Independentemente do negócio, alimentar as redes sociais é muito importante. E quem nunca se viu em uma situação em que não tinha tempo para alimentar as redes sociais do negócio, que faça o primeiro julgamento.
É normal que muitos empreendedores não tenham tempo para alimentar as redes sociais de seus negócios. No entanto, existem alternativas para mantê-las ativas mesmo com pouco tempo.
Uma rotina repleta de compromissos não impede de publicar nas redes sociais em que seu negócio está presente. Com um bom planejamento e otimização do tempo, focando no que é essencial, é possível promover seu negócio por meio das redes sociais.
Sumário
1 – Planejamento em primeiro lugar
O fator comum entre todos os negócios presentes nas redes sociais é o planejamento para a criação dos conteúdos.
É importante estar atento ao planejamento. Às vezes, pensamos que não temos tempo para nada, quando, na verdade, é possível encaixar no fim do dia ou em algum período vago uma tarefa de criação de conteúdo.
Um erro comum de quem tem pouco tempo é tentar criar conteúdo sem uma visão de longo prazo, o que consome muito mais tempo e gera desgaste. No final, não trará resultados.
Crie um calendário editorial
O calendário editorial é uma ferramenta na qual você insere, com antecedência, os conteúdos que serão publicados e em quais dias serão postados.
Assim, é possível definir os temas, datas, formatos de conteúdo (como imagem, vídeo e texto) e em qual plataforma o conteúdo será publicado.
Planeje os conteúdos em blocos
Separar os conteúdos em blocos significa definir os temas e criá-los em um dia da semana. À medida que você finaliza um, começa outro.
2 – Invista em conteúdos sequenciais
A criação de conteúdo muitas vezes demanda tempo de pesquisa. No entanto, é possível mesclar conteúdos que levam mais tempo para serem produzidos com conteúdos rápidos, chamados sequenciais.
Conteúdos sequenciais são aqueles que apresentam temas que podem ser explorados continuamente, diferentemente de um conteúdo específico.
Assim, conteúdos específicos podem ser criados em menor quantidade, enquanto os sequenciais em maior volume.
Exemplos de conteúdos sequenciais incluem orientações, bastidores, resumos de posts de blog para outra plataforma, como Instagram, top 5 de algum tema dentro do seu nicho, e outros.
3 – Reutilize conteúdos
Reutilizar conteúdos otimiza bastante o tempo de produção. A partir de um conteúdo já publicado, é possível fazer adaptações e publicá-lo novamente em outra rede social.
Por exemplo, um artigo de blog pode se transformar em um carrossel no Instagram, que pode virar um vídeo curto (reel) e ser publicado novamente no Instagram após algumas semanas.
Da mesma forma, uma postagem no Instagram pode se tornar um artigo de blog, que posteriormente pode virar um vídeo para o YouTube.
A reutilização de conteúdos é um ponto-chave na produção de conteúdo e na otimização do tempo!
4 – Invista em vídeos curtos
Algumas redes sociais, como TikTok e Instagram (Reels), permitem a publicação de vídeos curtos.
Aproveite esses vídeos e capriche no visual para reter o público. Esses vídeos curtos permitem maior engajamento e possuem um excelente alcance.
Ideias de conteúdos para vídeos curtos:
- Mostrar o produto e suas características;
- Tirar dúvidas;
- Prestar orientações;
- Fazer rápidos tutoriais que ajudam o consumidor.
5 – Defina sua frequência de postagem
É necessário definir de quantos em quantos dias você fará publicações nas plataformas em que seu negócio está presente. Leve em consideração o tempo disponível após análises e testes.
Não é necessário publicar todos os dias, especialmente quando seu negócio está em várias plataformas, o que torna mais difícil alimentá-las.
Você pode começar com duas ou três postagens por semana e aumentar a frequência à medida que se acostumar com a criação e publicação de conteúdo.
Se puder fazer apenas uma publicação por semana, tudo bem. É melhor postar uma vez do que não postar.
6 – Analise os conteúdos que demandam menos tempo para criar
Focar nos conteúdos que demandam menos tempo é uma medida importante para quem tem pouco tempo disponível.
Se vídeos longos consomem muito tempo, por exemplo, foque em vídeos curtos e publique os longos com menos frequência.
Essa análise varia para cada pessoa. Talvez você tenha mais facilidade para criar vídeos longos, e a edição fique por conta de um editor contratado.
7 – Defina metas realistas
Com uma produção de conteúdo reduzida, metas grandes serão alcançadas em um prazo maior. No entanto, é possível definir metas menores e atingi-las.
Olhe para os tipos de conteúdo que você mais vai produzir e qual será a frequência. Assim, metas de engajamento, curtidas e acessos, por exemplo, serão condizentes com sua realidade.
Lembre-se de não se cobrar excessivamente por atingir números altos em uma frequência frenética de criação e postagem.
Talvez você esteja fazendo tudo sozinho — planejamento, criação e publicação. Nesse caso, os resultados virão a longo prazo.
8 – Seja consciente e tenha paciência
É essencial ser consciente quanto à sua realidade e ter paciência. Resultados virão a longo prazo.
Não se culpe ou se compare com concorrentes que publicam em grande escala. Cada negócio tem seu tempo e forma de trabalho.
Se você faz tudo sozinho, leve isso em consideração e pense em contratar um profissional no futuro para te auxiliar na criação de conteúdo.
Por fim, lembre-se: publicar com menor frequência é muito melhor do que não publicar. Todo esforço é recompensado quando se tem o direcionamento certo, e é isso que esperamos ter passado para você.