Não é novidade para ninguém que o e-commerce é um modelo de negócios que cresce cada vez mais, e com isso, o faturamento também cresce. No Brasil, no ano de 2022, foram R$ 169,59 bilhões de faturamento do comércio eletrônico nacional, e deve atingir R$ 4,9 trilhões até2025. Entretanto, você sabe como atrair clientes para seu e-commerce?
Trabalhar com e-commerce é muito vantajoso , e a principal vantagem é que uma loja virtual não possui as mesmas dependências de uma loja física.
Isso significa que não são necessários muitos colaboradores, gastos com um espaço físico destinado ao cliente, a logística é mais simples, e, resumindo, os gastos com um e-commerce são menores que com uma loja física.
Contudo, para um modelo de negócios crescer tanto, é necessário de clientes para consumir, e é isso que vamos te ensinar neste artigo, como atrair mais clientes para seu e-commerce.
São os clientes que movimentam seu negócio, e sua loja virtual precisa de clientes para gerar lucro, caso contrário, quem iria comprar e colocar dinheiro em seu negócio?
Confira como atrair clientes para seu e-commerce!
Sumário
Estruture seu negócio
A estruturação do seu e-commerce é o ponto de partida para atrair clientes. Assim como sua casa precisa estar arrumada para receber visitas, seu negócio precisa estar arrumado para receber os clientes.
Sua loja virtual precisa estar completa, intuitiva, as redes sociais precisam ser trabalhadas, e, em suma, tudo precisa estar de acordo para receber clientes.
Defina o que precisa ser arrumado ou aprimorado para ir adiante na atração de clientes, não adianta por exemplo, possuir um site da sua loja virtual bagunçado e querer vender, não vai funcionar.
Quando o primeiro contato com um negócio não é atrativo, o possível cliente tende a sair e nunca mais voltar, e mais que isso ele vai e compra do concorrente que já possui um negócio estruturado, afinal, o negócio do concorrente está atrativo para receber os clientes.
Portanto, estruture tudo antes de começar a atrair clientes em massa, arrume o que precisa ser arrumado, dê as manutenções que precisam ser dadas para aí sim começar a trabalhar na atração dos clientes em seu e-commerce.
Possua presença nas redes sociais
Sua loja virtual vai além de possuir um site. Quando seu e-commerce está presente nas redes sociais, além de gerar mais visibilidade, o que acontece é uma atração de clientes que estão nessas redes sociais.
As pessoas estão na internet e isso engloba os mais diversos canais de comunicação, seu e-commerce presente nas redes sociais atrai clientes que estão navegando nessas redes e através de seus perfis/páginas você os leva até o seu site, e aí sim lá as vendas são realizadas.
Trabalhe com marketing de conteúdo para sua loja virtual
O marketing de conteúdo é ótimo para atrair clientes, e sua loja online pode realizar este tipo de marketing.
O marketing de conteúdo consiste em criar conteúdos relevantes para sua audiência que fazem com que você as retém, aqueça e comprem de você.
Como você está vendendo produtos, o ideal é mesclar o marketing de conteúdo com conteúdos relacionados aos produtos que você vende e também ao seu mercado de atuação.
Dessa forma o seu conteúdo se torna relevante para quem deseja adquirir um produto que seu e-commerce vende e, assim, as vendas aumentam porque todo um trabalho de captação de clientes através do marketing de conteúdo foi realizado.
Invista em tráfego pago
O tráfego pago é uma ótima estratégia para divulgar seu e-commerce através de anúncios e você já vai entender o porquê.
Os anúncios podem ser veiculados nas mais diversas plataformas que seu negócio está presente, as mais comuns são:
- Google;
- YouTube;
- Instagram;
- Facebook.
Cada plataforma possui sua ferramenta para a veiculação. Com o Google ADS, por exemplo, é possível anunciar na rede de pesquisa do Google, em sites parceiros, rede de display, Gmail e YouTube.
No Instagram você pode utilizar o Instagram ADS e, melhor ainda se utilizar o Facebook ADS, neste caso é possível anunciar no Facebook e no Instagram, além de conseguir direcionar melhor os anúncios.
