8 erros comuns para você NÃO cometer ao iniciar um negócio de suplementos com marca própria

Você já errou? Uma pergunta óbvia, todos já erramos e continuamos errando e, mais ainda, aprendendo. No entanto, buscar a minimização dos erros é fundamental, visando sempre quem já errou para não fazer igual. Nesse conteúdo, você vai descobrir 8 erros para não cometer ao iniciar o seu negócio de suplementos com marca própria.

Se a gente listou, é porque acontece e não queremos que você se dê mal em seu negócio, então, NÃO cometa estes erros em hipótese alguma.

1 – Não aprofundar na pesquisa de mercado

Até poderíamos colocar “Não realizar pesquisas de mercado”, porém, quem não faz pesquisa de mercado para começar um negócio não deve nem começar.

O que acontece em alguns empreendedores é possuir uma certa resistência ao aprofundamento da pesquisa de mercado por achar que informações básicas são o suficiente, mas o contrário é o que acontece na prática.

Uma pesquisa de mercado bem aprofundada pode abrir visões amplas sobre o cenário atual e gerar ideias para entrar com o pé direito no mercado de suplementos com marca própria.

Ainda, o aprofundamento na pesquisa de mercado proporciona tomadas de decisões mais claras e objetivas, pois traz informações relevantes sobre o nicho de atuação, público, tickets cobrados, tendências e muitas informações valiosas.

Dessa forma, não aprofundar na pesquisa de mercado é um erro que pode custar caro. Mesmo que o seu negócio dê certo, você terá investido mais recursos e terá bastantes retrabalhos na estruturação do seu negócio ao longo do tempo de operação para atingir os resultados em tempos superiores quando comparado com uma pesquisa aprofundada.

Lembre-se: tempo é dinheiro e informações são ouro.

2 – Subestimar a concorrência

Você vai subestimar alguém que tem mais tempo e experiência de mercado que você? É o mesmo que um aluno subestimar o seu professor, porém em uma visão mercadológica.

Você não deve bater palmas para a concorrência, muito menos adorá-la, porém, a concorrência corresponde à modulação do mercado que você está entrando com o seu suplemento de marca própria, e o seu objetivo é passar na frente dos concorrentes que estão há mais tempo que você, já passaram por situações que você vai passar, já possuem público e experiência.

Portanto, para se destacar da concorrência é preciso olhar para ela e analisar o posicionamento que possuem para que você inove, nunca com a ideia de fazer igual.

Não entre no mercado achando que sabe de tudo. Pesquisas e aprofundamentos são necessários, testes e acompanhamentos também. Iniciar um negócio é também ter a humildade de entender que precisa buscar sempre o conhecimento. Assim que é possível possuir posições de destaque.

No entanto, não é se inferiorizando que as coisas vão funcionar. A partir do momento que você coloca seus concorrentes em um pedestal inalcançável, é claro que as coisas vão dar errado.

O que precisa ser feito é não duvidar da concorrência, acompanhá-la no mercado e sempre buscar fazer diferente e melhor.

3 – Focar em um preço baixo para vender muito

O que vende muito é posicionamento, qualidade, reconhecimento de marca, estratégias nas áreas operacionais e a identidade do seu negócio. O preço só se torna uma questão de quão maiores são os algarismos diferentes de zeros à esquerda e à direita da vírgula.

Mas sim, no início talvez você precise abaixar os valores, mas não é pautar o seu negócio em números baixos que vai fazer seu suplemento de marca própria vender muito. Pelo contrário, há público para tudo, e conhecer o seu e os custos da sua empresa é fundamental para precificar corretamente.

Novamente, há momentos em que o preço precisa ser mais baixo para atrair clientes, mas fazer isso por achar que as coisas vão dar certo é ter a faca e o queijo na mão e não usar.

4 – Não ouvir os consumidores

Lançar algo no mercado e não escutar os feedbacks dos consumidores é péssimo. Porém, antes de criar o seu suplemento com marca própria, é preciso ouvir o que os consumidores do mercado estão dizendo para entender como um produto novo poderia ajudá-los.

