A internet tornou-se uma vitrine que beira o infinito de variedades de produtos, e só passamos parte do nosso tempo na internet consumindo conteúdos e comprando produtos devido ao marketing digital.
Podemos dizer que o marketing digital é um dos pilares da internet, isso porque sem ele não teríamos como conhecer novos conteúdos, produtos, serviços e facilidades para o dia a dia.
É possível exemplificar utilizando você. Sabe aquela compra daquele produto que você realizou há um tempo ou então este produto que você está pensando em comprar, seja físico ou digital?
Você só comprou o produto ou está pensando em comprar devido ao marketing digital, que, já te adiantando, vai muito além dos conteúdos que você consome nas redes sociais.
Contudo, os conteúdos estão dentro das estratégias do marketing online, mais especificamente o marketing de conteúdo.
Olhando assim, parece impossível imaginar nossas vidas sem o marketing digital, afinal, está tudo aí, na palma da sua mão, em seu celular e na escrivaninha do seu escritório, em seu computador.
Sumário
Redes sociais e a sua presença online
Os brasileiros são os que mais ficam online nas redes sociais em todo o mundo.
Enquanto o nível mundial é de duas horas e vinte e cinco minutos online por dia, os brasileiros passam, em média, quatro horas e oito minutos online por dia.
É um dado expressivo, não acha? Portanto, é necessário estar onde as pessoas estão,
Você, assim como praticamente todas as pessoas do mundo, apenas as que não possuem internet, são impactadas pelo marketing digital dia após dia, desde a hora que acorda até a hora que vai dormir.
Pode ser impactante pensar assim, mas a realidade é esta, estamos a todo momento sendo influenciados pelas publicidades online, bem como por conteúdos.
Contudo, como se tornou algo comum em nosso dia a dia e nem paramos para perceber.
Neste conteúdo, será abordado de forma completa o que é o marketing digital, como funciona e como fazer, assim, você vai conferir como impactar pessoas e, dessa forma, aumentar o faturamento do seu negócio através de um excelente marketing online.
Princípios básicos de marketing
Antes de aprofundar no marketing digital, é preciso entender os princípios básicos de marketing para, posteriormente, entender como serão trabalhados no ambiente digital.
Necessidades
Nós, seres humanos, possuímos necessidades que precisam ser atendidas.
Sejam elas físicas, como alimentação, segurança ao possuir um lar, e até mesmo sociais, como inclusão em um determinado grupo de pessoas que possuem interesses semelhantes.
Quando há necessidade, há privação, isso porque, se temos necessidade de algo, precisamos resolver para prosseguirmos.
Uma pessoa que necessita de óculos novos de grau, por exemplo, possui a privação da leitura.
Até ela resolver essa necessidade, não consegue ler.
Logo, quando falamos em necessidade, falamos de um produto que vá atendê-la.
Desejos
Desejos são objetos capazes de satisfazer uma necessidade.
Como exemplo, quem possui necessidade de locomoção mais rápida deseja um automóvel, logo, o automóvel, um objeto, satisfaz a necessidade de locomoção rápida.
Desejos não são necessidades. Uma fabricante de brocas não pode pensar que o desejo de quem compra brocas é possuir brocas.
Neste caso, o desejo é possuir um furo onde será possível colocar um parafuso para pendurar o quadro favorito, por exemplo.
Indo um pouco mais além, todos possuímos a necessidade de ter um smartphone, essa é uma necessidade que vai perdurar conosco.
Logo, quem sempre possui uma necessidade vai sempre desejar um produto novo, não é à toa que pessoas trocam de aparelhos celulares a cada um, dois anos.
Demandas
Possuímos muitos desejos, porém, somos limitados no que diz respeito a recursos, como o recurso financeiro.
As pessoas podem ser divididas de acordo com a renda que possuem e desejos semelhantes.
Portanto, quem compra um carro de até R$ 75.000,00 não faz parte do mesmo grupo que compra um carro de até R$ 400.000,00, porém possuem o mesmo desejo de ter um veículo próprio.
Quando os desejos são possíveis de serem realizados através do poder de aquisição, eles se tornam demandas.
