O que é e como criar uma linha editorial eficaz e capaz de vender muito

Imagem vetor criar uma linha editorial.

Todo negócio possui suas particularidades, nenhum negócio é igual, os posicionamentos são diferentes, a maneira de transmitir os conteúdos, a essência e os conteúdos também são diferentes, criar uma linha editorial engloba esses aspectos. 

Como sempre abordamos aqui em nosso blog, todo negócio precisa estar na internet, e estar na internet precisa de uma linha editorial capaz de atrair visitantes qualificados e vender.

O que é linha editorial

No marketing digital, linha editorial é o que vai direcionar a criação dos conteúdos que serão publicados nos canais de comunicação do seu negócio, englobando a criação, produção e publicação dos conteúdos.

Não devemos confundir linha editorial com calendário de conteúdo, o calendário de conteúdo, ou seja, o que será postado em determinados dias, só existe devido à linha editorial.

Por exemplo, um negócio que possui abordagem sobre marketing digital precisa de uma linha editorial que leve em consideração as dores e necessidades dos clientes, funil de vendas para a criação de conteúdo em cada etapa, a publicação e a produção dos conteúdos.

Em outras palavras, é conforme o seu público que os conteúdos serão criados, e a linha editorial parte dos princípios do cliente para realizar a criação dos conteúdos.

Benefícios de possuir uma linha editorial

Fortalecimento de marca

Com uma linha editorial bem construída, sua marca é fortalecida no mercado devido aos conteúdos de valor que serão publicados.

Dessa forma, ao ajudar os usuários, novos sempre chegarão, comprarão e sua empresa obtém credibilidade e gera confiança.

Comunicação eficaz

Como os conteúdos serão direcionados ao seu público de forma segmentada, sua comunicação deixa de ser abrangente e passa a ser eficaz, impactando quem precisa ser impactado e vendendo para quem precisa comprar.

Atração de público qualificado

Devemos nos comunicar apenas com quem possui interesse em nosso segmento, logo, um vendedor de carros não possui interesse no mercado de roupas, por exemplo.

Assim, ao partir do consumidor como “objeto” principal para a criação de conteúdo, seu negócio se comunica apenas com quem possui intenção de consumir seus conteúdos, obtendo chances elevadas de vendas e deixando de lado usuários desqualificados.

Engajamento

Em seus canais de comunicação o engajamento é totalmente necessário para manter seu negócio relevante e trazer novos usuários.

A linha editorial, por proporcionar comunicação segmentada ao seu público, permite um maior engajamento dos seus usuários em seu negócio.

Pense no Instagram, por exemplo, ao abrir uma caixinha de perguntas nos stories, seu negócio obterá mais perguntas (inclusive relevantes) porque possui como seguidores pessoas interessadas, não desqualificadas.

Mais facilidade para criar novos conteúdos

Ao decorrer do funcionamento da linha editorial é possível ver quais conteúdos estão funcionando e quais não estão, com isso, é possível otimizar e possuir uma direção para novos conteúdos.

Criar uma linha editorial não significa criar algo estático. Caso algo não esteja funcionando ou possui alguns pontos a melhorar, é preciso dar uma atenção maior a eles.

Como criar uma linha editorial capaz de atrair mais visitantes e vender muito

1 – Compreenda o que seu negócio faz

Pode parecer óbvio, e é, porém, é preciso dar uma atenção a este ponto para não errar logo no início ao criar uma linha editorial.

Acontece que cada negócio é singular, e entender o seu é fundamental para, ao longo da criação da linha editorial, entender como deseja impactar os usuários.

Olhe para o seu negócio, para o que faz, como os seus produtos/serviços ajudam o cliente e porque o cliente deve comprar de você.

2 – Identifique seu público-comprador

É preciso dar ênfase a quem compra de você, pois são pessoas assim que irão consumir o que você vende.

Para criar uma linha editorial e trabalhar nos conteúdos, o comprador deve estar em evidência para transmitir a mensagem de forma certeira e impactá-lo.

Criar uma persona ajuda bastante no processo de identificação do seu público-alvo, isso porque a persona é o seu cliente na forma mais perfeita que existe.

Logo, criar conteúdo para um cliente perfeito vai englobar os que compõem seus compradores, uma vez que não existe cliente perfeito, mas existem pessoas com os mesmos interesses e necessidades.

3 – Faça uma análise da concorrência

Nenhum negócio é igual, mas vários negócios atendem às mesmas demandas, porém, a diferença de como fazem isso é que faz com que pessoas se interessem mais por um negócio que por outro.

  • Como a concorrência está se posicionando?
  • O que a concorrência está fazendo?
  • Como está distribuindo os conteúdos?
  • Como está se comunicando?
  • Onde os clientes mais interagem?
  • Em quais canais os concorrentes estão presentes?

Fazer uma análise destes tópicos acima é fundamental para identificar o que estão fazendo que pode ser feito diferente e trazer inovações em seu negócio.

Indo um pouco mais além, é possível observar falhas e não cometê-las, como exemplo um post de Instagram que obteve menos curtidas que o normal e, consequentemente, menos engajamento.

