Como vender no Instagram como afiliado – 10 estratégias eficazes

O Instagram é uma plataforma poderosa para vender como afiliado.

Por ser uma rede social com um grande número de pessoas, vender no Instagram como afiliado pode ser altamente lucrativo seguindo estratégias eficazes.

Porque utilizar o Instagram para vender como afiliado

Imagem com logos do Instagram

O marketing de afiliados mudou bastante desde seu surgimento, e de lá para cá, algumas estratégias que funcionavam antes já não funcionam mais, e no lugar delas foram testadas novas estratégias.

As plataformas para vender como afiliado também mudaram suas políticas e algoritmos, portanto, vender no Instagram como afiliado não é o mesmo que antigamente.

Hoje, há quem diga que algoritmo do Instagram melhorou, como há pessoas que afirmam que piorou e, para quem começa, crescer se torna uma tarefa mais difícil.

Entretanto, o que você precisa levar em consideração é que vender no Instagram como afiliado é totalmente possível e lucrativo, porém, para isso, é preciso seguir estratégias.

O Instagram é uma rede social muito acessada. No Brasil, a plataforma conta com mais de 110 milhões de usuários ativos, logo, clientes são o que não faltam por lá.

Além disso, o Instagram é uma plataforma bastante interativa, sendo possível utilizar seus recursos para chamar a atenção e reter o usuário em seu perfil, fazendo com que se torne um seguidor seu e, em seguida, um comprador.

Atente-se que utilizar apenas uma plataforma para vender como afiliado, neste caso, o Instagram, não é o ideal.

Redes sociais não são suas. Para os afiliados, são lugares onde você cria um perfil seu para divulgar os produtos que você se afilia.

Para ser um afiliado de sucesso, o ideal é utilizar mais de um canal de comunicação, como Instagram, canal no YouTube, blog e outros.

Mas, se você deseja apenas vender no Instagram ou se possui mais de um canal de comunicação e deseja aumentar suas vendas como afiliado pelo Instagram, este conteúdo é essencial.

As 10 estratégias eficazes para vender no Instagram como afiliado.

1 – Utilize uma conta comercial

imagem com logo do instagram, celular e gráficos representando os recursos de uma conta comercial

Um afiliado profissional não utiliza uma conta pessoal para vender no Instagram.

Além de gerar mais confiança no usuário e promover à sua conta um ambiente propício às vendas, utilizar uma conta comercial é fundamental para ter acesso a recursos que vão te ajudar a vender mais ao longo dos seus trabalhos. 

Veja abaixo recursos fundamentais para afiliados que apenas uma conta profissional oferece:

Análise e insights

O Instagram oferece o recurso de análise de dados do seu público, como sexo, faixa etária, localização.

Os insights, por sua vez, oferecem uma visão de métricas importantes como: 

Impressões 

Quantidade vezes que seu conteúdo foi mostrado. 

Impressões no feed 

Quantidade de vezes que seu conteúdo foi mostrado no feed quando abrimos o Instagram o que aparece é o feed.

Impressões da hashtag

Quantidade de vezes que seu conteúdo apareceu em determinada hashtag.

Visitas ao perfil

Essa métrica te mostra quantas visitas seu perfil obteve mesmo que quem te visitou não se tornou seguidor.

Alcance

A métrica “alcance” proporciona uma visão de quantas pessoas possuíram contato com o seu perfil e conteúdo nos últimos dias.

Portanto, o número nela encontrado corresponde a quantidade de visitantes que visualizaram alguma postagem sua.

Conteúdo

Nesta métrica, você visualiza como o seu conteúdo está performando, pois ela analisa o desempenho de cada tipo de conteúdo postado e é possível ver quais imagens, vídeos, anúncios e stories estão performando melhor.

Publicações

Em “publicações”, você pode conferir o número de usuários que salvaram alguma postagem, o número de curtidas, comentários e de outras ações que os usuários realizaram em seu perfil, como clicar no link de sua bio.

