Para os que possuem sites e blogs, o SEO é de extrema importância para gerar visibilidade, atrair visitantes e alcançar determinado objetivo, como por exemplo, conversões. Se você possui um site, sabe o que é SEO para sites? Confira neste conteúdo o que é e 6 otimizações que você deve fazer agora em seu site.
Sumário
O que é SEO para sites
SEO significa “Search Engine Optimization”, traduzindo, otimização dos mecanismos de busca, que nada mais é que otimizar, neste caso, o seu site e os conteúdos nele para aparecerem nos resultados de pesquisa dos buscadores, como o Google e o Bing, por exemplo.
Portanto, o SEO para sites consiste em estratégias para fazer com que seu site e seus conteúdos apareçam para os usuários que fazem determinadas pesquisas.
Para exemplificar, suponhamos que em seu site há um conteúdo intitulado de “Como vender produtos pelo Instagram”, e o termo de pesquisa do conteúdo que deve ser ranqueado é “vender produtos pelo Instagram”.
Assim que usuários realizarem a busca por essa palavra-chave no buscador, como o Google, seu conteúdo pode aparecer na primeira página, nos primeiros resultados e, até mesmo, no primeiro resultado.
Contudo, muito se fala sobre SEO, mas poucos compreendem. Acontece que o SEO começou a ser mais difundido no Brasil durante a pandemia, onde as pessoas buscavam uma profissão em que pudessem trabalhar em casa, e com isso o marketing digital ganhou mais notoriedade.
Dessa forma, muitas pessoas conheceram o SEO, que antes estava mais limitado apenas a quem trabalhava na área e a poucas pessoas que empreendiam na internet.
Uma característica marcante da pandemia e do pós-pandemia para os dias atuais é a concorrência que aumentou bastante, e isso está diretamente ligado à SEO.
Se há mais pessoas ranqueando para a mesma palavra-chave, então a concorrência por ela aumenta, logo, aparecem nos primeiros resultados quem possuir o SEO mais bem trabalhado.
Outro ponto importante que precisa ser ressaltado é que SEO é um conjunto de melhorias contínuas que precisam ser feitas no site e nos conteúdos, além disso, SEO é algo que traz retorno a longo prazo.
Portanto, não é fazendo essas otimizações hoje que amanhã haverá retorno, é algo que se consolida a longo prazo, e as otimizações não podem parar de ser feitas.
Então não se assuste se nos resultados de pesquisa os seus conteúdos não aparecerem, trabalhe nas otimizações e nos bons conteúdos que, a longo prazo, seu site ganhará notoriedade.
Confira mais sobre SEO para sites e as 6 principais otimizações de SEO que você deve fazer agora,
1 – Otimize seu site para o usuário
Como abordado, SEO é um conjunto de estratégias que visam ranquear o seu site e os seus conteúdos nos resultados de busca, portanto, não basta apenas repetir a palavra-chave várias vezes no conteúdo para ranquear, é preciso se preocupar com a experiência do usuário em primeiro lugar.
As principais otimizações que você deve fazer em seu site para que o mesmo seja otimizado para SEO são:
Certificado SSL
O certificado SSL mostra ao usuário que o seu site é seguro, podendo navegar tranquilamente por ele. O cadeado na URL do seu site é o certificado SSL.
Sites que possuem certificado SSL aumentam a pontuação de SEO, pois o buscador entende que a navegação é segura.
Legibilidade
A legibilidade deve ser levada em consideração, pois, se o usuário não consegue ler o seu conteúdo de forma fácil, então ele sairá do seu site, isso acarreta aumento da taxa de rejeição.
Portanto, para ter uma boa legibilidade, preocupe-se com o tamanho das fontes do texto, imagens com tamanhos condizentes, nem tão grandes, nem tão pequenas, e as cores das fontes do texto com o plano em que estão inseridas.
Aqui depende de site para site, cada site tem um tema e uma finalidade, então o que vai funcionar para um pode não funcionar para outro, mas é importante que você se atente a estes detalhes.
Navegação
A navegação é outro ponto crucial para uma boa experiência do usuário e, consequentemente, para a pontuação de SEO.
Possuir um site responsivo para dispositivos móveis e desktop, botões de links funcionais que redirecionam para páginas existentes e carregamento rápido de páginas através de conteúdos de mídia, como imagens, leves, contribuem bastante para a navegação do usuário e aumentam a pontuação de SEO.
2 – Crie conteúdo de valor
O conteúdo deve, de fato, ajudar o usuário e, portanto, entregar-lhe algo que possa fazer e que vá trazer resultados.
