Precificar um produto corretamente é uma tarefa que exige cuidados, trabalho e análises para não perder dinheiro e obter um bom lucro.
Neste momento, muitos empreendedores possuem certas dificuldades por não saberem exatamente o que fazer a fim de chegar ao preço final que o cliente irá pagar.
Neste conteúdo, você vai conferir as melhores práticas e estratégias para precificar produtos de maneira eficiente.
Com o que você está prestes a conferir, estará apto para definir preços condizentes com o produto, proporcionando o crescimento saudável do seu negócio.
Sumário
O que é precificação?
A precificação é o processo no qual se definem valores monetários para produtos ou serviços que serão ofertados aos consumidores.
O processo de precificação envolve fatores como custos de produção, custos operacionais, concorrência, valor percebido pelo cliente e demanda do mercado.
É importante que você saiba que um negócio não deve apenas cobrir seus custos e gerar lucro, deve também possuir presença mediante a concorrência, ocupando uma posição competitiva no mercado e atendendo às expectativas que os consumidores possuem.
A importância de precificar um produto corretamente
Antes de um produto gerar lucro, ele gera custos, custos estes que precisam ser cobertos nas compras que os clientes realizam.
Saber precificar seus produtos da maneira certa é trivial para seu negócio continuar operando e obter bons resultados sempre.
Um preço elevado em um produto que não vale esta precificação torna-o menos competitivo e mal visto em seu negócio, o que reduz bastante as vendas, faz com que o produto ocupe espaço no estoque e sua empresa acaba perdendo-o.
Já um preço baixo em um produto que deve possuir um preço alto pode até fazer seu negócio vender mais desse produto, mas os custos que ele gerou não serão cobertos, assim, as vendas não obterão lucro e você apenas perdeu dinheiro enquanto poderia ter ganhos expressivos.
Benefícios da precificação adequada
Maximização dos lucros
Ao realizar uma precificação adequada, condizente com o produto e com o mercado, você trabalha para obter uma boa posição no mercado e vender seus produtos cada vez para mais pessoas.
Precificar um produto corretamente cobre todos os custos e gera uma margem de lucro saudável, o que contribui de forma positiva para os resultados financeiros, o que permite reinvestimento dentro da empresa, otimização das operações e expansão de ofertas.
Sustentabilidade para o negócio
A longo prazo, definir agora preços corretos garante que seu negócio continue operando, possuindo um crescimento sustentável e permitindo que ele escale no mercado, reduzindo também futuras dificuldades financeiras decorrentes de precificações ruins.
Contribuição para a percepção de valor do cliente
Preços bem definidos transmitem a qualidade e os benefícios do produto de forma real, construindo, portanto, uma imagem positiva da empresa.
Assim, os clientes sentem que estão pagando um preço justo por aquele produto, e isso leva à fidelização do cliente, visto que seu negócio entrega o melhor custo-benefício.
Além disso, a fidelização do cliente resulta em avaliações positivas e um aumento de vendas por meio de indicações, contribuindo para a aquisição de novos clientes.
Clientes satisfeitos são mais propensos a repetir compras e a confiar na marca, gerando um ciclo virtuoso de lealdade e receita sustentável, alé de que, precificar corretamente facilita a introdução de novos produtos pelo seu negócio no mercado.
Quando a empresa já possui um reconhecimento por praticar preços justo, ao realizar lançamentos, eles são mais bem recebidos pelos consumidores, permitindo uma expansão mais eficiente do portfólio de produtos e a consolidação da marca.
Como precificar um produto corretamente
1 – Análise de mercado e concorrência
Antes de qualquer outro passo, é preciso realizar uma análise de mercado para colocar o preço correto no produto. Isso porque, identificar como a concorrência se posiciona, quanto cobra e como ofertam, te proporciona uma noção dos preços praticados.
Não é para copiar o preço da concorrência, inclusive, por cada negócio ser único, os custos variam de empresa para empresa.
Essa análise vai te ajudar a enxergar se o seu produto está alinhado, abaixo ou acima da média, o que permite que ajustes sejam feitos para atender ao mercado.
2 – Identifique custos
Custo unitário
Qual o valor pago pelo seu negócio por unidade de tal produto? Ao responder essa pergunta, você já possui em mãos a direção para colocar o preço correto.
Como o preço do produto deve cobrir as despesas que ele gerou para chegar em seu negócio, é preciso saber quanto você pagou por unidade, incluindo o valor da logística que transportou o produto para seu negócio.
Por exemplo, você comprou 100 unidades de um produto cuja unidade custou R$ 100,00, a logística ficou em R$ 2000.
