Venda mais aplicando essas 6 estratégias para e-commerce

Publicado por Capsexpress em

Venda mais aplicando essas 6 estratégias para e-commerce

Os donos de e-commerce sempre estão em busca de aumentar os lucros, e por ser um negócio online, são variadas as possibilidades de estratégias que podem ser aplicadas.

O comércio eletrônico é um mercado gigante, as pessoas estão na internet para consumir informações, conteúdos e produtos.

Atualmente, possuímos em nossas mãos um shopping cheio de lojas, e para quem possui uma loja virtual, é muito importante trazer pessoas dispostas a pagar por seus produtos.

Em outras palavras, é necessário dar visibilidade ao seu e-commerce fazendo com que clientes entrem e passem o cartão em sua loja, e para isso é necessário impactar estes usuários.

O grande sucesso atrelado aos e-commerces vem de um conjunto de fatores e, sem dúvidas, um destes fatores são as estratégias para e-commerce que vamos te mostrar neste artigo.

E não importa se seu negócio ainda é pequeno ou se já realiza muitas vendas, o que importa é que aplicando as 6 estratégias para e-commerce presentes neste artigo, seu negócio conseguirá faturar muito mais.

Confira agora como vender mais aplicando 6 estratégias para e-commerce.

1 – Campo de avaliações de consumidores na página do produto

Sempre que vamos comprar um produto buscamos avaliações de quem já comprou e possivelmente já utilizou.

Fazer isso nos proporciona mais segurança, confiança, podemos tirar nossas conclusões sobre o produto e decidir se vamos ou não comprá-lo.

Até aqui já pode estar em sua mente que é importante deixar um campo de avaliações de consumidores na página do produto para o usuário saber se o produto vai atender suas expectativas, e sim, isso é muito importante, mas vai além disso.

De qualquer forma, o usuário vai realizar previamente uma busca sobre o produto para comprá-lo, e aí entramos em outro ponto importante, a retenção de pessoas em seu e-commerce.

Deixar um campo de avaliações de consumidores que compraram o produto na página do produto é ótimo para reter os usuários em seu e-commerce e realizar a compra mais rapidamente, e melhor ainda quando há a inserção de fotos do produto tiradas pelos consumidores ao recebimento.

Além do usuário conferir as avaliações e tirar suas conclusões delas e das fotos, permitir colocar fotos proporciona mais confiança ao usuário que está prestes a comprar o produto.

A credibilidade neste caso aumenta, pois o usuário sabe que quem comprou recebeu e ainda pôde deixar uma avaliação.

Essa estratégia é aplicada por vários e-commerces, podemos exemplificar com a Amazon.

Estratégias para e-commerce - Avaliação de produto com foto pelo consumidor - Site da Amazon
Estratégias para e-commerce – Avaliação de produto com foto pelo consumidor – Site da Amazon

As avaliações dos clientes unificadas com as fotos dos produtos proporcionam uma credibilidade muito grande à sua loja virtual.

Podemos chamar essa estratégia de prova social, quando outras pessoas avaliam seu produto e essas avaliações encurtam a tomada de decisão de compra do usuário em seu e-commerce.

A prova social tem um alto poder de aumentar as vendas de seu e-commerce.

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2 – Estratégia de E-mail marketing

E-mail marketing é outra estratégia para e-commerce que aumenta bastante as vendas, e este aumento nas vendas se deve ao fato do lead receber em primeira mão as novidades da sua loja virtual.

Para você entender melhor, vamos utilizar o seguinte exemplo:

Um usuário está para finalizar uma compra em seu e-commerce e, caso opte por deixar o e-mail, o mesmo recebe um cupom de desconto em sua loja na próxima compra (mostraremos alguns exemplos de como captar e-mails em um e-commerce).

O usuário deixou o e-mail, se tornou um lead, recebeu o cupom e agora você possui o contato para mandar e-mails de novidades, promoções, descontos e outros.

Você, o dono do e-commerce está com uma promoção de um produto, um desconto super especial. Dessa forma você pode utilizar o e-mail marketing para mandar ao lead esta oferta especial, e assim as chances do lead realizar a compra deste produto aumentam.

É necessário entender que nem todos os leads irão comprar através dos e-mails enviados.

Porém, é totalmente possível realizar mais vendas através do e-mail marketing, uma vez que quem comprou possui interesse nos produtos do nicho que você atua e receberá as novidades em primeira mão.

Como captar leads em um e-commerce

Há maneiras de captar leads em um e-commerce além de simplesmente pedir para deixar o e-mail em troca de nada.

Confira algumas abaixo:

Oferecer um cupom de desconto em sua loja na próxima compra

Esta forma de captação de leads é muito válida. Todos queremos pagar menos, e quando recebemos um desconto a tendência é fechar a compra.

Ao fornecer ao cliente um cupom de desconto para a próxima compra em troca do contato de e-mail, você o motiva a realizar outra compra em sua loja virtual e ainda por cima possui o contato do cliente para mandar novidades e aumentar as chances de vender.

E claro, os clientes, ao se deparar com um desconto na próxima compra em troca da disponibilidade do contato, possuem uma chance maior de disponibilizar o e-mail para contato.

É muito importante deixar claro que a porcentagem de desconto deve ser calculada por você.

Oferecer desconto na própria compra

Também é muito válida, entretanto há um lado positivo e um negativo.