Utilizando o exemplo dos diferentes valores de carros, há veículos na faixa de preço de até R$ 75.000,00, como há veículos na faixa de preço de até R$ 400.000,00 porque há demanda, ou seja, há quem compra.
Produtos
Se há necessidades, desejos e demandas, então tem de haver o que os satisfaça, logo, produtos são o que pode ser oferecido ao mercado para satisfazer necessidades e desejos.
Em outras palavras, quem compra algo possui uma razão para comprar, caso contrário, não compraria.
O que é marketing digital
Impactar pessoas na internet através de algo que possuímos e que vai resolver suas necessidades e dores, assim, mostramos a elas que o que possuímos é excelente e elas então passam o cartão, isso é o marketing digital.
Marketing digital, em uma forma mais completa de se dizer, são conjuntos de estratégias adotadas por um negócio para impactar usuários que possuem interesse em determinado produto ou serviço, para comercializar estes produtos ou serviços, aumentar os clientes, a presença digital, e claro, o faturamento.
Portanto, o marketing digital também tem por objetivo crescer o negócio.
As estratégias que englobam o marketing digital são diversas, como:
- Marketing de conteúdo para as redes sociais;
- Atração e captação de leads com o funil de vendas;
- Email marketing;
- Tráfego pago;
- Criação de vídeos para o YouTube;
- Publicação de conteúdos otimizados para SEO para o blog.
Ao decorrer deste conteúdo, você vai entender o que são as estratégias, por enquanto não se preocupe, apenas continue seu aprendizado.
Quais negócios utilizam marketing digital?
De forma bem direta, todo e qualquer negócio que deseja promover a visibilidade online, vender mais, gerar confiança e obter reconhecimento de marca deve utilizar o marketing digital.
Sejam negócios físicos, digitais, infoprodutores, afiliados de produtos digitais ou físicos, precisam estar na internet.
Basta pensar que é mais fácil impactar inúmeras pessoas com um anúncio online em qualquer lugar que estejam, seja no ônibus, em casa, no trabalho, na praia e até mesmo em outro país, do que chamar clientes para sua loja física sem possuir presença online.
Para negócios digitais, é bem mais restrito, o ambiente digital é o único que possui para vender, inclusive, o que possui mais possibilidades de crescimento para qualquer tipo de negócio.
Empresas inteligentes usam o marketing digital para promover o que vendem pois confiam nele.
Isso porque ele não serve apenas para vender, mas sim para adaptar as empresas para aproveitar de forma otimizada o ambiente online, e, aí sim, vender.
Com uma importância muito grande, o marketing digital não pode ser ignorado.
Porque o marketing digital é importante para os negócios
Maior alcance
Como abordado anteriormente, as pessoas estão conectadas no ambiente digital, e impacta-las neste ambiente é crucial para aumentar o alcance do seu negócio.
Como o ambiente online reúne as pessoas, seu público está lá, portanto, com o marketing digital é possível alcançar seu público onde ele mais está.
Segmentação
Aliado ao maior alcance está a segmentação, onde é possível, através do marketing digital, alcançar de forma certeira as pessoas que compram de você.
Seja a segmentação por idade, interesses, região de residência e outros parâmetros, alcançar seu público de forma precisa é possível.
Agilidade
Campanhas de marketing digital podem ser adaptadas de forma rápida às respostas do mercado e do seu negócio, como flexibilidade dos consumidores, novidades do seu negócio, conteúdos novos e perfis de quem compra.
Visibilidade
A presença online nos mais variados canais de comunicação permite a visibilidade do seu negócio e o crescimento dela.
84% da população brasileira utiliza a internet, então, promover a visibilidade online para que mais pessoas do seu público comprador conheçam o seu negócio e se tornem clientes é fundamental e o marketing digital te proporciona isso.
Engajamento
Nas redes sociais do seu negócio é possível engajar o seu público através das interações que elas proporcionam.
Como exemplo, no YouTube é possível engajar seu público pedindo para que os usuários deixem o like, se inscrevam, ativem o sininho das notificações e comentem no vídeo.
