Como fidelizar clientes? 6 estratégias para tornar seu cliente fiel

Publicado por Capsexpress em

Imagem fidelizar clientes.

Melhor que um cliente novo é o mesmo cliente comprando mais vezes em seu negócio, certo? Fidelizar clientes é tão importante quanto trazer novos clientes ao seu negócio, afinal, o mesmo cliente voltando somado a novos clientes que entram possui como resultado um faturamento maior.

Alguns empreendedores iniciantes se preocupam apenas com a venda direcionando toda a visão para ela, o que é importante, sem dúvidas, porém, fidelizar os clientes é uma ação que deve ser praticada, ou seja, além de vender para uma pessoa é preciso possuir estratégias que faça com que você venda para essa mesma pessoa novamente.

A venda, além de ser a maneira com que seu negócio continua operando, é uma oportunidade para lucrar mais através da fidelização do cliente.

As pessoas consomem o mesmo produto/serviço mais de uma vez, alguns mais rápidos, outros não, mas consomem.

Por exemplo, quem compra um suplemento vai continuar fazendo o uso deste suplemento, mas para isso é preciso, além de funcionar, fidelizar o cliente, e isso é feito através de estratégias que você vai conferir neste conteúdo.

Benefícios de fidelizar clientes

Beneficios de fidelizar clientes.

Cross sell e Up Sell eficaz

O crosssell e o upsell, ao fidelizar clientes, podem ser feitos mais vezes e com menos resistência por parte do cliente, isso porque ele sempre vai retornar ao seu negócio e como já vai possuir conhecimento prévio da qualidade do que você entrega, será mais fácil vender mais de um produto por vez ou um produto mais caro.

Receita recorrente

A receita se torna recorrente ao fidelizar clientes porque eles sempre vão voltar para comprar de você, logo, dinheiro estará entrando dos mesmos clientes e de novos clientes que conhecerão seu negócio.

Visibilidade ao seu negócio

A visibilidade proporcionada ao seu negócio é maior quando você consegue fidelizar clientes, isso porque potenciais clientes confiarão em seu negócio, visto que sempre há pessoas comprando, seja físico ou digital.

Além disso, as pessoas podem indicar seu negócio para outras, proporcionando novos clientes.

Como fidelizar clientes em seu negócio através de 6 estratégias eficazes

Imagem de cliente fidelizado.

1 – Ofereça um atendimento excepcional

O atendimento proporcionado aos consumidores é o principal para fidelizá-los. Ninguém compra novamente com a mesma pessoa se ela foi tratada com descaso, desatenção, de forma ríspida ou de “qualquer maneira”.

As pessoas precisam se sentir valorizadas para retornarem a passar o cartão, e principalmente por estarem comprando, ou seja, trocando o dinheiro delas por algo, é preciso possuir um atendimento excepcional.

A atenção proporcionada bem como a educação são fatores muito importantes para a fidelização dos clientes, além de gostarmos de ser ouvidos, gostamos de ser tratados de forma educada, são duas coisas já “do ser humano”, somos assim.

Não trate seus clientes sem atenção e sem educação, se não puder dar uma atenção naquele momento, peça a ele para aguardar um momento, se for demorar, explique a situação, deixe o seu contato, se for por WhatsApp, por exemplo, visualize a mensagem quando estiver com um tempo só para respondê-lo e prosseguir com o atendimento.

Outro ponto é, se você não estiver em um dia bom, estiver cansado ou com algum problema que te faça sentir para baixo (é normal, somos seres humanos e nem todos os dias estamos nos 100%), entenda que seu cliente não sabe dos seus problemas, trate-o da melhor forma possível.

Apesar de sermos seres humanos, não podemos jogar o que sentimos em alguém que não possui nem ideia do que estamos passando.

Por outro lado, se o seu cliente se exaltar por algum motivo, como algum problema que o produto comprado apresentou, fique calmo, ouça seu cliente e procure resolver o que ele precisa da melhor maneira possível.

2 – Seja transparente

A transparência com o cliente é muito importante para a satisfação dele e para a integridade do seu negócio.

Não empurre algo para o cliente que ele não precisa, se ele perguntar algo sobre o que está procurando, responda honestamente, mesmo que o que você tem não vai solucionar o problema dele, assim ele voltará em seu negócio para comprar quando precisar de algo que você oferece.

Outra coisa a não se fazer é passar informações que só vão agradá-lo, nem tente vender o que ele não precisa, pode até funcionar, mas ele vai se decepcionar porque quando for utilizar, vai ver que não era aquilo que precisava.

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3 – Ofereça cupom de desconto

Todos gostamos de pagar menos em algo que queremos ou precisamos, e essa é uma ótima maneira de fidelizar clientes em seu negócio.

Assim que um cliente realizar uma compra em seu negócio, seja na internet ou presencial, ofereça um cupom de desconto para ser utilizado na próxima compra.

Dessa forma, quando o cliente precisar de algo que seu negócio vende, irá optar por comprar de você porque vai receber desconto.

Atente-se que cupom de desconto não é para gerar prejuízo ao seu negócio, pelo contrário, então ofereça uma porcentagem que não será prejudicial no faturamento.

4 – Ofertas exclusivas para quem já é cliente

As pessoas que compõem a carteira de clientes que sempre retornam são muito importantes, e neste momento estamos falando de clientes que são fiéis, mas como você não quer perdê-los, é preciso fazer com que continuem comprando de você.

Por isso, proporcionar ofertas exclusivas para quem já é cliente é uma boa estratégia para continuar mantendo esses consumidores em seu negócio, isso faz com que se sintam especiais e únicos.

Ofertas exclusivas seriam, por exemplo, um desconto maior, combo exclusivo, promoções com condições de pagamentos especiais, maior prazo de parcelamento, e, em suma, o que seu negócio puder fazer com exclusividade para seus clientes fiéis.

5 – Entregue brindes

Brindes são ótimos para estimular o cliente a comprar novamente, pois transmitem a sensação de atenção com o cliente ao oferecer algo a mais.

Mas muita atenção, os brindes devem condizer com os produtos comprados, então não entregue um brinde que não faz parte do que seu cliente comprou.

Por exemplo, não entregue uma blusa masculina como brinde em uma compra de roupas femininas. Outro ponto muito importante é que os brindes não devem ser caros para não diminuir significativamente o lucro proveniente da venda.

6 – Acompanhamento pós-venda

O pós-venda é extremamente importante para a satisfação do seu cliente, além de que o contato com ele não acaba quando a venda finaliza.

Seu cliente pode precisar de você após a venda para resolver algum problema sobre o produto ou sanar dúvidas, portanto, é seu dever atendê-lo após a venda.

Quando o cliente recebe atenção no pós-venda, além de possuir o problema resolvido, enxerga que seu negócio se preocupa com ele, e por isso vai comprar novamente quando precisar.

Conclusão

A fidelização de clientes é de extrema importância para aumentar o faturamento do seu negócio através de quem já comprou, portanto, é tão importante quanto a venda.

Para fidelizar clientes é preciso estratégias, porque é através delas que quem já comprou vai retornar ao seu negócio.


Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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