Uma landing page é uma página online que possui como objetivo a conversão de visitantes em leads ou outro com outras finalidades que você vai conferir, portanto, deve ser feita de maneira que aproveite a visita do usuário.
Podemos dizer que, em outras palavras, que, ao possuir uma landing page a atrair tráfego para ela, esta é a hora decisiva para o usuário se converter, caso contrário ele não volta e você perdeu aquele lead.
Atualmente, na internet, possuímos diversos recursos para chamar a atenção do usuário e convertê-lo em lead, e estes recursos estão disponíveis para serem implementados em sua landing page durante a criação dela.
Confira agora o que é uma landing page e como aproveitá-la da melhor forma possível
Sumário
O que é landing page
A landing page, que, traduzindo significa página de destino, é uma página criada com o intuito de reter usuários, oferecer algo e, em troca, ele entrega o email dele para você.
O que você deve entregar é uma isca digital, pode ser um e-book, minicurso, infográfico ou outro formato de isca.
O intuito é oferecer algo de qualidade para ele receber no email dele, assim você fica com o contato de email do lead.
Esse tipo de landing page, ou seja, a landing page para captar emails, é comumente chamada de página de captura.
Porém, não há só este tipo de landing page, há outros. Confira alguns abaixo.
Landing page de vendas
A página de vendas também é uma landing page, afinal, é uma página de destino para vendas.
Portanto, a sua página de vendas é também uma landing page. Nela existe o seu produto, as informações e características, copy e é possível realizar a compra dele.
Página de agradecimento
Quando um cliente compra seu produto, após a finalização da venda, mandá-lo para uma página de agradecimento onde há o obrigado por comprar seu produto e outras informações como:
- Como usar;
- Orientações;
- Redes sociais;
- Canal para suporte.
É também um tipo de landing page.
Página de pré-lançamento
Os pré-lançamentos são muito comuns, principalmente quando se trata de infoprodutos.
Um pré-lançamento nada mais é que apresentar seu produto ao usuário e, na landing page do pré-lançamento, ele pode comprar seu produto, geralmente por um valor mais atrativo, e recebê-lo no dia do lançamento.
Ou, também, o usuário pode deixar o email dele ou outra forma de contato para receber o link de compra quando o produto for lançado.
Como você viu, não há somente um tipo de landing page, contudo, o mais tradicional é nos referirmos a landing page como a página de captura de emails, apesar de existirem outros tipos.
Critérios para uma boa landing page
Não existe uma fórmula para se fazer uma boa landing page, contudo, ao seguir alguns critérios, é possível obter melhores resultados porque eles impactam direta e positivamente o usuário.
Título atraente
O título da sua landing page deve ser atraente de maneira que faça o usuário ficar nela e rolar a tela para baixo para conhecer mais.
Títulos que não são atraentes fazem com que o usuário, logo de início, saia da sua landing page, e não é isso que você quer, correto?
Portanto, crie títulos que chamem a atenção. Uma boa orientação é dar foco no benefício, como, por exemplo, “Os 5 passos para (benefício) estão aqui e você está a um clique deles”.
Por exemplo, se o seu nicho é sobre trabalhar como afiliado online, é possível usar este título assim “Os 5 passos para trabalhar como afiliado e vender de verdade estão aqui e você está a um clique dele.”
Se for uma landing page de captura, é possível ainda dar destaque para o grátis.
Então, seguindo o exemplo anterior, poderia ficar assim “Os 5 passos para trabalhar como afiliado e vender de verdade estão aqui e você está a um clique dele. E mais, de GRAÇA!”
Perceba que esses títulos atraem o usuário e, consequentemente, te proporcionam uma maior taxa de retenção e objetivo da landing page, como captura de emails ou vendas.
Vídeo no início da landing page
Um vídeo logo no início da landing page que sucede o título é mais uma ação que contribui para reter o usuário, principalmente se for em uma página de vendas.
Este vídeo possui como finalidade chamar a atenção do usuário focando nos problemas que ele está passando e como seu produto os soluciona.
Para páginas de captura também funcionam, contudo, dependendo do formato da isca digital, como um e-book, pode não ser necessário devido ao consumo rápido do e-book quando comparada a um mini curso, por exemplo.
