Aumentar as conversões do seu negócio com o marketing digital exige um conjunto de fatores muito importantes que não podem ser deixados de lado em qualquer negócio presente na internet.
Se você possui um negócio online, mas não converte ou converte pouco, este conteúdo vai entregar o caminho correto, passo a passo, para você mudar a sua realidade e passar a vender mais através do marketing digital.
Sumário
Marketing digital e conversões
Mais do que possuir presença digital, é importante vender através dela. Negócios exclusivamente digitais, ou seja, aqueles que não possuem espaço físico, devem, ao máximo, explorar e validar formas de atrair mais público e gerar conversões, afinal, o digital é o único espaço disponível para realizar vendas.
Por outro lado, negócios físicos que possuem presença digital devem fazer do digital um braço direito das vendas.
Nada adianta possuir um site caprichado, perfis nas redes sociais deslumbrantes e não vender.
Entretanto, ambos os negócios possuem em comum a utilização do marketing digital para aumentar as conversões no ambiente online e, consequentemente, aumentar os faturamentos e lucros.
Coonfira como aumentar as conversões com o marketing digital e faturar muito mais!
1 – Reutilize anúncios e conteúdos que possuíram melhores desempenhos
Esta é uma etapa fundamental para começar a converter mais com o marketing digital. Analisar e identificar os conteúdos publicados nas diversas plataformas em que o seu negócio está presente proporciona um direcionamento para a criação de novos conteúdos.
Assim, novos conteúdos podem ser criados de forma otimizada, ou seja, inspirados nos que já foram publicados e performaram bem, porém, com otimizações para alcançar resultados mais satisfatórios e aumentar as conversões do seu negócio.
O mesmo funciona com os anúncios. A análise e identificação de anúncios que obtiveram melhores performances proporcionam também um direcionamento para criar novos anúncios inspirados nos que mais proporcionaram resultados.
É preciso realizar análises de modo crítico, principalmente quando o assunto é tráfego pago. Isso porque investir dinheiro em anúncios com alta chance de excelente performance logo no início da campanha é o que todos buscamos.
Para isso, realizar novos anúncios mais segmentados e, no geral, mais otimizados, com base nos que já foram veiculados e proporcionaram resultados satisfatórios, é crucial para aumentar as conversões do seu negócio e possuir um ROI cada vez mais alto.
2 – Fortaleça a audiência para aumentar o remarketing
No marketing digital, a construção de uma audiência forte é fundamental para aumentar as conversões através do remarketing.
Isto é, aumentar as conversões mostrando anúncios para pessoas que obtiveram um primeiro contato com o seu negócio e não retornaram, adicionaram produtos ao carrinho de compras e até mesmo pessoas que chegaram ao checkout, mas não finalizaram a compra.
Confira como fortalecer a sua audiência para obter mais conversões no remarketing:
- Crie conteúdos relevantes: Os conteúdos são essenciais para criar uma audiência engajada. Seja em qual plataforma for, publicar conteúdos que realmente agreguem positivamente ao usuário é essencial.
- Incentive a interação nas redes sociais: Perfis nas redes sociais, como o Instagram (a rede social mais usada), devem ser mais que bonitos, precisam ser interativos, assim, aumenta-se o engajamento. Portanto, incentive seu público a comentar, reagir aos stories e responder caixinhas de perguntas. Assim, captá-los no remarketing será mais eficaz.
- Invista em e-mail marketing: Para aqueles que não finalizaram a etapa de compra, realize anúncios oferecendo um conteúdo exclusivo e gratuito por e-mail, como um e-book grátis, mini-curso ou cupom de desconto (para produtos digitais e físicos).
3 – Segmente os conteúdos em níveis de profundidade
Oferecer conteúdos que atendam às diferentes necessidades do seu público é importante para aumentar as conversões através do marketing digital, e isso é feito através da profundidade dos conteúdos, utilizando o funil de vendas.
Quanto mais profundo estiver o conteúdo, mais específico ele será. Por exemplo, ao abordar o assunto “Como ganhar dinheiro pela internet como afiliado”, podemos selecionar tipos de conteúdos para cada etapa do funil da seguinte maneira:
- Topo do funil: Conteúdo para quem não possui a consciência de que é possível ganhar dinheiro pela internet, mas está consciente de que precisa de alguma maneira para ganhar mais dinheiro.Exemplo de conteúdo para blog: “As 5 melhores formas de ganhar dinheiro e possuir uma outra fonte de renda.” Dentro deste conteúdo, um tópico aborda como ganhar dinheiro pela internet.
- Meio do funil: Conteúdo para quem possui a consciência de que deseja ganhar dinheiro pela internet, mas não sabe como.Exemplo de conteúdo: “As 7 melhores maneiras de ganhar dinheiro pela internet. Eficazes e comprovadas.”Neste conteúdo, as maneiras mais eficazes de ganhar dinheiro pela internet são abordadas, e um tópico consiste em ganhar dinheiro pela internet como afiliado.
- Fundo do funil: Conteúdo para quem está decidido a ganhar dinheiro pela internet como afiliado.Exemplo de conteúdo: “Como ganhar dinheiro pela internet como afiliado? Estratégias comprovadas.”Neste conteúdo, além de abordar as melhores estratégias para ganhar dinheiro como afiliado, é possível captar os e-mails dos usuários para um webinário, mini-curso ou outra isca digital que ensina, de forma mais aprofundada, a ganhar dinheiro como afiliado e, em seguida, oferecer o infoproduto, ou seja, o produto principal, como uma formação de afiliados, sendo este o produto pago.
Perceba que o conteúdo para este negócio, que aborda ganhar dinheiro como afiliado, possui tipos de conteúdos específicos para cada etapa do funil, mas serve para qualquer negócio.
Ao aplicar essa estratégia de criação de conteúdos para cada nível de profundidade, ou seja, cada etapa do funil, é possível converter cada vez mais através do marketing digital.
4 – Teste diferentes atalhos de urgência e escassez
As pessoas tendem a tomar a decisão de compra mais rapidamente quando são impactadas por avisos como:
- Últimos do estoque
- Últimas unidades
- Restam apenas x vagas
- Apenas mais x unidades no estoque
- Desconto nas primeiras vagas
Utilizar estes atalhos é altamente eficiente para aumentar as conversões utilizando o marketing digital, pois entrega para os usuários avisos de urgência, ou seja, aja agora ou pode ser tarde demais, bem como escassez, indicando que o que ele precisa (o produto que você vende) está acabando.