O que é isca digital? Veja os tipos mais simples e eficazes que você pode fazer

Publicado por Capsexpress em

Para os infoprodutores, é sempre importante buscar novos potenciais compradores para o produto digital, e uma das melhores formas de se fazer isto é através da isca digital. 

Brevemente dizendo, uma isca digital consiste em entregar algo grátis e de valor para o seu público, aquecer este público e, por fim, divulgar seu produto para este público realizar a compra.

Ficou confuso? Sim, não? Não se preocupe, neste artigo vamos te mostrar o que é uma isca digital e os tipos mais simples e eficazes que você mesmo pode fazer.

Antes de falarmos o que é uma isca digital, precisamos falar de leads.

O que são leads

Leads são pessoas que foram até você e deixaram o contato delas, seja e-mail (esta é a forma mais eficaz de captar leads), WhatsApp, seja entrar em um grupo no Telegram, e qualquer outra forma de contato, mas essas abordadas são as mais comuns e eficazes de se captar leads. 

Esses leads vão receber conteúdos gratuitos até você divulgar o link de compra para o seu produto. 

Quando feito por e-mail, por exemplo, este lead vai receber seus e-mails, desde a isca digital até o link de compra, portanto, é importante que o conteúdo gratuito que você ofertar (a isca e após a isca, seja artigos do seu blog, vídeos no YouTube, materiais grátis) sejam de alto valor e, principalmente, os e-mails precisam ser bem escritos, precisam ser bem trabalhados no quesito de copywriting (redação publicitária), para que o lead, primeiro tenha vontade de abrir, segunda leia o seu e-mail e terceiro acesse o que você mandou no e-mail.

Inclusive, há plataformas gratuitas para mandar e-mails de graça, confira-as aqui.

Resumindo, leads são as pessoas que deixaram o contato delas para você, e você precisa aquecer estes leads para, ao final, este leads realizarem a compra de seu produto.

E aqui vai uma observação, não são todos dos seus leads que vão realizar a compra, muitos te entregam o contato apenas para receber a isca e depois retiram a inscrição ou nem abrem os e-mails.

Entendido o conceito de leads, vamos começar a falar da isca digital em si.

O que é isca digital?

A isca digital é um material digital (por isso chama-se isca digital) que você vai entregar para o seu lead, seja ele um e-book, uma vídeo-aula ou série de videoaulas ou até mesmo um mini curso (lembrando que estes materiais são 100% gratuitos).

O conteúdo destes materiais deve ser de acordo com o seu nicho de atuação, então, se seu nicho é de emagrecimento, sua isca deve ser voltada a isto.

Vamos abordar cada um destes materiais neste artigo. 

A isca digital deve conter valor, deve realmente ajudar os eu lead em algo, deve agregar alguma coisa para ele a ponto de, no final, ele comprar de você.

A isca digital é como se fosse uma troca entre você e o lead, o lead te entrega o seu contato e em troca você entrega algo de valor para ele, algo que realmente vai ajudar seu lead.

A isca gera tráfego ao seu negócio digital, tráfego este proveniente dos leads.

Podemos dizer então que a isca digital é uma estratégia de marketing que visa a captação de pessoas através de um material de valor, o processo de adesão dessas pessoas através do aquecimento feito com conteúdos gratuitos através do canal de comunicação que o seu lead está (e-mail, WhatsApp, Telegram).

Tipos mais simples e eficazes de iscas digitais que você pode fazer

Agora que você sabe o que são leads e o que é uma isca digital, vamos abordar os tipos mais simples e eficazes de iscas digitais que você pode fazer e gerar tráfego para, no final, vender o seu produto digital.

E-book

O E-book é um livro digital. Este é o formato mais popular de isca digital pois é simples de ser feito quando comparado com as demais iscas, e para o lead, o acesso é mais flexibilizado, pois o e-book é um material de leitura, podendo o lead ler quando quiser e onde estiver.

O e-book é um material aprofundado sobre o seu nicho, você o escreve com o intuito de informar e ajudar o seu lead. Então, se seu nicho é de emagrecimento (exemplo), você pode abordar temas como:

  • As melhores formas de emagrecer sem passar fome;
  • 5 receitas de sucos saudáveis para perder barriga;
  • 4 passos nunca revelados antes sobre emagrecimento.

O conteúdo você deve decidir de acordo com seu nicho de atuação, e lembre-se que a isca deve, de fato, ajudar o seu lead.

Videoaula ou série de videoaulas

Com base no exemplo do nicho anterior, as videoaulas são, como o nome já diz, aulas em vídeo que seu lead vai receber e com elas, aprender algo que será o divisor de água para ele.

As videoaulas não precisam ser grandes, mas devem abordar o conteúdo e ajudar o seu lead.

Uma estratégia que muitos utilizam quando a isca digital é uma série de videoaulas, é liberar o acesso das vídeo aulas por dia, ou seja, no dia 1 seu lead recebe a primeira aula, no dia 2 a segunda aula, e por aí vai. 

Isso deve-se ao fato de que, assim, você estimula seu lead a abrir seus e-mail, e quando divulgar seus conteúdos postados no blog, no YouTube, ele vai abrir para consumir este conteúdo.

Minicurso

O minicurso é parecido com a série de videoaulas, a diferença é que no mini curso você ensina algo ao seu lead de forma mais densa, explicando os passos mais aprofundados.

Mas atente-se que seu intuito não é fazer um curso super completo com tudo o que você sabe, e sim ensiná-lo algo que vai fazer uma diferença positiva à ele.

Para exemplificar, podemos utilizar o nicho de marketing digital para infoprodutores. Veja alguns exemplos para você produzir seu mini curso:

  • Mini curso completo de Google Ads para infoprodutores;
  • Como divulgar seu produto digital de forma orgânica e vender muito;
  • Aprenda a construir uma estrutura sólida para o seu produto.

O minicurso é voltado para nichos que, em si, são mais didáticos.

Webinário

O webinário é uma aula ao vivo. Este modelo de isca é muito eficaz, a pessoa recebe o link da aula ao vivo pelo canal de comunicação e, nesta aula ao vivo, ela pode interagir diretamente com você, gerando desta forma, mais reciprocidade.

Uma vantagem deste modelo de isca é que a aula ao vivo pode ficar gravada e ser acessada depois.

Abordado e explicado os principais tipos de iscas digitais, é importante ressaltarmos que o tipo da isca digital depende de como você quer impactar seu público e, principalmente, qual a melhor isca para o seu público. 

Como saber qual isca digital fazer?

Talvez seu público não esteja preparado para assistir um mini curso gratuito sobre emagrecimento (exemplo), mas está apto para receber um e-book gratuito com as melhores receitas para emagrecer. No que diz respeito a isso, só você pode saber qual a melhor isca para o seu público através do estudo da sua persona e através de testes.

Recomendamos, para uma leitura mais aprofundada sobre persona, o nosso artigo “O que são personas e como mapear as certas para o seu modelo de negócio”.

Conclusão

A isca digital, como pudemos ver, é uma estratégia de marketing com a finalidade de gerar tráfego para o seu negócio digital e, por fim, fazer com que o lead compre o seu produto digital.

O lead deve passar pelos seguintes processos, são eles:

  1. Recebimento da isca digital através de um canal de comunicação (o principal é o e-mail)
  2. Aquecimento através da divulgação de seus conteúdos gratuitos nas mídias digitais (blog, canal do YouTube, vídeos no Instagram lives, etc)
  3. Realização da compra do seu produto através de uma chamada persuasiva.

Em suma, uma isca digital tem um alto poder de gerar tráfego para o seu negócio e, captando cada vez mais leads (é preciso trabalhar no marketing digital do seu negócio para isso), as chances de realizar mais vendas é muito alta.

Os tipos mais simples e eficazes são:

  • E-book gratuito;
  • Vídeo-aula ou série de vídeo-aulas grátis;
  • Mini curso gratuito;
  • Webinário (vídeo-aula ao vivo).

O tipo de isca digital que você deve fazer depende do seu público, da sua persona e, em alguns casos, de testes.

Agora que você já sabe o que é isca digital e quais os tipos mais simples e eficazes que você pode fazer, por que não deixar seu nome e e-mail abaixo para receber em primeira mão os conteúdos aqui da Capsexpress? Não custa nada!

    Inscreva-se na nossa newsletter



    Capsexpress

    Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

    8 comentários

    Email marketing ainda funciona? Veja agora se ainda compensa utilizar email marketing - Capsexpress Indústria · 21 de outubro de 2022 às 09:23

    […] na grande maioria das vezes é uma isca digital (e aqui recomendamos a leitura do nosso artigo “O que é isca digital? Veja os tipos mais simples e eficazes que você pode fazer”), recebimento do primeiro email (e é neste email que o lead recebe a isca digital, e por fim, o […]

    Quanto custa começar no marketing de afiliados - Capsexpress Indústria · 22 de dezembro de 2022 às 21:45

    […] O canal no YouTube serve para você postar vídeos sobre o seu nicho, e com frequência de postagens mais anúncios, seu canal tende a crescer, atrair novas pessoas e as chances de vender aumentam. Sem contar também que é possível levar seu público do YouTube para outra plataforma, como o Instagram ou uma página de captura para captar emails, para isso você vai precisar de uma isca digital. Se você não sabe qual isca fazer, recomendamos a leitura do nosso artigo “O que é isca digital? Veja os tipos mais simples e eficazes que você pode fazer”. […]

    Como captar leads? Veja 6 passos para fazer uma excelente captação de leads para seu produto online - Capsexpress Indústria · 29 de dezembro de 2022 às 23:53

    […] Se você não sabe criar uma isca digital, recomendamos a leitura do nosso artigo “O que é isca digital? Veja os tipos mais simples e eficazes que você pode fazer”. […]

    Como usar o marketing de conteúdo para se destacar no mercado - Capsexpress Indústria · 3 de fevereiro de 2023 às 09:03

    […] você é produtor ou afiliado de produtos digitais, trabalhar com iscas digitais é uma excelente forma de destacar seu negócio e vender […]

    Como utilizar o e-mail marketing para aumentar as vendas - Capsexpress Indústria · 31 de março de 2023 às 08:00

    […] Entregar alguma isca digital; […]

    Conteúdo para YouTube - Como criar vídeos de qualidade para vender - Capsexpress Indústria · 19 de junho de 2023 às 15:13

    […] seu vídeo, realize as chamadas para ação do seu vídeo, principalmente se for para receber uma isca digital ou comprar seu […]

    Como criar um infoproduto de sucesso em 6 passos · 30 de junho de 2023 às 21:56

    […] sua grande maioria, são entregues aos usuários de forma gratuita como isca digital em troca do contato de […]

    5 maneiras de aumentar o número de clientes que você precisa conhecer hoje · 6 de maio de 2024 às 01:36

    […] digital, iscas digitais são materiais gratuitos, de qualidade e com valor agregado que o usuário recebe no email, […]

    Deixe um comentário

    Avatar placeholder

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Verified by MonsterInsights