Erros comuns em uma landing page que impedem o usuário de converter

Publicado por Capsexpress em

As landing pages possuem diversas finalidades, seja captar e-mails, entregar uma isca digital, fazer uma inscrição e até mesmo vender (a página de vendas é uma landing page).

Imagem landing page.

No mercado, é muito comum encontrar landing pages com erros, mas muitas vezes podem não ser impeditivos de vender. O problema é quando o erro impede o usuário de converter, ou seja, realizar alguma ação, como se tornar um lead ou comprar um produto.

Leve sempre em consideração que o usuário só vai converter se a landing page o convidar a converter, ou seja, não basta possuir qualquer coisa, é preciso chamar a atenção do usuário para a conversão.

Para evitar errar em suas landing pages, além de conferir este conteúdo, tenha um bom projeto de design e verifique como a landing page final ficou. Se precisar de alterações, é melhor investir nelas antes que a landing page com erros vá ao ar e se torne um desastre para o seu negócio.

Confira erros comuns em uma landing page que impedem o usuário de converter!

1 – Carregamento lento

Dentre diversos erros, o carregamento lento é um que muitos empreendedores não levam em consideração, mas a sua presença traz resultados desastrosos ao negócio.

Pense em você, com certeza já clicou para acessar um site ou uma página na internet que demorava para carregar, e quando o carregamento era muito lento, você saiu e não se preocupou em voltar.

Isso acontece porque a internet é um ambiente onde todas as ações devem ser realizadas de forma rápida e devem possuir respostas aos usuários também de forma rápida.

Ninguém quer ficar muitos segundos ou até mesmo minutos esperando uma página ou site carregar, porque isso não faz sentido com a internet atual, onde tudo é muito rápido.

Uma landing page que demora para carregar aumenta a taxa de rejeição, fazendo com que os usuários saiam e nem se preocupem em voltar mais. Dessa forma, muitas oportunidades de vender foram embora para não voltar.

Certifique-se de possuir uma landing page com carregamento rápido. Para conferir a velocidade de carregamento da sua landing page, utilize a ferramenta Page Speed Insights.

2 – Falta de título chamativo

Se você chamou a atenção do usuário, excelente, isso é meio caminho andado para retê-lo em sua landing page.

Se não chamou, ele sai e não volta, e dessa forma você perde uma possível conversão.

Um título atraente serve justamente para reter o usuário em sua landing page. Então, nada de títulos como apenas o nome do produto ou até mesmo uma promessa falsa. Trabalhe bem nos títulos dentro da realidade, sem prometer coisas irreais, e trabalhe também nos textos da sua landing page, ou seja, a copy dela.

3 – Design poluído com falta de organização

O visual conta e conta bastante! Ter um design confuso, com cores em conflito, falta de contraste, imagens de baixa qualidade e disposição desorganizada dos elementos faz com que sua landing page não passe autoridade, assim, o usuário sai dela.

É preciso ter um design limpo, organizado, longe de confusões aos usuários. Confusão gera dúvidas, e dúvidas geram objeções. Objeções, por sua vez, impedem as conversões.

Objeções são normais, aliás, é preciso saber acabar com as objeções do cliente quando ele entrar em contato.

Contudo, criar objeções sem necessidade não é algo que uma landing page pode fazer. Se a sua faz isso, cuidado, é hora de mudar, e a aparência dela é um fator crucial.

Falando em objeções, outro fator para acabar com elas é possuir informações claras e precisas ao longo da landing page.

4 – Falta de chamadas para ação

O objetivo de uma landing page é converter o usuário, certo? Então ele precisa realizar uma ação, e essa ação deve estar bem clara, como “Inscreva-se no minicurso grátis”, “Faça sua inscrição agora”, “Adquira o (produto)”, “Inscreva-se para receber o e-book”.

O usuário não deve pensar no que ele deve fazer, você precisa entregar isso de forma clara para ele, sem gerar dúvidas sobre qual ação realizar.

Inclusive, em casos extremos, mas que podem acontecer, se o usuário não souber o que fazer, ele vai sair da landing page e não voltará mais.

5 – Muitas informações requeridas no formulário

Uma das premissas para converter usuários através de formulários é fazer o formulário mais simples possível, isto é, pedir apenas informações essenciais, e na grande maioria das vezes, apenas o nome e e-mail bastam.

Acontece que, ao pedir muitas informações, o processo de cadastro do usuário se torna cansativo. Afinal, estamos falando da internet, onde as coisas devem ser rápidas. Tornar processos simples que deveriam ser fáceis é um tiro no pé.

Se você possui o nome e o e-mail do usuário, consegue manter uma comunicação eficaz através do e-mail marketing, não sendo invasivo por utilizar o WhatsApp ou até mesmo o Telegram, apesar de ainda serem plataformas de comunicação que funcionam bastante.

No entanto, o e-mail marketing está longe de morrer e funciona bastante. As informações que você mais precisa do usuário são o nome e o e-mail, porventura alguma a mais, mas não exagere ao pedir as informações para preenchimento de formulários.

6 – Falta de responsividade para dispositivos móveis

As pessoas acessam bastante a internet por dispositivos móveis, principalmente por celulares. Por isso, é preciso trabalhar em sua landing page para funcionar e ter excelente visualização também em dispositivos móveis.

A falta de responsividade para dispositivos móveis oferece uma experiência ruim aos usuários, e muitos não vão converter.

Para certificar que sua landing page tenha bom funcionamento e visual em todos os dispositivos, converse com o web designer que está projetando ela, dê ideias e verifique o trabalho final. Ainda, certifique-se de que todos os botões estejam funcionando.

7 – Presença de elementos de distração

Se você quer atingir o objetivo principal da sua landing page, que é converter, então deve evitar ao máximo elementos de distração, principalmente no início da landing page. Isso porque o usuário não pode se distrair a ponto de tirar o foco principal, e acredite, qualquer distração basta para perder uma conversão.

Por exemplo, links de compartilhamento, links de outras redes sociais e outras chamadas que levam o usuário para fora da landing page são elementos de distração.

Uma boa forma de inserir outros links que você quer que o usuário conheça é colocá-los na página de obrigado, que é para onde o usuário é redirecionado após concluir a ação na landing page, ou em um pop-up que possui a mesma função.

Lembre-se sempre de trabalhar para realizar a conversão primeiro, depois você envia o usuário para outras plataformas, conteúdos ou redes sociais. A atenção do usuário é super importante!

Categorias: Marketing

Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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