Se tem algo que as pessoas mais consomem na internet é conteúdo. Sempre estamos checando nossas redes sociais, assistindo vídeos no YouTube, procurando avaliações de produtos e, resumindo, sempre estamos consumindo alguma informação através da internet, e isso se deve ao marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo está por trás do que faz pessoas possuírem um canal com muitos inscritos e visualizações no YouTube, muitos seguidores no Instagram, é o que faz com que sigamos aquela página no Instagram sobre um tema que gostamos, e também é o que faz com os usuários realizem compras na Internet.
O marketing de conteúdo está também além do entretenimento, está também por trás das vendas de um produto digital, um produto físico vendido por uma loja na internet, está por trás da captação de leads, está por trás de praticamente tudo o que consumimos e fazemos na internet.
O conteúdo é muito eficaz e é a maneira mais adequada de atrair clientes ao seu negócio através da internet.
Com o marketing de conteúdo vendas são concretizadas, leads são captados, o perfil do seu negócio torna-se relevante, gera-se visibilidade e proporciona altos benefícios ao seu negócio.
Hoje, um negócio que quer se destacar no mercado estando presente no digital precisa trabalhar com o marketing de conteúdo para vender, lucrar e crescer.
E aqui vai uma observação. Mesmo que você venda produtos físicos, sejam eles quais forem, o que vamos te mostrar aqui serve também para sua loja de produtos físicos e é altamente benéfico que você aplique o que irá aprender neste artigo.
Como você verá mais a frente, cada público tem problemas, dores e precisam de uma solução, e os produtos físicos, ao contrário do que muitos pensam, possuem públicos com dores, problemas e são a solução para este público.
Sumário
O que é marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste em criar conteúdo para sua audiência, publicar, engajar e ajudar quem consome, e através disso, vender.
Para isso o conteúdo precisa ser relevante, precisa ser valioso e impactar quem o consome. É dessa forma que você vai se destacar no mercado e vender mais.
Você deve criar conteúdos com base nas particularidades de sua audiência, deve impactá-las no momento em que mais precisam do seu conteúdo, ou seja, da sua ajuda.
Dessa forma seu público passa a ter uma visão positiva do seu negócio, afinal, você o ajudou no momento em que mais precisava e, se você conseguiu o ajudar de graça, imagina o que vai conseguir fazer com seu(s) produto(s)!
Portanto, se você deseja se destacar no mercado através do marketing de conteúdo, confira na leitura deste artigo como usar o marketing de conteúdo para se destacar no mercado.
Estude seu público
Conhecer seu público a fundo é o primeiro passo para se destacar no mercado.
Conhecendo seu público você sabe mais a fundo o que ele consome e pode oferecer isso em seus conteúdos.
Cada público possui suas particularidades, forma de se comunicar, interesses individuais e por aí vai. O que você precisa fazer é conhecer nos mínimos detalhes quais tipos de pessoas formam sua audiência.
É importante conhecer também as dores e os problemas deste público, ou seja, por que eles compram de você, o que você tem que soluciona os problemas deles e acaba de vez com as dores que possuem.
Isso é muito importante pois, se você não resolver nada, os mesmos vão para os concorrentes que resolvem o que precisam.
Então, por exemplo, se você trabalha no ramo de emagrecimento, o principal problema seria não conseguir emagrecer.
Já as dores, podemos destacar como exemplos:
- Não conseguir emagrecer sem passar fome;
- Não conseguir emagrecer sem deixar de comer;
- Não conseguir emagrecer sem realizar exercícios físicos;
- Não encontrar suplementos de emagrecimento eficazes;
- E outras.
Essas definições de problemas e dores é você que precisa conhecer do seu público, por isso você deve estudá-lo a fim de identificar o que estão passando e o que precisam, e aí partimos para o próximo item.
Estude as soluções para os problemas da sua audiência
O que sua audiência precisa para solucionar o problema dela?
É preciso saber quais as diferentes soluções que sua audiência precisa para entregar à ela em seus conteúdos (vamos abordar isso mais a frente).
Se seu público precisa de um direcionamento, é possível criar seus conteúdos com base neste direcionamento e vender a solução.
Mas… Posso dar a solução de graça sem perder vendas?
Pode sim, e isso é altamente benéfico.
Essa pergunta é bastante realizada por empreendedores que possuem produtos digitais, entretanto a diferença de consumir conteúdo de graça para comprar um produto é que ao adquirir um produto adquire-se também o passo a passo para chegar em tal objetivo, e isso não é fornecido pelos conteúdos gratuitos.
Em outras palavras, você pode criar conteúdo grátis do que você quiser, se quiser ensinar tudo o que sabe, você pode, mas no produto pago é que o cliente adquire o passo a passo de como chegar no objetivo final.
