Landing page: O que é e como aproveitá-la da melhor forma possível 

Landing page.

Uma landing page é uma página online que possui como objetivo a conversão de visitantes em leads ou outro com outras finalidades que você vai conferir, portanto, deve ser feita de maneira que aproveite a visita do usuário.

Podemos dizer que, em outras palavras, que, ao possuir uma landing page a atrair tráfego para ela, esta é a hora decisiva para o usuário se converter, caso contrário ele não volta e você perdeu aquele lead.

Atualmente, na internet, possuímos diversos recursos para chamar a atenção do usuário e convertê-lo em lead, e estes recursos estão disponíveis para serem implementados em sua landing page durante a criação dela.

Confira agora o que é uma landing page e como aproveitá-la da melhor forma possível

O que é landing page

A landing page, que, traduzindo significa página de destino, é uma página criada com o intuito de reter usuários, oferecer algo e, em troca, ele entrega o email dele para você.

O que você deve entregar é uma isca digital, pode ser um e-book, minicurso, infográfico ou outro formato de isca. 

O intuito é oferecer algo de qualidade para ele receber no email dele, assim você fica com o contato de email do lead.

Esse tipo de landing page, ou seja, a landing page para captar emails, é comumente chamada de página de captura.

Porém, não há só este tipo de landing page, há outros. Confira alguns abaixo.

Landing page de vendas

A página de vendas também é uma landing page, afinal, é uma página de destino para vendas. 

Portanto, a sua página de vendas é também uma landing page. Nela existe o seu produto, as informações e características, copy e é possível realizar a compra dele.

Página de agradecimento

Quando um cliente compra seu produto, após a finalização da venda, mandá-lo para uma página de agradecimento onde há o obrigado por comprar seu produto e outras informações como:

  • Como usar;
  • Orientações;
  • Redes sociais;
  • Canal para suporte.

É também um tipo de landing page.

Página de pré-lançamento

Os pré-lançamentos são muito comuns, principalmente quando se trata de infoprodutos.

Um pré-lançamento nada mais é que apresentar seu produto ao usuário e, na landing page do pré-lançamento, ele pode comprar seu produto, geralmente por um valor mais atrativo, e recebê-lo no dia do lançamento.

Ou, também, o usuário pode deixar o email dele ou outra forma de contato para receber o link de compra quando o produto for lançado.

Como você viu, não há somente um tipo de landing page, contudo, o mais tradicional é nos referirmos a landing page como a página de captura de emails, apesar de existirem outros tipos.

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Critérios para uma boa landing page

Não existe uma fórmula para se fazer uma boa landing page, contudo, ao seguir alguns critérios, é possível obter melhores resultados porque eles impactam direta e positivamente o usuário.

Título atraente

O título da sua landing page deve ser atraente de maneira que faça o usuário ficar nela e rolar a tela para baixo para conhecer mais.

Títulos que não são atraentes fazem com que o usuário, logo de início, saia da sua landing page, e não é isso que você quer, correto?

Portanto, crie títulos que chamem a atenção. Uma boa orientação é dar foco no benefício, como, por exemplo, “Os 5 passos para (benefício) estão aqui e você está a um clique deles”.

Por exemplo, se o seu nicho é sobre trabalhar como afiliado online, é possível usar este título assim “Os 5 passos para trabalhar como afiliado e vender de verdade estão aqui e você está a um clique dele.”

Se for uma landing page de captura, é possível ainda dar destaque para o grátis.

Então, seguindo o exemplo anterior, poderia ficar assim “Os 5 passos para trabalhar como afiliado e vender de verdade estão aqui e você está a um clique dele. E mais, de GRAÇA!”

Perceba que esses títulos atraem o usuário e, consequentemente, te proporcionam uma maior taxa de retenção e objetivo da landing page, como captura de emails ou vendas.

Vídeo no início da landing page

Um vídeo logo no início da landing page que sucede o título é mais uma ação que contribui para reter o usuário, principalmente se for em uma página de vendas.

Este vídeo possui como finalidade chamar a atenção do usuário focando nos problemas que ele está passando e como seu produto os soluciona.

Para páginas de captura também funcionam, contudo, dependendo do formato da isca digital, como um e-book, pode não ser necessário devido ao consumo rápido do e-book quando comparada a um mini curso, por exemplo.

