Já sabemos que o marketing digital é muito importante para qualquer negócio, pois proporciona maior e melhor presença digital, gera confiança e vendas. O marketing digital para encapsulados também se enquadra neste quesito.
Vender na internet é quase uma obrigação para os negócios de encapsulados porque é nela que o público se concentra.
Quando há uma abordagem voltada para o marketing digital para encapsulados, aproveita-se melhor os trabalhos e é possível traçar objetivos centralizados para o ramo do negócio.
O termo marketing digital é genérico, devendo ser aplicado a todos os negócios, contudo, neste conteúdo você vai aprender a fazer marketing digital para encapsulados, então, este é um conteúdo exclusivo para seu negócio e de muito valor.
Portanto, ao aprender o que será descrito aqui, você vai fazer suas estratégias de marketing digital com mais ênfase em seu negócio e assim obterá ótimos resultados!
Sumário
Como fazer marketing digital para encapsulados
1 – Compreenda seu produto
Se você ainda não tem um produto, é interessante definir o seu público primeiro (próxima etapa), mas se você já possui um produto, então entenda-o para, em seguida, compreender o seu público.
Para compreender seu produto, identifique os ingredientes que o compõem, quais os benefícios e quais dores, problemas e necessidades ele resolve.
Assim você possui um olhar mais detalhado para entender seu público comprador, e é nele que se deve colocar ênfase para destinar as estratégias de marketing digital para encapsulado.
Em outras palavras, seu cliente deve estar em evidência.
2 – Estude seu público
Com o produto entendido, é preciso estudar o público que o compra, afinal, como o cliente é o foco do negócio, entendê-lo a fundo traz mais retornos.
Entenda quais tipos de pessoas passam pelas dores, necessidades e problemas que seu produto soluciona e querem aproveitar os benefícios dele.
Identifique a faixa etária do seu público, o que gosta de fazer, gênero, modo de se comunicar, renda, estilo de vida e o que enxerga em seu produto para comprá-lo.
Por exemplo, um encapsulado que proporciona ganho de massa muscular pode ser consumido por homens, de 23 a 34 anos, que desejam render mais nos treinos, treinar mais, reduzir a fadiga e ganhar massa muscular.
Este é apenas um exemplo com o intuito de mostrá-lo que é preciso entender o produto e o público.
3 – Defina os canais de comunicação
Para o marketing digital funcionar, uma presença multiplataforma é ideal, ou seja, seu negócio estar presente em mais de uma plataforma é o ideal para atrair mais público e vender mais.
Os principais canais de comunicação são:
- Canal no YouTube;
- Blog de conteúdo;
- Instagram;
- Facebook (para anúncios);
- Lista de emails;
- TikTok;
- Grupo no Telegram ou WhatsApp.
Caso não seja possível firmar presença em todos estes canais devido, inclusive, ao investimento, já que, por exemplo, é preciso pagar uma plataforma de email marketing para captar emails de leads, comece com as gratuitas.
4 – Criando os conteúdos
O conteúdo é a alma do marketing digital. É preciso criar conteúdos de valor, ou seja, conteúdos que possuam qualidade e busquem resolver problemas do usuário, pois somente ajudando-o de forma gratuita que ele vai comprar seu encapsulado.
Trabalhe com as dores do seu público, problemas e necessidades, buscando resolvê-las nos conteúdos.
Conteúdos para o YouTube
Um canal no YouTube é essencial para promover sua marca e produto. Crie vídeos listando os benefícios, qualidades, características e até mesmo vídeos de conteúdos ensinando algo para o lead dentro do seu nicho.
Como exemplo, para negócios que vendem encapsulados voltados para a saúde dos cabelos, pele e unhas, é possível criar vídeos com temas como:
- Como melhorar a saúde dos cabelos com 3 ações simples;
- Acabe com as unhas quebradiças fazendo isto!;
- 5 formas de deixar a pele mais bonita.
Assim, você entrega conteúdos grátis para seu público e ainda recomenda o seu produto durante os vídeos, aumentando as chances de venda.
