Como vender mais através das redes sociais – Tudo o que você precisa saber

As redes sociais possuem o que há de mais valioso para um negócio, os clientes, e pelas próprias redes sociais é possível encontrá-los e vender para eles.

Foi-se o tempo onde as redes sociais tinham como função apenas compartilhar momentos das vidas pessoais, de um tempo para o atual, as redes sociais também são utilizadas para vender e lucrar.

Para você ter ideia, em meio a pandemia do Covid-19, o engajamento no Instagram aumentou em 7,29%, e 85% dos usuários desta rede social a utilizam para encontrar produtos e marcas, 83% deste grupo já realizou compras na plataforma.

Apesar de ser a bola da vez e funcionar bastante para vender, o Instagram não é a única rede social que funciona para vender, e como você vai conferir durante sua leitura, a presença em multicanais, ou seja, em mais de uma plataforma, é altamente benéfica para seus resultados.

Confira agora como vender mais através das redes sociais.

1 – Utilize mais de uma rede social

As pessoas estão nas mais diversas redes sociais, logo, a presença em multicanais é ideal para alcançar cada vez mais pessoas.

A presença em apenas uma rede social não proporciona os mesmos resultados que a presença em diversas redes sociais.

Como dito anteriormente, o Instagram é a bola da vez, mas isso não significa que não é possível vender em outras redes sociais ou que é perda de tempo trabalhar com outras redes sociais.

Visando as vendas, impactar várias pessoas em diversas mídias é essencial para vender mais através das redes sociais, isso porque as pessoas estão espalhadas pela internet.

Abaixo listamos algumas redes sociais ótimas para a presença do seu negócio:

  • Instagram;
  • YouTube;
  • Facebook;
  • Pinterest;
  • Blog/site do seu negócio.

Cada rede social possui uma proposta diferente, mas a venda é possível ser feita nelas todas, portanto, a presença em multicanais é fundamental para alcançar cada vez mais pessoas e também, vender cada vez mais pelas redes sociais.

Outro ponto positivo de utilizar mais de uma rede social é a migração de pessoas. A migração de pessoas nas redes sociais consiste em levar pessoas de uma rede à outra.

Então, como exemplo, é possível levar pessoas do YouTube através de um vídeo para o Instagram, e dessa forma seu perfil no Instagram cresce e, por lá, podem até comprar de você.

Outro exemplo é divulgar um conteúdo novo em seu site/blog em um storie do Instagram, e com isso seu público no Instagram vai até seu blog consumir o conteúdo, isso abre uma oportunidade muito grande para conhecerem seu site e fechar compras.

A estratégia de migrar pessoas pode ser aplicada nas redes sociais que seu negócio possuir presença.

Para vender mais com as redes sociais, leve sempre em consideração que as pessoas estão nas redes sociais e abrem elas várias vezes por dia. Não descarte uma presença digital eficaz, isso impactará diretamente o seu negócio.

2 – Crie conteúdo relevante e poste regularmente nas redes sociais

O conteúdo é um dos motores para fazer seu negócio vender mais através das redes sociais.

Potenciais clientes seus estão na internet consumindo conteúdo em vários formatos, e se você não produz conteúdo, seu público consome o conteúdo do concorrente, dessa forma você perde vendas.

Criar conteúdo relevante conforme o seu nicho para ajudar sua audiência, informar, entreter e fazer com que no final comprem de você, é fundamental para vender mais.

A criação de conteúdo aumenta o relacionamento da sua audiência com seu negócio, e dessa forma, o consumo do seu conteúdo pela sua audiência aumenta cada vez mais.

Um erro que muitos cometem ao começar a presença digital do negócio ou até mesmo ao começar um negócio digital é apenas publicar conteúdo de produtos.

Em outras palavras, as publicações apenas são sobre produtos com valores e chamadas para comprar.

Apenas publicar este tipo de conteúdo faz com que sua audiência canse, afinal não há nada de novo em seu negócio e você não está criando conteúdo de valor para agregar ao seu público.

