CAPSCAST T03E09 – Sucesso nos negócios e no relacionamento

No episódio 9 da terceira temporada do nosso podcast, o Capscast, os participantes são o host Vinicius Guzzo, o co-host Estevão Calheirana e os convidados Juliana, de 21 anos, e Cauã, de 19 anos.

Juliana e Cauã são noivos (já casados na data da publicação deste conteúdo), e empreendedores do ramo de encapsulados com marca própria, juntos possuem a empresa Vital Caps.

Neste episódio vamos contar sobre a história deles, como casal e como empreendedor.

O começo

Convidados do Capscast com os hosts na mesa de conversa.

O começo se deu através de um parente de Cauã que trabalhava aqui na Capsexpress.

Cauã conta que tinha o interesse de montar uma marca própria de encapsulados, e o parente de Cauã o apresentou para Vinicius (o host).

Vinicius explicou todo o processo para Cauã, e a partir daí Cauã montou sua marca de encapsulados para emagrecimento e nutrição juntamente com sua atual noiva, Juliana.

Ambos montaram tudo do zero, e Cauã destaca que, no período em que criavam a marca deles, a Vital Caps, ele trabalhava em uma cafeteria e Juliana era vendedora em uma loja esportiva. 

Cauã logo saiu de seu emprego assim que a marca ficou pronta. 

Um detalhe interessante que Cauã destaca é que o frete das encomendas eram mantidos com o salário de Juliana, pois a empresa era nova e os clientes nunca tinham visto o produto no mercado. 

Dessa forma, além do receio do consumidor pagar por um produto que ele nunca viu, pagar o frete poderia afastá-lo da compra.

Assim, ambos entregavam o frete gratuito do produto, lucravam menos, mas vendiam o produto, e isso durou 30 dias.

Depois de 30 dias, a Vital Caps estourou nas vendas, o casal conseguiu contratar influencers para divulgar e alugaram uma sala comercial na cidade de Lajeado (RS), além disso, contrataram quatro colaboradores.

Juliana destaca que foi tudo muito rápido, em apenas um mês a marca decolou.

Seleção do nicho

Cauã explica que a escolha do nicho foi o nicho de emagrecimento porque, de certa forma, todas as pessoas tem um “pouco” para emagrecer, assim como todas as pessoas sabem o que fazer para emagrecer, mas nem todas fazem.

Um exemplo é realizar uma dieta, entretanto, nem todas as pessoas vão seguir essa dieta.

A Capsexpress teve um papel fundamental para a fórmula do produto, pois desenvolvemos a fórmula para Cauã e Juliana. 

Inclusive, se você quer criar um produto com sua marca, mas não sabe qual fórmula utilizar, possuímos um time de especialistas dedicados à formulação do seu produto.

A fórmula do produto foi certeira e com o sucesso dos negócios, Juliana pediu o desligamento da empresa em que trabalhava para se dedicar 100% à sua marca.

Cauã, com 16 anos, trabalhava em uma empresa de encapsulados e ganhava um bom salário no mês, entretanto, alguns fatores o fizeram sair dessa empresa e então começou a trabalhar na cafeteria.

Quando Cauã foi pegar o primeiro pedido na Capsexpress

Cauã tinha 17 anos quando foi buscar seu primeiro pedido na Capsexpress.

Sua escolha de vir até nós se dá pela curiosidade que ele tinha de conhecer a empresa pessoalmente.

Como na época Cauã era menor de idade e não possuía habilitação, sua mãe o acompanhou.

Como Juliana foi importante foi nos negócios

Ao contrário de Cauã, Juliana não tinha trabalhado no ramo de encapsulados, porém, desde pequena possuía o sonho de empreender.

Ela conta que sempre que perguntavam para ela o que queria fazer, sua resposta era “quero ter minha própria empresa”.

Juliana desempenhava funções importantes, como realizar o envio dos produtos nos Correios (em sua hora de almoço da empresa em que trabalhava), foi apoiadora de Cauã quando ele, às vezes, se questionava se ia dar certo e tomava decisões no negócio com Cauã.

O pai de Juliana trabalha como gerente de vendas há mais de 30 anos e seu apoio e sabedoria em vendas foi de extrema importância para os negócios do casal.

O pai de Juliana os instruiu diversas vezes em que precisavam de orientações.

Continuando…

Após o produto pronto, Cauã possuía o dinheiro contado para 25 fretes, então precisava escolher as melhores divulgadoras (hoje este modelo não funciona mais), porque se não vender, seria prejuízo.

