O dropshipping nacional é uma modalidade do dropshipping que visa atender o mercado nacional através de fornecedores locais, ou seja, fornecedores no Brasil.
E assim como qualquer outro modelo de negócios, há as vantagens e desvantagens do dropshipping nacional.
A diferença entre dropshipping nacional para o dropshipping “comum” ou dropshipping internacional, é que no internacional, os fornecedores estão em outros países, e dessa forma é possível escolher diversos fornecedores de diversos países.
Entretanto os princípios continuam os mesmos, a vantagem principal é que não é necessário possuir estoque, isso porque a parte da logística fica encarregada para o fornecedor, o fornecedor realiza o envio dos produtos para o cliente.
Além do mais, você é responsável apenas por criar seu e-commerce e vender os produtos e, a cada venda realizada você ganha uma parte e o fornecedor fica com outra parte do valor da venda.
Antes de qualquer outra coisa, as vantagens e desvantagens do dropshipping nacional não significam que existe uma rivalidade entre os modelos de dropshipping, sendo eles o nacional e o internacional.
Na verdade o que existe é um modelo melhor para você, um modelo no qual você está apto a trabalhar e supre suas necessidades como dono de e-commerce que trabalha com dropshipping. É possível ganhar muito dinheiro em ambos os modelos.
Até mesmo o dropshipping internacional possui suas vantagens e desvantagens, bem como qualquer negócio.
Para você ter ideia do e-commerce nacional, no Brasil, o e-commerce nacional faturou no ano passado (2022) 169,59 bilhões de Reais, possuindo um aumento de R$ 18 bilhões em relação ao ano de 2021.
A modalidade e-commerce, ou seja, possuir uma loja virtual, já provou que é um ótimo negócio e traz alto retorno ao empreendedor.
O e-commerce é um mercado em expansão que tende a aumentar cada vez mais, atraindo novos consumidores e, com a alta demanda crescente, novos empreendedores.
O dropshipping nacional, por carregar a vantagem principal de não ser necessário possuir estoque dos produtos bem como outras vantagens que você vai conferir ao decorrer deste artigo, é um modelo de negócio que muitos empresários aderem e faturam alto.
Agora, começamos então o tema principal deste artigo, as vantagens e desvantagens do dropshipping nacional.
Sumário
Vantagens e desvantagens do dropshipping nacional
Vantagens:
Facilita a logística
A logística é muito mais fácil para o dropshipping nacional, e isso se deve ao fato de que o fornecedor está no Brasil e o consumidor também.
Assim a distância e etapas que o produto passa até chegar ao consumidor final são mais curtas e mais rápidas, não precisando do produto passar por alfândega, ficar dias retidos, os imprevistos também diminuem e o prazo de entrega oferecido pela sua loja é menor.
A logística facilitada é ótima pois, apesar de você não precisar ter estoque e realizar o envio dos produtos, a logística ainda existe e, caso haja algum problema com o envio do produto, você, ou seja, o dono do e-commerce há de arcar com este problema.
Como o produto está no Brasil, é mais fácil de resolver o problema caso algum venha a surgir, e a comunicação com seu fornecedor se torna mais fácil pois ele também está no Brasil, dependendo do problema, a comunicação entre você e o fornecedor pode ajudar bastante na solução.
Frete mais barato
Outra vantagem do dropshipping nacional que precisa ser levada em consideração é o valor do frete.
O custo do frete pode ser arcado por você caso queira dar essa vantagem aos seus consumidores que realizam compras em um valor mais alto, ou então pode ser arcado exclusivamente pelo consumidor.
Em ambas as situações o valor do frete possui sua relevância, afinal é um custo a mais.
Contudo, com o dropshipping nacional, este custo é reduzido porque o produto não sairá de outro país, e como falamos na vantagem listada acima, a logística é mais fácil por estar em território nacional.
O produto pode ser enviado pelos Correios ou por alguma transportadora que o fornecedor optar por utilizar os serviços, e para fins de observação, isso deve estar prescrito em contrato com o fornecedor.
Possuir frete mais atrativo agregado ao menor tempo de espera de chegada do produto pelo consumidor é uma vantagem que pesa muito para o lado positivo na hora da compra.