No Instagram, é possível pedir para comentar, curtir e compartilhar a publicação, nos stories é possível deixar um emoji de reação, abrir caixinhas de perguntas para responder e outras formas de interações.
É importante explorar as formas de interações das redes sociais para incentivar o engajamento.
Um ponto muito, mas muito positivo em estimular o engajamento é promover o alcance.
Ao possuir seguidores engajados, a plataforma promove o seu conteúdo para outras pessoas com o mesmo interesse, assim, as chances de vender aumentam.
Vender
O objetivo final é vender, e é através do marketing digital que seu negócio vai vender mais.
Isso porque, aliado aos outros benefícios, as vendas ocorrem ao impactar o seu público comprador.
Todas as estratégias de marketing online traçadas possuem o objetivo final de converter o usuário ou lead para cliente.
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Como o marketing digital funciona
Se você chegou até aqui, já sabe que marketing digital é um conjunto de estratégias funcionais para promover seus produtos, serviços e marcas no ambiente online.
Com diversos canais de comunicação trabalhando em harmonia para atingir o público comprador de um negócio, o marketing digital possui seu funcionamento pautado no consumidor e levando em conta o negócio que o está utilizando.
Confira abaixo as engrenagens que fazem o marketing digital funcionar, você precisa possuir elas ao construir e trabalhar em seu marketing online.
Jornada do comprador
Qual o caminho que seu comprador percorre, saindo de usuário e chegando a se tornar seu cliente?
É importante estudar e entender a jornada de compra do seu público para trabalhar as estratégias de marketing digital baseadas nela.
Apenas conhecendo o caminho que seu cliente percorre que você será capaz de ajudá-lo a chegar ao objetivo.
A jornada de compra de qualquer público possui quatro etapas básicas que não podem ser ignoradas de forma alguma, são elas:
Etapa 1 – Aprendizado e descoberta
O usuário que navega pela internet e que você quer impactar com um primeiro contato não sabe que possui um problema ou necessidade.
Nesta primeira etapa é preciso despertar a atenção do usuário para isso, porém, é ao decorrer do tempo em que ele fica em seu negócio que vai entender que possui um problema ou necessidade.
No início ele não sabia, mas um bom marketing no ambiente online vai fazer com que saiba.
É aqui que ele começa a aprender a descobrir mais sobre sua necessidade “oculta”.
Podemos exemplificar com uma pessoa que deseja ganhar massa muscular.
Assim, um negócio de produtos para ganhar massa muscular faz um anúncio de conteúdo ou então possui conteúdos no tráfego orgânico voltados para pessoas do mesmo perfil, impactando-as.
Como, por exemplo, um conteúdo de blog intitulado “Como ganhar massa muscular – 10 orientações eficazes”.
Etapa 2 – Conhecendo o problema
O problema então já deixa de ser oculto e passa a ser explícito, ou seja, o usuário entende que possui um problema, e seu negócio possui a solução para esse problema.
Continuando com o mesmo exemplo, o usuário percebe que precisa de um ganho de massa muscular mais rápido para alcançar seu objetivo, então seu negócio possui um conteúdo intitulado de “Como ganhar massa muscular em menos tempo de forma eficaz”.
Etapa 3 – Percepção de solução
Nesta etapa o usuário percebe que precisa de uma solução que vá ajudá-lo a alcançar o objetivo, então, conteúdos com base na solução que você vende são ideais.
Como exemplo, um conteúdo de blog intitulado de “Produtos para ganhar massa muscular de forma saudável”.
Neste conteúdo os produtos para ganhar massa muscular do negócio em questão são abordados e descritos, bem como suas particularidades, diferenças e indicações.
Assim, o usuário segue para a última etapa, a decisão de compra.
Etapa 4 – Decisão de compra
Na quarta e última etapa da jornada de compra do consumidor, ele decide qual será a solução para o problema que possui e passa o cartão.
No conteúdo apresentado no exemplo anterior, o usuário decide qual produto será melhor para ele, e então efetua a compra.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias dentro do marketing digital, não confunda marketing digital com marketing de conteúdo.