Juliana destaca que neste período ambos foram se mantendo com o salário dela.

A primeira venda que ambos realizaram foi para uma revendedora, onde 10 combos foram vendidos.

Hoje o casal vende mais para o estado de São Paulo e para o estado de Minas Gerais.

Divulgação com influencers

Cauã escolhia as influencers a dedo. Ele cita que as influencers que mais vendem são as mais velhas, a partir de 25 anos.

Isso porque as influencers mais novas, como exemplo as que possuem 18 anos, não possuem público com poder aquisitivo e interesse no produto.

A cliente que deseja emagrecer não quer emagrecer sem motivos, Cauã diz que há uma razão para a cliente emagrecer, como um casamento, uma viagem, e diversos outros.

Quando bateu a “dor” para fazer o negócio dar certo

Quando ambos decidiram se casar, a questão financeira demandou bastante, e este foi um ponto crucial para o negócio dar certo.

Um pouco sobre a história do casal

Cauã e Juliana se conheceram em junho de 2021 pelo Instagram, e neste período, Cauã já trabalhava com encapsulados.

Juliana diz que, apesar de ser mais nova, depois que ambos se conheceram as coisas foram fluindo e foi dando certo.

Cauã já pensava que Juliana poderia ajudá-lo a vender e alavancar nos negócios, mas ambos não imaginavam em ter um negócio juntos como ocorreu.

Juliana sempre teve o sonho de casar, então, antes de começar a namorar com Cauã, conversou com ele sobre isso.

Juliana destaca que ambos sempre foram determinados e compartilhavam dos mesmos propósitos, portanto, ambos sabiam o que queriam.

Nos negócios, Juliana é a responsável pelo marketing e Cauã pelas vendas, e o diálogo entre os dois é um ponto forte, ambos discutem ideias e se ajudam.

Juliana trabalhava antes com vendas diretas a pessoas, hoje ela não sente falta do que faz, mas se precisar ir para as vendas, não seria um problema.

Ambos compartilham de poder focar somente na parte administrativa do negócio, exemplo disso é Cauã, que pretende sair das vendas e focar no administrativo, assim como Juliana.

Atualmente há três colaboradores na empresa do casal, e o motivo disso é a redução de custos e aumento de faturamento.

Outro ponto que Juliana ressalta é que, atualmente é difícil contratar alguém de confiança, e como trabalham com vendas online, se alguém de má índole trabalhar para eles e querer passar a perna, é possível dar um jeito muito simples de fazer isso.

Portanto, é melhor para ambos ter poucas pessoas trabalhando, mas pessoas de confiança, do que muitos funcionários que não se pode confiar.

Os dois aprenderam isso na prática. No início da empresa um funcionário enviou seu pix pessoal para o cliente realizar o pagamento, então, ao invés de o valor ser destinado a conta da empresa, foi para a conta pessoal do funcionário, e a empresa do casal obteve um prejuízo de R$ 4.000,00.

Desafios que o casal já passou

Além de um mês com poucas vendas e a questão da má índole de um ex-funcionário, Juliana cita que a contratação de bons funcionários foi um desafio muito grande.

Inclusive, Cauã cita um acontecimento em que dois funcionários saíram e a empresa ficou com apenas um colaborador, mas neste mês foi o mês que a empresa mais vendeu.

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Desafios com os clientes

Cauã já pensava que Juliana poderia ajudá-lo a vender e alavancar nos negócios, mas ambos não imaginavam em ter um negócio juntos como ocorreu.

Juliana sempre teve o sonho de casar, então, antes de começar a namorar Cauã, conversou com ele sobre isso.

Juliana destaca que ambos sempre foram determinados e compartilhavam dos mesmos propósitos, portanto, ambos sabiam o que queriam.

Nos negócios, Juliana é a responsável pelo marketing e Cauã pelas vendas, e o diálogo entre os dois é um ponto forte, ambos discutem ideias e se ajudam.

Juliana trabalhava antes com vendas diretas a pessoas, hoje ela não sente falta do que faz, mas se precisar ir para as vendas, não seria um problema.

Ambos compartilham de poder focar somente na parte administrativa do negócio, exemplo disso é Cauã, que pretende sair das vendas e focar no administrativo, assim como Juliana.

Atualmente há três colaboradores na empresa do casal, e o motivo disso é a redução de custos e aumento de faturamento.

