Como alavancar vendas, gerar mais faturamento e crescer seu negócio

Publicado por Isac Eugenio em

Imagem de seta para cima com símbolos de dinheiro indicando alavancar vendas do seu negócio.

Buscar realizar ações para alavancar vendas do seu negócio é crucial para o crescimento dele. Seja em ambientes físicos ou digitais, vender mais é algo que todos queremos e precisamos, afinal, desejamos que nosso negócio cresça.

Vender mais deve estar alinhado a faturar mais, caso contrário, se você vende mais e recebe o mesmo que recebia antes, então há algo de errado, assim, está jogando dinheiro e tempo fora.

Um crescimento saudável do negócio é aquele que sempre busca alcançar e impactar mais pessoas para converter o máximo possível em clientes, evitar prejuízos e problemas que podem atrapalhar o negócio e os clientes.

Não adianta vender mais se há conflitos internos que precisam ser resolvidos, por isso o crescimento saudável visa crescer e otimizar internamente os processos para manter o negócio em dia e, principalmente, sem impactar os clientes.

Internet e vendas

Imagem de internet e vendas.

Nove em cada dez brasileiros pesquisam na internet sobre o produto antes de comprar, e este é um dos motivos de possuir presença digital, neste caso principalmente um blog e um canal no YouTube.

A presença digital é uma das responsáveis por alavancar vendas, gerar mais faturamento e crescer o seu negócio, afinal, a internet é a rua onde todas as pessoas andam olhando as vitrines das lojas que nela se encontram.

Para negócios pequenos, vender mais pode parecer algo difícil de se alcançar, mas não é, para isso é preciso estar na internet. 

Este conteúdo se destina aos pequenos negócios até os grandes, aqui você vai encontrar ações para alavancar vendas seja seu negócio qual for.

Como alavancar vendas, gerar mais faturamento e crescer seu negócio

Imagem de foguete subindo e dinheiro indicando alavancar vendas.

1 – Aprofunde no seu nicho de mercado

O nicho no qual você atua precisa ser estudado cada vez mais, ou seja, procurar informações relevantes que possam te ajudar nos trabalhos, direcionamentos, melhora dos produtos, melhora do atendimento, em resumo, estudar o seu mercado para ficar atualizado das novidades.

O mercado não é estagnado, sempre há novas implementações que podem ser feitas, o consumidor está a cada momento buscando novidades, facilidades e caminhos que podem levá-lo a alcançar o que deseja.

Para qualquer negócio alavancar vendas é preciso estar um passo à frente do consumidor, porque assim é possível entregar a ele o que precisa e um pouco mais.

2 – Fique de olho nos concorrentes

Seus concorrentes não são seus inimigos, apenas é preciso saber que eles existem e se você não fizer mais e melhor, quem vai ganhar os clientes são eles.

Para vender é preciso inovar, e olhar o que seus concorrentes estão fazendo para fazer melhor é uma maneira excelente de inovar em seu negócio.

O que seus concorrentes entregam que você pode entregar de maneira mais eficaz? 

Não adianta fazer o que eles fazem, se fizer isso, os consumidores continuarão a comprar deles, é preciso fazer melhor.

Busque olhar para os seus concorrentes e identificar o que fazem que pode ser otimizado.

3 – Defina metas de vendas condizentes com seu negócio

Para vender mais não é possível definir metas de vendas que estão longe do alcance do seu negócio, é preciso ser realista. 

Se seu negócio possui uma média de R$ 200.000,00 em vendas mensais, não adianta querer vender R$ 600.000,00 mensais em pouco tempo porque isso não vai acontecer.

Outro ponto a ser observado é a quantidade de produtos que seu negócio vende ao mês. Vender o dobro, o triplo ou mais em pouco tempo não vai ocorrer.

É preciso subir degrau por degrau, e a meta de vendas depende de negócio para negócio, da estrutura e capacidade que possuem para atingir metas mais elevadas.

Portanto, defina uma meta alcançável para o seu negócio, alavancar vendas não é do dia para a noite, é preciso analisar o que seu negócio é capaz de fazer conforme o que está sendo executado e com os resultados atuais.

4 – Utilize estratégias de marketing digital

O marketing digital abrange todos os canais digitais em que seu negócio está presente, como exemplos:

Essencial para alavancar vendas, o marketing digital é muito importante e está entre as maneiras mais eficazes para alavancar vendas e atingir mais pessoas, e através dele é totalmente possível fazer isso, este inclusive é um dos objetivos do marketing digital.

Portanto, trabalhar com estratégias de marketing digital é fundamental para atingir mais pessoas que compõem o seu público e vender mais.

5 – Foque na experiência do cliente

UX, user experience, traduzindo significa experiência do cliente. A experiência do cliente aborda a interação dele em seu negócio e a satisfação que possuiu ao comprar de você.

Tanto para negócios físicos como digitais, a experiência do cliente deve ser um fator a ser otimizado cada vez mais, clientes satisfeitos são clientes que sempre voltam, e ela está ligada diretamente a fidelizar clientes.

Bom atendimento, site responsivo, intuitivo, boas páginas de vendas, suporte pós-venda e acompanhamento são os fatores principais que elevam a experiência do cliente e fazem as vendas alavancar.

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    6 – Tenha um atendimento personalizado

    Ser tratado como “mais um” é um dos fatores que levam o cliente a não comprar mais em seu negócio.

    As pessoas gostam e precisam ser tratadas de forma diferenciada, como se fossem únicas, que, afinal, são. Cada cliente é um cliente, apesar de todos possuírem algo em comum.

