Como vender como afiliado no YouTube

Várias pessoas desejam começar a vender produtos como afiliadas, e muitas delas pensam em redes sociais como o Instagram. Mas, e se dissermos que existe uma plataforma poderosa para vender como afiliado que muitos não exploram?

Vender no YouTube como afiliado.

É interessante verificar os dados sobre o uso da plataforma de vídeos YouTube no Brasil: 140 milhões de pessoas utilizam o YouTube, e o Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países que mais utilizam a plataforma.

Você está diante de uma plataforma que possui um grande público, sendo muitas dessas pessoas parte do seu público comprador.

Ainda que seja uma plataforma poderosa para vendas, é muito comum encontrarmos perfis de afiliados no Instagram que não estão presentes no YouTube.

Como vender no YouTube como afiliado – Siga esses etapas e aumente suas vendas como afiliado!

1 – Definição de nicho

Antes de começar a utilizar o YouTube para vender como afiliado, se você não possui um nicho de mercado, defina-o.

A melhor forma de escolher um nicho para trabalhar como afiliado é identificando suas habilidades e aptidões. Não escolha por achar que o nicho “é o que mais vende”; todos os nichos vendem, há público para os mais variados nichos no mercado.

Por exemplo, se você sabe e gosta de fazer doces caseiros, é possível vender produtos sobre culinária de doces caseiros, ensinando pessoas a fazerem doces em casa para, até mesmo, vender.

2 – Defina um nome para o seu canal do YouTube

O nome do seu canal é fundamental e reflete o que é o seu negócio. De preferência, escolha o nome do seu negócio.

Entretanto, se você utilizar como nome do seu negócio o seu próprio nome, é interessante acrescentar ao nome uma indicação do tema do canal. Por exemplo, “(seu nome) – doces caseiros” ou “doces caseiros por (seu nome)”.

3 – Tenha qualidade nas gravações

Ruídos indesejados, vídeos desfocados e áudio de má qualidade são péssimos para os seus vídeos e fazem com que os usuários não os assistam, comprometendo a retenção e as vendas.

Apesar de equipamentos como microfone, câmera e itens de iluminação agregarem bastante qualidade, para começar é possível utilizar apenas o seu celular para gravar os vídeos.

Para isso, tenha um ambiente de fundo neutro, calmo, livre de ruídos e sons dispersantes, além de boa iluminação.

Se o seu nicho for mais prático e você não possui um cenário bem trabalhado, grave apenas o necessário. Assim, quando tiver retorno financeiro através das vendas dos seus produtos como afiliado, invista no seu cenário e em equipamentos.

4 – Defina os tipos de vídeos

Faça uma definição dos tipos de vídeos que você vai gravar para vender no YouTube como afiliado.

Veja abaixo alguns tipos interessantes que funcionam bastante para vender como afiliado:

Vídeos review

Tanto para produtos físicos quanto digitais, fazer vídeos review mostra aos usuários o que o produto contém e ajuda a quebrar a objeção relacionada à qualidade, aquela famosa dúvida “será que é bom mesmo?”.

Para produtos físicos, grave o produto sendo manuseado, explicando e mostrando suas características, utilizando-o para a finalidade que possui. Entre em detalhes sobre o uso do produto e, se possível, exemplifique.

Aborde benefícios e a maneira correta de manusear/utilizar o produto. Assim, você deixa claro para o usuário o que é o produto, o que ele possui e como utilizá-lo da maneira correta.

Para produtos digitais, como cursos online, mostre a ementa do curso, como se fosse um vídeo “por dentro do curso”, mas não mostre vídeos de aulas. Apenas aborde os módulos e exemplifique o que o usuário vai aprender em cada um.

Cite também os benefícios do infoproduto, bônus (se houver) e o que o usuário ganha ao realizar a compra.

Para ambos os tipos de produtos, faça uma chamada para ação no vídeo para a compra do produto, indique que o link para comprar está na descrição e cite o prazo de garantia do produto.

Vídeos conteúdos

Os vídeos de conteúdo são aqueles que abordam temas diversos sobre o nicho e são de valor para os usuários. Ou seja, são temas variados que, quando o usuário possui o conhecimento deles e coloca em prática o que aprendeu, consegue resultados.

Esses vídeos são valiosos e devem ser feitos com frequência. Separe temas mais buscados pelo seu público e grave os vídeos.

Vídeos de orientações

As orientações, ou dicas como muitos gostam de chamar, são excelentes para utilizar como pautas de vídeos alinhadas a assuntos de dificuldade dos usuários. Por exemplo, para um afiliado do nicho de musculação, pode-se fazer um vídeo como “x orientações para ganhar mais massa muscular em menos tempo”.

Esses vídeos tendem a ser consumidos mais rapidamente e geram ótimos resultados para o seu canal, como mais inscrições, retenção e vendas do produto que você promove como afiliado.

Vídeos tutoriais

Os vídeos tutoriais são aqueles onde se mostra na prática como fazer determinada coisa. Por exemplo, “Conheça este exercício eficaz para ganhar massa muscular”, e no vídeo é ensinado como fazer o exercício.

Vídeos assim são mais longos e os usuários tendem a consumi-los por inteiro, pois funcionam como um tira-dúvidas e também como uma aula completa, gerando autoridade para o seu negócio.

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5 – Escreva títulos atraentes

Os títulos são essenciais para fazer o usuário clicar no vídeo e assisti-lo, por isso, devem ser atraentes e chamativos.

Nada de títulos como “Ganhe massa muscular eficaz”. Ao invés disso, você pode otimizar para “Aumente sua massa muscular de forma eficaz e saudável!”. Ou, utilizando outro exemplo, ao invés de “Como aumentar as vendas da sua loja virtual”, você pode deixar mais atrativo, por exemplo: “Aplique essa estratégia e aumente o faturamento da sua loja virtual”.

6 – Crie thumbnails atraentes

Thumbnails são as capas do vídeo. Quando você abre o YouTube e antes de assistir a um vídeo, você olha para uma imagem, está olhando a thumbnail daquele vídeo.

Para vender como afiliado no YouTube, as thumbnails devem ser atraentes a fim de fazer com que os usuários cliquem no vídeo. Elas são consideradas um fator muito importante para a atração de cliques.

Se a thumbnail não despertar a atenção dos usuários para que cliquem nela, então seu vídeo terá poucas visualizações e, consequentemente, isso prejudicará as vendas.

Faça uma imagem bem trabalhada e coloque nela um texto chamativo que desperte a atenção e curiosidade, instigando os usuários a clicarem.

7 – Faça chamadas para ação

As chamadas para ação devem ser feitas nos vídeos a fim de levar o usuário para a compra.

Para isso, o link de compra deve estar na descrição do vídeo, e você deve deixar isso bem claro. Então, utilize chamadas para ação como:

  • Vou deixar o link na descrição deste vídeo para você saber mais sobre o “produto”.
  • O link para você comprar o “produto” está na descrição deste vídeo. É muito simples e rápido.

Utilize as chamadas para ação em momentos oportunos. Não comece já falando de vendas, nem deixe muito para o final. A chamada para ação deve estar no “miolo” do vídeo. Assim, as pessoas não saem logo no início (se estiver no início) e você também não perde vendas, já que muitos usuários não assistem aos vídeos até o final (se estiver no final).

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