3 melhores tipos de vídeos para vender produtos físicos pelo YouTube

Publicado por Capsexpress em

Imagem da logo do YouTube e dinheiro indicando venda pelo YouTube.

As plataformas digitais são ótimos lugares para vender porque são nelas que estão as pessoas, portanto, são nelas que seus clientes estão. Quando usadas corretamente para vender, seus ganhos podem ser muito altos. Neste conteúdo, você vai aprender os melhores e mais eficazes tipos de vídeos para vender produtos físicos pelo YouTube.

YouTube para vendas

Imagem vetor computador, YouTube e dinheiro.

O YouTube não é apenas uma plataforma para postar e assistir vídeos de entretenimento, é possível alcançar ótimos resultados de vendas com o YouTube.

No ranking das plataformas mais acessadas no Brasil em 2023, o YouTube está em 2º lugar, portanto, se você não está por lá a fim de vender seu produto físico, então está perdendo dinheiro, e já vamos abordar os produtos físicos, continue sua leitura.

Vender pelas mídias digitais é uma forma excelente de aumentar os lucros caso você possua um negócio físico, se não, utilizar as mídias digitais é ótimo para começar o seu empreendimento online.

Antes de qualquer coisa, precisamos dar ênfase em um ponto muito importante que vai servir de base para você gravar seus vídeos.

O vídeo e o conteúdo precisam ter qualidade, portanto, um local bem iluminado, com pouca ou de preferência nenhuma interferência externa como ruídos, foco no produto e boa edição, são premissas para a criação dos seus vídeos.

Vantagens de vender produtos físicos pelo YouTube

Pessoa gravando vídeo de venda de um produto.

Alcance

É possível, através dos tipos de conteúdos em vídeo que você está prestes a conferir, alcançar cada vez mais pessoas e, dessa forma, aumentar sua audiência e clientes.

Conteúdo buscável

Caso o usuário obteve um primeiro contato com o seu produto, mas não comprou e, após isso, buscou o nome do seu produto no YouTube, ao assistir seu vídeo, há chances do usuário comprar.

Também, se o usuário conhecer o seu produto através de uma rede social, como o Instagram, por exemplo, e em seguida procurar saber mais sobre o produto no YouTube, ao assistir seu vídeo, o usuário pode acabar fechando uma venda.

Anúncios

É possível utilizar o YouTube para anunciar seu produto (de forma paga), e, dessa forma, seu anúncio pode aparecer na pesquisa e em outros vídeos para outros usuários, proporcionando um primeiro contato com seu produto.

Venda de produtos físicos pelo YouTube

Imagem vetor gravação de vídeo de produto.

Ao vender produtos físicos pelo YouTube, sejam eles suplementos alimentares, livros físicos, ou qualquer outro tipo de produto, é preciso ter em mente alguns conceitos.

Diferenças de vender produtos físicos para digitais

Estamos muito habituados a ver pela internet conteúdos que abordam a venda de produtos digitais, inclusive, infoprodutos podem ser bastante lucrativos.

Porém, se você possui o pensamento de que vender produtos físicos pela internet é o mesmo que vender produtos digitais, então você precisa mudar isso.

Saiba que vender produtos físicos é diferente quando comparados aos produtos digitais. 

Isso porque produtos digitais possuem um processo de recebimento muito mais fácil e rápido pelo consumidor.

Por exemplo, não é preciso esperar receber em casa, problemas relacionados à garantia são mais fáceis de serem resolvidos visto que o consumidor não precisa devolver o produto em uma agência dos Correios, e também não há valor de frete para a entrega do produto que varia de região para região, podendo ser mais caro para umas que outras.

Sabendo disso, você precisa ter em mente que produtos físicos possuem uma barreira de objeção relativamente maior para o público comprador.

Mas fique calmo, não é impossível vender produtos físicos pelo YouTube, já que o consumidor, ao assistir um vídeo seu, vai saber exatamente e na prática, o que é o produto, como funciona e quais as características.

O importante é você saber que, para os produtos físicos, não é qualquer estratégia ou tipo de conteúdo que vai funcionar para vender, não que para produtos digitais seja assim, mas os produtos físicos possuem um direcionamento mais específico.

Dito isso, começaremos agora com os melhores tipos de vídeos para vender seu produto físico pelo YouTube.

1 – Vídeo conteúdo

Imagem vetor mulher gravando vídeo conteúdo.

Conteúdo, este talvez é o assunto mais abordado no marketing digital, e não é por acaso que é muito comentado.

O conteúdo possui o poder de criar necessidades nas pessoas.

