8 erros comuns ao começar um canal no YouTube e como evitá-los

Publicado por Capsexpress em

Embora o YouTube seja excelente para atrair público e vender, é comum cometer erros ao começar um canal no YouTube, o que prejudica o crescimento. Se deseja crescer o seu canal, confira este conteúdo para parar de errar de uma vez por todas.

O YouTube foi a plataforma de vídeos mais acessada em 2023, logo, apesar da concorrência pesada, ele ainda se destaca de outras plataformas.

Imagem com os dados das plataformas de vídeos mais acessadas no Brasil em 2023. O YouTube lidera em primeiro lugar, com 142 milhões de usuários.

Possuir presença no YouTube é fundamental para crescer o seu negócio, já que nele é possível realizar diversas ações importantes para vender.

Se você sente que o seu canal no YouTube não está crescendo, é hora de se atentar bastante a este conteúdo e identificar onde está errando para corrigir os erros.

Confira 8 erros comuns ao começar um canal no YouTube e como evitá-los

1 – Ausência de planejamento de conteúdo

Este é um erro muito comum ao iniciar um canal no YouTube, se você comete este erro, é hora de corrigir.

O planejamento de conteúdo é uma etapa fundamental para a criação de conteúdos relevantes em qualquer plataforma, para o YouTube não é diferente.

Quando os conteúdos são publicados apenas por publicar, não há uma estratégia destinada ao aumento do canal, assim, seus vídeos possuem baixo números de visualizações e seu canal não cresce.

Ainda, você precisa levar em consideração que, na ausência de um planejamento de conteúdo, você está perdendo tempo.

Isso porque, já que não há planejamento, seu canal fica estagnado e vem a pergunta “Então por que publicar?”.

Solução: Para evitar ou corrigir este erro, comece a planejar os conteúdos, defina uma estratégia e utilize o calendário editorial para sempre acompanhar seus conteúdos.

2 – Não trabalhar em títulos, descrições e tags

A parte textual dos conteúdos no YouTube são essenciais para que a plataforma recomende seus conteúdos para mais pessoas que compõem o seu público e para que elas cliquem em seus vídeos.

Acontece que escrever de “qualquer jeito” os títulos, descrições e as tags faz parte dos erros comuns ao começar um canal no YouTube, muitas pessoas cometem este erro.

Dessa forma, seus vídeos se tornam vídeos sem engajamento, visto que o YouTube não vai recomendá-los por não possuir otimização para os motores de busca da plataforma.

Ainda, com títulos mal escritos e nada atrativos, as pessoas não vão sentir vontade de clicar para assistir eles, já que não são atraentes ao clique.

Solução: Corrija este erro otimizando a parte textual dos vídeos, escreva descrições com palavras-chave que remetem ao tema do vídeo, utilize tags relevantes para auxiliar nas buscas e escreva títulos cativantes.

Ao fazer isso você vai notar uma diferença significativa nos números que seus vídeos alcançarão.

3 – Qualidade do vídeo inadequada

O áudio e a imagem precisam estar em um bom padrão, não é necessário que você utilize equipamentos caros, mas sim fazer o melhor que consegue em um padrão aceitável.

Para os usuários, vídeos com iluminação inadequada, áudio muito alto, muito baixo, estourado ou com problemas fazem com que eles saiam dos vídeos devido à ausência de qualidade.

Assim, a retenção, engajamento e relevância do seu canal diminuem, restando apenas visualizações baixas e, até mesmo, poucas conversões.

Solução: Para fazer vídeos de qualidade, grave em um fundo monocromático, de preferência branco, aproveite iluminação do dia ou invista em equipamentos de iluminação.

Você pode utilizar microfones de lapela ou do próprio celular/câmera se forem bons e, mais que tudo, esteja em um ambiente silencioso.

4 – Não possuir frequência de publicação

A inconsistência de publicação afeta bastante o seu canal porque o YouTube deixa de recomendar seus vídeos aos inscritos e novos usuários.

Uma frequência de publicação, ou seja, determinar dias e horários para publicar seus vídeos, faz com que seu canal se mantenha constantemente atualizado, trazendo conteúdos relevantes e engajando seus seguidores.