    A interação com o cliente também é uma maneira de aprimorar a UX em seu negócio, possuindo interações personalizadas, melhor será a experiência do cliente em seu negócio.

    7 – Trabalhe com upsell e cross sell

    Estratégias de Upsell e cross sell são excelentes para alavancar vendas, isso porque elas consistem em fechar uma venda por um valor maior.

    No upsell é oferecido ao cliente um produto com mais qualidades comparado ao que ele ia comprar, é como se você fosse a uma lanchonete, pedisse um suco de 300ml mas a atendente lhe oferece um de 400ml.

    Já no cross sell é oferecido ao cliente um produto complementar ao que ele está levando, utilizando o exemplo da lanchonete, é como sir a uma lanchonete e pedir um salgado, mas a atendente te oferece um suco para complementar o seu lanche.

    Upsell e cross sell são estratégias bastante utilizadas nas vendas, e devem ser implementadas tanto de forma física, caso seu negócio possua um espaço físico, e digital.

    Vender mais através de upsell e cross sell é uma das maneiras mais eficazes, contudo, é preciso deixar claro ao cliente o “porque” é melhor ele levar esse produto (upsell) ou mais esse produto (cross sell).

    8 – Treine seus vendedores

    Para negócios que vendem em espaços físicos e digitais é preciso ter vendedores à disposição dos clientes, e treiná-los é uma ação muito importante para vender mais.

    Com o treinamento dos vendedores é possível personalizar o atendimento, otimizar o processo de vendas, desenvolver e aprimorar habilidades de comunicação, persuasão, conhecimento do mercado e comunicação, e assim, vender mais.

    A sua equipe de vendas precisa estar bem treinada para atingir de forma eficaz os clientes e fazer com que o máximo possível deles comprem e, claro, retornem.

    9 – Deixe depoimentos de clientes nos canais de comunicação

    Clientes satisfeitos tem o poder de tornar outras pessoas clientes, isso porque o depoimento de satisfação deles mostram aos outros que o que você vende realmente funciona e entrega os resultados esperados.

    Principalmente no Instagram e nas páginas de vendas dos seus produtos, deixe a mostra alguns depoimentos de clientes que atingiram a satisfação ao utilizar o seu produto.

    Assim a objeção dos possíveis clientes sobre determinado produto é mais fácil de ser contornada, com isso mais vendas serão realizadas.

    10 – Crie programas de fidelidade

    A fidelização do cliente é tão importante como conseguir novos clientes, afinal, clientes que sempre retornam sempre colocam dinheiro no negócio.

    Um cliente novo é ótimo, e clientes novos que se tornam fiéis é excelente.

    Para fidelizar clientes é preciso criar programas de fidelização, como brindes, descontos especiais, promoções, ser transparente com os consumidores, isto é, não empurrar coisas que não servem apenas para ganhar dinheiro.

    Clientes fiéis retornam e falam bem do seu negócio, para vender mais, são excelentes.

    11 – Automatize o atendimento na loja virtual

    No e-commerce do seu negócio é possível automatizar o atendimento utilizando chatbot, que nada mais é que um robô programado para responder dúvidas pré-selecionadas do seu público.

    É preciso identificar as dúvidas que seu público mais possui para utilizar o chatbot, pois ele vai responder as que já estão programadas, e caso a dúvida do cliente não esteja entre as dúvidas que o chatbot possui as respostas, o chatbot redireciona para o atendimento com algum vendedor seu.

    Essa automatização ajuda a otimizar o tempo de compra, visto que não é preciso o usuário esperar para entrar em contato com algum vendedor, o que também otimiza o tempo da sua equipe.

    12 – Tenha um processo de compra facilitado para o cliente 

    Dentro do ambiente virtual, possua um processo de compra facilitado para o cliente, isso vai reduzir a taxa de abandono de carrinhos.

    Podemos resumir um processo de compra facilitado em apenas exigir do usuário as informações necessárias para efetuar a compra e, durante o processo de compra, evitar banners, pop-ups, redirecionamentos de páginas e carregamento lento.

    Quando o usuário está prestes a fechar a compra, qualquer situação que o faça demorar para comprar ou atrapalhe seu processo de compra deve ser evitada.

    Ao evitar essas situações, a taxa de abandono, ou seja, usuários que selecionaram os produtos, mas desistiram de comprar, cai bastante, pois você o retém com atenção durante todo o processo de compra.

    13 – Analise e otimize seus resultados

    Os números não mentem, portanto, é sempre interessante comparar o volume de vendas e o faturamento do seu negócio a cada período estabelecido.

    As otimizações devem ser feitas conforme as análises dos números de todas as estratégias que estão em execução em seu negócio para vender mais, aumentar o faturamento e fazer com que ele cresça.

    Negócios precisam de acompanhamento e otimizações, caso contrário, o risco de estagnação é muito grande, até mesmo de prejuízos.

    Conclusão

    Este conteúdo aborda as principais ações que devem ser feitas para alavancar vendas, aumentar o faturamento e crescer seu negócio. Colocando em prática o que foi abordado, será possível vender mais.

    Não podemos esquecer de que negócios são pessoas trabalhando para atingir objetivos e promover algo que agrega de forma positiva nos clientes, portanto, o cliente deve estar em primeiro lugar.

    A fim de atingir mais clientes, torná-los fiéis e consequentemente vender mais, execute o que acabou de aprender.


    Isac Eugenio

    Redator SEO desde 2022 e copywriter desde 2021, trabalhei com diversos profissionais escrevendo para diferentes canais de comunicação, como Instagram, YouTube, TikTok, páginas de vendas, páginas de captura e blog de conteúdo. Atualmente, sou o redator SEO da Capsexpress.

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