Como gerar confiança e autoridade em seu negócio no ambiente digital

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Imagem avaliação 5 estrelas - Gerar confiança e autoridade.

Negócios são feitos de pessoas e essas pessoas precisam gerar confiança e autoridade em seus negócios para, assim, gerar no cliente.

Você só compra algo de alguém porque essa pessoa sabe o que fala para vender o que vende, logo, ela é alguém de confiança e autoridade e conseguiu gerar confiança e autoridade no negócio dela, por isso você comprou.

Ou seja, a especialidade dela precisa ser passada para os clientes de tal forma que a autoridade dela gere impacto nos possíveis clientes e, assim, vem a confiança.

Por exemplo, você aceitaria adquirir os serviços de uma construtora sem que ela não gerasse confiança e autoridade? 

Pois bem, difícil, não é?

A confiança e autoridade são transmitidas através do posicionamento, e o posicionamento é construído ao longo do tempo no ambiente digital através dos conteúdos, resultados gerados e agregações aos usuários.

Outro exemplo seria o de alguém que só compraria um suplemento que auxilia no emagrecimento de um negócio que gerasse confiança e fosse autoridade no assunto.

Caso contrário, não, porque o usuário estaria se colocando em risco ao fazer o uso deste produto que foi comprado em um negócio de desconfiança.

Para qualquer negócio, gerar confiança e autoridade no ambiente digital é fundamental para obter reconhecimento de marca, atrair público, vender e fidelizar clientes.

Benefícios em gerar confiança e autoridade em seu negócio no ambiente digital

Credibilidade

Você acredita em tudo o que falam por aí ou somente em quem possui credibilidade? 

Por exemplo, você acreditaria em alguém que falasse que maçãs fazem mal para a saúde ou em um nutricionista que falasse o contrário?

No nutricionista, não é? Isso porque ele possui credibilidade, pois estudou nutrição, trabalha na área e, portanto, possui confiança e autoridade em sua área de atuação.

Um negócio que gera confiança e autoridade no ambiente online transmite a credibilidade para os usuários, ganhando a confiança deles e, por fim, vendendo para eles.

Fidelidade do cliente

Um negócio que possui confiança e é autoridade em seu nicho de atuação transmite credibilidade e os clientes saem satisfeitos, levando o que foi prometido a eles.

Por isso o cliente retorna, já que funcionou, em sua mente funciona assim “porque não comprar novamente de quem me entregou o que eu precisava e deu certo?”.

Clientes fiéis são altamente poderosos para o crescimento de um negócio e para o fluxo de capital, uma vez que sempre retornando colocam mais dinheiro em seu negócio e aliado a eles vem novos clientes.

Menores objeções ao ticket

O ticket é quanto o produto custa, e dependendo de onde é comprado e qual é comprado, pode ser um preço mais elevado ou mais barato.

Contudo, ao gerar confiança e autoridade em seu negócio no ambiente digital, essa resistência ao preço diminui.

Isso ocorre porque, para o cliente, é preferível pagar mais para alguém que vai entregar o que promete do que pagar barato para alguém que vende algo de procedência duvidosa ou o produto é ruim.

Mas, até para o mesmo produto, se o seu negócio possui mais confiança e autoridade e transmite credibilidade, os clientes preferem pagar mais caro em seu negócio do que comprar mais barato dos concorrentes.

Maiores taxas de conversão

Ao gerar confiança e autoridade no ambiente digital em que seu negócio está presente, as objeções por parte dos consumidores na hora da compra são menores devido à credibilidade que seu negócio transmite.

Com menores objeções há altas chances de vender, logo, seu negócio estará vendendo mais.

Confira como gerar confiança e autoridade em seu negócio no ambiente digital!

1 – Possua um site profissional 

Um site é a casa do seu negócio onde os visitantes acessam e podem conhecer tudo sobre ele.

Diferentemente do Instagram, YouTube e outras redes sociais, um site é onde todas as informações do seu negócio são apresentadas, como CNPJ, endereço, há as páginas de vendas dos seus produtos, páginas de captura e outras informações.

É mais complexo criar um site pois ele é altamente personalizável, diferentemente do Instagram, onde você utiliza uma plataforma já pré-definida.

Além de tudo, é possível criar conteúdos otimizados para SEO dentro do seu site, também conhecidos como artigos de blog, e através destes conteúdos você atrai visitantes que podem se tornar leads e consumidores.

A presença em um site é fundamental para gerar confiança e autoridade. Não são todos os negócios que possuem um, e os que possuem colhem bons frutos.

Veja abaixo pontos-chave que precisam constar em seu site:

  • Navegação clara e fácil;
  • Informações precisas e claras sobre a empresa, produtos e serviços;
  • Meios de contatos fáceis (WhatsApp, email, chat) e visíveis.

2 – Esteja presente em mais de uma plataforma

A presença multicanal, ou seja, a presença em mais de uma plataforma/rede social, é fundamental para gerar confiança e autoridade.

Com uma presença multicanal é possível mostrar seu negócio para mais pessoas que compõem seu público comprador, além de proporcionar maior visibilidade que gera e aumenta o reconhecimento de marca.

Todos estes fatores contribuem para a geração de confiança e autoridade do seu negócio no ambiente digital, pois enfatizam a presença mostrando que sabe o que fala e, portanto, impactam os usuários.