Como o próprio nome já diz, no tráfego pago é necessário investir capital para que as plataformas entreguem seu anúncio, entretanto isso traz ótimos resultados.
Pense que, se você está pagando a plataforma para mostrar seu negócio a mais pessoas, mais pessoas irão conhecer o seu negócio, e de forma muito mais rápida você conseguirá realizar vendas cada vez mais e, claro, aumentar a visibilidade do seu e-commerce.
Uma estratégia que você pode utilizar dentro do tráfego pago é anunciar os produtos para quem procura pelo nome dele no Google.
Isso pode te trazer muitos resultados pois, quando o usuário pesquisar, por exemplo “blusa de manga comprida de algodão branca”, se sua loja virtual vender este produto, seu anúncio pode aparecer para este usuário, e as chances de vender aumentam.
Claro, isso é uma ideia, o que você pode fazer e é altamente recomendado é contratar um gestor de tráfego para realizar os anúncios do seu e-commerce.
Invista em SEO no site da sua loja online
É possível ter o site do seu e-commerce com os produtos e ainda publicar artigos em uma página destinada aos artigos.
Estes artigos precisam ser otimizados para SEO.
SEO é uma sigla que significa “search engine optimization”, traduzindo “otimização do mecanismo de pesquisa”.
Você deve publicar artigos sobre seu negócio, e para isso deve-se trabalhar com o marketing de conteúdo.
Você pode publicar artigos review dos seus produtos, benefícios dos produtos, novidades no ramo em que você atua, ensinar pessoas a fazerem algo dentro do seu nicho e muitos outros temas.
Estes artigos, quando aparecerem para os usuários e os mesmos clicarem para ler, farão com que os usuários venham a conhecer seu e-commerce através da leitura dos artigos, e assim você capta mais clientes para seu negócio.
Criar conteúdo em seu site é uma ótima estratégia para atrair clientes provenientes de pesquisas realizadas no Google.
Faça promoções com influenciadores
Pagar influenciadores nas redes sociais para divulgarem seu e-commerce pode ser muito vantajoso.
O porquê disso é que, com os influenciadores possuem bastantes seguidores, ao pagar para que divulguem seu negócio, boa parte destes seguidores poderão vir a se tornar clientes do seu e-commerce.
Mas para que isso aconteça é importante que os influenciadores que você fizer promoções possuam um conteúdo alinhado com o ramo do seu negócio, não adianta querer vender produtos de beleza com um influenciador que fala sobre jogos eletrônicos.
Pagando influenciadores você proporciona também mais visibilidade ao seu negócio uma vez que mais pessoas irão conhecê-lo através de alguém que possui certa influência.
Dê benefícios aos seus clientes
Sempre que saímos ganhando algo a mais tendemos a voltar porque sempre queremos sair ganhando, e isso é normal, é do ser humano.
E para o seu e-commerce não é diferente, se possível ofereça benefícios aos seus clientes.
Não estamos falando de sair no prejuízo, mas sim de benefícios como fornecer frete grátis acima de compras de um determinado valor, enviar um brinde junto com o produto e fornecer vantagens ao realizar outras compras em sua loja virtual.
Claro que para isso é preciso que você avalie se é viável ou não fornecer estes benefícios aos consumidores, entretanto, caso seja viável, não deixe de fornecer alguns benefícios. Dessa forma quem comprou sempre vai voltar e comprar, também mais visibilidade é gerada ao seu negócio e quem chegou ao seu negócio e está em dúvida em comprar, estes benefícios podem ser fundamentais para o usuário passar o cartão.
Conclusão – Como atrair clientes para seu e-commerce
A atração de clientes para sua loja virtual é feita através de estratégias que, unificadas, possuem um alto poder de atrair clientes que estão em diversas mídias digitais pela internet.
O que é necessário que você entenda é que um e-commerce precisa ter um ambiente virtual agradável aos visitantes e, a partir disso, você deve começar os trabalhos para atrair clientes.