Desenvolver, criar e publicar conteúdos com base no seu público comprador é essencial para atrair e reter usuários.
O conteúdo é um dos pilares mais importantes da presença digital de um negócio, sem ele não é possível cativar usuários e os converter em clientes.
Conteúdo relevante, ou seja, conteúdo de valor, atrai e engaja sua audiência, portanto, crie conteúdos com base nos interesses do seu público, pense em ajudá-lo, assim, as vendas ocorrerão.
Plataformas online
A presença digital se dá pelas plataformas disponíveis para a promoção do negócio, produtos ou serviços.
Elas podem ser:
- YouTube;
- Instagram;
- TikTok;
- Blog de conteúdo;
- Página no Facebook;
- LinkedIn;
- Pinterest;
- WhatsApp;
- Telegram;
- X (antigo Twitter).
Claro, há as mais utilizadas por negócios online devido às funcionalidades e particularidades.
É preciso possuir presença nas plataformas para trabalhar com marketing digital, afinal, onde seu negócio vai estar? Dentro delas é que o marketing digital vai ser trabalhado.
SEO – Search Engine Optimization
O SEO, que traduzindo significa Otimização Para os Mecanismos de Busca, consiste em otimizar os conteúdos para aparecerem nas buscas realizadas pelos usuários, seja no YouTube ou no Google.
O mais comum é encontrar SEO destinado ao Google, onde os conteúdos do blog e o próprio blog são otimizados para possuírem maiores chances de aparecer aos usuários.
Contudo, também é possível fazer SEO para o YouTube, onde um conjunto de ações são realizadas também com o objetivo de mostrar os vídeos para as pesquisas realizadas.
Então, como exemplo, se você criou um conteúdo de blog intitulado “Como vender pelo Telegram – estratégias comprovadas” e um usuário pesquisa “Como vender pelo Telegram”, seu conteúdo, quando otimizado para SEO, pode aparecer para ele.
Dessa forma você consegue atrair mais usuários e aumentar o reconhecimento de marca, além de que, com estratégias dentro do conteúdo, é possível captar o email do usuário, transformando-o em um lead.
E-mail Marketing
A estratégia de email marketing consiste em captar emails de usuários, principalmente do topo do funil, e enviar emails com o objetivo final de vender.
Assim que o usuário fornece o contato de email ele se torna um lead, e este lead precisa ser aquecido para efetuar a compra no email final.
Os emails enviados durante o aquecimento do lead podem ser de:
- Boas vindas;
- Chamada para conteúdos em outras plataformas;
- Chamadas para aulas ao vivo;
- Webinários;
- Histórias de sucessos dentro do seu nicho;
- Provas sociais;
- Atualizações;
- Email de venda.
Os leads precisam ganhar algo em troca para disponibilizarem seus emails, isso é chamado de isca digital, elas podem ser um e-book gratuito, um mini curso grátis, cupom de desconto e outros.
Os mais utilizados são os e-books e os mini cursos. Então, o usuário se inscreve na lista de email e em troca recebe a isca digital no próprio email.
Monitoramento e otimizações
Através das plataformas é possível monitorar o desempenho das estratégias de marketing utilizadas, e realizar o monitoramento é muito importante para sempre alcançar resultados positivos.
Junto ao monitoramento vêm as otimizações.
Através do monitoramento é possível identificar o que está indo conforme as estratégias traçadas e o que não está, assim, deve-se otimizar.
Como fazer marketing digital
Para fazer marketing digital é preciso realizar ações que consistem este trabalho de promoção online, confira agora quais são.
Defina objetivos
É preciso trabalhar com objetivos para fazer marketing no ambiente online.
Apesar de possuir como objetivo principal vender mais, durante os trabalhos outros objetivos são válidos, como:
- Captar leads;
- Atrair visitantes para o blog;
- Aumentar seguidores no Instagram;
- Aumentar a frequência de vídeos no YouTube;
- Aumentar os inscritos do canal no YouTube;
- Realizar anúncios pagos;
- Vender (objetivo final).
Cada campanha de marketing digital precisa possuir um objetivo, já a venda é o objetivo final.
