Você trabalha em seu e-commerce para melhorar a experiência do usuário? A experiência do usuário no e-commerce possui uma grande importância para aumentar as conversões.
Quando visitamos qualquer site, esperamos encontrar um ambiente agradável e que possamos navegar sem ter problemas, e com um e-commerce não é diferente.
Sumário
O que é a experiência do usuário no e-commerce (UX)
A UX, “User Experience”, traduzindo, “Experiência do Usuário”, no e-commerce é a satisfação que ele possui ao chegar e navegar em sua loja virtual.
Se a experiência do usuário em seu e-commerce for ruim, suas vendas serão baixas, pois a tendência será a saída dos usuários do seu e-commerce.
O dono do e-commerce deve se preocupar com a chegada do usuário na loja virtual, deve se atentar, durante a criação e estruturação do e-commerce, a todo o trajeto que o usuário irá percorrer até realizar a compra.
Portanto, você deve focar na experiência do usuário em sua loja virtual, pois é a partir dela que as conversões irão ocorrer, caso contrário, os visitantes de seu e-commerce irão sair sem realizar a compra.
Confira agora como melhorar a experiência do usuário no e-commerce em 8 passos.
Passo 1 – Responsividade é fundamental
Não é possível falar de experiência do usuário em um e-commerce sem falar da responsividade do site.
Um site responsivo é aquele que consegue adaptar o tamanho das páginas, ou seja, o layout, nos diversos dispositivos sem apresentar problemas.
Isso nos diz que um site que se enquadra no computador, onde as páginas são visíveis sem apresentar problemas, sem ocultação de informações e com um bom enquadramento, deve funcionar desta maneira para o celular e o tablet.
A maioria das compras realizadas na internet são feitas através do celular, entretanto, há quem compre por computador e tablet, portanto, uma responsividade eficaz é de extrema importância para melhorar a experiência do usuário no e-commerce, caso contrário, se o seu site não se enquadrar bem nos diversos dispositivos, os usuários tenderão sair sem realizar a compra.
Passo 2 – Possua um design trabalhado para “comunicar” com seus produtos e seu negócio
A parte visual do seu e-commerce deve ser voltada ao seu negócio e aos seus produtos, em outras palavras, deve abranger seu negócio e o que ele vende.
Possuir um design que transmite ao usuário a cara do seu negócio e, ao mesmo tempo, que converse com o que seu e-commerce vende é de extrema importância para o positivo impacto visual dos clientes.
É preciso que os usuários que chegam em seu e-commerce saibam de cara que aquele é o seu negócio, e isso é feito pelo impacto visual.
Além disso, o design deve ser limpo e atrativo, não pode cansar as vistas dos usuários, caso contrário os mesmos vão abandonar sua loja virtual e não voltar mais.
Portanto, trabalhe bem no design do seu e-commerce, e para garantir o melhor visual possível, recomendamos que contrate um web designer para desenvolver toda a parte do design gráfico do seu e-commerce.
Passo 3 – Garanta que tudo esteja funcionando corretamente
Tudo o que contém em seu e-commerce deve estar funcionando, sejam botões, páginas, links… Tudo.
O usuário não pode chegar em seu e-commerce e encontrar elementos não funcionais, imagine o usuário encontrar a página de compra fora do ar do produto que ele está prestes a comprar, você perde a venda e um potencial cliente para compras futuras, porque ele não vai voltar em um site que não está funcionando.
O funcionamento completo do seu e-commerce é um fator determinante para a experiência do usuário e, consequentemente, para as vendas, se caso o seu e-commerce possua funções inúteis, como um link que leva a uma página não funcional, a experiência do usuário será negativa.
Passo 4 – Possua informações objetivas
As informações contidas em seu e-commerce precisam ser objetivas e corretas.
Quando falamos sobre informações do e-commerce, não estamos abrangendo somente informações de contato, CNPJ, e afins, e sim as informações com um todo, desde as informações da loja até as informações dos produtos, como características, modo de usar, prazo de entrega e por aí vai.
