Blog para negócios B2B – Porque é importante e como criar conteúdos

Publicado por Capsexpress em

Imagem de blog para negócios B2B.

Os negócios B2B, ou seja, Business to Business, que traduzindo significa Negócio para Negócio, são os que vendem produtos ou serviços para outros negócios.

Um exemplo de negócio B2B somos nós, a Capsexpress. Produzimos suplementos para outros negócios que vendem estes suplementos com a marca própria deles, portanto, somos um negócio que vende para outros negócios, logo, podemos dizer que os negócios B2B possuem como clientes finais outras empresas e não pessoas físicas.

Um blog para negócios B2B é de extrema importância para que outras empresas conheçam a sua e principalmente para transmitir autoridade do seu negócio.

Ao possuir um blog e criar conteúdo de interesse do seu público, composto por outras empresas, elas enxergam que seu negócio possui posicionamento e respaldo no que diz, assim sua presença na internet gera também confiança.

Porque blog para negócios B2B é importante

B2B blog.

O blog para negócios B2B é importante para empresas que desejam mostrar que são especialistas nos setores que atuam. É através do blog que conteúdos significativos para as empresas que compõem o público alvo serão publicados.

Além de ser um conteúdo buscável, o que faz com que empresas encontrem seu negócio na internet através dos conteúdos, o fato de seu negócio possuir um blog gera um impacto maior na percepção de autoridade, pois ali há conteúdos que posicionam sua marca, a destaca das demais e entrega valor para as empresas que consomem seus conteúdos.

Portanto, ao criar conteúdos relevantes, seu negócio se posiciona como autoridade no segmento, e este conteúdo em um blog faz com que mais empresas conheçam seu negócio, enxergando credibilidade.

Para empresas que buscam outras para atender suas demandas, credibilidade, confiança e autoridade são pontos importantes.

Geralmente uma empresa não contrata outra sem antes fazer bastantes pesquisas, ver o que a empresa tem para oferecer, e buscar outras empresas. 

Não que pessoas físicas não pesquisem antes de realizarem uma compra, mas são relações distintas. Empresas buscam serviços ou produtos mais caros, enquanto pessoas físicas não. Além de que em uma empresa há vários processos e burocracias que interferem na escolha de um negócio que vai prestar serviços ou comprar produtos.

Não é possível deixar de lado essas questões, então, quanto melhor for o seu posicionamento online, maiores serão as chances de as empresas entrarem em contato, buscar saber mais sobre o que você oferece e assim maiores serão as chances de comprarem do seu negócio.

Como criar conteúdo para blog B2B

Imagem de criação de conteúdo para blog B2B.

 1 – Estude seu público-alvo

Aqui o público-alvo não é composto de pessoas e sim empresas, então, conforme o que seu negócio oferece, quais empresas compõem o seu público-alvo? O que as leva a procurar seu negócio? O que esperam com suas soluções?

Um negócio B2B se diferencia de um público-alvo composto por pessoas físicas que buscam, geralmente, um objetivo final. Podemos exemplificar com uma pessoa que deseja emagrecer e para isso decide fazer o uso de um suplemento.

Então, após pesquisas, escolhe um determinado suplemento para fazer o uso.

Um negócio B2B é diferente, uma empresa que busca nossos serviços, por exemplo, não busca apenas uma fórmula de suplemento para lucrar e a partir daí fabricar vários potes de um suplemento com essa fórmula, busca em nosso negócio a essência do negócio dela, afinal, ela está produzindo o produto dela com outra empresa, então temos que aprofundar em nosso cliente.

Além disso, há várias outras questões em jogo. O que é oferecido tem que funcionar porque o serviço oferecido por uma empresa para outra é apenas uma das etapas.

Ainda utilizando a Capsexpress como exemplo, quem fabrica seus produtos com a gente precisa ainda se preocupar com a logística para armazená-los e enviar até o endereço dos clientes, lidar com processos burocráticos de vendas e outras etapas. 

Portanto, empresas são diferentes de pessoas físicas e é preciso levar isso em consideração, são jornadas de compras diferentes.