Construa a persona
A persona é a forma mais pura do seu comprador, ou seja, a forma ideal do seu cliente.
Leve em consideração fatores como:
- Idade;
- Gênero;
- Região;
- Interesses;
- Dores;
- Desejos;
- Necessidades;
- Modo de vida no dia a dia.
Assim, ao possuir as informações necessárias sobre seu cliente, é possível destinar os trabalhos a ele.
Definição de estratégias
Chegamos às estratégias de marketing digital, são elas que vão mover as engrenagens da presença online do seu negócio.
Há diversas estratégias para trabalhar dentro do marketing digital, e definir as que serão utilizadas é muito importante para atingir seu público-alvo.
Essas estratégias são:
- Estratégias de marketing de conteúdo;
- Estratégias de email marketing;
- Estratégias de captação de leads;
- Estratégias de upsell e downsell;
- Estratégias de SEO;
- Estratégias de tráfego pago.
Planejamento de conteúdo
Planejar os conteúdos que serão criados e publicados é de extrema importância para saber o que será publicado, manter a relevância e possuir periodicidade nas redes sociais.
Algumas redes levam a questão da periodicidade mais à risca, como o Instagram, YouTube e TikTok.
Não comece publicando vários conteúdos por dia porque se não conseguir manter esse nível de publicação ao longo do tempo, as plataformas irão deixar de recomendar seus conteúdos aos usuários.
Se você começar com três conteúdos por semana no Instagram, por exemplo, continue com essa frequência até que seja possível aumentar e manter.
Crie conteúdos de valor
Os conteúdos precisam ajudar o público consumidor, ou seja, devem entregar mudanças que podem ser aplicadas e que entregam resultados.
Nada adianta criar conteúdos superficiais esperando realizar vendas, isso não vai acontecer, afinal, se seu negócio não foi capaz de ajudar de forma gratuita, por que iriam comprar algo?
É preciso entregar valor, assim o interesse é gerado, e por serem ajudados de forma grátis, seus seguidores vão comprar a solução, seja ela seu produto ou serviço.
Utilize o funil de vendas
O funil de vendas é uma ferramenta altamente poderosa, principalmente para criar os conteúdos e campanhas de anúncios online.
As etapas que o funil de vendas possui são:
Topo do funil
No topo do funil o lead não sabe que possui um problema, portanto precisa ser atraído com uma promessa irresistível.
Meio do funil
No meio do funil o lead possui consciência de que há um problema, e os seus conteúdos, bem como a isca digital, mostram que há soluções.
Fundo do funil
No fundo do funil o lead possui a consciência de que precisa de uma solução maior, sendo essa solução maior o que seu negócio vende, portanto, sabe que precisa comprar, e é aqui que a venda acontece.
No topo do funil é possível atrair muitos leads, porém, à medida que vão descendo no funil, muitos leads saem, logo, nem todos os leads vão comprar de você, mesmo já aquecidos.
Isso acontece porque, durante o processo de captação de leads, é comum captar leads desqualificados, estes são os leads que, mesmo após o aquecimento, não possuem a intenção de compra, portanto, não compram.
É possível reduzir o número de leads desqualificados, para isso é preciso trabalhar com conteúdos de valor, assim como você conferiu, segmentos das campanhas e processo de aquecimento otimizado, focando no problema.
Prestando atenção, o funil de vendas se assemelha à jornada de compra do consumidor, porém é com o funil de vendas que a jornada de compra é identificada e pode ser otimizada, não são a mesma coisa, mas estão interligados.
Realize testes
Realizar testes é uma maneira válida de conseguir alcançar melhores resultados.
A realização de testes serve para conferir qual a melhor forma de fazer algo que não conseguimos prever.
Como exemplo, qual a melhor hora do dia para publicar conteúdos no Instagram?
Depende de negócio para negócio, portanto, é preciso testar. Poderia ser feito um teste, por exemplo, durante uma semana, publicar no horário x, na outra semana, horário y, e na outra, horário z.
Assim, é possível mensurar qual horário obteve maior engajamento das publicações e postar apenas naquele horário.