Real como moeda de referência
Não é preciso converter valores nas transações comerciais incluindo na hora da venda.
O Real como moeda de referência traz facilidades para você e para o consumidor.
Para o consumidor não é necessário que sejam feitas conversões em seu site, o que também é uma facilidade para você.
Mas mais que isso, torna- se mais fácil receber os valores das vendas.
Como o dropshipping é nacional, logo você e o fornecedor estão no Brasil, é mais fácil abrir uma conta para sua empresa receber os valores, possuindo assim maior livre escolha na hora de escolher o banco ou a instituição financeira.
Também não é preciso se preocupar com valores estrangeiros entrando em sua conta, visto que os valores serão recebidos pela empresa do fornecedor que também está no Brasil.
Facilidade para realizar trocas e devoluções
Como a logística está facilitada, as trocas e devoluções também passam por um processo menos complicado.
Acontece que se um produto chegar com defeito ou não chegar o produto comprado pelo consumidor, bem como outros problemas, as trocas e devoluções são mais fáceis de serem realizadas.
Pode ser que ocorra de o fornecedor não aceitar as devoluções, com isso o produto vai para você.
Entretanto, isso precisa estar no contrato entre você e o consumidor para não surgir surpresas.
O consumidor não precisa pagar taxa de importação
Como o produto está circulando em território nacional, o consumidor não precisa pagar taxas de importação do produto, o que reduz o valor da compra, e como dito anteriormente, o produto não fica retido na alfândega por dias e dias.
Agora que listamos as vantagens do dropshipping nacional, vamos para as desvantagens.
Desvantagens
Preços menos atrativos
Pode ser que ocorra de alguns produtos, principalmente se forem importados pelo seu fornecedor a fim de os fornecer para donos de e-commerce aqui no Brasil, possuam um valor menos atrativo ao consumidor.
Isso porque o seu fornecedor pagou taxas de envios dos produtos, impostos e, resumidamente, teve um trabalho maior ao trazer o produto de fora. Esse fator implica bastante nos preços dos produtos.
E dependendo da moeda utilizada pelo fornecedor na hora da compra destes produtos (a mais utilizada é o Dólar), pode ser que este valor aumente significativamente.
Atualmente com a cotação do dólar na casa dos 5 Reais (até o momento que este artigo foi publicado), o preço pode sim salgar.
Menor variedade de produtos
Como seu e-commerce está limitado a fornecedores do território nacional, a menor variedade de produtos é um fator existente, mas claro que não impede de trabalhar com dropshipping nacional.
O que você precisa fazer é procurar fornecedores que possuam variedades de produtos que atendem seu e-commerce.
Essa menor variedade também pode não ser significativa para seu e-commerce, isso porque depende da proposta do seu e-commerce, do público que você deseja atingir e dos produtos que você deseja vender.
É mais difícil vender para fora do Brasil
Vender para fora do Brasil quando o e-commerce está no Brasil é muito mais difícil.
É mais complicado impactar consumidores fora do país, isso porque todo seu negócio está estruturado para operar dentro do Brasil e, claro, vai depender se seu fornecedor irá realizar envios para o exterior.
Contudo, dependendo dos produtos, principalmente se forem importados pelo fornecedor, consumidores de outros países podem encontrar os mesmos produtos mais baratos no mercado internacional, o que acaba não se tornando tão viável investir esforços, energia e capital para vender para fora.
Conclusão das vantagens e desvantagens do dropshipping nacional
O dropshipping nacional é um modelo de dropshipping que possui suas facilidades para quem quer trabalhar com e-commerce e não possuir preocupações de possuir estoque, bem como não se preocupar com a logística inteira.
Entretanto há suas vantagens e desvantagens e, como listamos aqui, você precisa avaliar e tirar a conclusão se é o ideal para você ou não.
Podemos dizer que as preocupações ao trabalhar com dropshipping nacional são menores do que trabalhar com o dropshipping internacional, entretanto você deve avaliar a proposta do seu e-commerce e identificar se o dropshipping nacional supre as necessidades do seu negócio.
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