Criar conteúdos de produtos é muito benéfico, mas desde que esteja dentro da estratégia de conteúdo, ou seja, é necessário diversificar o conteúdo do seu negócio para vender mais através das redes sociais.

E indo mais além, o conteúdo de valor é fundamental para fazer com que o usuário interaja com ele e aumenta o engajamento das redes sociais do seu negócio.

O engajamento é muito importante para vender, porque através dele é possível atingir cada vez mais pessoas e trazer essas pessoas para o seu negócio sem gastar nada.

3 – Mantenha um relacionamento próximo com a sua audiência

Além de manter um relacionamento com seu público através do conteúdo,para vender mais através das redes sociais é necessário ficar mais próximo a ele através de um meio de contato.

Captar o contato do seu público para enviar novidades do seu negócio, conteúdos e até mesmo ofertas, aumenta muito suas vendas.

Os contatos mais comuns para se captar são o de e-mail, WhatsApp e, em alguns casos, o Telegram.

Ao possuir estes contatos, é possível criar estratégias de envio de mensagens, principalmente para o e-mail, com a finalidade de aquecer o lead e convertê-lo.

Portanto, mantenha um relacionamento mais próximo com seu público, assim as pessoas sempre se lembrarão do seu negócio e sempre vão comprar de você.

4 – Invista em tráfego pago

Os anúncios pagos são uma ótima forma de vender cada vez mais em menos tempo, e o investimento em anúncios pagos se chama tráfego pago.

É possível investir em anúncios para diversos objetivos, desde anúncios de vendas direto a anúncios de captação de leads, divulgação da sua marca nas redes sociais para atrair mais público e outros.

As redes sociais mais comuns para realizar anúncios e alcançar ótimos resultados são:

  • Google ADS (plataforma do Google onde é possível anunciar nos serviços Google, como no YouTube, no próprio Google, sites parceiros, Gmail e outros):
  • Instagram ADS para anunciar no Instagram;
  • Facebook ADS para anunciar no Facebook e no Instagram, sendo este mais recomendado do que anunciar direto no Instagram ADS (quando para Instagram).

Os anúncios devem ser feitos com base no público e no objetivo, e para alcançar ótimos resultados investindo em tráfego pago, recomendamos que contrate um gestor de tráfego, este é o profissional responsável por criar e veicular anúncios nas mídias digitais.

5 – Possua um site com seus produtos

 A presença nas redes sociais é indispensável, afinal, sem essa presença não seria possível vender mais através das redes sociais, contudo, possuir um site com seus produtos é essencial.

Muitos negócios utilizam marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Shopee, e outros, entretanto, possuir um site próprio proporciona diversos benefícios ao seu negócio.

A presença em outros marketplaces também é fundamental, você não deve descartá-la, pois por lá é possível atingir usuários que se encontram nestes marketplaces e realizar vendas por lá, mas um site com seus produtos é indispensável.

É possível: 

  • Personalizar seu site com a cara do seu negócio; 
  • Aprimorar a experiência do usuário; 
  • Possuir uma comunicação mais direta com seu público; 
  • Criar conteúdos otimizados para SEO, dessa forma impactar usuários que realizam pesquisas no Google e convertê-los;
  • Apresentar valores mais atrativos aos consumidores por não depender de um marketplace que cobra taxas;
  • Levar pessoas das redes sociais do seu negócio até o seu site;
  • Dentre uma série de outros benefícios.

Não descarte seu site próprio. Possuir um site é de extrema importância para seu negócio.

Conclusão

Vender mais pelas redes sociais é uma tarefa que qualquer negócio deve aderir para aumentar os lucros, e mais que isso, a presença nas redes sociais jamais deve ser uma hipótese, e sim uma certeza.

Atualmente é preciso que seu negócio esteja nas redes sociais, e mais, para vender mais através das redes sociais, o trabalho deve ser muito bem feito e, seguindo o que você aprendeu neste artigo, seu negócio conseguirá vender muito mais pelas mídias digitais.

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