O Instagram é uma rede social bastante utilizada pelas pessoas, portanto, pelos públicos compradores de determinados produtos, e com o seu produto não é diferente. Vender suplementos pelo Instagram é uma das melhores maneiras de gerar visibilidade para sua marca e, claro, faturamento.
Como canal de vendas, o Instagram é excelente. Isso se deve ao fato de que nele é possível publicar imagens, vídeos, fazer lives e obter boa rede de seguidores que podem virar consumidores.
Só para você ter ideia, o Instagram é a terceira rede social mais utilizada pelos brasileiros, contando com 113,5 milhões de usuários ativos.
Sumário
Instagram para vender suplementos
Já ouviu dizer que vender não é apenas postar e esperar as vendas acontecerem? Pois bem, isso é totalmente verdade e é preciso entender que possuir estratégia de conteúdo é essencial para o seu negócio online de suplementos.
Um bom marketing de conteúdo é o alicerce para atrair seu público e respectivamente vender, pois é o seu conteúdo que vai despertar o interesse no usuário.
No Instagram, é possível explorar os formatos dos conteúdos em imagens e vídeos, bem como o local onde serão publicados, como feed, stories e reels. Dessa forma, possuem a capacidade de gerar curiosidade e despertar o interesse em seu público comprador.
O Instagram é muito utilizado para vendas justamente por ser uma plataforma na qual é possível publicar em diversos formatos, gerando, inclusive, mais proximidade com os usuários.
Benefícios de utilizar o Instagram para vender suplementos
Engajamento com o público
No Instagram, é possível possuir um bom engajamento através das publicações feitas periodicamente, e também, por permitir uma maior proximidade com seu público comprador, o engajamento é favorecido.
Visualização dos seus produtos
É possível deixar seus produtos à mostra no Instagram, e uma boa estratégia para isso é fazer publicações no feed, nos stories e, através destes, adicionar os destaques em seu perfil.
Alcance de público
O alcance do seu público tende a crescer cada vez mais quando trabalhado de forma correta para isso. Alcançando mais público você aumenta suas vendas, visto que mais pessoas irão ver o perfil do seu negócio e poderão comprar.
Como vender suplementos pelo Instagram – 7 ideias de conteúdos eficazes
1 – Prova social
A prova social é excelente para mostrar ao seu público que quem já comprou e fez uso do seu suplemento obteve os resultados prometidos.
Isso quebra uma das principais objeções do cliente, a objeção de “será que isso vai funcionar para mim?”. Tendemos a possuir dúvidas quando compramos algo que nunca testamos e, principalmente, quando vai fazer um grande impacto em nossas vidas.
Por exemplo, suponhamos que você trabalha com suplementos de ganho de massa muscular para o público masculino.
Dessa forma, ao fazer publicações no feed, stories e até mesmo reels de depoimentos de alguns dos seus clientes, preferencialmente com imagens do antes e depois, quem ver vai saber que funciona e mais ainda, vai desejar obter aquele resultado, mesmo que previamente já possua este desejo.
Logo, as provas sociais são aliadas nas vendas e podem ser usadas como conteúdo.
2 – Dicas de uso
Apresentar ao seu público comprador como fazer o uso do seu suplemento e, mais ainda, dicas de uso para obter um melhor aproveitamento dos benefícios do suplemento é excelente.!
Dessa forma, quem visualizar a publicação vai entender que você se preocupa com o funcionamento do que vende e, mais ainda, gera confiança e desejo de fazer o uso.
As pessoas gostam de ver como utilizar algo que estão prestes a utilizar e como obter melhor aproveitamento disso, principalmente quando se trata de um produto que proporciona um grande impacto na vida delas.
Portanto, para vender suplementos pelo Instagram, utilizar como um dos seus conteúdos o modo de usar e as dicas de uso é uma ótima estratégia.
3 – Vídeos de demonstração do produto
Apesar de ser um suplemento, é possível fazer vídeos de demonstração, principalmente para os stories e, mais ainda, para os reels, pois proporcionam um alcance maior.