O positivo é que as chances do cliente deixar o e-mail são maiores que na forma de captação de lead citada anteriormente, e a negativa é que você não o instiga a comprar novamente em seu site tão rapidamente pois não há um benefício.

Entretanto, analise se esta é uma ótima forma de captar leads para sua loja, afinal, em ambos os casos você possui o contato do cliente.

E novamente, a porcentagem de desconto deve ser calculada por você.

Oferecer benefícios especiais para quem disponibilizae o e-mail

Condições especiais como:

  • Desconto no frete;
  • Frete grátis para compras acima de um determinado valor;
  • Produto de brinde;
  • Desconto em determinada linha de produtos;
  • E outros.

Estes benefícios listados acima e outros que você pode agregar em seu e-commerce para captar e-mails fazem com que os consumidores saem ganhando “algo a mais”, e todos queremos algo a mais, em troca disso o cliente apenas precisa disponibilizar o contato.

3 – Recuperação de carrinhos abandonados

Essa é outra de nossas estratégias para e-commerce que aumentam muito as vendas.

O abandono de carrinhos é muito comum, e os motivos pelos quais os usuários abandonam o carrinho são vários.

Podemos listar alguns motivos. Veja-os abaixo:

  • O consumidor está apenas navegando sem intenção de compra;
  • Checkout complicado e/ou longo;
  • Valor do frete alto – geralmente o frete representa até 60% do valor da compra;
  • Custos inesperados como taxas do cartão, valor do produto na vitrine referente a uma determinada característica como tamanho e cor.

77% do e-commerce global sofre com o abandono de carrinhos, é normal que isso aconteça, e para contornar isso há uma estratégia excelente.

Caso opte por captar o e-mail do lead apenas pelo mesmo o inserir no campo “e-mail” na hora do checkout mesmo que não tenha realizado o pagamento, enviar e-mail do carrinho abandonado com uma copy bem trabalhada aumenta as chances do usuário retornar e comprar.

Enviar um e-mail após 3 horas do abandono do carrinho aumenta em 40% a taxa de abertura e em 20% a taxa de cliques.

Portanto, as chances de vender também aumentam, sendo uma excelente estratégia para seu e-commerce vender mais.

4 – Cross-sell

Cross-sell é um tipo de estratégia muito eficaz e bastante utilizada em lojas virtuais.

Essa estratégia consiste em oferecer um (ou mais) produto(s) de maior valor antes da compra se concretizar.

Por exemplo, podemos ver esta estratégia sendo utilizada pela Amazon.

Estratégias para e-commerce - Upselling de produtos no site da Amazon
Estratégias para e-commerce – Cross-sell de produtos no site da Amazon destacado pelas bordas em azul.

Ao fornecer um produto de maior valor antes da conclusão da compra, as chances de vender o produto que o consumidor está prestes a comprar junto de outro produto de maior valor ou apenas a compra do produto de maior valor quando similar, aumentam, e dessa forma o faturamento também aumenta.

5 – Remarketing

Mostrar o produto para quem o visitou e não realizou a compra é a estratégia de remarketing.

De acordo com dados do próprio Google ADS, 97% dos visitantes de um e-commerce não realizam a compra na primeira visita ao site.

Provavelmente já aconteceu com você. Ao visitar um site, se interessou por um produto, mas por algum motivo, não finalizou a compra.

Ao sair deste site, anúncios do produto no site que você o visitou começaram a aparecer em blogs, no YouTube, Google, em aplicativos e em outras mídias.

Isso se chama remarketing. Uma verba é destinada para impactar novamente quem não finalizou a compra mas se interessou pelo produto.

O remarketing é muito eficiente para impactar novamente o usuário que foi até o seu e-commerce, visualizou o produto e não concluiu a compra, pois dessa forma, as chances do usuário converter aumentam devido ao contato com o produto novamente.

6 – Vídeos nas redes sociais apresentando os produtos

Outra estratégia para e-commerce que funciona bastante é gravar vídeos para as redes sociais da sua loja virtual apresentando os produtos.

Podem ser vídeos para o YouTube, neste caso vídeos mais longos, para o Instagram utilizando os reels e stories, e para o Facebook.

É importante também que você deixe uma chamada no vídeo informando que o link para compra está na descrição quando para YouTube, na bio se for para Instagram e na legenda se for para Facebook.

Apresentando o produto através de um vídeo, o usuário é instigado a comprá-lo, e quando em redes sociais, mais pessoas irão visualizar o vídeo e, dessa forma, mais pessoas irão fechar a compra.

Conclusão – Venda mais aplicando essas 6 estratégias para e-commerce

Um e-commerce precisa de estratégias para vender mais, e com as 6 que listamos aqui, sua loja virtual crescerá em números de vendas e, consequentemente, seus lucros aumentarão.

As 6 estratégias para e-commerce listadas e explicadas aqui que farão seu negócio vender mais foram:

  1. Campo de avaliações de consumidores na página do produto;
  2. Estratégia de e-mail marketing;
  3. Recuperação de carrinhos abandonados;
  4. Cross-sell;
  5. Remarketing;
  6. Vídeos nas redes sociais apresentando o produto.

Um e-commerce que vende também é um e-commerce estratégico, portanto aplique as estratégias que você acabou de aprender!


Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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