Confira 10 práticas de email marketing para seguir e vender mais

Publicado por Capsexpress em

Imagem de email marketing, práticas de email marketing.

Vender através do email marketing é muito importante para trazer mais resultados ao seu negócio, o email é uma das ferramentas mais poderosas para vender, e aliar práticas de email marketing para vender mais é fundamental para que os emails atinjam o objetivo desejado.

Uma lista de email bem construída, com leads qualificados e perfeitamente funcional pode gerar ao seu negócio vendas e lucro.

Neste conteúdo você vai conferir boas práticas de email marketing para vender mais.

Email marketing para vendas

imagem com megafone saindo do email e homem sentado ao lado

Já sabemos que o email marketing é uma excelente ferramenta de vendas e está longe de morrer, à medida que o tempo passa, as pessoas continuam abrindo seus emails e tomando ações por lá.

Para quem busca vender mais a longo prazo, consolidação do negócio e clientes fiéis, utilizar o email marketing não pode ser uma opção, deve ser uma certeza.

Ao contrário do que pode parecer, o email é uma ferramenta muito influenciável, através de um simples email é possível tomar uma decisão.

Há vantagens no email marketing indispensáveis para qualquer negócio, confira algumas delas.

Vantagens do email marketing

Alcance

Com o email marketing é possível alcançar diretamente seus clientes no lugar que sempre chega notificações, o email.

Custo

O email marketing é uma das ferramentas mais poderosas para gerar conversões no marketing digital e, ao mesmo tempo, uma ferramenta relativamente barata, o que é necessário é pagar a assinatura da ferramenta de email e pronto, você já tem como captar leads.

Automatização

É possível configurar a ferramenta de email para enviar os emails em dias e horários específicos, além disso, é possível programar emails para serem enviados com base em compras, cliques e inscrições.

Métricas

É possível (e essencial) acompanhar as métricas da sua campanha de email marketing, como cliques, conversões, taxa de abertura e ROI.

Essas métricas são essenciais para realizar otimizações em sua campanha com o passar do tempo.

Lucro

Por ser uma ferramenta de baixo custo, ao atingir bons leads qualificados, as conversões acontecem e obtém-se lucro.

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    10 Práticas de email marketing para vender mais

    Imagem email com ímã.

    1 – Texto atraente

    O texto do seu email deve ser atraente ao usuário, portanto, nada de blocos de textos com linguagem técnica, exceto caso seu público já possua conhecimento e seu nicho aborde linguagem técnicas.

    Mas, em geral, o texto precisa ser atraente de forma que o usuário leia e continue nele, para isso, utilize a quebra de parágrafos, termos de fácil entendimento e escreva como se estivesse falando para um conhecido.

    2 – Linhas de assunto chamativas

    A linha de assunto nada mais é que o assunto do email. Quando você envia um email para alguém e escreve no “assunto” o que vai ser abordado, esta é a linha de assunto.

    Para escrever boas linhas de assunto para os seus emails, pense que o email vai chegar como uma notificação no celular do usuário e, quando ler o assunto, será o momento decisivo para a abertura, caso contrário o usuário não vai ler seu email.

    Abaixo listamos alguns exemplos de linhas de assunto chamativas que estimulam o usuário a abrir os emails. Confira.

    • [Revelado] Como fazer (promessa) sem passar por (dificuldades)
    • Faça (promessa) de forma profissional seguindo estes passos 
    • 5 técnicas infalíveis para (promessa)
    • 6 formas de contornar esses desafios bastante comuns

    É importante destacar que as “promessas” e “dificuldades” são particulares de cada nicho.

    3 – Personalize o email com o nome do lead

    Personalizar o email com o nome do lead é uma das formas de gerar mais conexão através do email marketing.

    Não é preciso digitar nome por nome em cada email, afinal, uma das vantagens do email marketing é a automatização, basta inserir o campo nome no formulário de captura do email do usuário, e ao escrever o nome, colocar, conforme a ferramenta de email utilizada, o [nome] do lead.