Fazendo as contas:
100 x 100 + (2000) = 12.000
Você pagou, ao total, R$ 12.000,00. Então, dividindo R$ 12.000,00 por 100, o valor unitário pago foi de R$ 120,00, logo, o valor final do produto precisa cobrir este custo e deve apresentar uma margem de lucro (tópico número 3).
Para isso, adicione uma margem de lucro condizente com o produto, ou seja, deve ser justa, e que seja competitiva no mercado.
Custos variáveis
Os custos variáveis são aqueles que sua empresa possui de forma não periódica, ou seja, em um mês um determinado valor foi ser gasto e, no outro mês, um valor maior ou menor.
Exemplos de custos variáveis são:
- Matéria-prima;
- Embalagens;
- Fretes;
- Energia e água;
- Comissões.
Levar em consideração os custos variáveis para precificar os seus produtos é primordial para conseguir um preço eficiente.
Por exemplo, no exemplo citado anteriormente, o valor do frete foi um, mas, em outro mês, pode ser outro.
3 – entenda a margem sobre o lucro
A margem sobre o lucro nada mais é que selecionar uma quantia após o valor do produto que deve cobrir seus gastos.
Ainda utilizando o exemplo citado anteriormente, como o valor final para cobrir as despesas do produto deve ser de R$ 120,00, e a sua margem de lucro deve ser…?
Você deve selecionar uma margem de lucro condizente com o produto e com o mercado, por isso analisar a concorrência e enxergar os preços praticados é essencial.
Claro, depende de negócio para negócio, se o seu negócio oferta algo a mais e é melhor posicionado, ter uma margem de lucro maior é totalmente compreensível e saudável.
4 – Conheça e aplique estratégias
Margem sobre custo
Ao precificar um produto é possível utilizar a estratégia margem sobre custo.
Ela nada mais é que uma estratégia utilizada para definir o preço de venda de um produto, onde uma margem de lucro é adicionada ao custo total de produção.
Para utilizar a margem sobre custo, primeiramente calcula-se todos os custos diretos envolvidos na fabricação do produto, como matéria-prima, mão de obra direta e outros custos variáveis específicos do processo de produção.
Em seguida, é preciso determinar um percentual de margem de lucro desejado e adicionar esse percentual ao custo total do produto para estabelecer o preço de venda.
Por exemplo, se o custo total para produzir um item é de R$ 200 e a empresa deseja obter uma margem de lucro de 60%, o preço de venda seria estabelecido em R$ 320,00.
O cálculo é feito da seguinte forma: Custos de fabricação + (porcentagem que deseja lucrar sobre o preço de fabricação).
Esse método leva em consideração custos diretamente relacionados à produção do produto e não as despesas operacionais gerais da empresa, como conta de energia, de água, salários e outros.
Logo, apesar de garantir que a precificação de um produto cubra os custos de produção e inclua um lucro que seu negócio deseja obter, é preciso considerar as outras despesas da empresa ao calcular o lucro líquido, ou seja, o lucro final.
Markup
O markup é a estratégia de precificação de um produto que leva em consideração o custo total de produção ou aquisição.
Essa estratégia para precificar utiliza a adição de um percentual ao custo total, incluindo, portanto, todas as despesas fixas e variáveis que o produto possui, bem como a margem de lucro desejada.
O cálculo utilizado no markup se dá pela seguinte fórmula:
Exemplificando, se um produto teve R$ 300,00 de custo de produção, ao precificá-lo utilizando markup, temos:
- Custo de produção: R$ 300,00
- Despesas fixas: 16% sobre a venda
- Despesas variáveis: 13% sobre a venda
- Margem de lucro: 20%
Substituindo os valores na fórmula do markup, temos o seguinte cálculo:
100/100 – (16 + 13 + 20) = 1,96
Ao chegar no valor, neste caso, 1,96, basta multiplicá-lo pelo custo de fabricação. Então, 300 x 1,96 = 588. Logo, o produto deve possuir o valor de venda final para o consumidor de R$ 588,00.
Conclusão
Precificar um produto corretamente é fundamental para a sustentabilidade e operação de qualquer negócio.
A precificação bem elaborada não apenas assegura a cobertura dos custos e a obtenção de lucro, como também contribui para um posicionamento de mercado eficaz, atraindo e retendo clientes.
Equilibrando competitividade e rentabilidade, sua empresa pode garantir um crescimento sustentável, proporcionando flexibilidade para se adaptar às mudanças do mercado e às expectativas dos consumidores.
Além disso, uma precificação adequada facilita a criação de promoções e oferta de descontos estratégicos sem afetar a lucratividade.
Entendendo a margem de lucro exata, é possível oferecer descontos atrativos que incentivem as vendas em períodos específicos, sem trazer prejuízos para o negócio.
Clientes que percebem preços justos e coerentes com a qualidade tendem a confiar mais na marca, resultando em um aumento na fidelidade e na recomendação boca a boca.