Calendário editorial: o que é e como utilizar para organizar seus contéudos

Publicado por Capsexpress em

Imagem de calendário editorial.

Em nosso dia a dia temos diversas tarefas para fazer, e quando organizamos previamente com as tarefas que precisam ser feitas em determinados dias, as coisas facilitam, assim é com o conteúdo, um calendário editorial é eficiente e deve ser criado.

Para obter bons resultados provenientes do marketing do seu negócio, é preciso trabalhar com a consistência, então, produzir e publicar conteúdos periodicamente é fundamental.

O que é calendário editorial

O calendário editorial é uma ferramenta que funciona como um cronograma de publicação da sua estratégia de conteúdo.

Com a estratégia definida e os conteúdos criados, é preciso definir os dias e horas de publicação, e isso é feito através do calendário de conteúdo.

É como uma agenda que utilizamos para definir as tarefas que precisam ser realizadas, porém, é para o seu negócio e seus conteúdos.

Com um calendário de conteúdo, é possível trabalhar com a frequência de publicação de forma mais precisa, sem atrasar conteúdos e, com isso, suas estratégia de conteúdo vai funcionar de forma eficaz.

Um calendário editorial deve conter:

  • Datas com os respectivos conteúdos a serem publicados;
  • Temas de conteúdos;
  • Prazo para criação;
  • Palavras-chave;
  • Formato dos conteúdos (imagem, artigo e vídeo)
  • Redes sociais/plataformas onde os conteúdos serão publicados.

Benefícios em possuir um calendário editorial

Melhora na frequência de publicação

Publicar frequentemente uma quantidade estabelecida de conteúdos em um determinado período faz que as plataformas recomendem mais os seus conteúdos e o perfil do seu negócio.

Dessa forma, é possível obter mais visitantes, seguidores ou inscritos sem precisar investir muito em tráfego pago.

Além disso, estes novos usuários fazem parte do seu público, logo, serão impactados positivamente pelos conteúdos relevantes que você publica e se tornarão clientes.

Planejamento e organização

Com um calendário editorial é possível realizar um melhor planejamento dos conteúdos e, ao mesmo tempo, você possui uma organização melhor, sem ficar perdido em qual conteúdo publicar, quando e onde.

Planejar é importante, pois permite que os trabalhos sejam feitos em tempo hábil sem atrasar outras tarefas.

Também, com um bom planejamento a organização se faz presente, uma vez que todos os conteúdos terão datas e horas pré-definidas, lhe mostrando exatamente como o planejamento está.

Explorar novas palavras-chave

Sem um planejamento de conteúdo, é possível que uma palavra-chave anterior seja utilizada novamente, o que afetaria o ranqueamento do conteúdo pelos motores de busca.

É possível também que o mesmo conteúdo seja criado e publicado de forma repetida, o que não geraria novidade e não impactaria seu público.

Com um calendário editorial é possível explorar novas palavras-chave já que nele deve conter todas as palavras-chave utilizadas nos conteúdos.

Assim, é possível fazer uma análise das palavras-chave já usadas para não as repetir.

Alinhamento com o time de marketing

Um time deve andar em sintonia, caso contrário, vira bagunça. 

Se, por exemplo, o seu editor de vídeo está editando um vídeo que vai ao ar somente daqui a duas semanas, enquanto há um vídeo que vai ao ar daqui a dois dias e não está editado, isso gera confusão e atraso.

O calendário editorial deve ser compartilhado entre sua equipe de marketing para poderem trabalhar em conjunto conforme as necessidades e prioridades da estratégia de conteúdo.

Diversificação dos formatos dos conteúdos

Um perfil em uma rede social que apenas publica imagens não vai possuir um bom crescimento quanto um perfil que publica imagens e vídeos.

No calendário editorial, ao deixar claro quais os formatos dos conteúdos, é possível trabalhar na diversificação deles.

Os formatos precisam ser explorados e precisam estar claros no calendário editorial para haver equilíbrio entre os conteúdos publicados e um melhor proveito seja possível da estratégia de marketing.

Redução de atrasos, retrabalhos e custos

Como benefício indireto de um calendário editorial está a redução de custos.

Isso porque, pare para refletir, se o atraso é reduzido e com a organização proveniente de um calendário editorial o retrabalho também é, os custos também são reduzidos, afinal, tempo é dinheiro.

Então, elaborar e colocar em prática um calendário editorial pode te fazer economizar capital.

Já que chegou até aqui, vá um pouco mais além! Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades da Capsexpress! É rápido e grátis, absta colcoar seu nome e email abaixo.

Sua inscrição não pode ser salva, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida

Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro do que acontece no CapsBlog

Como criar um calendário editorial para organizar sua produção de conteúdo

Importante! Antes de criar um calendário editoria é preciso da conclusão da estratégia de conteúdo. 