    4 – Responsividade

    A responsividade é outra prática de email marketing para vender mais. Por mais que as pessoas, em sua grande maioria, abrem os emails pelo celular, ainda há as que abrem pelo computador.

    Perder possíveis vendas não é algo desejado, portanto, ao criar o layout do seu email, certifique-se de que seja responsivo tanto para dispositivos móveis como para desktop.

    Seu email precisa funcionar tanto em computadores como dispositivos móveis.

    5 – Faça testes

    Faça testes de horários e dias para disparar os emails, isso é muito importante para a obtenção de melhores resultados em suas campanhas.

    Acontece que há melhores horários e dias para enviar os emails, porém varia de público para público. Portanto, faça testes enviando emails em dias e horários diferentes, depois compare os dias e horários que obtiveram melhores resultados, como taxa de abertura, cliques e até mesmo conversões se possível.

    Atente-se que não basta apenas ter uma boa taxa de abertura, é preciso que o usuário realize o que o email pede, portanto, se em algum resultado do seu teste, em um determinado dia e horário seus emails obtiveram menor taxa de abertura, porém maior realização da ação, isso deve ser levado em consideração.

    6 – Não escreva o assunto com todas as letras maiúsculas e evite usá-las no email

    Usar palavras com todas as letras maiúsculas, principalmente no assunto do email, é um grande erro que muitos cometem no intuito de chamar a atenção do usuário e fazer com que abra o email.

    É um erro porque quando se utiliza palavras escritas em letras maiúsculas, a plataforma de email do lead, principalmente o Gmail (serviço de email da Google), entende que o email é SPAM, ou seja, um email indesejado, não solicitado pelo usuário, golpes, conteúdos irrelevantes e outros.

    Dessa forma o email cai na caixa de “SPAM” e muito dificilmente o usuário vai conferir essa caixa de SPAM.

    Portanto, cuidado com as palavras escritas com todas as letras maiúsculas.

    7 – Evite palavras que remetem à venda

    Outra boa prática muito importante é evitar palavras que remetem diretamente a venda no assunto do email, palavras essas como “promoção”, “desconto”, “aproveite agora”, e outras.

    Isso porque, como no item acima, a plataforma de email entende que é um email SPAM e não envia a notificação do email ao lead.

    8 – Utilize imagens, mas sem que o usuário dependa delas para o entendimento do email

    É muito importante utilizar imagens como elemento visual para deixar o email mais atrativo, porém, elas não podem ter a finalidade de dar clareza ao conteúdo do email porque pode ocorrer de algumas plataformas de email dos leads não carregarem a imagem, então o email não vai fazer sentido.

    9 – Sempre deixe disponível a opção de descadastramento

    A opção de descadastramento é onde o lead clica para se desinscrever da sua lista de emails e não receber mais emails seus. 

    Além de uma boa prática, é obrigatório para todos os negócios que trabalham com lista de emails. Também não é bom para os negócios forçar uma relação com um lead que não quer receber seus emails por qualquer motivo.

    10 – Insira CTA em seus emails

    O CTA é a chamada para ação, portanto, é a ação que você deseja que o lead tome.

    Nos emails a chamada para ação é importante para instigar os leads a realizarem as ações, podem ser ações como ler um artigo de blog, assistir a um vídeo no YouTube, conferir uma postagem nova no Instagram e outras.

    Com isso, quando chegar o momento da venda os leads já estarão mais aquecidos para tal.

    Conclusão

    As boas práticas de email marketing para vender mais que você conferiu neste conteúdo são essenciais para que suas campanhas de email atinjam o objetivo desejado e, claro, para obter mais vendas.

    O email é uma excelente plataforma para vender, e ficar fora dela não é uma opção, como você conferiu, há diversas vantagens em utilizar o email marketing em seu negócio.

    Categorias: Marketing

    Capsexpress

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