Como você verá a seguir em palavras-chave, não adianta repetir a palavra-chave diversas vezes sem critério algum. Isso porque um conteúdo que possui a palavra-chave várias vezes repetida e não entrega nada ao usuário é penalizado pelo buscador.
Falando do Google mais especificamente, o maior buscador do mundo, ele entende que é um conteúdo feito apenas para ranquear sem se preocupar com a experiência do usuário, com isso o conteúdo não aparece na pesquisa e, mais ainda, seu site pode ser penalizado, reduzindo a frequência que seus conteúdos são mostrados nas pesquisas.
Portanto, crie conteúdos de valor que realmente agreguem positivamente aos usuários.
3 – Utilize palavras-chave
As palavras-chave dos seus artigos são essenciais para um bom ranqueamento dos conteúdos.
Para exemplificar, caso crie um conteúdo intitulado de “como vender como afiliado no YouTube”, a palavra-chave a ser ranqueada deve ser o termo que o usuário irá utilizar para a pesquisa, nesse caso, “vender como afiliado no YouTube”.
Ao escrever este conteúdo, a palavra-chave deve ser encontrada no texto. Ao contrário do que muitos pensam, não há uma quantidade mínima de vezes que a palavra-chave deve ser repetida.
O ideal é que, para textos mais longos, a palavra-chave apareça mais vezes. É preciso destacar também que utilizar sinônimos da palavra-chave é essencial para uma maior abrangência nas pesquisas, bem como para a qualidade do conteúdo.
Neste caso, sinônimos possíveis de serem utilizados são “Promover produtos como afiliado no YouTube” e “Divulgar produtos como afiliado no YouTube”.
Pode ser que os sinônimos nem sempre vão possuir uma semelhança exata com a palavra-chave a ser utilizada, entretanto, fazer o uso deles é essencial.
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4 – Links internos e externos
Utilizar links internos e externos é fundamental para o SEO para sites.
Em seus conteúdos, ao utilizar algum dado em seu conteúdo ou informação, deixe o link de onde foi retirado, e também utilize artigos do seu próprio blog dentro do seu conteúdo.
A finalidade disso é, para os links externos, transmitir autoridade para outra página de onde o seu dado foi retirado, assim, o mecanismo de busca entende que seu conteúdo possui informações de confiança e complementam a leitura do usuário.
Já para os links internos, você está mostrando ao mecanismo de busca que seu conteúdo possui conteúdo complementar do seu próprio site que vai ajudar o usuário, pois irá complementar a leitura.
Ambos são muito importantes para aumentar a pontuação de SEO dos seus conteúdos.
5 – Utilize imagens em seus conteúdos
As imagens funcionam como um complemento do seu conteúdo, portanto, devem ser condizentes com o que está sendo abordado.
Ao utilizar imagens em subtítulos, por exemplo, utilize imagens que abordam o que está sendo escrito neste subtítulo, e para outro subtítulo, utilize outra.
As imagens também devem conter o texto alternativo, que possui a finalidade de descrever a imagem. Por exemplo, se você está falando sobre “Instagram para negócios” em um subtítulo, ao utilizar uma imagem do logo do Instagram com dinheiro, por exemplo, escreva no texto alternativo “Logo do Instagram com dinheiro”.
6 – Evite elementos móveis
Os elementos móveis são, por exemplo, banners, imagens e anúncios que aparecem para o usuário durante a navegação pelo site ou conteúdo.
Estes elementos quebram a leitura do usuário, pois, caso ele esteja lendo um determinado parágrafo e aparece de repente um banner abaixo de determinada linha, a tela do usuário vai para cima, comprometendo a leitura do conteúdo e tirando a atenção do usuário, assim ele tende a sair do conteúdo.
Você pode utilizar pop-ups, banner e anúncios, mas opte por locais fixos e que não comprometam a navegação.
Para a pontuação de SEO estes elementos pesam bastante.
Conclusão
O SEO para sites é o alicerce da visibilidade, reconhecimento e alcance de metas, pois é através dele que seu site bem como conteúdos serão entregues aos usuários.
O site/blog que possui um bom SEO e sempre trabalha nas otimizações de SEO, constrói a longo prazo a consolidação no mercado.
As seis otimizações de SEO que você conferiu neste conteúdo são as principais e as básicas que seu site deve possuir para aumentar a pontuação de SEO e, assim, melhorar os parâmetros e atingir bons resultados.