Trabalhe com diferentes formatos de conteúdo
As pessoas estão em diversas mídias digitais que possuem diversos formatos de conteúdo com propostas diferentes.
Um storie no Instagram, por exemplo, não possui o mesmo tamanho de um vídeo no YouTube. Portanto, não é possível fazer um vídeo para o storie no Instagram com uma longa duração, roteirizado, editado e afins.
Mas no vídeo do YouTube não se consegue o mesmo relacionamento de proximidade que se consegue em um storie no Instagram.
Cada rede social possui uma proposta, e para reter mais pessoas e se destacar através do marketing de conteúdo é necessário trabalhar com diversos formatos de conteúdo em diversas mídias digitais.
Abaixo listamos alguns exemplos:
- Vídeos no YouTube;
- Postagens de imagens no Instagram;
- Reels no Instagram;
- Stories no Instagram;
- Artigos para o site/blog do seu negócio;
- Postagens no Facebook (caso seu negócio esteja presente ativamente por lá).
159 milhões de pessoas utilizam as redes sociais diariamente no Brasil. E para fins informativos, no Brasil, as 3 redes sociais mais utilizadas são, em ordem:
- Google (o Brasil é o segundo país que mais o utiliza, apesar de não ser uma rede social e sim um mecanismo de busca, possuir um site/blog e criar conteúdos [artigos] é excelente para atrair público e se destacar);
- Facebook;
- YouTube;
- Instagram.
Trabalhe seus conteúdos com base no seu negócio, problemas e dores do seu público para apresentar a solução.
Seu conteúdo precisa estar alinhado com seu negócio, com os problemas e dores do seu público e, dessa forma, entregar a solução.
Você deve de fato ajudar as pessoas de forma gratuita, e isso destaca seu negócio.
Quando você ajuda alguém de graça, proporciona soluções para serem aplicadas, você impacta seu público no dia a dia e ele lembra de você.
O usuário que consumiu o conteúdo que o ajudou vai lembrar do seu negócio e vai querer o que você tem de mais valioso, ou seja, o que seu negócio tem para vender, e assim ele compra de você.
Quando recebemos ajuda lembramos de quem nos ajudou, quando se cria conteúdo relevante, este conteúdo impacta o usuário e o mesmo tende a consumir seus conteúdos cada vez mais, e assim você vai conquistando clientes, se destacando no mercado e também, vendendo cada vez mais.
Envie newsletter para seus leads
Trabalhar com captação de leads é outra forma de conseguir clientes e destacar seu negócio.
Uma newsletter é um boletim informativo enviado aos e-mails dos leads muito utilizado para resumir fatos relevantes do seu negócio, conteúdos que foram publicados, novidades, e outros em um período de tempo.
Pode ser enviado a cada semana, a cada certo número de dias, enfim.
A newsletter é outra forma de se relacionar com seus leads e aquecê-los para, por fim, comprar de você.
E claro, dessa forma você está trabalhando para destacar seu negócio, afinal, este é um relacionamento a mais que você cria com seus consumidores.
Trabalhe com iscas digitais
Se você é produtor ou afiliado de produtos digitais, trabalhar com iscas digitais é uma excelente forma de destacar seu negócio e vender mais.
Seja com e-books, mini curso grátis, curso grátis, infográficos… Oferecer uma isca digital de valor que realmente ajude seu lead em troca do contato do mesmo, é uma estratégia muito benéfica ao seu negócio.
Com as iscas você ajuda de graça seu lead e ainda capta o contato dele, assim você o aquece com seus conteúdos e, no final, oferece uma solução valiosa que, se ele a quiser, terá de passar o cartão.
Se seu trabalho for muito bom, você consegue possuir uma alta taxa de conversão dos leads que possui.
Então, resumidamente, a isca digital é outro conteúdo que, com o marketing de conteúdo bem feito, você consegue entregar este conteúdo para o usuário e em troca você ganha o email dele para manter contato.
Conclusão – Como usar o marketing de conteúdo para se destacar no mercado
Neste artigo você pôde conferir que o marketing de conteúdo possui o intuito de ajudar seu público para que no final ele venha a comprar de você.
Sua audiência bem como seus possíveis clientes são os fatores determinantes para conseguir destacar seu negócio, são eles que vão trazer uma boa avaliação para seu negócio, consumir seus conteúdos e comprar de você, e mais que isso, voltar a comprar de você.
O marketing de conteúdo está por trás de praticamente tudo o que consumimos na internet, e por isso você deve utilizá-lo para destacar seu negócio a fim de captar cada vez mais clientes, vender e lucrar mais.