Se já passou pela sua cabeça “quero criar um encapsulado, mas não sei como”, você chegou ao lugar certo, pois aqui vamos te dar todas as orientações necessárias que você precisa ter em mente para desenvolver o seu próprio encapsulado.

Se você deseja criar um encapsulado, isso significa que quer ter um suplemento com sua própria marca, e escolher este ramo para investir implica em estar presente em um mercado promissor, que vai crescer bastante e gerar alto potencial de retorno ao seu negócio.
No entanto, para entrar no mercado de encapsulados com a sua marca, é necessário ter um produto, ou seja, criar um encapsulado, e muitos que almejam este mercado não sabem como funciona, o que é preciso ter, o que é preciso fazer e quais são as etapas necessárias.
Pensando nisso, a Capsexpress separou este conteúdo riquíssimo de informações valiosas que vão fazer você dar o seu primeiro passo na criação do seu encapsulado e trazer mais luz e amadurecimento aos pensamentos deste mercado que você tem em mente. Então, confira!
Sumário
1 – É preciso entender do que se trata o mercado de encapsulados
Antes de qualquer passo para a criação do seu encapsulado, é preciso entender do que o mercado de encapsulados se trata, basicamente, o que é o mercado de encapsulados.
Parece óbvio, não é? Mas é óbvio mesmo. No entanto, é não entendendo o óbvio que muitos negócios começam a apresentar um baixo desempenho logo no início dos trabalhos.
O mercado de encapsulados se trata de um segmento da indústria de suplementos voltados a diversos nichos, como beleza, emagrecimento, musculação, em suma, o ramo de saúde e bem-estar em geral.
Este mercado visa a produção e comercialização de produtos encapsulados que podem conter diversos ingredientes, como vitaminas, aminoácidos, minerais, extratos de plantas, probióticos e outros compostos.
O encapsulamento é eficiente para prevenir sabores e cheiros de ingredientes fundamentais para o que o produto se destina, mas que podem não agradar muitas pessoas. No entanto, há outras formas de suplementos, como:
- Suplementos em gotas;
- Suplementos em chás;
- Suplementos em gummies.
Vantagens dos encapsulados:
- Consumo simplificado: para os consumidores, consumir encapsulados é muito fácil, pois são fáceis de serem transportados, podem ser ingeridos em qualquer lugar, desde que consumidos da maneira correta, e são fáceis de aliar à rotina do dia a dia.
- Absorção otimizada: os encapsulados são desenvolvidos pensando na absorção rápida ou controlada, otimizando, dependendo do objetivo, os efeitos e promovendo resultados mais eficientes.
- Controle de dosagem: as cápsulas oferecem uma dosagem precisa dos ingredientes, garantindo que o consumidor tenha a quantidade correta durante o consumo.
2 – É preciso escolher um nicho para criar um encapsulado e atuar no mercado
Não dá para criar um produto sem antes ter a ideia e o público, não é? Pois bem, apenas reformulando as palavras, não é possível criar um encapsulado sem ter ideia para o que ele vai servir e para qual público será destinado. Para definir o seu produto, é preciso fazer uma pesquisa de nicho.
Já adiantamos para você que todo nicho vende e há muito espaço para atuar. Mas não é porque todo nicho vende que você vai escolher um apenas por achar ser o melhor. Afinal, o que é melhor para uns não é para outros.
Pesquise os mais variados nichos de suplementos, quais objetivos as pessoas procuram com eles, o que tem muita saída, o que apresenta uma saída mais baixa, o que as pessoas mais procuram, analise a concorrência e veja o posicionamento de outros empreendedores dos nichos.
Ainda, verifique qual é o nicho com o qual você possui maior afinidade. Por exemplo, se você é um profissional da área da saúde, criar um suplemento que se alinhe aos resultados que os seus clientes buscam é uma ótima alternativa, podendo vendê-los também em seu negócio (caso você tenha negócio próprio).
Porém, caso você não seja de alguma das áreas que englobam os suplementos, então, qual rumo você pretende que o seu negócio tenha daqui a três anos? Vendendo para o público de emagrecimento e consolidando seu posicionamento? Ou então para outro nicho?
Refletir e responder a essas perguntas após fazer uma pesquisa completa de nicho vai auxiliá-lo bastante a definir em qual segmento atuar.

3 – Pensando em marketing digital para encapsulados (pular isso pode fazer um estrago em seu negócio logo no início)
O marketing digital não é balela, não é mentira, não é ilusão e muito menos uma utopia. O marketing digital existe e funciona, mas quando bem feito, é claro.
Se você não possui conhecimentos em marketing digital, então é a hora de conferir o nosso conteúdo de marketing digital para suplementos.
Assim, você terá ideias valiosas sobre o que é fazer marketing digital para esse mercado.
Mas, algumas coisas podemos e devemos abordar aqui, afinal, pensar em marketing digital é muito importante para, posteriormente, colocá-lo em prática.
