Criar um suplemento com sua marca própria e vender através de plataformas digitais é um negócio muito lucrativo, contudo, já lhe ocorreu a dúvida “devo deixar meu produto aberto para afiliação?”.
Se sim, este conteúdo possui tudo o que precisa saber antes de decidir, se não, continue lendo este conteúdo que você vai conhecer e entender todas as informações para decidir se deve ou não deixar seu produto aberto para afiliação.
Sumário
O que é produto aberto para afiliação
Um produto aberto para afiliação é aquele onde pessoas podem se afiliar, assim, se tornando afiliadas, divulgam e vendem este produto. A cada venda realizada elas ganham uma comissão e o restante vai para o dono do produto.
Você pode vender seu produto diretamente mesmo com afiliados, assim, além de possuir vendas provenientes dos afiliados, você possui vendas diretas suas, o que aumenta seu faturamento.
Suplementos abertos para afiliação são muito comuns nas plataformas de afiliados, pois proporcionam mais vendas ao dono do produto e permitem que afiliados lucrem alto.
Contudo, há alguns prós e contras em deixar seu produto aberto para afiliação em alguma plataforma.
Não estamos dizendo que não se deve fazer isso, na verdade, o intuito deste conteúdo é te mostrar os pontos positivos e negativos para, aí, sim, você decidir se vai deixar ou não seu produto aberto para afiliação.
Prós em deixar seu produto aberto para afiliação
Mais vendas
Este talvez pode ser considerado o motivo principal para deixar seu produto aberto para afiliação em alguma plataforma de afiliação.
Por possuírem muitas pessoas interessadas em trabalhar como afiliadas dentro do nicho do seu produto, essas pessoas podem alcançar o público comprador em grande escala, visto que é mais de um afiliado trabalhando.
Sendo assim, mais pessoas irão conhecer o seu produto e vão comprá-lo, o que significa um volume de vendas alto já que é mais de um afiliado trabalhando além do seu próprio negócio nas redes sociais.
Trabalhos de marketing reduzidos
Para começar com o entendimento correto deste benefício, não é para você deixar o seu marketing à deriva ou fazê-lo de qualquer forma, pelo contrário, é preciso manter o profissionalismo.
Contudo, ao permitir que afiliados se afiliem ao seu produto e o vendem, isto significa mais pessoas trabalhando no marketing e, assim, gerando mais vendas.
Dessa forma, não é preciso, por exemplo, realizar gastos elevados com campanhas pagas do seu produto, já que há pessoas que estão fazendo isso e está gerando retorno.
O seu trabalho com o marketing em seu negócio para a promoção do seu produto sem depender de um afiliado contínua, ou seja, você vende diretamente sem precisar de um afiliado, mas pode ser reduzido.
Menor CAC (Custo de aquisição por cliente)
O CAC é o custo de aquisição por cliente, ele representa quanto um cliente custou para se tornar cliente.
Por exemplo, se sua empresa, em um determinado período, investiu R$ 10.000,00 em marketing e vendas e conquistou 100 clientes, então cada cliente custou R$ 100,00.
Com seu produto aberto para afiliação, o seu CAC diminui significativamente, pois você não gasta com campanhas de marketing dos afiliados, apenas paga a comissão por venda realizada.
Assim, você ganha clientes para seu produto através dos afiliados, logo, o CAC que você terá de calcular será apenas o seu, ou seja, das campanhas diretas que você realiza, aquelas que não dependem de afiliados.
Em outras palavras, você ganha clientes sem pagar diretamente por eles, e sim para os afiliados, porém, não é preciso colocar dinheiro nas campanhas deles, eles apenas recebem a comissão.
Maior reconhecimento de marca
Se há mais pessoas promovendo seu produto com a sua marca, então há mais pessoas conhecendo e consumindo sua marca, logo, o reconhecimento de marca tende a ser maior e mais acelerado.