Solução: Defina uma frequência de publicação que você vai dar conta de cumprir.

Não precisa ser muitos vídeos por semana, se conseguir publicar um vídeo na semana em um determinado dia e horário, está excelente.

Ao fazer isso, o YouTube entende que seu canal publica novos vídeos e vai recomendá-los a outros usuários, além de que os seus inscritos sempre assistirão.

5 – Não possuir chamadas para ação

As chamadas para ação nos vídeos possuem como finalidade aproveitar o usuário para que ele realize algo além de consumir seu conteúdo.

Por exemplo, você pode pedir para: 

  • Se inscrever
  • Deixar o gostei
  • Ativar o sininho das notificações para não perder nenhum vídeo;
  • Seguir o perfil do seu negócio em uma rede social através do link na descrição;
  • Visitar um conteúdo de blog;
  • Entregar uma isca digital para captar emails;
  • Vender diretamente. 

Note que há várias opções de chamadas para ação que você pode implementar em seus vídeos dependendo do conteúdo deles.

Portanto, utilizá-las é fundamental para engajar os usuários e, por fim, vender através dos seus vídeos no YouTube.

Solução: Comece pedindo para o usuário se inscrever, ativar o sininho das notificações e deixar o like.

Com o decorrer dos conteúdos dos vídeos, peça para acessar o link na descrição para conferir outro conteúdo, seguir nas redes sociais, baixar um e-book gratuito e até mesmo comprar.

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6 – Não possuir edição profissional

Mais um dos erros comuns ao começar um canal no YouTube é não possuir uma edição profissional, e muitos iniciantes praticam este equívoco (que custa caro).

É até plausível pensar que, ao deixar de contratar um editor, está economizando, mas isso só é válido quando há o conhecimento para editar vídeos de forma profissional, caso contrário, é um custo caro.

Isso porque todo negócio precisa investir nas mídias digitais para crescer, portanto, um editor de vídeos é essencial para agregar qualidade e reter os usuários nos vídeos.

Vídeos bem editados retém o usuário, aumentam a qualidade do material, transmitem maior credibilidade, contribuem para a geração de confiança e autoridade e ajudam bastante a vender.

Solução: Caso você não saiba editar vídeos de forma profissional, contrate um editor de vídeos, alinhe com ele por meio de uma videoconferência e envie vídeos de outros canais como referência.

Dessa forma, o editor consegue extrair qual tipo de edição você deseja possuir em seus vídeos, e a capacidade profissional dele será capaz de entregar o melhor possível para o seu canal.

7 – Publicar conteúdos sem variedade

Um canal no YouTube é uma porta de entrada para os usuários conhecerem seu negócio, e o conteúdo é essencial, a principal peça, podemos dizer.

Contudo, criar conteúdos sobre apenas um determinado tema faz com que nada de novo seja entregue aos usuários e ao seu público, assim, tendem a não consumir mais o que você publica.

Claro que os conteúdos dependem do seu negócio, do ramo e nicho, contudo, com certeza há diversos temas para explorar, criar vídeos e publicar.

Solução: Pesquise outras pautas de conteúdos, veja o que os concorrentes estão publicando para agregar em seu canal.

Separe diversas pautas de conteúdos, palavras-chave e sempre preze por não ser mais do mesmo.

8 – Não utilizar cards

Os cards são ferramentas excelentes para levar os usuários que estão assistindo a um determinado vídeo a outros vídeos.

Eles aparecem como um cartão no canto superior do vídeo e permitem acessar outros vídeos.

Imagem representando o card do YouTube.

Para aumentar o número de visualizações e reter os usuários, eles são a ferramenta ideal.

Não utilizar os cards implica em um baixo número de visualizações e baixo engajamento.

Solução: Ao possuir vídeos relacionados com o tema do vídeo publicado, utilize cards para levar o usuário de um vídeo para o outro sempre que possível.

Não precisa encher de cards, apenas quando os conteúdos forem relacionados e, mais importante que tudo, agregar ao usuário.

Categorias: YouTube

Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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