Em páginas de obrigado, possuir um vídeo é interessante, pois nele você pode explicar os próximos passos, abordar dúvidas frequentes e entregar orientações.

Contudo, dependendo do produto, uma página de obrigado apenas com textos já basta.

Clareza nas informações

Informações claras, precisas e sem enrolação são critérios importantes em uma landing page, isso porque, quanto mais simples for o entendimento do usuário, mais rápido ele vai realizar a ação.

Lembre-se sempre que você não quer que o usuário fique pouco tempo em sua landing page, pois assim ele vai sair sem realizar a ação (comprar, pegar a isca e disponibilizar contato, adquirir na pré-venda).

Por outro lado, também não quer que ele permaneça em sua landing page por muito tempo, pois as chances de o usuário não converter são altas.

Quando as informações são disponibilizadas com clareza, o entendimento fica mais acessível e a realização da ação por parte dele é feita levando o tempo necessário.

Copy bem trabalhada

A copy é a parte escrita da sua landing page e é um critério muito forte na definição do sucesso da sua página.

Uma copy mal escrita que não é voltada para a persuasão que levará à chamada para ação vai estragar sua landing page, assim como copies apelativas surtem no usuário a sensação de mentira, enganação, afinal, não existem milagres.

A copy deve ser dosada e bem trabalhada para atingir o usuário da melhor forma possível.

Evitar exageros, bem como informações e palavras rasas, é essencial.

Para possuir uma copy capaz de converter, se possível, contrate um copywriter, este é o profissional responsável por desenvolver textos que convertem.

Sem dúvidas, é um investimento bastante benéfico.

Navegação e responsividade 

A navegação em sua landing page deve ser otimizada de tal forma que a disposição de elementos gráficos como imagens, ícones, vídeos e também os textos fiquem em harmonia.

Uma coisa não pode sobrepor a outra e o texto precisa ser legível com um tamanho de fonte que permita a leitura, cor que promova um contraste favorável à leitura, como, por exemplo, o fundo da página em preto e o texto em branco.

Os links e botões em sua landing page devem (todos) funcionar, principalmente o botão da chamada para ação.

Já a responsividade nada mais é que o funcionamento perfeito da sua landing page em desktops e dispositivos móveis.

Portanto, da mesma forma que deve funcionar corretamente em computadores e notebooks, assim deve ser em smartphones e tablets. Logo, os elementos devem todos aparecer.

Design atraente

Uma excelente landing page possui um design atraente e convidativo, de forma que o usuário não se canse de olhar para ela.

Isso porque é preciso encontrar um equilíbrio entre as cores do seu negócio, o layout da página de vendas e as cores do seu produto.

Cores muito quentes misturadas, por exemplo, tendem a cansar as vistas, já cores muito neutras, consideradas sem vida, passam uma sensação de monotonia.

Utilize imagens

As imagens são recursos essenciais e poderosos para a persuasão, além disso, são triviais, afinal, o visual impacta bastante e as imagens auxiliam na percepção de valor por parte do usuário.

Ao utilizar imagens em sua landing page, o tamanho das imagens importa bastante, portanto, não utilize imagens pequenas nem muito grandes. 

Ao utilizar imagens pequenas, você não aproveita todo o recurso visual que ela tem a oferecer, já ao colocar imagens muito grandes em sua landing page, ela fica poluída.

É preciso encontrar um meio-termo no tamanho das imagens e procurar destacar as imagens que forem importantes.

Evite links que tirem o usuário da landing page

Links das redes sociais dos canais de comunicação em que seu negócio está presente são ótimos para atrair mais visitantes e seguidores, como perfil no Instagram, canal no YouTube e blog de conteúdo.

Contudo, em uma landing page, estes links podem prejudicar o objetivo que ela possui, uma vez que, ao clicar no link do perfil no Instagram do seu negócio, o usuário é redirecionado para ele e por lá ele fica, até mesmo se esquecendo da página onde estava.

Considerações finais

Há vários tipos de landing pages e neste conteúdo você conferiu alguns critérios que vão te ajudar a aproveitar sua landing page da melhor forma possível.

Ao aplicar em sua landing page as orientações aqui mostradas, você construirá uma melhor landing page e aproveitará de forma otimizada os usuários que nela chegam.

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