É possível conferir outras métricas no Instagram ao utilizar uma conta comercial.

Não use uma conta pessoal para vender, caso contrário, não terá informações detalhadas sobre seu público, seu conteúdo e desempenho.

Portanto, possuir uma conta comercial é de extrema importância para utilizar o Instagram para vender como afiliado.

2 – Possua uma bio completa

No Instagram, a bio é o texto que sucede, logo abaixo, a imagem de seu perfil.

Uma bio completa deve proporcionar informações completas aos usuários de forma sucinta.

Inserir na bio um pouco sobre você, como seu nome e o que faz, seu ramo de atuação, uma chamada para ação e um link é muito importante para causar uma boa impressão nos usuários.

Portanto, não deixe de criar uma bio completa para seu perfil.

3 – Possua um conteúdo visual de qualidade

Imagem representando design gráfico

Muitos afiliados que estão começando a trabalhar com o Instagram cometem o erro de não postar conteúdos bem trabalhados visualmente.

Acontece que as imagens e vídeos devem ser voltados a experiência do usuário, portanto, imagens poluídas e de baixa qualidade, assim como vídeos com pouca iluminação e áudio ruisn, afastam o usuário do seu perfil.

Faça um bom trabalho na qualidade visual dos seus conteúdos. 

Se for gravar vídeos, possuam um cenário simples como uma parede branca de fundo, certifique-se de ter uma bola iluminação, fale de forma fluida durante o vídeo e edite seu vídeo antes de postar.

Para conteúdos em imagens, não utilize imagens poluídas, utilize cores condizentes com seu negócio e faça todos os elementos das imagens “conversarem” entre si.

4 – Escreva legendas nas postagens

imagem com corações de curtidas e novos seguidores instagram

As legendas são importantes para suas publicações e não podem ser deixadas de lado.

Você deve usar as legendas como forma de complemento das suas publicações.

Nelas, é possível contextualizar seu post, passar seu estilo em forma de texto e aumentam o engajamento porque despertam a atenção do usuário.

Com isso, você os retém por mais tempo em sua postagem.

Além disso, é possível escrever uma chamada para ação na legenda, ou seja, se você quiser que o usuário clique no link da bio para acessar a página do produto que você vende como afiliado, é possível.

Assim, a partir da legenda, é possível vender.

Portanto, utilize legendas em suas publicações, elas são mais um ponto positivo para vender no Instagram como afiliado.

5 – Utilize hashtags estratégicas nas legendas

hashtag para instagram

As hashtags (#) são termos sobre determinados assuntos que você adiciona nas legendas e funcionam como um link que leva para outras publicações que utilizam a mesma hashtag.

Com as hashtags, é possível mostrar sua publicação para pessoas que seguem as hashtags utilizadas na postagem.

Para selecionar as hashtags que você vai utilizar é necessário que estejam conforme o seu nicho e que sejam utilizadas hashtags de cauda curta (poucas palavras) e de cauda longa (mais palavras que as de cauda curta). 

Para exemplificar, suponhamos que você é afiliado de um curso online de desenho arquitetônico e precisa escolher hashtags relevantes para seu conteúdo.

Um exemplo de hashtag de cauda curta é “#desenhoarquitetonico”, já uma hashtag de cauda longa é “#comofazerdesenhoarquitetonicoprofissional”.

As hashtags possuem um papel fundamental para suas publicações alcançarem mais pessoas, portanto, utilize hashtags em suas publicações.

6 – Utilize os stories frequentemente

storie-do-instagram

Vender no Instagram como afiliado requer presença, e utilizar os stories é uma excelente maneira de promover sua presença digital em seu perfil.

Fazer stories aumenta a interação com o seu público e obtorna mais próximo, dessa forma, suas chances de vender aumentam bastante.

