O que fazer com um vídeo excelente que foi postado no YouTube? O tema é excelente, o conteúdo está completo e com bastante qualidade… Poderia fazer esse vídeo virar um blog de conteúdo, por exemplo, e assim atrair mais visitantes. Isso é o reaproveitamento de conteúdo.
A criação de conteúdo é de grande importância para qualquer negócio que deseja possuir forte presença digital e vender, sendo uma das etapas básicas para atrair visitantes.
O conteúdo também é o responsável pelas conversões, ou seja, é ele que estimula as pessoas a tomarem a decisão de compra do seu produto, portanto, um negócio que não publica conteúdos não consegue atrair visitantes qualificados e, como consequência, não vende.
Os conteúdos publicados podem se tornar diversos outros conteúdos em suas redes sociais, não se limitando apenas àquela onde foi publicado.
Uma postagem no Instagram pode se tornar um artigo de blog denso e completo, um vídeo no YouTube pode se tornar um artigo de blog, postagem no Instagram, conteúdo resumido para lista de email e outros que você vai conferir como fazer o reaproveitamento de conteúdo eficaz em seu negócio.
Sumário
O que é reaproveitamento de conteúdo
Reaproveitamento de conteúdo é utilizar um conteúdo que foi publicado em uma rede social, adaptá-lo e publicar em outra rede social, podendo, inclusive, mudar de formato. Portanto, é reutilizar um conteúdo em outros formatos e em outros canais.
Como exemplos de reaproveitamento de conteúdos, podemos citar:
- Artigo de blog transformado em vídeo para o YouTube;
- Vídeo do YouTube transformado em artigo de blog;
- Artigo de blog transformado em publicação para o Instagram;
- Postagem no Instagram transformada em artigo de blog.
Benefícios de fazer o reaproveitamento de conteúdo
Transmissão do mesmo conteúdo em outras redes sociais
Como é o mesmo conteúdo que será publicado, os seus seguidores têm acesso a ele, mesmo que resumido, em outras redes sociais, como exemplo, o conteúdo de um vídeo do YouTube em uma postagem carrossel do Instagram.
Assim você alimenta suas redes sociais com conteúdos relevantes, atrai visitantes, conquista seguidores e vende.
Economia de tempo
Criar conteúdo demanda tempo (e coloca tempo nisso), contudo, reaproveitar conteúdos gera economia de tempo porque como o conteúdo já está pronto, basta adaptá-lo para as outras redes sociais.
Para quem cria conteúdos e ao mesmo tempo gerencia o negócio, tempo é fundamental e não pode ser desperdiçado
Assim, o tempo gasto para desenvolver outro conteúdo é reduzido, já que será o mesmo conteúdo, porém com adaptações, e, além disso, vai gerar relevância para as outras redes sociais onde foi publicado.
Aumento de alcance
O alcance da rede social onde o conteúdo foi adaptado e publicado aumenta porque é um conteúdo de relevância para o seu público, e assim é possível alcançar novas pessoas em outras redes com o mesmo conteúdo.
Agora preste bastante atenção, seus perfis não podem viver apenas de reaproveitamento de conteúdo, isso torna seus meios de comunicação canais sem novidades, onde o mesmo conteúdo é postado sempre.
Mas não estamos dizendo para você não fazer o reaproveitamento de conteúdo, muito pelo contrário, o reaproveitamento de conteúdo deve ser feito, porém, é preciso adicionar conteúdos exclusivos para os canais de comunicação.
E mais, o reaproveitamento de conteúdo não é um tipo de salvação quando você passar por um bloqueio criativo, apesar de ajudar bastante, não deve ser utilizado apenas para isso porque é uma estratégia para aumentar a visibilidade dos seus perfis, logo, deve ser feito sempre que possível.
Por exemplo, nós da Capsexpress, transformamos nossos conteúdos do blog em vídeos para nosso canal do YouTube, bem como nossos podcasts do Capscast se tornam artigos de blog.
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Como fazer reaproveitamento de conteúdo de forma eficaz
Para fazer o reaproveitamento de conteúdo devemos utilizar como base um conteúdo existente, então aqui não vamos te mostrar como criar um conteúdo do zero absoluto, e sim criar através de um que já existe.
1 – Analise o conteúdo
Analisar o conteúdo é o primeiro passo para fazer o reaproveitamento de conteúdo, isso porque nem sempre todos os conteúdos podem ser reaproveitados, alguns são exclusivos para a plataforma em que foi publicado e ao transformá-lo em outro, realizando a mudança de formato e fazendo a adaptação, pode não sair um bom resultado.
2 – Escolha em qual rede social publicar o conteúdo
A segunda etapa é definir a rede social onde o conteúdo será republicado.
Lembre-se que adaptações serão necessárias bem como aprofundamentos no conteúdo ou resumo dos conteúdos, por exemplo, uma postagem de Instagram, para se tornar um vídeo para o YouTube precisará de mais aprofundamentos, por outro lado, um artigo de blog ao ser transformado em publicação para o Instagram, deve ser resumido.
3 – Trabalhe nas adaptações do conteúdo
Como os conteúdos precisarão de adaptações, é preciso trabalhar nelas para fazer o reaproveitamento do conteúdo, com isso é possível deixá-lo o melhor possível para o canal de comunicação onde será publicado.
Faça os aprofundamentos ou resumos, selecione os elementos de mídia, como imagens, vídeos ou, se for para o YouTube, faça o roteiro e grave o vídeo.
Essa parte é fundamental, é aqui que as reorganizações serão feitas, portanto, trabalhe nas adaptações com bastante atenção.
4 – Analise o conteúdo antes da publicação
Analisar o conteúdo antes de publicar é fundamental para identificar se o conteúdo atende aos padrões necessários ou se precisa melhorar algo.
Como é um conteúdo que já foi publicado e passou por adaptações, pode ser que alguns ajustes sejam necessários.
Como alguns formatos de conteúdo demandam mais tempo e trabalho que outros, ao realizar as adaptações, invista tempo de qualidade nelas para que o conteúdo final não necessite de maiores ajustes, inclusive, se for um vídeo gravado por você, por exemplo, pode ser necessário regravar o vídeo.
Conclusão
O reaproveitamento de conteúdo apresenta benefícios para as redes sociais onde serão publicados, otimiza tempo, trabalho e aumenta o alcance.
Conteúdos relevantes são os que movem os perfis do seu negócio nas redes sociais, e utilizar o reaproveitamento de conteúdo quando for possível (por parte do conteúdo) é uma ótima estratégia de atrair mais visitantes e aumentar as chances de venda.
Lembre-se que é preciso criar conteúdos exclusivos para as redes sociais e mesclar com conteúdos que já foram publicados em outras redes, assim seu negócio terá mais visibilidade no meio digital, conseguirá atrair mais seguidores e com isso vender mais.