Vender através de site próprio ou marketplace? Confira qual o melhor

Publicado por Capsexpress em

Para empreender no ramo de produtos físicos e vendê-los na internet, muitas lojas virtuais possuem os próprios sites enquanto outras vendem através de marketplaces. A verdade é que ambos vendem, então, utilizar site próprio ou marketplace para vender?

Fato é que os marketplaces são gigantes quando o assunto é vender, por exemplo, se você realizar uma pesquisa em seu navegador sobre um determinado produto, os primeiros resultados após os anúncios serão de marketplaces.

Fato é que os marketplaces são gigantes quando o assunto é vender. De acordo com uma pesquisa realizada pela Americanas, 76,4% dos lojistas que aderiram aos marketplaces viram suas vendas aumentar.

Por outro lado, possuir um site próprio como canal de vendas é fundamental e excelente para vender seus produtos online, afinal, ele transmite credibilidade, confiança, é o seu negócio no ambiente digital e contribui bastante para o posicionamento de marca do seu negócio.

Site próprio x marketplace

Para contextualizar, um site próprio é seu e possui o domínio do seu negócio, enquanto um marketplace é uma plataforma que recebe vendedores para venderem os produtos por lá, e a cada venda realizada o marketplace ganha uma porcentagem.

Exemplos de marketplaces são Mercado Livre, OLX, Amazon, eBay e Shopee.

Enquanto um site próprio permite personalização total da sua loja virtual, no marketplace fica-se limitado às opções da plataforma, que por muitas vezes possui um layout padrão.

Em seu site também é possível selecionar os meios de pagamentos disponíveis aos clientes, já em um marketplace deve-se utilizar apenas os meios da plataforma.

Conhecendo o outro lado da moeda, marketplaces, apesar de reterem uma taxa da porcentagem do valor da venda, neles se concentram pessoas já interessadas pelo produto e que possuem a consciência de compra definida, ou seja, estão prontas para comprar.

Logo, em marketplaces, a quantidade de pessoas conscientes que realizam pesquisas quando já estão prontas para passarem o cartão é muito maior.

Em um site próprio, é preciso atrair e reter público, além de que, lojas virtuais concorrem diretamente com grandes marketplaces e lojas já consolidadas na internet.

Para exemplificar, quando um usuário pesquisa por “mesa de centro” no Google, os primeiros resultados após os anúncios são de lojas já consolidadas, com muito tempo na internet, e também de marketplaces.

Exemplo de pesquisa mesa de centro no Google, comparando site próprio ou marketplace.
Exemplo 2 de pesquisa mesa de centro no Google, comparando site próprio ou marketplace.

Mas… Por que isso ocorre?

O Google mostra os primeiros resultados de marketplaces e lojas já consolidadas porque nelas há uma grande concentração de pessoas que compram por estes sites há muito tempo, logo, o Google entende que são resultados mais próximos à busca do usuário.

Para uma loja virtual que não possui muito tempo de internet e baixa concentração de pessoas quando comparada aos grandes varejistas e marketplaces, é muito difícil subir no ranking de pesquisa, então, os anúncios se tornam uma alternativa para realizar mais vendas.

Isso porque, quando o usuário pesquisar por um produto que seu negócio vende, é possível que seu anúncio, quando bem feito e bem otimizado, apareça nas primeiras posições.

Vantagens e desvantagens de vender com site próprio e marketplace

Vantagens de vender com site próprio

  • Controle total: Possibilidade de criação e personalização da identidade visual e branding;
  • Lucro maior: Maior margem de lucro por venda, visto que não é necessário pagar taxa por venda;
  • Relacionamento com o cliente: Possibilidade de comunicação com o cliente pela coleta de dados como e-mail e WhatsApp.

Desvantagens de vender com site próprio

  • Concorrência: Alta concorrência com outras lojas e marketplaces, fazendo-se necessário investimento em anúncios;
  • Operacional: Operação mais complexa devido ao fato de tudo ocorrer em seu site, precisando de manutenção e atualizações mais periódicas.

Vantagens de vender em marketplaces

  • Anunciar e pagar quando vender: É possível anunciar dentro do marketplace e pagar apenas quando vender;
  • Público consciente: Maior concentração de pessoas com a consciência de compra definida, possuindo mais chances de vender;
  • Visibilidade dos produtos: Maior possibilidade dos produtos aparecerem nos resultados de buscas;
  • Facilidade de uso: Estrutura pronta para uso, basta realizar o cadastro da loja, dos produtos e vender.

Desvantagens de vender por marketplaces:

  • Taxas: Por cada venda realizada é preciso pagar uma taxa ao marketplace, o que diminui o lucro;
  • Dependência: Fica totalmente dependente do marketplace, então, mudanças nas políticas de uso, aumento de taxas e outros terão de ser aceitas;
  • Limitação de controle: Comunicação rasa com o cliente sem possibilidade de coleta de dados para um relacionamento prolongado, layouts das páginas padrão.
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Então… Vender através de site próprio ou marketplaces?

Primeiramente, se você possui capital para investir em um site próprio e em anúncios no Google ADS, excelente, você deve criar e utilizar o site do seu negócio como canal de vendas.

Se você não possui capital para criar um site e investir em anúncios, começar com os marketplaces é uma excelente opção, e para ambos os casos, é preciso trabalhar com marketing digital para o seu negócio.

Contudo, o ideal é vender através do site próprio do seu negócio e também através de marketplaces. Isso porque, ao vender por ambos os canais, seu volume de vendas é maior.

As pessoas que já iam comprar pelo seu site vão comprar por ele, e há outras que compram apenas em marketplaces, e neles você consegue vender diretamente para pessoas que já possuem consciência de compra do produto.

Razões para vender em seu site próprio e também em marketplaces

Maiores possibilidades

Ao vender em ambos, há a redução da dependência de um só canal de vendas, permitindo maiores possibilidades de alcance de público em ambos os canais.

Captação de contatos

É possível vender e captar contatos de clientes com um site próprio e, ao mesmo tempo, vende para clientes sem a possibilidade de captar seus contatos.

Isto é excelente pois, ainda que haja pessoas comprando que não deixam o contato para relacionamento pós-venda, está entrando dinheiro e a reputação da sua loja no marketplace aumenta, com isso, novas e mais pessoas por lá vão comprar.

Maior alcance

O alcance é ampliado devido à possibilidade de atingir mais pessoas que compõem o público do seu negócio, onde uma parcela está nos marketplaces e a outra precisa ser atraída para o site, que, ainda assim, é um ótimo canal para vendas.

Investimento apenas para o site

Este talvez seja um dos benefícios que, aliado aos outros, mostra que vender concomitantemente em marketplaces como em seu site próprio é a escolha ideal.

Pense, se você pudesse vender seus produtos em uma plataforma que já possui o seu público consciente para compra e apenas paga uma taxa por venda enquanto atrai pessoas e vende para elas em seu site, seria ótimo, não? Pois este é um dos grandes benefícios de vender em ambos os canais.

Ou seja, enquanto se aproveita o marketplace que contém uma parcela do seu público de forma consciente, em massa, paga uma taxa por venda e realiza anúncios dos seus produtos dentro da plataforma e só paga quando vender, ainda continua vendendo em seu site.

Categorias: e-commerce

Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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