Conteúdos para o blog de conteúdo
Para o blog de conteúdo é preciso criar conteúdos otimizados para SEO que abordam o nicho no geral e nas especificidades. É preciso criar conteúdos genéricos, específicos e evergreens.
Durante os artigos em seu blog, quando cabível, é interessante fazer uma chamada para o seu produto.
Conteúdos para o Instagram
Posts em imagem única e em formato de carrossel são bastante válidos, além disso, utilize os reels para criar vídeos curtos e promover o engajamento, abra caixinha de perguntas nos stories e responda-as.
Também crie publicações sobre o produto que vende, faça publicações abordando os benefícios, características como a composição do encapsulado, modo de uso e como aproveitar ao máximo os benefícios.
Deixe claro para os usuários porque ele é o melhor.
Conteúdos para a lista de email
Nos emails que você enviar para seus leads é importante possuírem conteúdos, podem ser escritos dentro do próprio email em caso de um conteúdo exclusivo ou enviar conteúdos que saíram em outros canais, como o blog e YouTube.
A lista de emails serve para aquecer os leads e converter ao máximo, então, é interessante também realizar envios sobre o produto, destacando benefícios, características, para que serve e chamar para a compra com uma copy bem feita.
E-books
No marketing digital para encapsulados é importante explorar algumas formas de conteúdos, como, por exemplo, os ebooks para captar emails de leads, sendo, portanto, uma isca digital.
Em seus ebooks, entregue um conteúdo prático e rápido, não faça ebooks longos e nem rasos a ponto de não possuírem nenhum valor agregado.
O ebook precisa resolver algum problema do usuário, então, dentro do nicho de emagrecimento, por exemplo, pode ser um ebook intitulado “Os 30 dias mais eficazes para perder peso – Um guia completo e prático de 30 dias para emagrecer”.
Assim, dentro do ebook, você entrega o conteúdo para o lead, ou seja, a promessa do título, e recomenda o seu produto.
Ao recomendar o seu produto é importante ressaltar os benefícios, características, ingredientes, como o encapsulado atua no corpo, o objetivo final e chamar para a compra.
A quantidade de ebooks depende do seu negócio e do propósito da estratégia de email marketing.
Se você já possui mais capital para investir em anúncios nas campanhas de email marketing, pode ser interessante criar mais de um ebook, ficando um para cada campanha, caso contrário, um ebook está excelente.
É importante ressaltar que as landing pages também devem ser específicas, uma para cada ebook.
5 – Trabalhe na página de vendas
A página de vendas é a ligação entre o cliente e seu produto, ela deve ser certeira para atingir o seu público e vender.
Recomendamos que contrate um web designer para realizar a estruturação e criação da página de vendas e um copywriter para escrever a copy de forma que seja atrativa e capaz de vender.
No mais, tenha em mente que é preciso simplificar o processo de compra do cliente, nada de muitos pop-ups, elementos visuais que aparecem e desaparecem e muita poluição visual.
6 – Invista em anúncios
O tráfego pago, isto é, o investimento de dinheiro em anúncios é essencial no marketing digital para encapsulados.
Os anúncios permitem promover vídeos, campanhas de email marketing, conteúdos e até mesmo o produto de forma direta.
Contudo, tenha cuidado ao fazer anúncios, pois como se trata de suplementos encapsulados, as plataformas tendem a ser mais rigorosas e não permitem que muitos anúncios sejam veiculados.
Para obter bons desempenhos em suas campanhas de anúncios, é recomendado que leia as diretrizes sobre anúncios das plataformas que irá anunciar.
Considerações finais
O marketing digital para encapsulados proporciona um melhor direcionamento para os negócios que trabalham no ramo.
Este conteúdo tem por finalidade complementar o tema marketing digital, trazendo uma abordagem mais segmentada aos negócios que trabalham com encapsulados.
Aplicando o que foi abordado e descrito aqui, seu negócio vai obter ótimos resultados provenientes das vendas dos encapsulados.