Maior porque além de você promover o seu produto diretamente, há afiliados também promovendo ele, e acelerado porque é um trabalho feito em conjunto, ou seja, ao mesmo tempo.
O reconhecimento de marca é fundamental para qualquer negócio que deseja crescer, e o seu produto aberto para afiliação proporciona um ótimo trabalho de reconhecimento de marca.
Ou seja, em termos de vendas e reconhecimento de marca, a escalada é rápida.
Zero perdas de capital
Como a comissão é paga por venda, então não há perdas de capital, visto que o afiliado só recebe quando vender, não sendo preciso investir dinheiro direto para vendas (em relação aos afiliados).
Então, a perda de capital não é um problema, afinal, o afiliado só recebe se vender e é uma comissão já pré-estabelecida.
Contras em deixar seu produto aberto para afiliação
Marketing não padronizado
Como são várias pessoas promovendo o seu produto como afiliado, então não há uma padronização nos trabalhos de marketing, logo, pode ser que os trabalhos de alguns afiliados não sejam condizentes com o esperado.
Ainda, pode ser que tenha alguns afiliados que não irão realizar vendas, apenas se afiliam ao produto e não desenvolvem estratégias de marketing ou fazem de qualquer jeito.
Contudo, não são todos os afiliados que fazem isso, há muitos afiliados profissionais que irão vender bastante o seu produto.
Gerenciamento de afiliados
Ao deixar seu produto aberto para afiliação, é preciso dar atenção aos afiliados quando solicitarem algo, como entrar em contato para tirar dúvidas, alguma ideia de criativo, etc.
Os afiliados também precisam de um suporte para vender, então, lidar com o processo de gerenciamento de afiliados é algo com que se tem que lidar.
Uma sugestão que muitos produtores adotam é deixar uma pasta do Google Drive contendo imagens para serem utilizadas em postagens, banners, anúncios e arquivos em texto onde se encontram as regras que devem ser seguidas, ou seja, o que pode e o que não pode.
Isso gera uma excelente economia de tempo, assim, os afiliados possuem de forma mais rápida o que procuram sem precisar entrar em contato, e caso precisem entrar em contato, será com menos frequência.
Comissão
A comissão não é um problema, na verdade, é justa e coerente porque alguém está promovendo seu produto e precisa receber quando realizar vendas.
O verdadeiro problema é se você está disposto em, a cada venda, deixar de receber uma porcentagem para o afiliado receber.
Se, por algum motivo, você não quer perder essa porcentagem, então a afiliação aberta do seu produto não pode ser feita, sendo você o responsável por divulgá-lo.
É interessante colocar na balança porque, se for apenas você que está vendendo seu produto, então terá de investir mais capital em tráfego pago para alcançar mais público, o que afiliados poderiam fazer e receber uma comissão apenas quando vender.
Redução da exclusividade
Como há vários afiliados promovendo seu produto em diversos canais de comunicação com nomes diferentes, ainda que para o mesmo produto, a exclusividade diminui.
Se a sua ideia é possuir um produto exclusivo onde só é vendido nos canais de comunicação do seu negócio, deixar o seu produto aberto para afiliação não é uma boa ideia.
Contudo, se a sua ideia é vender em massa e gerar mais receita em menos tempo, a afiliação aberta é excelente.
Considerações finais
Deixar seu produto aberto para afiliação, como você viu neste artigo, há prós e contras, contudo, é preciso saber qual o seu objetivo para decidir deixar a afiliação disponível.
Quando há mais pessoas divulgando o mesmo produto, o retorno tende a ser maior, porém abre-se mão de algumas coisas e é preciso dar atenção para outras.
Ao mesmo tempo que uma afiliação aberta é excelente para uns, pode não ser ideal para outros.
Sugerimos que conheça seu negócio a fundo e saiba exatamente qual o objetivo para, aí, sim, decidir se vai ou não deixar seu produto aberto para afiliação, levando em consideração os prós e contras que você acabou de conferir.