Ao estudar seu público-alvo, leve em consideração:

  • Quais tipos de empresas/negócios precisam dos seus produtos ou serviços?
  • Qual o tamanho dessas empresas?
    Quais as dores dessas empresas (o que as levam a buscar o que seu negócio oferece)?
  • Qual a necessidade que possuem com seu produto/serviço?
  • O que esperam ao te contratar (objetivos)?
  • Qual o comportamento de compra da empresa (por onde comprar, canais de comunicação que mais utilizam)?

2 – Crie conteúdos relacionados com o interesse do seu público-alvo

As empresas contratam a sua por alguns motivos, e após realizar o estudo do seu público-alvo, é preciso criar conteúdos alinhados com o interesse que seu público-alvo possui.

Nós, da Capsexpress, por exemplo, criamos conteúdos para o nosso blog sobre empreendedorismo, mercado digital e suplementos, pois nosso público é composto por empreendedores do ramo de suplementos que utilizam o meio digital para vender.

Assim, nosso conteúdo está alinhado com os interesses que nosso público possui, e o mesmo deve acontecer em seu negócio.

Portanto, blog para negócios B2B deve conter conteúdos de interesse das empresas que compõem seu público-alvo.

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3 – Utilize a estratégia de conteúdos evergreen

Conteúdos evergreen são aqueles que mesmo após um bom tempo não perdem a validade e continuam proporcionando valor para quem o consome, nesse caso, empresas.

Conteúdos evergreen para empresas B2B são essenciais para continuar possuindo autoridade ao longo do tempo, visto que os conteúdos sempre serão válidos, além disso, por ser um conteúdo buscável, cada vez mais empresas vão consumir seus conteúdos ao longo do tempo e isso proporcionará visibilidade a longo prazo, o que é excelente.

4 – Divulgue os conteúdos do blog em outras redes sociais

Utilizar outras redes sociais como o Instagram para divulgar os conteúdos do blog proporciona maior visibilidade e faz com que seu público conheça seu blog de conteúdo.

Para isso, faça chamadas no storie e publicações de imagens únicas com o título do conteúdo e a chamada para o link de acesso nos stories.

Os conteúdo também podem ser divulgados no YouTube, e adiantamos que possuir um canal do seu negócio no YouTube é de extrema importância, sendo utilizado como complemento de informações em vídeos com o link na descrição ou até mesmo os conteúdos do blog podem se tornar vídeos.

5 – Otimize o conteúdo e o blog para SEO

O SEO é um dos pilares de um blog de conteúdo, é ele que vai fazer com que seus conteúdos apareçam nas pesquisas das empresas que buscarem conteúdos como os seus.

SEO significa “Search Engine Optimization”, que traduzindo é “Otimização dos Mecanismos de Busca”. Isto nada mais é que otimizar seus conteúdos e seu blog para aparecer nas buscas que forem realizadas, buscas essas realizadas através de termos que compõem o assunto principal do seu conteúdo.

Como exemplo, um conteúdo intitulado de “Como melhorar em 70% a contabilidade do seu negócio”, os termos que compõem o assunto principal deste conteúdo, ou seja, as palavras-chave são “Melhorar contabilidade do negócio”.

Mas atente-se que SEO não é apenas criar conteúdos com a palavra-chave repetida várias vezes, e sim um emaranhado de estratégias que devem ser seguidas para otimizar seu blog e os conteúdos para aparecer nas buscas realizadas nos buscadores, como o Google e o Bing, por exemplo.

Conclusão

O blog de negócios para empresas B2B é fundamental para fazer com que outros negócios (os que compõem seu público-alvo) conheçam o seu e se tornem clientes.

Este conteúdo descreveu a importância de possuir um blog para o seu negócio B2B e como criar conteúdos em 5 etapas práticas, simples e eficazes que vão proporcionar mais visibilidade, principalmente a longo prazo para o seu negócio, e claro, clientes.

Categorias: Marketing

Capsexpress

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de suplementos e 8 anos na fabricação de encapsulados, a Capsexpress se dedica a criar produtos inovadores que melhoram a qualidade de vida dos consumidores e, para os nossos clientes, entregamos qualidade de distribuição eficiente e excelente. Nossa experiência já impulsionou inúmeros produtores ao sucesso.

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