprou, comprou; e quem não comprou ou vai comprar ou não vai. Mas é possível contornar isso através de conteúdos, veja:
Assim que os preços sofrerem alterações, invista na publicação de conteúdos reforçando os benefícios dos produtos. Assim, os conteúdos elevando o teor de qualidade dos produtos farão com que os usuários sintam confiança em comprar.
E para aumentar o preço do produto sem perder clientes, envie e-mails ou comunicados no WhatsApp dos clientes avisando sobre a alteração dos valores (esta é uma forma privada de avisar os usuários), e insira nos comunicados um cupom de desconto. Veja um exemplo de comunicado abaixo:
Olá (nome do cliente). Atualmente estamos passando por um reajuste nos valores dos nossos produtos para conseguirmos elevar a qualidade dos nossos produtos, atendimento e experiência dos clientes. Mas não se preocupe, deixamos aqui um cupom de desconto exclusivo para sua próxima compra, assim, você consegue aproveitar mais ainda o que temos para oferecer!
Muito obrigado!
Atenciosamente,
Equipe da (nome da empresa).
Ou então você pode enviar um comunicado oferecendo desconto, mas sem abordar o aumento de preços, o que também funciona bastante. Depende de qual linha de comunicação você quer seguir e quantos produtos seu negócio vende.
Para pequenos negócios, a primeira opção é uma boa por possuir uma conexão mais íntima com o cliente. Já para negócios médios ou até grandes, a segunda opção pode funcionar melhor.
6 – Invista em conteúdos enfatizando a qualidade dos seus produtos para todas as mídias sociais
Investir em conteúdos informativos sobre o seu nicho, aliando os benefícios e qualidade do seu produto, é excelente para aumentar o preço do produto sem perder clientes. Isso porque, assim, você toca no ponto-chave, que é qualidade.
Ao refletir essa qualidade elevada através de conteúdos, é criado nos usuários uma visão de que o seu negócio possui o melhor para o que ele precisa, e os preços serão um reflexo do que você vende: excelência e qualidade.