6 Erros no marketing digital que você não deve cometer (É sério, eles tiram vendas)

Tão importante quanto saber o que fazer no marketing digital é saber o que não fazer. Afinal, se você souber o que não deve ser feito, com certeza vai gerar melhores resultados ao fazer o que deve ser feito.

Erros no marketing digital que você não deve cometer.

A verdade é que toda empresa séria investe em marketing digital, então, não basta apenas investir e fazer o marketing digital, é preciso trabalhar corretamente para que o seu negócio colha os bons resultados.

Com a finalidade de encurtar o seu caminho para garantir bons resultados ao seu negócio através do marketing digital e, ao mesmo tempo, corrigir possíveis falhas que o seu negócio está cometendo no marketing digital, trouxemos este conteúdo sobre 6 erros no marketing digital que você não deve cometer.

Alguns dos erros que vamos listar aqui podem parecer bobos, porém, na prática, fazem muita diferença, principalmente se levarmos em consideração que o marketing digital é um trabalho de médio e longo prazo. Então, se atentar aos erros e corrigi-los é a melhor decisão para que seu negócio não perca vendas a longo prazo.

1° Erro – Não realizar planejamentos

Não se toma decisões por tomar e, logo em seguida, já coloca algo em prática sem o devido planejamento. Com o marketing digital, o processo é o mesmo.

Para empresas, qualquer ação que for realizada no marketing digital vai proporcionar um impacto. Agora, ele pode ser positivo ou negativo, e não planejar para tomar ações é contar com a sorte para dar certo. Afinal, as chances de algo dar errado são maiores.

Portanto, planeje campanhas, objetivos a serem alcançados, conteúdos, publicações e qualquer ação a ser tomada em seu marketing digital.

É interessante começar este conteúdo com este erro. Afinal, para todas as ações que serão tomadas em seu marketing digital, será necessário um planejamento. Então, não adianta corrigir outros erros se a falta de planejamento estiver presente.

2° Erro – Não utilizar os recursos das plataformas

É bastante simples exemplificar este erro e como ele impacta o seu negócio. Para isso, vamos utilizar o Instagram como base.

Há diversos recursos no Instagram, como imagens únicas de publicação, carrossel, story e reel. Portanto, se a plataforma disponibiliza vários recursos para a publicação de conteúdos, é importante utilizá-los porque assim você mostra ao Instagram que o seu perfil é relevante.

E é justamente isso que as plataformas querem: que você crie conteúdos para as diversas opções disponíveis. Caso contrário, por que mostrar o perfil do seu negócio que não publica reel, não interage no story?

É essa a ideia em utilizar os recursos disponíveis pelas plataformas. Assim, além de fazer com que a plataforma indique seu conteúdo para mais pessoas, você ainda possui um espaço estruturado para receber visitantes que, com os diversos tipos de conteúdos, conseguem reter e tornar esses visitantes em seguidores e, posteriormente, em clientes.

3° Erro – Não investir em SEO

O SEO (Search Engine Optimization), sigla para otimização para os mecanismos de busca, visa atrair público qualificado para o seu negócio através de conteúdos de qualidade otimizados para que apareçam nas primeiras posições de busca, bem como é possível realizar SEO para que as pessoas conheçam seu negócio e convertam.

Não investir em SEO é um erro gigante porque, pense: como é um trabalho também de médio a longo prazo, não é do dia para a noite que o seu negócio vai receber muitos visitantes e terá uma avalanche de vendas. Porém, 6 meses, 1 ano, 1 ano e meio e por aí vai, vão passar de qualquer jeito.

Dessa forma, você prefere passar este período sem ter trabalhado e investido no SEO do seu negócio para que, neste tempo, as pessoas o conhecessem e comprassem de você, ou não ter feito SEO e, por consequência, perdido vendas?

Portanto, invista no SEO do negócio. Trabalhe para que os seus conteúdos e o site do seu negócio apareçam nas primeiras posições com o passar do tempo e receba visitantes qualificados.

4° Erro – Criar conteúdos péssimos

É, a criação de péssimos conteúdos ainda rodeia muitos negócios. É perceptível que não houve um planejamento e preocupação com os usuários que vão consumir esses conteúdos. Ainda, quem cria péssimos conteúdos não obtém os resultados desejados (claro que não) e, depois, sai dizendo que marketing digital é mentira, que não funciona, que é ilusão…

Mas lembre-se do que foi dito no início deste conteúdo: toda empresa séria investe em marketing digital. No entanto, é preciso trabalhar da forma correta. Logo, criar e publicar conteúdos ruins não vai levar sua empresa a lugar algum no meio digital.

O conteúdo serve para agregar valor e aumentar o conhecimento do usuário. Assim, ajudando-o, há muito mais chances de que ele compre de você.

Agregar valor à sua marca e demonstrar a competência da sua empresa também são funções dos conteúdos. Portanto, conteúdos ruins vão transmitir uma percepção ruim do seu negócio. Por isso, crie excelentes conteúdos para o posicionamento digital da sua empresa.

5° Erro – Não dar atenção aos dados

Os dados que estamos abordando aqui são métricas como taxas de cliques, conversão, rejeição, ROI e outros.

Não dar a devida atenção a esses dados leva sua empresa a não saber o que fazer para aprimorar o que pode ser aprimorado. Assim, se o seu alcance está baixo, é preciso identificar, nesses dados, o que não está bom. Porém, se os dados não são analisados, as chances de o seu alcance permanecer baixo são muito altas.

Para falar a verdade, é um gasto de tempo e dinheiro investidos no marketing digital da sua empresa que não estão trazendo retorno. Então, é quase um desperdício de capital e recursos, enquanto que uma análise de dados pode mudar isso e fazer com que seu negócio possua bons frutos provenientes do marketing digital.

6° Erro – Não investir em e-mail marketing

O e-mail marketing não morreu, mas muitos insistem em dizer que o viram no caixão. Brincadeiras à parte, o e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que funciona e funciona bastante.

Não investir em e-mail marketing é um erro que está tirando vendas do seu negócio. Pois pense bem, você poderia estar utilizando o seu site para atrair leads. Afinal, ele possui uma estrutura para isso. Assim, entregar uma isca digital para esses leads e, ao final, vender para eles através do e-mail.

No entanto, uma observação muito importante: sabemos que nem todo negócio pode investir em e-mail marketing. Afinal, depende da quantidade de visitantes que está atraindo.

Se o seu negócio ainda está no início, não se preocupe em contratar uma plataforma para e-mail marketing. Espere os resultados aumentarem e, aí sim, invista nesta poderosa estratégia de marketing digital.

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