6 Estratégias eficazes para validar uma ideia de negócio

Imagem de lâmpada - Validar ideia de negócio.

Quando uma ideia de negócio vem à mente, é preciso estudá-la e trabalhar nela para verificar se é viável ou não, ou seja, é preciso validar uma ideia de negócio antes de investir nela.

Quem nunca pensou em uma ideia de negócio? Por vezes estamos fazendo algo e uma ideia surge em mente, ou então presenciamos algum fato que faz uma lâmpada acender em nossa cabeça e pode ser que dali venha muito dinheiro.

Contudo, as ideias de negócios podem ser viáveis ou não, mas antes é preciso verificar por completo essa viabilidade para, posteriormente, investir.

O que é uma validação

A validação é a verificação se algo vai funcionar conforme o esperado e o que há em mente, portanto, é o momento de conferir se a sua ideia possui sentido sair do papel ou não.

Ao possuir uma ideia de negócios e lapidar ela, é preciso seguir estratégias para validar a ideia de negócio porque é somente assim que o capital não será investido às cegas.

Conheça os benefícios principais em validar uma ideia de negócio

Redução de riscos financeiros

Ao validar uma ideia de negócio, primeiramente é evitado um investimento que não resultaria em retorno e, em seguida, caso a ideia seja viável, é possível identificar onde mais quantidade de capital vai precisar ser destinada.

Assim você evita perder dinheiro com uma ideia que não traria retorno ou sabe exatamente onde e quanto investir para fazer o negócio começar com o pé direito.

Identificação de demandas

Ao possuir uma ideia de negócio, ela precisa suprir demandas que os consumidores terão.

Quando estratégias para validar uma ideia de negócio são traçadas, é possível identificar se a demanda realmente existe, quais demandas existem, se será possível suprir elas, como suprir e quanto vai custar.

Pode ser que uma ideia venha à mente, mas a demanda para ela nem existe, ou seja, é muito baixa, muito nichada, não compensando o investimento.

Economia de tempo

Nos negócios, tempo é dinheiro. Ao validar uma ideia de negócio, o tempo é economizado porque durante a validação são identificadas falhas e como as contornar.

Logo, desde o início do negócio (caso seja viável), muitas falhas são evitadas e contornadas, economizando tempo.

Outro fator que contribui para a economia de tempo é a possibilidade de enxergar o que será preciso fazer para atingir o resultado esperado, assim, é possível otimizar antes de começar o negócio, reduzindo o tempo para atingir o resultado esperado.

Problema e solução

Sempre que um negócio é criado, ele é criado para resolver problemas que pessoas possuem e estão dispostas a pagar para obterem a resolução.

Quando é feito um trabalho para confirmar a viabilidade da ideia de negócio, é possível identificar se realmente as pessoas possuem aquele problema e se estão dispostas a pagar para o resolver.

Todo negócio sólido no mercado passou por uma validação prévia antes de sair do papel.

É preciso, portanto, atentar ao problema principal, estudá-lo e conferir se a solução proposta na ideia de negócio é viável ou não e se realmente as pessoas pagariam por ela.

Aqui fica uma orientação valiosa e muito importante, não pense logo de início na solução do problema, pense no problema, assim é possível realizar de forma eficaz a validação da ideia.

Como validar uma ideia de negócio com 6 estratégias

1 – Faça uma pesquisa de mercado

Nada melhor para entender em qual mercado sua ideia faz parte do que estudar este mercado.

Uma pesquisa de mercado tem a finalidade de entender a demanda, a concorrência e até mesmo as tendências para o futuro da sua ideia de negócio.

O mercado é um lugar altamente competitivo, pois os consumidores que o compõem estão cada vez mais exigentes, portanto, não é qualquer ideia que vai vender.

Inovar é importante para entrar no mercado, portanto, oferecer mais do mesmo não vai funcionar. 

Dizemos isso porque pode ser que sua ideia seja excelente, mas, dependendo, ela já esteja no mercado.

