Conteúdo gerado pelo usuário para suplementos (UGC) – Isso vende muito!

O conteúdo gerado pelo usuário (User Generated Content – UGC) é um tipo de conteúdo que, como o próprio nome já diz, é feito pelo usuário, e desse conteúdo os negócios precisam tirar o maior proveito possível. Afinal, nada melhor que os próprios consumidores para falarem bem de uma marca/negócio.

Conteúdo gerado pelo usuário para suplementos (UGC) - Isso vende muito

Para os suplementos, o conteúdo gerado pelo usuário é excelente para que mais pessoas se tornem clientes ao ver que outras pessoas que já consumiram seus produtos aprovaram e recomendaram, mesmo que por espontânea vontade.

Confira, de uma forma mais aprofundada, o que é o conteúdo gerado pelo usuário para os suplementos e como o seu negócio pode se dar muito bem com este tipo de conteúdo.

O que é o conteúdo gerado pelo usuário para suplementos

O conteúdo gerado pelo usuário para suplementos se trata de qualquer conteúdo que o usuário fez sobre a sua marca. Podem ser:

  • Imagens e vídeos;
  • Comentários;
  • Avaliações e depoimentos;
  • Tutoriais de uso e recomendações.

A grande vantagem do conteúdo gerado pelo usuário é a autenticidade que possui, afinal, são pessoas reais que compraram o seu produto, consumiram, aprovaram e agora realizam conteúdos positivos sobre ele.

Para os negócios de suplementos, o conteúdo gerado pelo usuário é essencial, afinal, imagine que um cliente seu poste um vídeo mostrando os resultados que obteve através do seu suplemento e diz no vídeo qual produto utilizou, ou então pessoas nos comentários das suas publicações nas redes sociais dizendo que o produto realmente funcionou e recomendam para atingir os objetivos desejados.

É excelente para transmitir mais credibilidade, confiança e, assim, fazer com que mais pessoas possam aderir ao seu produto.

Benefícios do conteúdo gerado pelo usuário para suplementos

Prova social que influencia diretamente na decisão de compra

Avaliações, vídeos e imagens reais de usuários como depoimentos funcionam como prova social para que outras pessoas comprem o suplemento. Assim, são provas que outros usuários podem conferir e certificar que o produto cumpre o objetivo.

Produtos que possuem avaliações de outros consumidores possuem taxas de conversão maiores que produtos que não possuem.

Engajamento elevado nas redes sociais

O conteúdo gerado pelo usuário para negócios de suplementos permite um engajamento maior das redes sociais do seu negócio, o que incentiva interações orgânicas cada vez mais. Quanto mais os consumidores compartilham conteúdos relacionados ao produto, seu negócio possui mais engajamento e, assim, o alcance das suas publicações é elevado.

Aumento da confiança e credibilidade

Consumidores confiam mais quando há opiniões e depoimentos de outros clientes em comparação com apenas anúncios tradicionais. Por esse motivo, o conteúdo gerado pelo usuário é excelente para transmitir confiança e credibilidade que aumentam as vendas do seu suplemento.

Como incentivar os clientes a criarem conteúdos gerados pelo usuário

Apesar de também ser um conteúdo espontâneo, como uma mensagem de WhatsApp agradecendo ou comentários em publicações do Instagram, é possível e bastante recomendado incentivar seus clientes a enviarem algum depoimento sobre o produto, como um vídeo abordando por que o suplemento foi bom e alguma mensagem de WhatsApp sobre o que o cliente achou do produto.

Crie campanhas de incentivo para obter conteúdos gerados pelos usuários para o seu suplemento

Criar campanhas de incentivo é uma excelente maneira de adquirir conteúdos gerados pelos usuários. Por exemplo, para um suplemento de musculação, peça aos clientes após a compra para enviarem um vídeo sobre como foi o uso do suplemento e, assim que o envio for realizado, você libera um cupom de desconto para a próxima compra.

Crie desafios

Os desafios também são ótimos para obter este tipo de conteúdo e se assemelham com o incentivo. Ao final, você entrega um cupom de desconto ou até mesmo um brinde para a próxima compra, como um frasco grátis do suplemento ou algum outro tipo de produto relacionado.

Levando em consideração também um suplemento de musculação, é possível fazer desafios como ganho de massa muscular em 30 dias e, após os 30 dias, o cliente compartilha um vídeo de depoimento e você entrega o desconto e/ou brinde na próxima compra.

Peça feedbacks

O ponto positivo em pedir feedbacks é que não há custo para você. Então, é possível solicitar ao cliente uma simples mensagem de texto contando como foi o uso do produto. Assim que ele enviar a mensagem pelo WhatsApp (por WhatsApp a conexão é maior), você compartilha ela nas redes sociais do seu negócio.

Como lidar com conteúdo gerado pelo usuário de forma espontânea

Os conteúdos gerados pelos usuários de forma espontânea, ou seja, que não foram solicitados, também são excelentes para o seu negócio. Isso porque é possível compartilhá-los nas redes do seu negócio.

Por exemplo, comentários positivos sobre o uso e até mesmo do suplemento podem se tornar publicações para o Instagram, como imagens, stories e reels.

O mesmo ocorre para outras plataformas, onde é possível também escrever conteúdos sobre o seu suplemento para o blog e colocar a print dos comentários positivos em um tópico “Veja o que falam do suplemento (seu suplemento)”.

É preciso usar a criatividade para fazer as publicações de conteúdos gerados pelos usuários. Assim, você não apenas posta o conteúdo em uma print, mas aproveita o engajamento gerado por este tipo de conteúdo.

Como lidar com conteúdos negativos gerados pelos usuários

Reclamações e insatisfações são passíveis de acontecer com alguns clientes, e isso não significa que seu negócio é ruim.

Quando o seu negócio é bem estruturado e possui produtos de alta qualidade, as insatisfações podem significar que falhas no atendimento se fizeram presentes, como em um pós-venda, que a entrega atrasou, dentre outras situações, como até mesmo que o produto não era o ideal para o cliente.

No entanto, comentários negativos realmente não são bons, mas, se você responder com jeitinho focando na resolução, a imagem que seu negócio vai transmitir para outros clientes será de excelência.

Um exemplo de mensagem de resposta para o Instagram é:

“Olá (nome do cliente), sentimos que a experiência não foi agradável e nosso foco é sempre fornecer aos nossos clientes as melhores experiências e o melhor atendimento. Pedimos desculpas e já te chamamos no direct para resolvermos o seu problema o quanto antes! Conte com a nossa equipe para o que precisar.”

Assim, você resolve o problema do cliente e transmite uma imagem de confiança e responsabilidade para os que estão prestes a comprar o seu produto.

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