Ainda, após o lançamento, dar atenção ao que dizem sobre o seu produto é fundamental para aprimorar seu negócio e sempre trazer o seu público para mais perto do seu negócio.

Lidar com feedbacks é uma característica importante que todo empreendedor deve possuir e, mais ainda, fazer dos feedbacks oportunidades de avanços para o negócio é essencial para qualquer empresa crescer, se destacar e vender cada vez mais.

5 – Lançar muitos produtos de uma vez só

Quem começa no mercado de suplementos de marca própria, principalmente como sendo o primeiro negócio, não deve cair no erro de achar que investir um capital pesado em uma extensa linha de produtos vai trazer resultados.

Na verdade, é muito pelo contrário. Não há um reconhecimento de marca forte, o que é adquirido com investimento e tempo, a comunicação com o público está sendo definida e, mais ainda, as pessoas estão começando agora a conhecer o negócio.

Dessa forma, realizar um grande investimento em produtos faz com que a marca se perca em meio ao público diverso, mesmo que do mesmo ramo, levando a um sobrecarregamento e números que precisam ser alcançados rapidamente para cobrir o investimento, mas que não serão.

Focar em um produto ou dois é muito melhor, pois há mais capital para investir no marketing destes dois produtos, do seu negócio e ainda é possível desfrutar de um fôlego maior para agir nas operações e escalar o negócio com mais fluidez.

6 – Fazer o mais do mesmo

Como dito anteriormente, é preciso inovar, não fazer igual. Mas quando se trata do mercado de suplementos de marca própria, é possível que muitos empreendedores iniciantes do ramo caiam na rede do mais do mesmo e fiquem presos nela.

Isso porque, ao pensar que como o concorrente está vendendo muito, basta copiar o posicionamento e afins para promover o produto.

No entanto, empresas possuem identidade, e a identidade do concorrente está consolidada e funciona para os clientes dele, já a de um negócio que está começando está ainda em fase inicial em tudo, e começar com uma identidade própria é fundamental para atrair mais clientes.

Pense que, se você faz o mais do mesmo, então não há nenhum diferencial. Portanto, não há motivos para alguém comprar o seu produto.

7 – Não dar atenção ao pós-venda

Vender é excelente e vender é preciso, mas tão importante quanto vender é a relação com os consumidores após vender, pois é um pós-venda eficaz que vai fazer com que o seu público fique satisfeito caso haja alguma intercorrência.

Já viu alguém falando de uma empresa assim: “Comprei o produto tal e não chegou a tempo, mas de prontidão a empresa resolveu o meu problema e tudo deu certo”? Este tipo de comentário transmite confiança a novos compradores.

Por outro lado, comentários como: “Comprei o produto tal e não chegou no tempo esperado, a empresa não me respondia e não me dava informações, não recomendo” apenas fazem com que novos clientes pensem em não comprar e acabem por não comprar mesmo.

Portanto, um pós-venda é essencial para intercorrências e suporte ao cliente. Negligenciar isso vai fazer o seu negócio sentir os efeitos no médio a longo prazo e será um GRANDE trabalho para consertar a reputação da empresa, se é que será possível consertar.

8 – Ignorar o marketing digital

Você investiu dinheiro em seu suplemento de marca própria, fez cálculos, análises de viabilidade. Portanto, isso mostra o seu comprometimento com o seu negócio e a seriedade que possui. No entanto, grave o que vamos te dizer: Não existe empresa séria que não investe em marketing digital.

Pois bem, as pessoas estão na internet a todo momento, ignoram cartazes na rua, jogam cartões de visita fora sem ao menos ler ou os deixam no carro jogados em qualquer canto, não dão atenção aos outdoors, mas sempre estão bombardeadas de informações e piscando soluções para seus problemas na internet. Você quer ficar fora disso?

Pois então, é preciso investir em marketing digital e fazer planejamentos de campanhas, estratégias e estudar os elementos que compõem o marketing do seu negócio para tirar o maior proveito e possuir um reconhecimento de marca acelerado e sempre rumo à solidificação do seu nome e destaque dos diferenciais que possui.

Fazer publicações por fazer todos fazem, mas possuir uma estratégia por trás é a ideia do sucesso do marketing digital das empresas.

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