Pergunte -se: será que o conteúdo deste post foi relevante?

CUIDADO! Não é para copiar, é para fazer diferente, mas para se diferenciar é preciso entender o que está acontecendo no cenário do seu mercado de atuação.

Para uma linha editorial, inovações são bem-vindas para testar e otimizar, uma vez que funcionou, deve-se utilizá-la em seus conteúdos.

4 – Identifique as dúvidas, dores e necessidades do seu cliente

Apesar da realização de uma persona, é preciso aprofundar nos pontos que fazem o usuário seguir seu negócio e se tornar um cliente.

Portanto, identificar e estudar as dúvidas, dores e necessidades faz com que a linha editorial aborda estes temas de forma aprofundada, otimizada e segmentada.

  • O que seu cliente possui que está impedindo de comprar?
  • Quais objeções possui no início, meio e fim de jornada?
  • O que ele está passando que precisa acabar?
  • Qual problema possui que o leva a uma busca de solução?
  • Quais necessidades possui que o fazem se tornar um lead e posteriormente cliente?

Um negócio que aprofunda no cliente bem como suas dúvidas, dores e necessidades e transmite a solução nos conteúdos possui altas chances de vender, afinal, está impactando o público certo.

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5 – Pesquise palavras-chave

As palavras-chave nem sempre vão ser relacionadas à busca, como no SEO, por exemplo, mas é importante, ao criar os conteúdos, defini-las.

As palavras-chave que abordamos aqui são as que transmitem a intenção do usuário para facilitar a criação de conteúdo.

Como, por exemplo, um negócio que vende um produto para a saúde capilar pode realizar pesquisa de palavras-chave e encontrar as seguintes:

  • Alimentos para a saúde do cabelo;
  • Como melhorar a saúde capilar?
  • Pontas duplas nos cabelos;
  • Como deixar o cabelo mais bonito.

Para cada palavra-chave encontrada é possível criar conteúdos. Pegando de exemplo “Pontas duplas nos cabelos”, algumas ideias de conteúdos podem ser:

  • Guia prático para acabar com as pontas duplas do seu cabelo;
  • Cuidados com o seu cabelo para não surgir pontas duplas;
  • Faça isso e acabe com as pontas duplas de uma vez por todas.

Veja que essas ideias não partiram, necessariamente, de palavras-chave com intenção de ranqueamento, pois estes conteúdos podem ser para o Instagram, por exemplo, onde não são buscáveis.

Contudo, essas palavras-chave transmitem o que os clientes buscam, e a partir delas é possível criar conteúdos, tanto para ranqueamento, como conteúdos para plataformas que não permitem a busca de conteúdos.

Alguns sites onde é possível buscar palavras-chave são o Google Trends, Ubersuggest e Answer The Public.

Além disso, é possível utilizar o próprio Google e também dar uma olhada na concorrência, mas não para copiar.

6 – Defina os formatos dos conteúdos e os canais de comunicação

Os conteúdos serão em vídeos, imagens, podcasts e escritos?

Para criar uma linha editorial é importante realizar essas definições durante a construção dela, antes mesmo de começar a separar os conteúdos para publicação.

Mas aqui vai uma recomendação, trabalhe com imagens, vídeos e redação para blog, este são os formatos principais para obter mais alcance.

E a partir disso é preciso definir os canais de comunicação, afinal de contas, como vai trabalhar com vídeos mais longos se não possui um canal no YouTube? E detalhe, eles devem estar na linha editorial.

Os principais canais de comunicação onde um negócio deve estar presente são:

  • YouTube;
  • Blog de conteúdo;
  • Página no Facebook para anúncios;
  • Instagram;
  • TikTok;
  • LinkedIn.

Algumas mídias, como o TikTok e principalmente o LinkedIn, ainda estão sendo descobertas por empreendedores, então, estar nelas quanto antes é fundamental para um bom crescimento.

E agora vai uma ressalva, o LinkedIn é voltado para conteúdos mais empresariais, é um perfil corporativo do seu negócio, mas a presença na plataforma contribui para o posicionamento da sua marca.

7 – Crie uma padronização de design

Definir uma padronização garante que os conteúdos em diferentes formatos conversem entre si através das cores, fontes de texto, figurino e ambiente.

Se seu negócio utiliza as cores azul, branco e preto, um texto escrito em vermelho, por exemplo, se não possui a finalidade de destacar algo, então deve ser repensado antes da publicação.

Leve em consideração que o design deve conversar e possuir harmonia, o contrário disso é poluição visual e se torna cansativo aos olhares dos usuários, fazendo com que saiam dos seus conteúdos.

Conclusão

Criar uma linha editorial é crucial para o sucesso do conteúdo do seu negócio online, além disso, apresenta diversos benefícios.

Os conteúdos devem ser criados colocando em evidência o cliente, além disso, como mostrado neste conteúdo, a linha editorial engloba outros aspectos.

Não crie conteúdos por criar, trabalhe na criação de uma linha editorial para seu negócio e alcance o público certo!

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