Utilizar as caixinhas de perguntas, compartilhar conteúdos nos stories, mostrar o seu dia a dia com o nicho que você trabalha como afiliado e outros, é ótimo para gerar aproximação com seus seguidores.

Mas atente-se que utilizar os stories frequentemente não significa encher os seus stories todos os dias.

Além de não ser necessário, é muito trabalhoso e você deve focar seu tempo para trabalhar em outras estratégias.

Utilizar os stories frequentemente significa “não sumir” dos stories por muito tempo.

Se você pode fazer um storie por dia, então faça um storie por dia, mas faça todos os dias e, com o tempo, você aumenta a quantidade de stories.

7 – Engaje com seu público

pessoa com celular na mão utilizando o instagram

Possuir um público engajado é fundamental para vender no Instagram como afiliado, porém, para o seu público engajar com você, é preciso promover o engajamento nele.

Portanto, responder comentários, mensagens enviadas no direct, marcar clientes satisfeitos com o produto em publicações, curtir comentários e, em suma, possuir uma relação constante com seu público, é de extrema importância.

Para as pessoas comprarem de você é preciso que sejam engajadas e que estejam dispostas a conhecer mais e interagir com vo

8 – Crie um destaque “clientes” e mostre provas sociais

clientes satisfeitos

Os destaques são os círculos que aparecem em seu perfil acima das publicações e abaixo da bio.

Os conteúdos dos destaques são stories salvos para não saírem do seu perfil (os stories desaparecem após 24 horas).

Portanto, será necessário postar as provas sociais primeiramente nos stories e, em seguida, criar um destaque com elas.

Criar um destaque “clientes” é excelente para mostrar aos usuários (incluindo seus seguidores) que o produto que você vende é ótimo e vai resolver o problema deles, porque outras pessoas já compraram e ficaram satisfeitas.

Mostrar provas sociais em seu perfil é uma excelente maneira de criar no usuário um desejo para adquirir o produto que você vende no Instagram como afiliado.

9 – Crie conteúdo de valor

criando conteúdo

A criação de conteúdo deve ser feita com base no seu público comprador, e apenas conhecendo seu público comprador você será capaz de criar conteúdo de valor.

Um grande erro que muitos afiliados cometem é criar conteúdo por criar, sem nenhum estudo por trás.

O que difere o conteúdo que vende do conteúdo que não vende é como o conteúdo vai ser relevante para o público que o consome.

O conteúdo deve ajudar e agregar positivamente ao usuário que o consome, este sim é um conteúdo de valor, e para criar conteúdo de valor é necessário estudar seu público para conhecê-lo melhor.

10 – Utilize os reels

Imagem com celular e reels do instagram

Os reels são aliados para os afiliados venderem mais, isso porque através dos reels é possível criar vários tipos de vídeos.

É possível fazer vídeos apresentando o produto, ensinando algo sobre o seu nicho, contanto histórias suas com o seu nicho, abordando formas de conseguir chegar em determinado resultado relevante para seu público e diversos outros tipos de vídeos.

Os reels possuem um alcance maior que publicações normais porque são mostrados mais frequentemente para as pessoas, por isso não podem ser deixados de lado.

Utilizar os reels é fundamental para vender como afiliado no Instagram, dessa forma, não os deixe de lado. 

Investir nos reels é uma excelente ação para você tomar logo no início do seu perfil no Instagram, e caso você já trabalhe como afiliado no Instagram e não utiliza os reels ou usa pouco, utilize mais, será muito benéfico.

Conclusão

Vender no Instagram como afiliado é altamente lucrativo quando tomadas ações que gerem resultados positivos ao seu negócio.

Como vimos, o Instagram possui grande quantidade de pessoas, e são as pessoas que compram, portanto, utilizar essa plataforma para vender como afiliado é fundamental.

As 10 estratégias abordadas neste conteúdo são essenciais para você vender no Instagram como afiliado, portanto, siga-as.

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