O que podemos pontuar logo de início é que, desde o começo do seu negócio, será necessário trabalhar em um posicionamento de marca eficaz e funcional, ou seja, um posicionamento de marca robusto.
Isso porque não é qualquer postagem na internet que vai vender, e não é qualquer promessa em peças publicitárias que vai proporcionar rios de dinheiro.
Antes de fabricar o seu suplemento, pense um pouco sobre o posicionamento da sua marca, trace planos de marketing, converse com especialistas e/ou agências experts em promover empresas na internet e proporcionar vendas.
Dessa forma, você poderá construir, juntamente com um profissional da área, o seu posicionamento de marca e traçar estratégias para, quando for lançar o seu produto, atrair clientes logo no início dos seus trabalhos através do marketing digital.
Em seguida, as redes sociais estão aí e não é à toa, afinal, se elas existem é porque dão resultados e as pessoas se interessam por elas, caso contrário, não existiriam. Aqui já dá para perceber duas coisas:
- As redes sociais dão resultados: negócios presentes em redes sociais e que trabalham com um marketing digital bem feito possuem resultados, por isso investem nelas;
- As pessoas se interessam por elas: atualmente, as pessoas estão conectadas pelas redes sociais. Pessoas são consumidores, e são os mais variados públicos consumidores que se fazem presentes nas redes.
Ao perceber esses dois pontos, você possui a faísca essencial para não deixar de investir em marketing digital para o seu encapsulado.
4 – Trabalhar no design do seu encapsulado é fundamental – Criando a sua comunicação visual
As palavras compõem a comunicação que usamos sempre, a todo momento, em nosso dia a dia, seja conversando com alguém, lendo um livro, um conteúdo de blog como este e em vários outros momentos.
Mas, pense em um rótulo de um produto, ele precisa ser chamativo, e é aqui que as palavras encontram a comunicação visual, e este é um trabalho para o designer fazer.
Contratar um designer para a criação do rótulo do seu produto é fundamental porque ele consegue transmitir o que o seu produto proporciona em um conjunto gráfico destinado ao público alvo que vai consumir o seu suplemento.
Ainda, ao vender o seu suplemento online, o primeiro contato que os consumidores de fato terão com o seu produto é através de uma imagem do rótulo.
Este será o contato mais próximo com o suplemento. Depois que chegar nos respectivos endereços de quem comprou, é que terão de manusear e, de fato, pegar no produto.
5 – Logística, sem ela, nada será possível
Criar um encapsulado também engloba a logística. Uma logística bem definida implica em saber se os produtos serão armazenados em local próprio ou em local de uma empresa terceirizada que fará o envio para os consumidores.
Em caso de local próprio, os seus suplementos saem da fabricante e uma transportadora leva até o seu local, assim, você deve se preocupar com os envios.
Já uma empresa de logística terceirizada transporta os produtos para um local de armazenamento próprio, possuindo toda a responsabilidade de realizar os envios.
Essa segunda opção é bastante escolhida por quem não possui local próprio e está começando, mas é necessário conhecer a transportadora, pesquisar, verificar prazos de entrega e valores.
Tenha em mente que sem a logística nada adianta possuir um negócio, afinal, os produtos não vão chegar aos consumidores, mas também nada adianta escolher a mais barata ou sem critério algum. Caso haja atrasos, o prejuízo é seu.
6 – Escolhendo a fabricante para fabricar o seu encapsulado
Existem empresas terceirizadas que fabricam o seu produto, e nós somos uma delas. A Capsexpress fabrica o seu encapsulado em tempo recorde, aliando qualidade, excelência de fabricação e mais de 15 anos de experiência.
Já levamos muitos produtores que chegaram até nós apenas com uma ideia, assim como você, e hoje faturam alto e possuem negócios sólidos no mercado de suplementos.

Formas de criar um encapsulado – White label e private label
Existem duas formas principais de criar um encapsulado para entrar no mercado de suplementos, e elas são através do modelo white label e do modelo private label.
Ambos os modelos são estratégias utilizadas pelos que desejam lançar uma marca de suplementos, mas cada modelo atende a objetivos e perfis diferentes de empreendedores.
Para tomar a melhor decisão na hora de iniciar seu negócio é preciso entender o que cada modelo é.
No modelo white label, você utiliza uma fórmula já pronta e aprovada. Ou seja, o produto já existe, está testado e legalizado, você apenas aplica a sua marca na embalagem.
Essa é a forma mais rápida e acessível de criar um encapsulado, ideal para quem deseja entrar no mercado com agilidade, baixo investimento e menor risco.
Ainda, é uma ótima escolha para validar ideias e começar a construir autoridade no nicho de suplementos.
Já o modelo private label permite uma personalização completa. Nele, você pode desenvolver uma fórmula exclusiva, com ingredientes e diferenciais pensados de acordo com o seu público-alvo.
Embora o processo exija mais tempo e investimento, essa forma de criar um encapsulado proporciona um produto único e alinhado com a identidade da sua marca.
