Por apresentar vantagens atrativas, o dropshipping é um negócio que muitos empreendedores aderiram e muitos ainda vão aderir. Saber aumentar as vendas no dropshipping fará uma diferença significativa para aqueles que atuam no ramo, e é isso que você vai aprender agora.
Dados de um relatório do Tech Report apontam que, em 2023, o mercado de dropshipping alcançou um valor de 249,16 bilhões de dólares, e 170.000 novas lojas que trabalham com o modelo dropshipping foram criadas.
Podemos concluir que é um mercado em expansão global, e para aqueles que desejam entrar nele, há um alto potencial de lucro, tanto no dropshipping nacional quanto no internacional.
Apesar dos excelentes números, aumentar as vendas quando se trabalha com dropshipping exige uma sequência de etapas que precisam ser seguidas, e são essas etapas que você vai conferir agora.
Sumário
1 – Escolha os produtos certos para vender
Escolher o produto certo vai muito além de apenas ver quais podem fazer parte do catálogo de produtos de sua loja porque estão dentro do nicho de atuação do seu negócio.
É preciso levar em consideração a qualidade do produto, volume de vendas, ou seja, se os produtos possuem alta procura no mercado, e também procurar tendências de vendas.
As tendências são produtos novos que possuem alta capacidade de subir de vendas no mercado, logo, são produtos que o público está comprando e possuindo uma ótima satisfação com eles.
Buscar por produtos que sua audiência mais consome é uma tarefa fundamental para aumentar as vendas no dropshipping.
Isso porque, se agora está sendo ofertado um produto com um bom número de vendas, inserir outro no catálogo que também possui um alto número de vendas vai fazer o seu negócio escalar.
Outro fator a ser levado em consideração é a concorrência. Em seu catálogo de produtos, selecionar produtos que a concorrência quase não vende pode ser benéfico ao seu negócio.
Fazer isso é interessante até mesmo por conta do risco de perda de dinheiro, que é muito baixo. Afinal, no dropshipping não é preciso possuir estoque dos produtos, você apenas compra diretamente do fornecedor quando vender, e o fornecedor fica encarregado de realizar o envio para o endereço do cliente.
2 – Verifique a qualidade e comprometimento dos fornecedores
Escolher um bom fornecedor de dropshipping é crucial para o sucesso e a longevidade do seu negócio. A qualidade e o comprometimento dos fornecedores são fatores determinantes que impactam diretamente a satisfação do cliente e a reputação da sua loja.
Fornecedores que possuem produtos de qualidade e pontualidade são essenciais para aumentar as vendas da sua loja quando se trata de dropshipping.
Os produtos precisam possuir qualidade porque assim há uma menor taxa de reembolso, uma vez que satisfazem as necessidades dos clientes com 100% de eficácia.
Além disso, a qualidade dos produtos fornecidos influencia diretamente na percepção que os consumidores possuem da sua marca.
Produtos inferiores ou defeituosos geram um aumento nas devoluções, reembolsos e também avaliações negativas, ocasionando uma má reputação online.
Em um mercado competitivo, a opinião dos clientes faze uma grande diferença nos resultados. Portanto, garantir que os fornecedores ofereçam produtos de alta qualidade é essencial para manter e atrair clientes.
Ser pontual também é outro pré-requisito que você deve levar em consideração ao escolher um fornecedor, visto que, como ele vai fazer os envios para os consumidores finais, atrasar não é bom para os negócios.
A pontualidade nos envios garante que os clientes recebam seus pedidos dentro do prazo estabelecido, o que aumenta a satisfação do cliente e a confiança na sua loja.
A escolha de fornecedores confiáveis também possui influencia na eficiência operacional do seu negócio.
Fornecedores que atrasam ou possuem problemas de comunicação podem causar diminuição no fluxo do seu trabalho, gerando um aumento nos custos e diminuição da eficiência.
3 – Otimização do site da sua loja virtual
A otimização do site da sua loja virtual é fundamental para aumentar as vendas no dropshipping.
Aumentar as vendas no dropshipping depende, dentre vários fatores, da otimização da sua loja virtual focando na experiência do usuário. Isso porque, apenas proporcionando uma boa navegação vai fazer com que quem chegar em seu site passe o cartão.
Logo, a experiência do usuário é fundamental e quando bem feita aumenta a taxa de conversão.
Quando os usuários possuem uma experiência excelente em seu site, as chances de comprar aumentam significativamente.
Um design limpo, organizado e atraente faz toda a diferença na percepção do usuário. Além disso, um site que possui uma boa velocidade de carregamento e funcionalidades operando de forma correta ajudam a manter o interesse do usuário.
A responsividade, isto é, a capacidade do seu site se adaptar a diferentes dispositivos e tamanhos de tela, é de extrema importância, principalmente devido ao aumento de compras realizadas por dispoitivos móveis.
Outro fator muito importante para se atentar ao otimizar o site da sua loja virtual é o checkout, que deve ser o mais simples possível visando a otimização do processo de compra.
Um processo de checkout complicado ou demorado é uma das principais causas de abandono de carrinho.
Simplificar este processo oferecendo opções claras de pagamento e envio, bem como minimizando o número de etapas necessárias para concluir a compra, possui grande contribuição no aumento das conversões.
4 – Criação de conteúdo de valor para as plataformas
Para aumentar as vendas no dropshipping também é preciso criar conteúdos para serem publicados em todas as plataformas que seu negócio estiver presente, logo, trabalhar com marketing digital para sua loja online também é fundamental.
Os conteúdos precisam ser criados de acordo com o nicho da sua loja virtual. Por exemplo, uma loja virtual do ramo de roupas femininas pode e deve criar conteúdos relacionados à vestimenta para mulheres.
Estes conteúdos servem para mostrar aos usuários que sua loja virtual, além de vender, ajuda de graça o público, e por isso as pessoas comprarão. Os conteúdos precisam ser de valor e precisam engajar os usuários; só assim você conseguirá aumentar suas vendas.
Explore os mais diversos tipos de conteúdos para as diversas plataformas, como vídeos para o YouTube e YouTube Shorts, artigos de blog, imagens bem trabalhadas para o Instagram e reels para Instagram.
5 – Invista em tráfego pago
O tráfego pago é um grande aliado para as lojas virtuais venderem mais. Além de permitir a criação de anúncios de vendas diretos, pode ser realizado o remarketing para os usuários que acessaram a página do produto mas não compraram.
Lojas virtuais concorrem diretamente com os gigantes dos marketplaces e outras empresas já sólidas no mercado.
Assim, utilizar o tráfego pago faz com que seu negócio aumente as vendas e possua destaque ao longo do tempo.
6 – Faça ofertas e promoções
As ofertas e promoções são excelentes para aumentar o volume de vendas, afinal, quando o produto que custa determinado preço abaixa, as pessoas compram ele.
Enquanto os concorrentes estão com os preços na média do mercado, o seu estará abaixo em um determinado período, e de preferência quando não estiver na época de descontos, como em temporada de Black Friday.
Não que não seja importante participar das Black Fridays, é importante, porém, ofertas e promoções como descontos em determinados produtos, descontos em compras de mais de um produto, upsell e downsell trazem resultados altamente positivos.