É muito importante que as informações sejam objetivas, isso porque o usuário não pode pensar muito para comprar, a venda precisa ocorrer de forma relativamente rápida.
Ao possuir informações objetivas, dúvidas não são geradas, bem como incertezas e “bagunça” no dispor das informações, assim, o processo de venda é agilizado.
Portanto, ao trabalhar na disposição das informações em sua loja virtual, tenha em mente a experiência do usuário visando o trajeto que o mesmo vai realizar até finalizar a compra.
Passo 5 – Não exija preenchimento de campos e/ou formulários longos
Campos ou formulários longos para o usuário preencher não são contribuintes para uma boa experiência do usuário no e-commerce.
Isso porque o usuário gasta tempo para preencher estes campos, e é claro que a maioria dos usuários não vão preencher, e sim sair da sua loja virtual.
Se o seu objetivo é captar o contato, há outras maneiras de se fazer isso sem cansar o usuário, inclusive, agregando a ele algo positivo, como pedir o contato de e-mail para pegar um cupom de desconto.
Portanto, se atente para não fazer o usuário perder tempo e sair do seu e-commerce ao exigir preenchimento de campos e/ou formulários, quem está prestes a comprar não deve perder tempo, e sim ir direto passar o cartão.
Passo 6 – Disponibilize meios de contato
Pode ser que o usuário precise entrar em contato com você sobre algum assunto, como dúvidas sobre um produto, por exemplo, e isso pode ocorrer mesmo que você trabalhe nas informações para não gerar dúvidas.
Seja por qualquer motivo, disponibilizar um meio de contato aos usuários que chegam em seu e-commerce é uma ótima maneira de melhorar a experiência do usuário em sua loja virtual, isso porque você transmite atenção ao usuário.
Logo, disponibilizar um meio de contato, seja e-mail, WhatsApp ou outro, é importante para mostrar ao usuário que ele é especial para você, dessa forma, as chances de vender para os que possuem dúvida aumentam.
Passo 7 – Possua variadas formas de pagamento
Atualmente, com a tecnologia de pagamentos online, apresentar diversas formas de pagamento é fundamental para qualquer loja virtual.
Ótimas formas de pagamento para se disponibilizar em seu e-commerce são:
- Cartão de crédito com parcelamento;
- Cartão de débito;
- Boleto;
- Pix;
- Facebook Pay e WhatsApp Pay;
- Voucher online.
Há algumas formas de pagamento que podem parecer muito comuns, como o cartão de débito e até mesmo o pix, mas acredite, há e-commerces que não disponibilizam essas formas de pagamento.
Para abranger diferentes compradores que pagam por diferentes meios, disponibilize diversas formas de pagamento em sua loja virtual.
8 – Possua um checkout simples e seguro
O checkout é a página final de compra, é onde o usuário insere os dados para concluir de vez a compra.
O checkout deve ser simples para o usuário não perder tempo e acabar por não realizar a compra, então nada de campos desnecessários ou pedir para o usuário realizar uma ação que não seja a de comprar.
Já a segurança do checkout deve ser garantida por você e transmitida para o consumidor na própria página de checkout.
Portanto, inserir uma imagem com um design bem trabalhado informando que o checkout é seguro e que as informações ali contidas não serão passadas para ninguém é fundamental para transmitir segurança e confiança ao usuário.
Não compramos se não temos confiança e segurança do e-commerce, por isso, deixe isso destacado para o usuário e de fato possua um checkout seguro.
Conclusão
A experiência do usuário no e-commerce é um fator determinante para as conversões ocorrerem, portanto, uma experiência negativa gera resultados negativos, já uma experiência positiva gera resultados positivos.
Se você está para criar um e-commerce ou já possui, não deixe de seguir os 8 passos aqui abordados para melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce e, dessa forma, aumentar as vendas.