Como exemplo, você desenvolveu um suplemento alimentar emagrecedor e inovador para mulheres.

Sem a criação de conteúdos relacionados ao seu suplemento alimentar, as pessoas não vão conhecer seu produto e não vão comprar.

Por outro lado, ao criar e divulgar conteúdos relacionados a este novo suplemento alimentar emagrecedor, o público comprador pode se identificar e, por isso, comprar seu suplemento.

Portanto, criar conteúdos relacionados ao seu produto é uma ótima forma de atrair público e vender.

Para o YouTube, você deve criar conteúdos relacionados ao produto, ou seja, neste exemplo, criar conteúdos que abordam o benefício principal do seu suplemento, neste caso, emagrecimento para mulheres, e recomendar seu produto no vídeo abordando benefícios e características de forma breve.

Ainda utilizando o exemplo citado acima, os tipos de conteúdos relacionados ao produto são vários, confira alguns:

  • As 5 melhores formas de emagrecer sem passar fome;
  • Dietas bastantes restritivas são realmente necessárias? Confira o limite para a alimentação;
  • Suplementos para emagrecer funcionam? Veja a verdade neste vídeo;
  • Como emagrecer sem fazer restrições alimentares drásticas.

Novamente, há vários tipos de conteúdos que você pode utilizar para criar vídeos relacionados ao objetivo do seu produto, e em cada vídeo você deve recomendar o seu produto e deixar o link de compra em um card e, de preferência, na descrição.

Para fazer a recomendação do seu produto no vídeo, não deixe para logo no início, pois dessa forma o vídeo se torna um vídeo de vendas chato e os usuários tendem a sair.

Mas também não deixe para o final, porque a tendência é que os usuários saiam antes de terminar o vídeo. 

Como você está chamando o usuário para realizar uma ação, faça a recomendação do seu produto na metade do vídeo, assim, as chances do usuário comprar são maiores.

2 – Vídeo review

Imagem de vídeo review para YouTube.

O vídeo review nada mais é que um vídeo onde você mostra o produto, portanto, é preciso ter o produto em mãos para abordar o funcionamento do produto, características e particularidades.

Voltado para pessoas que conhecem o produto e realizam a busca no YouTube para saber mais detalhes, os vídeos reviews são excelentes para impactá-las.

Entretanto, é possível, por exemplo, gravar um vídeo review e inserir o link no storie do Instagram para levar público do Instagram para o vídeo, aumentando as chances de compra.

É importante ressaltar que, durante o vídeo, você precisa chamar o usuário para a compra do produto e deixar o link na descrição ou em um card assim que você realizar a chamada.

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3 – Vídeo tutorial

Imagem de vídeo tutorial.

Os vídeos tutoriais são aqueles que ensinam a fazer algo em passos, e você pode ensinar a realizar ações com o seu produto de acordo com o objetivo dele.

O vídeo tutorial pode não ser relevante para todos os tipos de produtos, e para saber se é relevante ou não para seu produto, você deve buscar tutoriais relacionados ao produto no YouTube e até mesmo em blogs para conferir se há demanda e se inspirar (não é copiar!).

Por exemplo, um livro físico. Talvez não seja relevante fazer um vídeo tutorial intitulado “Tutorial de como ler”, mas pode ser interessante gravar um tutorial como “Aprenda essa técnica e otimize sua leitura em 60%”.

Ou então “Como conservar os livros de forma adequada sem criar orelhas, desgastar, rasgar e possuir um livro novo por muito tempo – Tutorial completo”.

E para ambos os exemplos, um dono de livraria online pode gravar o tutorial e, durante o tutorial, chamar o usuário para conhecer a livraria virtual pelo link na descrição e/ou no card.

Para suplementos, por exemplo, é possível fazer tutoriais ensinando a utilizar o suplemento da forma correta, como um guia prático com informações importantes para o uso.

Conclusão

Vender produtos físicos pelo YouTube pode ser muito lucrativo quando os conteúdos são feitos de forma correta a fim de aproveitar ao máximo o tipo de conteúdo utilizado.

O YouTube é uma ótima plataforma para captar clientes, pois nele as pessoas param para assistir um vídeo com uma duração mais elevada, diferente do que ocorre no Instagram, por exemplo.

Ainda assim, é preciso levar em consideração que a qualidade, o conteúdo e o produto são foco nos vídeos.

Portanto, mesmo que o produto apareça poucas vezes ou apenas é mencionado rapidamente, o vídeo deve ser feito com base na venda do produto, mesmo que de “forma indireta” para o usuário.


Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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