Em páginas de obrigado, possuir um vídeo é interessante, pois nele você pode explicar os próximos passos, abordar dúvidas frequentes e entregar orientações.
Contudo, dependendo do produto, uma página de obrigado apenas com textos já basta.
Clareza nas informações
Informações claras, precisas e sem enrolação são critérios importantes em uma landing page, isso porque, quanto mais simples for o entendimento do usuário, mais rápido ele vai realizar a ação.
Lembre-se sempre que você não quer que o usuário fique pouco tempo em sua landing page, pois assim ele vai sair sem realizar a ação (comprar, pegar a isca e disponibilizar contato, adquirir na pré-venda).
Por outro lado, também não quer que ele permaneça em sua landing page por muito tempo, pois as chances de o usuário não converter são altas.
Quando as informações são disponibilizadas com clareza, o entendimento fica mais acessível e a realização da ação por parte dele é feita levando o tempo necessário.
Copy bem trabalhada
A copy é a parte escrita da sua landing page e é um critério muito forte na definição do sucesso da sua página.
Uma copy mal escrita que não é voltada para a persuasão que levará à chamada para ação vai estragar sua landing page, assim como copies apelativas surtem no usuário a sensação de mentira, enganação, afinal, não existem milagres.
A copy deve ser dosada e bem trabalhada para atingir o usuário da melhor forma possível.
Evitar exageros, bem como informações e palavras rasas, é essencial.
Para possuir uma copy capaz de converter, se possível, contrate um copywriter, este é o profissional responsável por desenvolver textos que convertem.
Sem dúvidas, é um investimento bastante benéfico.
Navegação e responsividade
A navegação em sua landing page deve ser otimizada de tal forma que a disposição de elementos gráficos como imagens, ícones, vídeos e também os textos fiquem em harmonia.
Uma coisa não pode sobrepor a outra e o texto precisa ser legível com um tamanho de fonte que permita a leitura, cor que promova um contraste favorável à leitura, como, por exemplo, o fundo da página em preto e o texto em branco.
Os links e botões em sua landing page devem (todos) funcionar, principalmente o botão da chamada para ação.
Já a responsividade nada mais é que o funcionamento perfeito da sua landing page em desktops e dispositivos móveis.
Portanto, da mesma forma que deve funcionar corretamente em computadores e notebooks, assim deve ser em smartphones e tablets. Logo, os elementos devem todos aparecer.
Design atraente
Uma excelente landing page possui um design atraente e convidativo, de forma que o usuário não se canse de olhar para ela.
Isso porque é preciso encontrar um equilíbrio entre as cores do seu negócio, o layout da página de vendas e as cores do seu produto.
Cores muito quentes misturadas, por exemplo, tendem a cansar as vistas, já cores muito neutras, consideradas sem vida, passam uma sensação de monotonia.
Utilize imagens
As imagens são recursos essenciais e poderosos para a persuasão, além disso, são triviais, afinal, o visual impacta bastante e as imagens auxiliam na percepção de valor por parte do usuário.
Ao utilizar imagens em sua landing page, o tamanho das imagens importa bastante, portanto, não utilize imagens pequenas nem muito grandes.
Ao utilizar imagens pequenas, você não aproveita todo o recurso visual que ela tem a oferecer, já ao colocar imagens muito grandes em sua landing page, ela fica poluída.
É preciso encontrar um meio-termo no tamanho das imagens e procurar destacar as imagens que forem importantes.
Evite links que tirem o usuário da landing page
Links das redes sociais dos canais de comunicação em que seu negócio está presente são ótimos para atrair mais visitantes e seguidores, como perfil no Instagram, canal no YouTube e blog de conteúdo.
Contudo, em uma landing page, estes links podem prejudicar o objetivo que ela possui, uma vez que, ao clicar no link do perfil no Instagram do seu negócio, o usuário é redirecionado para ele e por lá ele fica, até mesmo se esquecendo da página onde estava.
Considerações finais
Há vários tipos de landing pages e neste conteúdo você conferiu alguns critérios que vão te ajudar a aproveitar sua landing page da melhor forma possível.
Ao aplicar em sua landing page as orientações aqui mostradas, você construirá uma melhor landing page e aproveitará de forma otimizada os usuários que nela chegam.