2 – Procure oportunidades no mercado

O mercado está repleto de oportunidades e lacunas não preenchidas que a sua ideia de negócio pode aderir.

Sua ideia de negócio pode aproveitar alguma oportunidade e utilizá-la para fazer dinheiro.

Quando oportunidades são buscadas, a visão amplia e novas ideias podem vir à mente, ou pode ser que você agregue a sua ideia algo a mais que vai fazer sentido tirar do papel.

3 – Conheça o público que vai comprar do seu negócio

Você só vai ganhar dinheiro se o seu negócio vender para alguém, por isso é importante conhecer o público que vai comprar do seu negócio.

Uma orientação excelente é criar uma persona, ou seja, o cliente representado na forma mais perfeita possível.

Pessoas possuem interesses, dores e desejos, mas todas compram por um simples motivo, a necessidade.

Estude os seguintes tópicos do seu público:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Renda;
  • Estado civil;
  • Local onde mora;
  • Interesses;
  • O que consomem na internet.

Estes são os tópicos principais para estudar e entender seu público antes de oferecer uma solução para o problema que possuem, e ao validar uma ideia de negócio, é preciso levar em conta o público comprador.

4 – Estude o produto ou serviço

O produto ou serviço que você vai vender precisa estar conforme a demanda da ideia e precisa atender às expectativas do usuário.

Estudar o produto ou serviço consiste em fazer uma análise detalhada de custos, composição, produção, resultados esperados e prazo para entrega.

Se possível, desenvolva um protótipo do produto para ver como ele vai se comportar durante o uso (dependendo da natureza dele).

Na grande maioria das vezes, fabricar um protótipo sai caro, então, faça o máximo possível nas análises teóricas e estude a fundo o produto.

5 – Identifique pontos fortes e fracos na ideia

A identificação dos pontos fortes e fracos trarão uma visão aprofundada, sendo possível propor melhorias, realizar descartes de ideias, elementos e ações que não trarão resultados.

Deste modo, os pontos fortes e fracos auxiliam bastante ao validar uma ideia de negócio porque promovem um conhecimento sobre o negócio, problema que vai ser solucionado e como vai ser solucionado.

Além disso, eles também dirão até quando sua ideia precisa ser lapidada, afinal, muitos pontos fracos poderão trazer mais dores de cabeça e prejuízo.

Assim, melhorá-los será altamente benéfico. 

6 – Descubra o investimento inicial que precisará ser realizado

Começar um negócio necessita de investimento, e para validar uma ideia de negócio, uma das ações fundamentais é descobrir o investimento inicial que vai precisar ser realizado para operar o negócio.

Para descobrir o investimento inicial, coloque na ponta do lápis:

  • Custos de produção;
  • Custos de logística;
  • Custos de fabricação;
  • Custos de matéria-prima;
  • Custos de marketing;
  • Custos administrativos;
  • Outros custos que dependem do negócio.

Lembre-se de que cada negócio é único e os custos iniciais dependem de diversos fatores.

O ideal é você mapear durante a validação da viabilidade da sua ideia de negócio os custos iniciais para colocar ele em operação.

Considerações finais

Validar uma ideia de negócio é crucial para conferir a viabilidade da retirada dele do papel.

Sem realizar essa conferência de viabilidade, você pode perder muito dinheiro e passar por muitas frustrações, afinal, uma ideia que não possui viabilidade é uma ideia que, ao ser implantada, trará prejuízos.

Neste conteúdo, você pôde conferir 6 estratégias para validar uma ideia de negócio que precisam ser realizadas.

Se este conteúdo foi útil, se inscreva em nossa newsletter. Em seu email você vai receber orientações importantes sobre negócios e poderá utilizá-las para colocar mais dinheiro em seu bolso, e mais, é de graça.

Sua inscrição não pode ser salva, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida

Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro do que acontece no CapsBlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima