Como criar um blog de sucesso para seu negócio

Publicado por Isac Eugenio em

Fato é que todo negócio que possui um blog possui mais visibilidade, por isso, consegue captar mais leads e aumentar as conversões, logo, o faturamento aumenta. Por isso, um blog de sucesso é indispensável para qualquer negócio.

Como criar um blog de sucesso para o seu negócio

Possuir um blog para o seu negócio é determinante para aumentar os seus resultados, seja seu negócio físico, digital ou ambos.

Isso porque, com um blog, é possível gerar mais visibilidade ao seu negócio através de conteúdos do interesse do seu público, portanto, o blog não é uma mídia antiquada, como muitos dizem.

Por outro lado, se você está pensando que possuir um blog trará visitantes e clientes da noite para o dia, isso não vai acontecer, criar um blog de sucesso é um investimento de longo prazo.

Para criar um blog de sucesso para seu negócio, continue sua leitura.

1 – Defina a plataforma do seu blog

Há diversas plataformas para se criar um blog, sendo as mais comuns a Wix e o WordPress.

O WordPress possui vários benefícios e, acima de tudo, é uma plataforma de fácil utilização, sendo a mais utilizada no mundo para a criação de sites e blogs de empresas.

Definir a plataforma é ideal para o seu blog de sucesso, afinal, é a plataforma que você escolher que será responsável por abrigar seu blog, e é através dela que você vai utilizar as ferramentas de criação de conteúdo, bem como as ferramentas de configurações.

Escolha uma plataforma que você sabe que conseguirá utilizar sem problemas, porque isso será fundamental para o bom funcionamento do seu blog.

2 – Defina um tema para o seu blog – Layout

O tema, ou layout do seu blog, é de extrema importância para os visitantes do seu blog e para o seu blog, isso porque é o tema que vai definir a cara do seu blog, ou seja, o layout.

O layout precisa ser interativo, limpo e entendível, ou seja, não pode gerar dúvidas no usuário que chega em seu blog e não pode ser visualmente poluído.

Também, o layout conversar com seu negócio, por exemplo, se seu negócio possui as cores vermelha e branco, seu layout deve ser pensado nessas cores e o desenvolvimento do layout também.

Para você entender melhor, o seu blog é uma extensão do seu negócio, e por isso ambos devem conversar entre si.

Se você optar por utilizar o WordPress, é possível utilizar temas gratuitos do próprio WordPress e até mesmo temas pagos também do WordPress, e mais além, é possível comprar temas desenvolvidos por terceiros para utilizar no WordPress, assim você possui uma variedade de temas para escolher e utilizar em seu blog.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a fonte das letras do seu blog, bem como o tamanho delas.

É muito importante que seu site possua fontes limpas e de tamanho que facilite a leitura, mas que, ao mesmo tempo, não sejam gritantes para os leitores.

3 – Defina os temas dos conteúdos do seu blog

Sobre quais temas seu blog irá abordar? 

Para um blog de sucesso, isso é muito importante, afinal, são seus artigos/conteúdos que vão atrair visitantes e convertê-los.

Defina temas que são de interesse do público que compra o que você vende, só assim eles irão se interessar pelo seu negócio.

Um exemplo somos nós da Capsexpress.

Aqui em nosso blog abordamos temas de negócios em geral e suplementos, pois quem nos contrata para desenvolver suplementos possui um negócio, e através de nossos conteúdos, nosso público consegue aprender mais sobre o negócio que possuem e obter mais resultados.

Portanto, escreva sobre o que o seu público possui interesse, e sempre tenha em mente ajudar o seu público, só assim irão comprar de você.

4 – Crie conteúdos relevantes

Com base nos temas que serão abordados no blog de seu negócio, o que se deve fazer com eles para ter um blog de sucesso é criar conteúdos relevantes.

Conteúdos relevantes são aqueles que realmente agregam ao leitor algo de útil, algo que o ajudará.

A criação dos conteúdos deve ser voltada para o seu público com o intuito de sempre entregar algo positivo, nunca faça conteúdos por fazer, isso apenas afetará de forma negativa os seus resultados.

Se for preciso, invista em um redator para escrever seus conteúdos, dessa forma, você possui uma redação de artigos especializada.

Outro ponto a ser destacado é a utilização de títulos atraentes em seus artigos.

Os títulos não possuem fórmulas para serem desenvolvidos, entretanto, precisam ser chamativos e voltados para o clique do usuário, mais uma vez, invista em um redator de artigos, afinal, este é um profissional especializado e conseguirá fazer isso.

5 – Os artigos devem ser voltados para SEO

Para criar um blog de sucesso, um dos pontos fundamentais que não pode ser deixado de lado é o SEO.

SEO significa “Search Engine Optimization”, em português “Otimização do Mecanismo de Busca”.

Isto nada mais é que a redação do artigo voltada para ranquear no mecanismo de busca que o usuário utiliza, como o Google, por exemplo.

Ao possuir artigos otimizados para SEO, seu blog possuirá mais visitantes, pois seus conteúdos irão aparecer no topo das pesquisas.

Se você não possui conhecimento em SEO, contrate um redator especializado que consiga escrever artigos otimizados para SEO, este investimento trará um retorno excelente ao seu negócio no médio e longo prazo.

Portanto, o SEO é fundamental para atrair visitantes e, assim, aumentar as conversões.

6 – Utilize CTAs chamativos

CTA, ou “Call to Action”, que traduzindo temos “Chamada para a Ação”, nada mais é, que literalmente, a chamada para a ação que você deseja que o usuário tome, como comprar seu produto, entrar em contato, inserir o e-mail para adquirir uma isca digital, e por aí vai.

O CTA deve ser chamativo de forma que instigue o usuário ao clique, portanto, ao pedir ao usuário para inserir o e-mail e receber uma isca digital em formato de e-book, por exemplo, ao invés de utilizar um CTA como “baixar e-book”, utilize algo como “baixar agora o e-book 100% grátis”.

As chamadas para as ações devem ser bem trabalhadas de modo que incentivem os usuários a realizarem o que você pede, dessa forma seus resultados são muito mais satisfatórios, visto que mais pessoas irão realizar o que a chamada pede.

7 – Possua uma newsletter

Newsletter é um boletim informativo que seus leads recebem a cada dia, semana, mês ou período que você definir.

Elas são ótimas para captar leads e gerar mais conversões futuras. Nelas você envia para os leads os conteúdos recentes, novidades do seu negócio e até mesmo e-mails de vendas.

Os leads recebem as newsletters mais frequentemente no e-mail, portanto, captar e-mails é de extrema importância, e possuir um campo em cada artigo para o lead se inscrever em sua newsletter trará ótimos resultados futuros.

Não deixe de possuir uma newsletter, ela é fundamental para cada vez mais a captação de leads devido ao formulário de inscrição estar presente em todos os seus conteúdos e, através disso, atrair mais visitantes, que podem se tornar leads e, por fim, clientes.

Conclusão

Neste artigo foram abordadas 7 etapas para seguir e criar um blog de sucesso para o seu negócio.

Um blog é um investimento de médio e longo prazo, ou seja, não lhe trará resultados na primeira semana, no primeiro mês, mas sim em um período com uma média de 6 meses a 1 ano.

Não investir em um blog é um erro, visto que o Brasil é o segundo país que mais acessa o Google.

Portanto, invista em um blog para o seu negócio para obter resultados maiores e melhores.

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    Isac Eugenio

    Redator SEO desde 2022 e copywriter desde 2021, trabalhei com diversos profissionais escrevendo para diferentes canais de comunicação, como Instagram, YouTube, TikTok, páginas de vendas, páginas de captura e blog de conteúdo. Atualmente, sou o redator SEO da Capsexpress.

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