Outro ponto que Juliana ressalta é que, atualmente é difícil contratar alguém de confiança, e como trabalham com vendas online, se alguém de má índole trabalhar para eles e querer passar a perna, é possível dar um jeito muito simples de fazer isso.

Portanto, é melhor para ambos ter poucas pessoas trabalhando, mas pessoas de confiança, do que muitos funcionários que não se pode confiar.

Os dois aprenderam isso na prática. No início da empresa um funcionário enviou seu pix pessoal para o cliente realizar o pagamento, então, ao invés de o valor ser destinado à conta da empresa, foi para a conta pessoal do funcionário, e a empresa do casal obteve um prejuízo de R$ 4.000,00.

Desafios que o casal já passou

Além de um mês com poucas vendas e a questão da má índole de um ex-funcionário, Juliana cita que a contratação de bons funcionários foi um desafio muito grande.

Inclusive, Cauã cita um acontecimento em que dois funcionários saíram e a empresa ficou com apenas um colaborador, mas neste mês foi o mês que a empresa mais vendeu.

Desafios com os clientes

Cauã e Juliana já enfrentaram problemas com clientes insatisfeitos, e ambos criaram uma maneira para contornar este problema.

Acontece que muitos clientes esquecem de tomar o suplemento diariamente, tomam um dia e esquecem três, quatro, e este é um problema comum. 

O casal então passou a adotar um pós-venda com os clientes, perguntando-os como está o processo de emagrecimento com o produto.

Isso faz com que os clientes não fiquem insatisfeitos, porque se esquecerem de fazer o uso correto do produto para surtir os efeitos, então a empresa não é responsável, garantindo assim a eficácia do produto através de clientes que fazem o uso corretamente do produto.

Juliana destaca que a empresa ajuda os clientes no processo, possui parceria com nutricionista e acompanha o processo de emagrecimento do cliente.

Cauã ressalta que isso é muito importante porque o cliente vai voltar e comprar pelo bom atendimento, podendo inclusive “vender” o produto do casal por indicação.

Produtos que possuem fabricados pela Capsexpress

Segundo Juliana, os produtos que a empresa possui e foram fabricados pela Capsexpress são as cápsulas, o chá detox e o inibidor de apetite.

Trabalho com as influencers

Para obter bons resultados com as influencers digitais que divulgam os produtos do casal, Juliana explica que a empresa possui um cronograma onde a influencer começa a fazer as postagens do produto, explicando o uso do produto e explicando também para os seguidores o que ela está fazendo.

É algo natural que vem através de um roteiro com o que fazer, quando fazer e como fazer.

Cauã explica que é melhor contratar uma influencer e pagar 50 stories para ela do que contratar várias influencers e pagar 5 stories de cada porque, ao pagar diversos stories para uma influencer apenas, é possível montar um roteiro e vender muito.

Juliana destaca que sempre há uma melhoria nos conteúdos a fim de garantir bons resultados para os negócios, mas sempre com a naturalidade e o decorrer do processo.

Visibilidade e compras pela internet

O casal destaca que é importante possuir visibilidade para o público comprador encontrar o negócio e se tornar cliente.

Ressaltam ainda que pessoas mais velhas (a partir de 25 anos), possuem um receio maior de realizar compras online comparado a pessoas mais novas.

Cauã ressalta que também existem pessoas mais velhas que compram pela internet sem medo nenhum, mas essas são mais suscetíveis aos golpes.

Portanto, possuir a visibilidade de que “a empresa existe e é real” é de extrema importância.

Horário de trabalho

O casal destaca que não possuem horário para trabalhar.

Cauã cita que, por muitas vezes, vai dormir uma hora manhã e existem clientes que ligam para ele às quatro horas da manhã querendo realizar uma compra e ele responde, fechando a venda na hora.

Finalmentes

Para o futuro, o casal deseja expandir o negócio e colocar centrais de atendimento no Brasil inteiro, montar uma sala comercial em São Paulo para baratear os custos de envios e também na Bahia, pois vendem bastante por lá.

Aumentar a linha de produtos também está nos planos do casal para o futuro.

Conclusão do Capscast

Neste Capscast, você conheceu a história do casal de jovens empreendedores Cauã e Juliana.

Histórias como as deles incentivam muitos a começarem a empreender, e ambos nos mostraram que é possível, ainda jovem, empreender e obter sucesso.

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