Muitos negócios começam apenas com um perfil no Instagram, mas, se possível, comece, no mínimo, com um perfil no Instagram, canal no YouTube e site próprio.

3 – Crie e publique conteúdo de qualidade

O conteúdo de qualidade precisa ser feito para o seu negócio gerar confiança e autoridade.

Isso porque é através dos conteúdos de qualidade que o seu negócio transmite algo relevante e agrega valor, gerando benefícios para os usuários sem que ele compre nada, e por isso vai comprar quando você vender.

O conteúdo de valor impacta o usuário, e quando ele é impactado, seu negócio colhe os frutos. Usuários impactados positivamente são importantes para que todo e qualquer negócio crescer no online.

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4 – Incentive seus clientes a enviarem depoimentos 

Os depoimentos de clientes são essenciais pois mostram para possíveis clientes que o seu negócio é sério, cumpre o que promete e muda a vida das pessoas.

Esses depoimentos, também chamados de provas sociais, possuem uma capacidade enorme de gerar confiança e autoridade para o seu negócio.

Peça aos clientes que adquiriram seu produto ou serviço para enviar um vídeo, uma mensagem no WhatsApp ou email contando como foi a experiência, o que esperavam e se atingiu as expectativas que possuíam.

Após, compartilhe o material nas redes sociais, como no Instagram, em vídeos no YouTube e, em suma, nas plataformas e conteúdos quando for conveniente.

Clientes satisfeitos geram novos clientes que geram novos clientes e por aí adiante.

5 – Trabalhe com iscas digitais e captura de emails

A captura de email de usuários deve ser feita através das iscas digitais que nada mais são que um conteúdo gratuito em formato de e-book, webinário, mini-curso ou infográfico que o usuário recebe no email dele, e assim você possui o contato dele.

Assim que ele clica para receber a isca, se torna um lead do seu negócio, e você deve aquecê-lo para que, ao enviar o email de venda, ele compre.

O negócio que trabalha com isca digital e lista de emails consegue gerar confiança e autoridade no ambiente online devido ao fato de receberem um conteúdo gratuito e de valor (a isca), passarem pelo processo de aquecimento e se tornarem clientes.

Não são todos os leads que se tornam clientes, mas, com um bom trabalho de email marketing, é possível converter muitos leads em consumidores.

Quando o seu negócio mantém um contato frequente pelo email, como duas vezes por semana, três, talvez quatro (ou mais), ele tende a aproximar o lead cada vez mais para a compra.

Assim, quando o email de venda for enviado, as chances de vender são altas.

Outro ponto positivo é que você terá o contato do lead para sempre desde que ele não cancele a inscrição de recebimento dos seus emails.

Este trabalho de captação de leads por email, aquecimento e venda é chamado de email marketing.

6 – Possua um excelente atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma tarefa importante que, quando bem feita, é capaz de gerar confiança e autoridade para o seu negócio.

Este atendimento deve ser excelente no pré-venda, quando o usuário não é cliente, na venda, quando o usuário está comprando, e no pós-venda, que é quando o usuário já comprou, mas precisa de um suporte.

Com um atendimento excelente o cliente fica satisfeito, fala bem do seu negócio nas redes sociais, contribui para a reputação em avaliações, por exemplo, do Google Meu Negócio e, assim, a credibilidade é transmitida.

Outra ação é, caso haja reclamações no Reclame Aqui, preste auxílio ao cliente que fez a reclamação o mais rápido possível, assim, a avaliação do seu negócio fica positiva e alta.

Dessa forma, quando pesquisarem sobre seu negócio no Reclame Aqui, a reputação estará excelente, quebrando objeções que poderiam impedir novas compras.

7 – Trabalhe sempre com base nas necessidades do cliente

Clientes são clientes por necessidade, apenas isso, até mesmo quando algo é comprado por desejo, na verdade, é por necessidade, a necessidade de suprir aquele desejo.

A partir do momento que surge uma ideia de um negócio até o momento que ele saiu do papel e está operando, tudo foi feito pensando em qual necessidade do cliente precisa ser suprida.

Tenha em mente que sair da linha das necessidades do cliente não é uma ação adequada e não vai gerar confiança e autoridade para o seu negócio.

Isso porque, pense, o que seu negócio vai resolver, o que ele vai suprir? 

Não venda o que seu cliente não precisa, não publique o que seu cliente não quer consumir, não tome ações sem pensar no cliente.

Trabalhe sempre com o foco no cliente e nas necessidades que possuem.

Considerações finais

Para gerar confiança e autoridade do seu negócio no ambiente digital é preciso realizar ações que possuem essa finalidade e não será muito rapidamente que seu negócio vai virar referência.

Um trabalho contínuo e visando o médio e longo prazo é necessário para que clientes sejam impactados e a confiança e autoridade que seu negócio possui aumente cada vez mais.

Com elas vem a credibilidade, pois apenas com o princípio de transmitir credibilidade é que seu negócio será capaz de gerar confiança e autoridade.

Este conteúdo lhe proporcionou 7 ações poderosas para gerar confiança e autoridade para o seu negócio no ambiente digital, então, aproveite e coloque-as em prática.

Categorias: Marketing

Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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