É uma excelente maneira para quem busca se destacar no mercado com uma proposta diferenciada e já possui um investimento mais alto para entrar no mercado.
Otimizando o seu processo de crescimento no mercado de encapsulados – Primeiros passos após criar um encapsulado
Monitore o andamento do seu negócio
Analisar o andamento do seu negócio após a criação do seu encapsulado é de grande importância para definir metas e tomadas de decisões.
Ao criar um encapsulado, é necessário mapear a aceitação do público, estar aberto a sugestões, pontos a melhorar, verificar possíveis diferenciações que podem ser feitas. Dessa forma, você trabalha para um futuro sólido do seu negócio.
Dentre muitos benefícios de um monitoramento constante, um deles é a possibilidade de expandir o seu catálogo de produtos.
Afinal, ao monitorar, deve-se verificar o que o seu público comenta. Paralelamente, realizar pesquisas de concorrentes também é necessário. Assim, você pode conferir produtos de concorrentes que possuem boa aceitação e trazer a ideia para o seu negócio.
Trace planos de marketing sólidos
Planos de marketing são essenciais para garantir mais visibilidade, atenção do público, retenção e mais vendas.
Abordamos o assunto de marketing anteriormente, mas, após os trabalhos de marketing iniciais, é possível verificar o que funciona e o que não funciona, e esse é o ponto-chave deste tópico:
Investir em estratégias que funcionam para traçar planos de marketing que vão trazer maiores retornos ao seu negócio a médio e longo prazo, após criar o seu encapsulado.
Fique por dentro das tendências de mercado
As tendências de mercado são muito importantes em qualquer negócio. Afinal, quem não quer uma fatia do bolo?
Para que o seu negócio cresça de forma eficiente, não basta apenas criar um encapsulado e deixar para lá. É preciso acompanhar as tendências de mercado, pois nelas podem surgir oportunidades lucrativas.
Dentro do seu nicho, acompanhe outros produtores e fique por dentro das novidades. Se em algum momento uma oportunidade de expansão surgir, analise o rendimento do seu negócio e, se possível, invista nela para o seu negócio não ficar para trás, atrair e fidelizar público e, por fim, vender mais.
Evolua os conteúdos do marketing do seu negócio
Os conteúdos utilizados no marketing digital do seu negócio precisam evoluir, não podem ficar estagnados e sempre postando os mesmos tipos de conteúdos. Para isso, é preciso olhar o seu mercado e nicho como um todo, a fim de alcançar mais possíveis clientes e impactá-los.
Há muitos negócios que ficam presos em conteúdos, sem diversificar temas, formatos e até mesmo com uma comunicação errada. Isso implica também em uma defasagem e é péssimo para o posicionamento de marca.
Sempre fique de olho nos conteúdos de concorrentes, no que os consumidores de concorrentes dizem, e estude como você pode otimizar os seus conteúdos de forma a diversificar e explorar a interação com os consumidores.
Atendimento ao cliente
No início, isso pode não ser um problema. Você tira dúvidas, realiza vendas e até lida com pedidos de devoluções e reembolsos. Afinal, serão poucos (assim esperamos). Mas, com o passar do tempo, novos e mais clientes surgirão, o que implica na necessidade de uma estrutura de vendas e atendimento ao cliente.
Não deixe se perder durante respostas aos consumidores, tratativas de pedidos de devoluções e reembolsos e sempre busque minimizá-los.
É difícil criar um encapsulado?
Criar um encapsulado pode parecer uma tarefa complexa de primeiro momento, mas com o apoio de uma empresa especializada em terceirização de suplementos, todo o processo de criação e desenvolvimento do seu encapsulado se torna mais simples, viável e seguro.
Isso porque você já conta com toda a estrutura necessária, desde a formulação e testes até a rotulagem, para transformar sua ideia em um produto final pronto para o mercado.
Assim, não é necessário se preocupar com equipamentos, controle de qualidade ou regularizações junto à Anvisa, por exemplo, porque nós fazemos tudo para você. E mais: você ainda fica por dentro de todo o processo.
Criar um encapsulado com o suporte certo permite que você foque na estratégia de vendas, marketing e posicionamento da sua marca.
A terceirização elimina a necessidade de altos investimentos iniciais e reduz significativamente o tempo entre o planejamento e o lançamento.
Ou seja, se você deseja lançar um suplemento com eficiência e profissionalismo, contar com uma empresa especializada é a melhor maneira de transformar seu projeto em realidade, e a sua equipe especializada está aqui na Capsexpress!

Sobre o Autor: Renato Barcellos é editor do Blog da Capsexpress e especialista em marcas próprias, estratégias de posicionamento e negócios escaláveis no setor de suplementos e bens de consumo. Com formação em Comunicação e ampla vivência no mercado editorial, já colaborou com publicações voltadas ao empreendedorismo, inovação e indústria. Na Capsexpress, conecta conhecimento prático com análise crítica para ajudar empreendedores a transformarem boas ideias em negócios reais — sustentáveis, lucrativos e preparados para crescer.