Email marketing ainda funciona? Veja agora se ainda compensa utilizar email marketing

Para os empreendedores que possuem um negócio presente na internet, seja para vender produtos físicos e/ou digitais, o email marketing é uma estratégia muito utilizada, podendo trazer ótimos resultados. Entretanto, será que atualmente o email marketing ainda funciona?

email marketing ainda funciona

O que é email marketing

Email marketing é uma estratégia utilizada no marketing digital para divulgar os produtos através do email.

Isso é feito através da atração de leads para o campo onde é colocado o email com uma oferta, e essa oferta, na grande maioria das vezes é uma isca digital (e aqui recomendamos a leitura do nosso artigo “O que é isca digital? Veja os tipos mais simples e eficazes que você pode fazer”), recebimento do primeiro email (e é neste email que o lead recebe a isca digital, e por fim, o lead recebe outros emails a fim de aquecê-lo para, no final, quando você divulgar seu produto através do email, o lead comprar seu produto.

Mas… O por que da dúvida “email marketing ainda funciona”? 

Essa dúvida, saber se o email marketing realmente funciona, é uma pergunta que está na cabeça de muitos empreendedores iniciantes, e muitos desses empreendedores ainda estão estruturando o negócio no papel para pôr em prática. E, se você possui um negócio online

Quando o negócio está sendo estruturado, pensamos estrategicamente em tudo o que irá compor a estrutura do negócio, isso pois, quanto mais coisas agregadas, mais alto o valor do capital inicial. 

É de se esperar que uma boa estratégia de email marketing gera custos, uma vez que é necessário uma boa plataforma para captar e mandar os emails.

Quando falamos em email marketing, o que para você, empreendedor vem à sua cabeça (responda para si mesmo essa pergunta antes de continuar a leitura)? 

Seria a caixa de spam lotada de emails? Emails de promoções que nem lembramos que nos inscrevemos? Alguns emails automáticos mal escritos apenas querendo vender algo?

Se sua resposta foi alguma(s) das alternativa(s) acima, não passou pela sua cabeça que, talvez, o email marketing é uma boa estratégia para se relacionar com o seu público agregando valor para ele e, assim, fechar mais vendas do seu produto?

Então quer dizer que o email marketing realmente funciona e podemos parar o artigo por aqui? Sim e não, respectivamente.

Sim, o email marketing ainda funciona, e vamos te apresentar alguns dados para você conferir que essa estratégia de marketing digital não morreu, entretanto, continue lendo este artigo para sanar todas as sua dúvidas.

Por que pensamos que email marketing não funciona?

Este pensamento, ou esta crença, muitas das vezes vem da nossa experiência com o email marketing. Isso pois não abrimos muitos dos emails que recebemos, alguns vão até para a caixa de spam e nem ficamos sabendo.

Contudo, quando o assunto é de nosso real interesse, acabamos por abrir os emails que recebemos, o real problema aqui é pensar que portamos a voz do marketing digital e, se nós não abrirmos os emails que recebemos, podemos falar por todas as pessoas, tanto empreendedores como mais ainda compradores de produtos na internet, sejam estes produtos físicos ou digitais.

Você pode até não abrir os email que recebe, mas muitas pessoas abrem e vamos ver isso mais a frente neste artigo.

Então quer dizer que email marketing ainda funciona?

Sim, a estratégia de email marketing ainda funciona, vai continuar funcionando. Para te mostrar isto, vamos aos dados:

  • 92% dos usuários da internet possuem, no mínimo, uma (1) conta de email;
  • 72% destes 92 checam a caixa de entrada de emails todos os dias, alguns 6 ou mais vezes;
  • 82% de quem compra na internet abrem emails de empresas;
  • 44% das pessoas que recebem emails promocionais compram o produto através deste email.

Através destes dados enxutos, podemos concluir que email marketing funciona, e funciona muito bem.

Se você está começando o seu negócio agora, inclua o email marketing nas estratégias para ele, e se você já possui um negócio presente na internet e não utiliza email marketing, está aí um ótimo investimento.

O que torna a estratégia de email marketing um pouco duvidosa para muitos é que, a maior dificuldade não é enviar emails,e sim deixar os leitores com vontade de receber os emails, realizarem as ações que você deseja (seja receber.

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Benefícios do email marketing

Captação de leads

A captação de leads é um dos principais benefícios do email marketing, atrelado claro ao que você vai fazer com esses leads após a captura dos emails deles. 

É possível que, a cada vez mais, leads sejam captados para sua lista de emails e, assim, quando você divulgar seu produto, as chances de vender mais deste produto aumentam.

Relacionamento com o seu público

O seu público é a peça chave para o seu negócio, pois é ele que compra de você, e através do email marketing é possível se relacionar com seu público de uma forma mais direta, afinal, emails serão enviados para ele a fim de que sejam abertos e a ação que você quer que seu público realize, seja realizada.

O  relacionamento com seu público é fundamental, pois é através deste relacionamento que as vendas acontecem, ou em caso contrário, por que seu público deve comprar de você se você não dá atenção para ele?

Aumento de vendas 

A captura de emails é escalada, é possível cada vez mais capturar leads e, para estes mesmos leads, você cria uma campanha de email marketing e todos estes leads receberão os mesmos emails.

Desta forma você se comunica de forma direta com os mesmos leads, e como eles fazem parte do seu público, não é necessário trabalhos mais exaustivos para realizar vendas, uma vez que a campanha de email marketing será enviada para todos, e como o público é um só e composto por diversos leads, as vendas aumentam.

Aumentar o reconhecimento da sua marca

Quanto mais pessoas conhecendo sua marca, melhor, e quanto mais pessoas interagindo com sua marca, melhor ainda.

É preciso que as pessoas interajam com sua marca para que ela seja reconhecida cada vez mais, e o email marketing proporciona isso, interação dos leads com o seu negócio.

Logo, quanto mais pessoas interagindo, maior é o relacionamento que elas possuem com sua marca, aumentando assim o reconhecimento e, claro, as vendas do seu produto.

Conclusão

Com a leitura deste artigo, chegamos à conclusão de que email marketing ainda funciona e vai continuar funcionando pois se trata de uma estratégia de marketing digital sólida e comprovada.

O que pode parecer difícil no email marketing não é mandar emails, e sim fazer com que o lead abra os emails e realize a ação desejada. 

E por fim,s e você não utiliza email marketing no seu negócio, está aí um ótimo investimento a ser feito, visto que agregará os diversos benefícios que foram citados e explicados neste artigo.

E já que estamos falando de email, por que não se inscrever na nossa newsletter e receber nossos conteúdos no seu email em primeira mão?

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