Com a estratégia de conteúdo elaborada, siga os próximos passos para criar o calendário editorial do seu negócio.

Passo 1 – Escolha a ferramenta que vai funcionar como um calendário editorial

Não precisa ser ferramentas pagas, podem ser gratuitas e aí você seleciona a que julgar melhor.

Pode ser no Excel, Google Planilhas, Google Documentos a partir da criação de tabelas, Trello e até mesmo o Google Calendar.

Essas ferramentas são excelentes para serem utilizadas como calendário editorial, e um dos motivos é a possibilidade de compartilhamento do conteúdo entre os integrantes da sua equipe de marketing através dos emails de cada um.

Para frisar a importância do calendário editorial entre sua equipe de marketing, trate-o como um documento da sua empresa, assim, maiores cuidados serão tomados.

Passo 2 – Defina os objetivos dos conteúdos

Os conteúdos possuem objetivos que precisam ser deixados claros para uma melhor compreensão dos que vão trabalhar no calendário editorial e produzir os conteúdos.

Os objetivos podem ser:

  • Atrair visitantes;
  • Aumentar seguidores;
  • Aumentar visualizações;
  • Captar leads;
  • Vender.

Com os objetivos claros, o calendário editorial poderá ser trabalhado de forma otimizada, onde as prioridades e necessidades estarão caras.

Passo 3 – Defina a frequência de publicação

Para cada plataforma que seu negócio está presente no online e publica conteúdos é preciso definir uma frequência de publicação.

Uma orientação é fazer essa frequência por dia ou semana. Por exemplo, 2 posts carrosséis e 1 post imagem única por dia no Instagram.

Ou então 3 posts carrosséis e 2 posts de imagem única no Instagram por semana.

Assim, você trabalha por blocos de frequência, principalmente se for um planejamento semanal, onde cada semana terá os dias e horas em que os conteúdos serão publicados.

Lembrete: Deve ser feito para todos os formatos de conteúdos e em todas as plataformas em que seu negócio está presente.

Passo 4 – Defina os seguintes tópicos para cada conteúdo

  • Formato do conteúdo: Vídeo, imagem, e-book;
  • Data de criação: Quando o conteúdo precisa ser criado;
  • Data limite de entrega: Quando o conteúdo precisa estar concluído;
  • Plataforma: Em qual rede social/plataforma o conteúdo deve ser publicado;
  • Data e hora da publicação: Qual dia e qual hora o conteúdo deve ser publicado na plataforma já estabelecida;
  • Status: Pendente, entregue, a publicar, publicado;
  • Palavra-chave do conteúdo;
  • Link do conteúdo para posterior acesso.
  • Responsável pelo conteúdo.

Passo 5 – Siga o calendário editorial

Não se desvie do calendário editorial, se, por exemplo, foram definidas cinco postagens para o Instagram de imagens únicas, sendo uma por dia e três posts carrosséis em determinados dias, siga esta frequência.

Mudanças mínimas logo no início dos trabalhos podem se tornar hábitos, então pode ser criado um hábito de não seguir o calendário e, com isso, virão prejuízos no desempenho dos conteúdos que impactarão de forma negativa os seus resultados.

Passo 6 – Mantenha o calendário editorial sempre atualizado

É preciso atualizar o calendário editorial sempre que uma mudança for realizada nos conteúdos, atualizações nos conteúdos, como status, por exemplo, e sempre que houver novos conteúdos.

Não deixe de atualizar, sempre que algo for definido, insira no calendário editorial para todos possuírem acesso e trabalhar conforme as atualizações.

A atualização também contribui como organização, uma vez que as informações mais recentes estarão disponíveis para todos.

Passo 7 – Alinhe com sua equipe de marketing

Sua equipe de marketing precisa estar por dentro do calendário editorial, então, sempre que for preciso, faça reuniões e alinhe com o time responsável pelo marketing as novidades, mudanças e outros fatores.

O acompanhamento do calendário editorial por parte de todos os integrantes é fundamental para o desempenho da estratégia de conteúdo.

Passo 8 – Faça brainstorm de ideias quando puder

Juntar a sua equipe responsável pelos conteúdos e realizar um brainstorm, que nada mais é que uma reunião para propor e discutir novas ideias de conteúdos, é muito útil para que a estratégia de conteúdo seja aperfeiçoada.

Ao mesmo tempo, para o calendário editorial é excelente porque os conteúdos propostos serão criados e o calendário sempre terá novas e mais ideias de conteúdos para serem trabalhadas, não deixando faltar conteúdo para as mídias digitais do seu negócio.

Categorias: Marketing

Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *