Atrair leads para a lista de email é atrair possíveis clientes que assim que receberem o email de vendas, estarão dispostos a comprar.
Claro que para isso há todo um processo de aquecimento do lead quando ele se inscreve em sua lista de email, porém, captar leads qualificados é o passo principal para vender através do email marketing.
A atração de leads pode ser feita de forma paga e de forma orgânica, onde não é necessário investimento de dinheiro, apenas de tempo.
Então aqui já temos um ponto muito importante, é necessário investir seu tempo em trabalho de qualidade para atrair leads qualificados, portanto, realizar um trabalho de qualidade é de extrema importância para vender através do email marketing.
O que difere negócios que funcionam com lista de email negócios que não funcionam é a qualidade do que é entregue, sendo preciso possuir qualidade tanto na atração como durante o processo de aquecimento dos leads.
Neste conteúdo será abordado a atração de leads de forma orgânica, onde o que precisa ser feito será descrito para você conseguir captar leads qualificados de forma orgânica.
Você deve ter percebido que estamos falando de leads qualificados, isso significa que é preciso atrair leads que estão alinhados diretamente com a dor que possuem e o que o seu negócio entrega, para isso é preciso mostrar a eles a qualidade do seu trabalho.
Além disso, é necessário que o trabalho dentro dos emails sejam realizados também com qualidade, isso quer dizer que seus emails precisam ser qualitativos na proposta que possuem, seguir algumas práticas para isso vai te ajudar bastante.
Confira como atrair leads para a lista de email de forma orgânica.
Sumário
1 – Utilize o funil de vendas
O funil de vendas representa a entrada de pessoas em seu negócio através de níveis de consciência.
Níveis de consciência são os níveis que seu público possui em relação ao problema que possuem e o que precisam para resolvê-lo.
O nível onde o público não sabe que possui o problema, este é o topo do funil, quando o público já sabe que possui um problema, mas não conhece uma solução, este é o segundo nível, já quando o público sabe que possui um problema e conhece a solução, este é o fundo do funil, e quem sai do funil é quem compra seu produto.
Começar definindo o seu funil de vendas é de extrema importância para atrair leads qualificados, estes estão no segundo nível, entretanto, é possível captar leads do topo do funil e conscientizá-los, porém requer mais trabalho.
2 – Crie conteúdo de valor
Nada adianta atrair leads sem ter o principal, o conteúdo. É através dos conteúdos que usuários vão conhecer seu negócio e assim atrair por ele, se o seu negócio não entrega conteúdo de valor, então não faz sentido que pessoas te entreguem o contato de email delas.
Isso porque elas sabem que você vai mandar emails, porém o que as faz decidir se vão ou não querer receber emails seus é o valor agregado com os seus conteúdos.
Então, invista tempo para criar conteúdos de qualidade e assim trazer novos usuários e, consequentemente, novos leads à sua lista de emails.
3 – Entregue uma isca digital valiosa
A isca digital é o que você entrega para o lead em troca do contato dele, é um material grátis, os formatos mais comuns e que funcionam bastante são mini cursos online e e-books, onde ensinam o lead algo e, em suma, agregam a ele algum ensinamento que pode ser aplicado e trará resultados positivos.
Ela deve possuir qualidade, ser direta e objetiva, sem enrolação, portanto precisa ser certeira na promessa que possui.
Ao criar a isca digital leve em consideração o que agregará de mais importante ao usuário, o que vai fazer com que ele se sinta atraído em acompanhar o seu negócio.
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4 – Faça uma página de captura atraente para a isca digital
A página de captura da isca digital precisa ser atraente ao usuário de forma que ele entre e sinta vontade de receber o que você tem a oferecer.
Uma boa página de captura deve conter um design atraente, chamada forte no início (headline), imagens e se possível um vídeo.
Além disso, deve conter as informações principais da isca digital, como o formato, benefícios, e ainda por cima deixar claro que é de graça.
Sua landing page não deve conter links para outras páginas, pois aumenta as chances do lead visitar outra página e não voltar, assim não vai se inscrever em sua lista de emails.
Não deve ser também uma página longa, é preciso conter as informações principais de forma concisa, fazendo com que o usuário passe menos tempo na página de captura para logo se inscrever em sua lista de email.
Assim, o visual, a informação e a experiência do usuário devem ser unificadas visando a entrada do mesmo em sua lista de emails.
Não canse o usuário, aqui é diferente de uma página de vendas onde ele tem de pagar pelo produto, e por isso passa mais tempo na página de vendas. Em uma página de captura, o usuário deve tomar a decisão rápida de se inscrever em sua lista de emails.
5 – Trabalhe com formulários de emails atraentes
Além da página de captura, o formulário deve ser atraente, deve ser agradavelmente visual e fazer com que o lead insira seus dados para a realização do cadastro na lista de emails.
O formulário pode ser um pop-up que se abre assim que o usuário clica para receber a isca digital gratuita, é importante possuir um design que combine com a página de captura e que possua apenas os campos necessários, como “Nome” e “Email”.
Assim o lead não se “cansa” ao ver vários campos que precisam ser preenchidos e pode realizar a inscrição de forma mais rápida.
6 – Divulgue a isca em todos os meios de comunicação
Divulgar o material gratuito que o lead receberá em todos os meios de comunicação é extremamente importante para encher sua lista de email de forma orgânica.
Em seus conteúdos nas mídias digitais, diga o que o usuário vai receber, quais os benefícios e como ele deve prosseguir para receber a isca. Também deixe claro no conteúdo que o usuário vai receber o material de graça, enfatize isso.
Para que o usuário acesse a página e captura deixe o link disponível nas mídias que utilizar.
Conclusão
Atrair leads para a lista de emails de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada, requer estratégias que visam alcançar cada vez mais usuários para assim captar seus contatos de email.
Como você pôde ver, é necessário realizar um trabalho de qualidade, e ao aplicar o que foi mostrado neste conteúdo, seu negócio será capaz de atrair leads de forma orgânica, afinal, captar contatos de possíveis clientes com altas chances de comprar é o que todo negócio quer.