Aqui não tem segredo, fale sobre seu produto, apresente os ingredientes, os destaques que seu produto possui que os diferencia dos concorrentes e, se possível, inclua também o modo de usar.
Indo mais além, dependendo do formato do produto, como em pó, por exemplo, mostre a preparação do suplemento para fazer o uso, como quantidade a ser utilizada do produto e da água.
Esse tipo de vídeo é excelente para mostrar as características do seu produto, destacar as vantagens e benefícios, portanto, contribui bastante nas vendas.
4 – Conteúdos sobre seu nicho
Publicar conteúdos sobre o seu nicho é muito importante para vender seu suplemento pelo Instagram.
Então, por exemplo, se você possui um suplemento voltado para o emagrecimento para mulheres, é possível criar conteúdos como:
- 5 formas de perder peso de forma eficaz;
- Como emagrecer utilizando esta dica simples;
- 5 receitas fáceis para emagrecer;
- Exercícios para fazer em casa e emagrecer;
- E outros.
Conteúdos sobre o seu nicho são fundamentais para possuir um bom perfil do seu negócio e vender seu suplemento através dele, isso porque estes conteúdos ajudam e educam o seu público, dessa maneira, ele enxerga que você possui esta certa preocupação, portanto, sentem reciprocidade e compram de você.
5 – Abra e responda caixinhas de perguntas e respostas nos stories
As caixinhas de perguntas nos stories são essenciais para vender pelo Instagram, e com os suplementos não é diferente.
Proximidade com o seu público comprador é primordial para vender qualquer produto ou serviço no Instagram, afinal, conectar de forma mais próxima um público com um negócio é uma das principais funções do Instagram para negócios.
As caixinhas de perguntas proporcionam justamente isso, uma maior conexão, pois é através delas que seus seguidores poderão enviar dúvidas que possuem sobre o nicho, sobre o que estão passando e como resolver e até mesmo sobre o produto, e para todas essas alternativas, você vai responder as dúvidas nos stories, gerando conexão.
Logo, as caixinhas de pergunta proporcionam engajamento, humanização da sua marca, aumento da visibilidade, conteúdo personalizado e inclusive demonstram que você seu negócio é especialista no assunto.
6 – Notícias sobre seu nicho
Ficar por dentro do que ocorre é sempre bom para atualizar os conhecimentos, contudo, publicar notícias vai além de mostrar aos seus seguidores as novidades.
As publicações de notícias sobre o seu nicho de atuação transmitem autoridade e credibilidade por mostrar que seu negócio está por dentro das notícias, além disso, é possível obter mais engajamento devido ao teor do conteúdo, pois os usuários tendem a compartilhar e comentar mais quando há alguma novidade.
Tenha em mente que é excelente para qualquer negócio possuir seu público enxergando-o ligado a informações que são relevantes.
Portanto, publique notícias para promover seu suplemento e vendê-lo no Instagram, será de grande importância dentro do seu conteúdo e, consequentemente, para suas vendas.
7 – Promoções
Por fim, para vender suplementos pelo Instagram, publique promoções, isto é, faça publicações a fim de promover a venda do seu suplemento.
Para isso, é preciso possuir imagem chamativa com valores e chamada para ação.
Promoções não necessariamente significam desconto, podem ser uma publicação chamando o usuário para compra. Entretanto, cuidado para não fazer isso sempre, pois um perfil que mais chama o usuário para comprar do que ajudá-lo tende a se tornar um perfil chato de vendas e as pessoas não compram.
Conclusão
Para vender suplementos pelo Instagram, é necessário trabalhar com estratégias que visam ajudar o seu público. Isso porque a venda é uma consequência do que foi proporcionado positivamente ao usuário.
Portanto, com as 7 ideias de conteúdos apresentadas e descritas neste artigo, você conseguirá vender seu suplemento pelo Instagram. Ao aplicá-las, seu público tenderá a criar uma relação de proximidade, sua marca vai transmitir autoridade e, por fim, vai ajudar seus seguidores e, com isso, eles vão comprar.
É importante destacar que o ideal é utilizar todas as 7 ideias de conteúdos aqui descritas para que seu perfil possua um ambiente mais completo aos usuários.